Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Natty - @oblogdanatty 29/06/2020

Bom, porém massante.
O livro Comece pelo Porquê traz exatamente a importância de se ter um propósito, tanto na vida pessoal como empresarial.
Explica a diferença em se ter funcionários e clientes fiéis, e não obtidos através de manipulações, o que não torna um funcionário feliz, que abrace a causa da empresa, assim como um cliente onde o mesmo pode achar o produto mais barato em outro lugar, mas mesmo assim compra da sua empresa, sendo mais caro, pelo simples fato de ser fiel a sua empresa.
A diferença entre líderes e aqueles que lideram.
A importância dessas 3 perguntas: Porquê? Como? e O Quê?
O livro traz exemplos de empresas que alcançaram o sucesso, mas que também passaram por rupturas durante seu processo pelo simples fato de terem se perdido no seu PORQUÊ!
Um livro sem sombra de dúvidas inspirador!
Minha opinião pessoal sobre o livro:
Gostei muito do conteúdo, porém uma leitura bem cansativa, por ser muito repetitivo e as vezes até redundante.
Ainda sim, não deixa de ser um livro bom, e que realmente nos faz refletir sobre o nosso PORQUE.
Indico principalmente para quem deseja empreender, pois possui muitas dicas valiosas.

Andrezza Cristina 16/07/2023

Esse livro abre a mente, direcionando o olhar para uma abordagem pouco explorada: identificar quais são as nossas verdadeiras motivações.

Liliane 04/09/2022

Livro Excelente Reflexão
Muito interessante esse livro, principalmente pra quem quer abrir uma empresa, ele traz muita reflexão e comparação com outras empresas, sobre o que elas fazem pra conseguirem se manter firme nos dias de hoje! Perfeito !

tamyreiss 19/09/2023

Maçante
A ideia é bem interessante, mas assim como vários outros livros de empreendedorismo, o livro se torna maçante quando começa a dar exemplos demais e não ser prático!
Confesso que agora no final da leitura eu já nem me lembro o conceito de começar pelo PORQUÊ.
Pode ser que seja interessante ler em outro momento da vida, mas agora sinto que não foi produtivo não!

Zaqueu 06/09/2020

Descobrir o nosso porquê.
Todos os dias tomamos decisões em nossas vidas, mais devemos ter segundo o autor um PORQUÊ muito forte e preciso em tudo o que fazemos.As maiores empresas do mundo todo sabe exatamente o seu verdadeiro PORQUÊ e assim o resultado do tamanho sucesso.

Thatha 31/03/2023

Um livro extenso, porém com informações interessantes sobre o que priorizar para alcançar e manter o sucesso de um negócio.

Diogo 11/09/2023

Uma ideia central cativante porém exaustiva
O livro "Comece pelo Porquê" de Simon Sinek, apresenta uma ideia central cativante, focando na importância de começar com o "porquê" ao comunicar e liderar. No entanto, é notável que a narrativa tende a se tornar repetitiva e, por vezes, exaustiva, ao prolongar demais a exploração desse conceito. Achei bastante exagerada veneração à Apple, que para mim pareceu apelativa em excesso. A análise muitas vezes inclina-se para uma adulação acrítica à empresa, o que pode desviar a atenção dos leitores da mensagem mais ampla do livro.

Para equilibrar essa perspectiva, vale destacar que a obra também explora outras empresas, como a Harley-Davidson e a Southwest Airlines, para exemplificar como essas organizações bem-sucedidas começaram com um "porquê" claro e o incorporaram em sua cultura corporativa. A análise dessas empresas adiciona uma dimensão prática à proposta de Sinek, permitindo que os leitores vejam como a liderança baseada no "porquê" pode ser aplicada em diferentes contextos empresariais. No entanto, assim como com a Apple, a extensão da análise pode ser excessiva em certos trechos, tornando o livro mais longo do que o necessário para transmitir sua mensagem central.

Em muitos momentos, a mensagem central poderia ser transmitida de forma mais concisa, tornando o livro mais acessível e eficiente, na minha humilde opnião com 50 páginas ou menos daria para apresentar sua proposta de maneira mais eficaz e objetiva.

Audrey 21/08/2023

Um excelente livro que aborda sobre o porquê de grandes empresas e empresários terem sucesso e o PORQUÊ eles fazem o que fazem, e não simplesmente O QUE. O porquê é fundamental dentro de qualquer negócio para que se tenha sucesso. Não é o que as empresas fazem que as diferencia, mas antes a paixão que as move. Só quando sabem o que os move, é que podem mover os outros. Só quando são movidos por uma paixão, é que podem inspirar.

Apolyane Farias 25/11/2020

Ótima explicação do Circulo Dourado
Comece pelo Porque, dá detalhes da aplicação do Porquê em empresas e pessoas de sucesso. Usa muito o exemplo da Apple como sucesso e o da Kodak como o fracasso ao perder seu porque.

Fala também sobre os irmãos que fizeram uma catapulta... Pois quem fez o primeiro protótipo de avião foi o nosso Brasileiro Santos Dumont. ??

Ao começar uma conversa pelo Porquê suas chances de conseguir os clientes que acreditam na sua causa são bem maiores.

Recomendo a leitura para todos.

Thai 01/07/2022

Tudo começa pelo porquê
Por indicação da faculdade, iniciei essa leitura em 2020 mas concluir absorvendo todos os ensinamentos somente esse ano. Simon Sinek traz uma visão perfeita de como inspirar pessoas e desenvolver habilidades de liderança respeitando os três ?pilares? do sucesso: por que, como e o que.

Mais no detalhe, achei alguns aspectos repetitivos e muito extensos para exemplificações simples, por horas lembra aquele famoso ?papo de coaching? mas você consegue tirar muito proveito dele se for esperto.

Indico para aqueles que querem desenvolver sua carreira mirando na liderança, é uma excelente visão que ele nos traz.

Dany 12/05/2021

É um livro inspirador, mas...
Poderia ser menor. Em alguns capítulos, senti que estava lendo sobre a mesma coisa do capítulo anterior. E de fato estava, já que o autor explica a todo momento que devemos começar pelo porquê. Mas depois que esses conceitos foram explicados, entrou num looping infinito que deixou a leitura para mim um tanto quanto maçante.

Todavia, fiz várias marcações e gostei do uso de exemplos reais, principalmente da Apple e Martin Lutter King.

Danilo.Brizida 15/08/2022

Para tudo na vida devemos ter um propósito, um porque e sempre buscar agir de acordo com nossos propositos, ao fazermos isso alcançaremos nossos objetivos de um forma mais solida e consistente.

May 04/05/2021

Ótima introdução
O livro é ótimo para quem está iniciando os estudos para liderança, ele abre portas para o entendimento de como liderar uma equipe de sucesso.

Rafael.Gomes 31/01/2022

Repetitivo
Livro apenas razoável. Gostei muito do jogo infinito do mesmo autor e resolvi ler este, mas o achei bem repetitivo. Interessante a fórmula do círculo dourado (porque? como? o que?) e os pontos de inspiração e da descoberta do porquê, mas o livro repete as mesmas questões de forma monótona e cansativa, infelizmente.

Trechos:

Uma grande líder porque compreende que ganhar q confiança de uma organização não passa por tentar impressionar todo mundo, passa por se dispor a servir aqueles que a servem. É essa confiança invisível que dá a um líder os seguidores de que precisa para que as coisas sejam feitas.

Mesmo que você a relativize, a opinião dos outros importa. E as opiniões daquelas em quem confiamos importam mais.

Para que uma mensagem tenha um impacto real, afete o comportamento e plante fidelidade, é necessário mais do que publicidade. Precisa propagar algum propósito (?) com a qual os que abraçam valores semelhantes possam se relacionar.

As pessoas não compram (só) o que você faz, mas porque você faz.

A conquista vem quando você tem clareza ao perseguir e obter o que você quer. O sucesso vem quando você tem clareza para saber porque você quer aquilo.

Wall Street está no negócio de ganhar dinheiro entre agora e terça feira que vem. (?) Nós estamos no negócio de construir uma organização.

Tati 04/03/2022

Com uma escrita simples e objetiva, Simon explica a importância do PORQUE na vida das pessoas e das corporações.
Ele nos leva a refletir sobre a importância da clareza de nossos porquês e mostra o impacto que a falta de clareza pode acarretar para as pessoas e para as organizações.
Leitura leve, com inúmeros exemplos práticos que facilitam o entendimento do conteúdo proposto.
Recomendo!!