Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Thai 01/07/2022

Tudo começa pelo porquê
Por indicação da faculdade, iniciei essa leitura em 2020 mas concluir absorvendo todos os ensinamentos somente esse ano. Simon Sinek traz uma visão perfeita de como inspirar pessoas e desenvolver habilidades de liderança respeitando os três ?pilares? do sucesso: por que, como e o que.

Mais no detalhe, achei alguns aspectos repetitivos e muito extensos para exemplificações simples, por horas lembra aquele famoso ?papo de coaching? mas você consegue tirar muito proveito dele se for esperto.

Indico para aqueles que querem desenvolver sua carreira mirando na liderança, é uma excelente visão que ele nos traz.

elfojonas 01/07/2022

Objetivo e direto
Gostei muito da abordagem do Simon em seu livro pois casa com o que tenho empregado ultimamente em minha vida, principalmente em meu trabalho onde sempre oriento a equipe a entenderem o porquê estão fazendo o que fazem.

A escrita também é leve e de simples compreensão, não tornando maçante e cansativa.

Jean Santiago 29/05/2022

Interessante porem repetitivo
O livro aponta fatos interessantes sobre como focar no porque traz uma clareza e motivação para seguir uma ideia/projeto. Porem sua gama de exemplos parece ser quase que idênticos, trazendo pouca informação nova do meio pro final do livro.

ValAria40 23/05/2022

"Sem a clareza do porquê, uma logomarca é apenas um desenho"
A mensagem que o livro traz é extremamente necessária para qualquer pessoa que deseja abrir uma empresa.

Bonello 20/05/2022

Leitura interessante, com algumas ressalvas
A essência do que o autor quer transmitir é muito interessante e nos leva a um exame de consciência. Porém, tenho dúvidas se todos os casos de sucesso se devam a esse mesmo fator apontado pelo autor: um porquê que motiva o como (os processos, saber fazer) e o que (o produto/serviço oferecido).
De um ponto em diante o livro começa a ficar tão repetitivo que duas ou três vezes suspeitei que por equívoco estava relendo algum trecho.
Mas, certamente é uma leitura muito interessante e recheada de ilustrações.

Douglas.Fuelber 16/05/2022

O porquê de começar pelo porquê
Neste livro Simon Sinek nos trás uma reflexão muito bacana sobre a importância de termos um porquê na nossa vida e o quanto isso influência no que e como fazemos as coisas.

Karen 16/05/2022

Bom para iniciantes
Achei o livro bastante repetitivo, parece que todos os capítulos terminam da mesma forma. Apesar disso, traz cases interessantes de empresas conhecidas exemplificando a teoria. Acho uma boa leitura para iniciantes que gostem de marketing e nunca tenham lido sobre propósito.

Rafa 16/05/2022

O 'por quê' é um propósito para tudo que pretendemos fazer!
O livro aborda de forma muito completa e repleta de exemplos históricos, a aplicação dos 3 níveis do chamado CÍRCULO DOURADO:

1 - O quê fazemos?
2 - Como fazemos?
3 - Por quê fazemos?

A importância de dominar esses conceitos irá refletir na forma como encaramos e executamos nossa capacidade de liderar, motivar e inspirar as pessoas.
Quando atuamos apenas no primeiro nível (O Quê), dificilmente conseguimos nos diferenciar, pois estamos apenas atuando na superfície, onde todos podem alcançar com facilidade.
As organizações também são impactadas, dependendo em qual nível elas buscam atuar no espectro estratégico. Atuando no segundo nível (Como), já há alguma diferenciação maior, pois a forma como você irá executar o que se propôs, pode resultar em benefícios.
Mas os líderes que mudaram os rumos da história e as empresas que se tornaram gigantes em suas marcas, se destacavam dos demais, pois atuavam com uma clara definição do POR QUÊ faziam o que faziam. A definição e exercício constante da busca desse propósito, poderá fazer com que consigamos INSPIRAR e MOTIVAR realmente as pessoas que estão ao nosso redor, possibilitando uma liderança muito mais eficaz.

Por ser um tema bem específico, em alguns momentos senti a leitura um pouco cansativa e repetitiva, mas faz parte do processo para o leitor compreender a importância e impacto que o tema pode resultar na forma como encaramos o mundo.

Diego.David 14/05/2022

Muito mais que o TED
Um ótimo conteúdo para se aprofundar nas ideias de Simon Sinek, expostas em um TED conhecido sobre o círculo dourado.

Diogo 28/04/2022

não é ruim, mas não é ótimo
É sim interessante, tem várias ideias e tópicos bacanas para quem pretende empreender no futuro. Insights importantes que te ajudam a manter as rédeas das situações. Todavia, é extremamente repetitivo e alongado em excesso. Tudo que foi dito em 240 páginas poderia ser compilado em 100 páginas sem perder qualidade. O autor exagera em exemplos e repetições, provavelmente para que até uma minhoca entenda.
Karen 10/05/2022minha estante
Sim!!! Demorei muito tempo pra conseguir ler pela repetição, parecia que todos os capítulos eram concluídos da mesma forma.

Diogo 13/05/2022minha estante
acredito que talvez ele tenha feito isso para reforçar as ideias e impedir que esqueçamos os tópicos. Apesar disso o livro é muito bom e vale a pena a leitura

Karine.Prates 26/04/2022

Reflexivo!
O quanto estamos conectados ao nosso porquê? Pra onde irei sem ter clareza do meu porquê? O livro traz muito esse olhar voltado as empresas, mas eu fiquei refletindo sobre mim, enquanto ser humano, enquanto cidadã da minha comunidade. É pra pensar mesmo!