Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Fernando 03/09/2022

Comece pelo ?PORQUÊ?
Uma excelente leitura. Somos acostumado em ?O QUÊ? devemos fazer e no ?COMO? vamos fazer. Entretanto, se deixar os claro ?PORQUÊ? devemos fazer, as pessoas compreenderão a importância e certamente vão colaborar com a ideia, pois o propósito fica claro para todos.

Dansd1 01/09/2022

Muito bom!
O autor nos faz refletir diversas vezes ao longo do livro com relação ao nosso comportamento. "Por que faço o que faço?" acaba tomando um novo significado.

ThaisTuresso 24/08/2022

Qual é o seu propósito?
Antes de falar sobre o livro, vou falar sobre Simon Sinek, que se tornou mundialmente conhecido quando popularizou o conceito do porquê em sua primeira TED Talk em 2009. Fundou também a Start With Why, que produz recursos de modo a inspirar pessoas.

Por que você faz o que faz todos os dias? Por quê faz? Qual o propósito?

Eu nunca tinha lido sobre o autor e nem assistido a sua palestra na TED Talk antes de iniciar a leitura do livro, que adquiri na livraria pela sinopse, pela capa e também simplesmente porque quando você lê na contracapa nomes como Steve Jobs, Martin Luther King, automaticamente você repensa se não iria comprar o livro e acaba comprando, foi o que aconteceu comigo.

Comece pelo porquê, fala em inspiração, criatividade e em motivação, ilustra ideias o tempo todo, do início ao fim do livro o autor usa histórias de grandes líderes como Steve Jobs, Martin Luther King, Sam Walton, Bill Gates e outras para ilustrar aqueles que encontraram o porquê e como nós devemos nos inspirar a encontrar o nosso porquê.

Segundo o autor, que se inspirou a buscar essas pessoas de sucesso e descobrir o motivo pela qual elas alcançaram sucesso, não sucesso financeiro, mas o patamar em que lideram pessoas e inspiram elas a seguirem fielmente, segundo Sinek, elas começam pelo porquê e então o autor já nos introduz ao que seria o círculo dourado.

Segundo Sinek, resumidamente:

O QUÊ: toda companhia e toda organização no planeta sabe O QUÊ faz.
COMO: Algumas companhias e algumas pessoas sabem COMO elas fazem O QUE fazem.
PORQUÊ: muito poucas pessoas ou companhias conseguem articular com clareza POR QUE fazem O QUE fazem. (propósito, sua causa ou sua crença).

O poder do sistema límbico é espantoso. Ele não só controla nossas decisões intuitivas, mas também é capaz de influenciar a fazer coisas que parecem ilógicas ou irracionais. (...)
Se todos fôssemos racionais, não haveria pequenos negócios, não haveria exploração de novos campos, haveria muito pouca inovação e não haveria grandes líderes para inspirar todas essas coisas."

Nesse ponto, Sinek fala do quanto as pessoas são fiéis a marca APPLE, as pessoas recomendam a marca mesmo sem possuírem qualquer tipo de produto da marca, sabendo que existem produtos iguais ou até melhores por preços bem menores, porque a maioria das pessoas tendem a se fidelizarem com a marca?
Explicando seu conceito do porquê, o autor mostra com exemplos de sucesso marcas, companhias que alcançaram a confiança dos clientes e fidelidade, marcas que inspiram pessoas, tudo isso porque diferentemente da maioria, elas começaram pelo porquê...

Dizer que confiamos nas pessoas que têm valores e crenças em comum conosco não é, em si mesma, uma afirmação profunda. Existe um motivo para não sermos amigos ds todas as pessoas que conhecemos. Somos amigos de pessoas que enxergam o mundo da mesma forma que nós, que compartilham nossas ideias e nosso conjunto de crenças.

Uma inspiração mencionada no livro foi Thomas Edison, todos nós o conhecemos por suas invenções, mas seu fracassos foram contados?

Thomas Edison, um homem definitivamente movido por uma causa mais elevada, disse: "Eu não descobri um modo de fazer uma lâmpada. descobri mil modos de como não fazê-la."

Apesar de ter o lido primeiro o livro e depois assistido no youtube a palestra de sucesso do autor, acredito que o livro poderia ter sido mais resumido, para atingir mais pessoas, sei que o autor precisava mencionar as histórias, os líderes e suas ações, mas por vezes foi feito repetidamente e acredito que poderia ter sido bem mais resumido, em uma palestra tal como a assisti depois ou em um livro mais sucinto.

Entretanto, a leitura apesar de cansativa e demorada, foi bastante inspiradora. Recomendo a todo aquele que busca um propósito em seus negócios, em seu trabalho ou na vida. Às vezes precisamos ler sobre pessoas que inspiram, precisamos conhecer profundamente outros setores para mudar. E a leitura tem esse benefício, nos proporciona entretenimento, conhecimento e nos inspira.

A ação de mudar o mundo exige o apoio daqueles que acreditam.

site: https://www.viajenaleitura.com.br/2022/07/comece-pelo-porque-simon-sinek-resenha.html

Tratch 20/08/2022

Um dos melhores livros que já li. Recomendado para quem possui função de gestão e quer liderar a sua equipe

Danilo.Brizida 15/08/2022

Para tudo na vida devemos ter um propósito, um porque e sempre buscar agir de acordo com nossos propositos, ao fazermos isso alcançaremos nossos objetivos de um forma mais solida e consistente.

ROSA 11/08/2022

Fala-se muito sobre os poucos indivíduos bem sucedidos na vida e sua clareza absoluta de metas. Milhões de outros (eu, inclusive, há até pouco tempo) se perguntam: e como vou perseguir minhas metas sem sequer sabê-las?!
Como se fosse simples escolher uma entre infinitas carreiras do mundo digital ou analógico; com ou sem diploma; pra ficar rico ou melhorar o mundo...
O livro esclarece e ilustra com exemplos pra lá de interessantes que descobrir "O Quê" tem menos importância, desde que a gente Comece Pelo (nosso) Por quê

Elton.Oliveira 31/07/2022

Qual é o seu "porquê " ?
No começo não senti tanta atração pelo conteúdo pois vi algo básico demais sendo trabalhado sem ligações com minha vida ....

Após esse início comecei a me identificar com esse sentido do "porquê" tão forte , tão imperativo em um negócio ou em qualquer um de nós !

Para a visão de um empreendedor, Simon Sinek , explora muito bem as nuances de um negócio prosperar e atingir seu ponto de virada .... Consegui extrapolar esse sentimento para minha vida pois ainda não sou um empreendedor mas quem sabe um dia serei e agora compreendo um pouco dessa visão ... bem superficial mas entendo o "porquê" das coisas prosperarem !

Um adendo fantástico do livro , foi o autor nos mostrar a visão de empresas famosas e suas razões de negócio ....

Gostei bastante do livro , recomendo a leitura !

Raphael.Gobbo 26/07/2022

Saiba PORQUÊ ler:
Além de inspiracional, o livro aborda cases em que pessoas e empresas têm seu Porquê claro e isso representa muita diferença no alcance dos resultados.
Obviamente o livro não responde qual é seu Porquê, mas te instiga a decifra-lo.

Claudemir.Silva 23/07/2022

Devemos vencer a nós mesmos
Livro ? fantástico para refletirmos e encontrar a essência nossa profissional ou empresarial com foco de porque fazemos o que fazemos, grandes histórias de empresa de sucesso como Apple, Harley, Southwest Airlines

Alemão 16/07/2022

Comece pelo porquê
Livro muito bom!! Simon Sinek apresenta algumas técnicas de gestão muito boas!!! No segmento de administração acredito ser um livro muito bom!! Indico aos amantes deste gênero de leitura!!!

Lety Valadares 14/07/2022

Primeiro livro de 2022
Para quem está buscando um livro para aprender um pouco sobre liderança esse livro é muito inspirador.
Foi um presente que ganhei da minha gerente e eu amei esse livro.

Nicholas.Assis 14/07/2022

Muito interessante!
Faz a gente refletir sobre o quanto colocamos o "como" e "o que" na frente do propósito pelo qual fazemos as coisas. Traz um ponto de vista interessante sobre como saber o por que pode ser motivador e inspirador!

Annie.Gilgen 13/07/2022

Porque?
Começar tudo que fazemos se perguntando o porque, qual seu propósito, no que você acredita.
?As pessoas não compram o que você, mas porque você o faz?.

Fale claramente e será claramente compreendido.

Thiago 09/07/2022

Para quem quer um insight...
O livro em questão traz uma visão do tipo de perguntas que boas empresas buscam que fazem com que cresçam rapidamente.

A concepção do círculo dourado nas empresas e como elas podem inspirar acionistas/clientes, fazendo as perguntas certas (começando pelo "porquê").

Recomendo o livro para qualquer leitor ávido por um pouco de empreendedorismo e inspiração, que traz a idéia de como empresas de sucesso fazem para captar (e manter) clientes em contínuo sentimento de "poder pertencer"

Jazi @jazibooks 04/07/2022

Bom, mas um pouco repetitivo
Livro muito bacana sobre propósito e metas, voltado pra desenvolvimento pessoal mas um pouco cansativo e repetitivo.

site: @resenhas_literariass