Por que o budismo funciona

Por que o budismo funciona Robert Wright

Resenhas - Por que o budismo funciona:

Felipe770 02/05/2021

Robert wright escreve bem sobre aspectos da psicologia e neurociência que são algum suporte a ideias centrais do budismo secular. Apesar de as vezes tênue, as relações feitas pelo autor são interessantes, especialmente para quem já tentou meditar e tem interesse na prática. E o próprio deixa claro quando está sendo especulativo ou menos preciso. Vale a pena.

Sophia 19/04/2021

Nesse livro Robert Wright explica várias das "verdades" budistas através de um viés científico, de um olhar naturalista e da teoria darwiniana da seleção natural. Muito interessante o paralelo que ele estabelece com a neurociência e psicologia moderna, expondo inúmeras evidências que corroboram para que essas "verdades" budistas sejam realmente consideradas verdadeiras.

Vexvee 03/04/2021

Esse livro me fez repensar sobre a meditação e minha relação com a espiritualidade. Alem de acordar o budismo com alguns aspectos científicos também.

Tiago 10/02/2021

Minha visão do todo
A primeira pergunta que você deve se fazer antes de escolher essa leitura: qual o seu objetivo com o conteúdo?
- você é um estudante da filosofia budista e praticante de algum caminho para a iluminação? Sim? Então desista, pois essa pode ser uma obra muito superficial para vc; e sua expectativa.
- você é um entusiasta curioso, que pensa sobre as possibilidades do budismo e da meditação? Perfeito... penso que o conjunto da obra irá lhe atender.

Este livro aborda não só o budismo e a meditação de forma leve e objetiva, mas estabelece uma interessante relação entre as teorias dessa filosofia com a lógica, a psicologia e o evolucionismo.
Particularmente, achei que ele poderia ter reduzido algumas discussões, pois não aprofundou no conceito e nem esclareceu nada... deu umas enchidas de linguiça... mas de toda forma, eu recomendaria a leitura e o investimento de tempo..... porém, diria: quando ficar cansado(a), pule algumas páginas sem medo, pois vc irá continuar entendendo no próximo capítulo.

Pronto, falei!
Neide 11/02/2021minha estante
Me enquadro na opção entusiasta curiosa

George 31/01/2021

Mais sobre meditação....
Não posso dizer que é um livro decepcionante...não o foi....mas esperava mais...o autor mostrou alguns conceitos novos os quais fizeram com que eu refletisse um pouco mais...mas esperava mais orientações sobre Budismo....foi tratado muito muito sobre meditação....por isso 4 estrelas apenas

Carolina 13/01/2021

Leia o livro do Michael Singer que economizará a teoria chata deste livro
Infelizmente, o autor usou o truque do título budista para captar o leitor; e alegando leve experiência pessoal em meditação achou que foi suficiente para sustentar TODOS os capítulos.

A maior parte dos textos são paráfrases de outros estudos do tema sobre darwinismo, psicologia, comportamento, meditação e budismo. A leitura foi cansativa por causa do conteúdo teórico sobre os aspectos evolutivos dos humanos e seu comportamento no ambiente....e isto se arrastou em todo o livro. Entediante demais!

MELHOR INSIGHT: recomendo o livro "Alma Indomável" do autor Michael Singer para qualquer pessoa que queria aprender a silenciar a mente e a entender o propósito do EU.

Aliás o livro "Alma Indomável" é certamente a melhor junção dos livros "O poder do Agora" + "Por que o budismo funciona".

anairamxicara 02/08/2020

meditação
esse livro me fez repensar a meditação, minha espiritualidade e a minha relação com o budismo. traz varias reflexões muito boas e relaciona aspectos do budismo e da ciência

Camila Sarro 11/07/2020

Uma surpresa
Quando comecei esse livro, não esperava que fosse termina-lo. Sendo o primeiro livro que li sobre o tema, achei que foi capaz de me dar um bom panorama do que o budismo aborda sobre um ponto de vista da psicologia. Além de muito bem escrito, com informações trazidas de forma leve, o livro me prendeu do começo ao fim. Recomendo
a todos que um dia tiverem interesse em se aventurar nos caminhos milenares do budismo de uma forma clara, mas fiel.

Giovani 09/07/2020

Um livro muito bom para aumentar o conhecimento sobre o budismo, mais especificamente sobre a meditação, de uma perspectiva científica.

Mario 01/01/2019

Uma boa definição (científica) para meditação
Li o Mindfullness mas não consegui 'meditar'.
Ao ler esse livro descobrir que na verdade eu sempre meditei. O mais importante não é a definição da palavra Meditar mas sim sua percepção. Excelente.