Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Marcia.Faria 11/10/2020

Comece pelo porquê
Sinek explora casos de empresas como a Apple (amplamente citada) e pessoas como Martin Luther King para mostrar que quando se parte de um porquê, é possível inspirar mais pessoas a se engajar em uma causa ou empresa, do que partindo do ?o que? ou ?como?.

Natália 18/10/2020

Repetitivo
Ando lendo muitos livros sobre liderança e esse especificamente acreditava que fosse encontrar metodologias e aplicações para o trabalho corporativo. O livro todo se baseia em relatos e exemplos de grandes líderes como Martin Luther King Jr, Steve Jobs, as corporações da Starbucks, Wall Mart e assim por diante, porém assim como outros livros que regem esse mesmo assunto me deparei praticamente com os mesmos exemplos. Um livro interessante, porém nenhuma novidade. Para quem leu outros livros do Cortella e o Poder do Hábito, não vai sentir diferenças relevantes.

Giovan.Alves 22/04/2021

Comece pelo porque
Livro inspirador, mostra através de exemplos de empresas, como que começar pelo porquê pode fazer toda diferença na hora de iniciar um negócio.
Explica oque é o porque, e trás exemplos de empresas que começam pelo porquê, e empresas que não. E mostra a diferença do sucesso entre elas.

Daniel.Nery 03/06/2021

Simples e inspirador!
O grande porque de um líder é inspirar pessoas a realizarem as coisas que as inspiram!

MilaMelo 14/09/2022

Propósito
Se sabemos o porquê, desenvolver o como e o quê se torna mais simples, mais verdadeiro e irraizado.
O livro podia ter metade das páginas que já passaria a mensagem.
Apesar de não ter sido uma leitura fluida para mim, acabou me apresentando ao autor que produz conteúdos otimista nas redes sociais.

Gabriela.Pereira 25/03/2023

Muitos aprendizados
A cada capítulo o livro vai dando exemplos de pessoas e corporações que tem muita influência e como elas se destacam pelo ?porque? de cada uma estar sempre muito claro tanto para eles quanto para os que os seguem. Me fez questionar bastante alguns comportamentos de consumo e eu achei interessante o autor mostrar como o ?porque? tem muita influência tanto na nossa vida pessoal quanto profissional, esse livro me atraiu depois que eu vi um TED Talk do autor com o mesmo título. Gostei bastante do livro, foge do gênero que eu geralmente leio.

Danielly 27/03/2022

Esse livro não era bem o que eu esperava... Eu esperava um livro sobre propósito pessoal, mas ele é direcionado as empresas, ao motivo de existência das organizações. Não que seja ruim, não que não dê para fazer paralelos, mas é aquela história das expectativas criadas.

É um livro basicamente sobre o porquê as organizações/empresas existem, que quando elas tem isso muito bem definido o sucesso é consequência certa.

Cecis 28/12/2021

Muito interessante! Me trouxe várias reflexões sobre ações das empresas e as reações do mercado. É um livro muito básico que traz exemplos relevantes para a época que foi escrito, mas ainda vemos outras empresas cometendo os mesmos erros, o que o torna atual.

Danilo.Brizida 15/08/2022

Para tudo na vida devemos ter um propósito, um porque e sempre buscar agir de acordo com nossos propositos, ao fazermos isso alcançaremos nossos objetivos de um forma mais solida e consistente.

Liliane 04/09/2022

Livro Excelente Reflexão
Muito interessante esse livro, principalmente pra quem quer abrir uma empresa, ele traz muita reflexão e comparação com outras empresas, sobre o que elas fazem pra conseguirem se manter firme nos dias de hoje! Perfeito !

Apolyane Farias 25/11/2020

Ótima explicação do Circulo Dourado
Comece pelo Porque, dá detalhes da aplicação do Porquê em empresas e pessoas de sucesso. Usa muito o exemplo da Apple como sucesso e o da Kodak como o fracasso ao perder seu porque.

Fala também sobre os irmãos que fizeram uma catapulta... Pois quem fez o primeiro protótipo de avião foi o nosso Brasileiro Santos Dumont. ??

Ao começar uma conversa pelo Porquê suas chances de conseguir os clientes que acreditam na sua causa são bem maiores.

Recomendo a leitura para todos.

Natty - @oblogdanatty 29/06/2020

Bom, porém massante.
O livro Comece pelo Porquê traz exatamente a importância de se ter um propósito, tanto na vida pessoal como empresarial.
Explica a diferença em se ter funcionários e clientes fiéis, e não obtidos através de manipulações, o que não torna um funcionário feliz, que abrace a causa da empresa, assim como um cliente onde o mesmo pode achar o produto mais barato em outro lugar, mas mesmo assim compra da sua empresa, sendo mais caro, pelo simples fato de ser fiel a sua empresa.
A diferença entre líderes e aqueles que lideram.
A importância dessas 3 perguntas: Porquê? Como? e O Quê?
O livro traz exemplos de empresas que alcançaram o sucesso, mas que também passaram por rupturas durante seu processo pelo simples fato de terem se perdido no seu PORQUÊ!
Um livro sem sombra de dúvidas inspirador!
Minha opinião pessoal sobre o livro:
Gostei muito do conteúdo, porém uma leitura bem cansativa, por ser muito repetitivo e as vezes até redundante.
Ainda sim, não deixa de ser um livro bom, e que realmente nos faz refletir sobre o nosso PORQUE.
Indico principalmente para quem deseja empreender, pois possui muitas dicas valiosas.

Thai 01/07/2022

Tudo começa pelo porquê
Por indicação da faculdade, iniciei essa leitura em 2020 mas concluir absorvendo todos os ensinamentos somente esse ano. Simon Sinek traz uma visão perfeita de como inspirar pessoas e desenvolver habilidades de liderança respeitando os três ?pilares? do sucesso: por que, como e o que.

Mais no detalhe, achei alguns aspectos repetitivos e muito extensos para exemplificações simples, por horas lembra aquele famoso ?papo de coaching? mas você consegue tirar muito proveito dele se for esperto.

Indico para aqueles que querem desenvolver sua carreira mirando na liderança, é uma excelente visão que ele nos traz.

Alemão 16/07/2022

Comece pelo porquê
Livro muito bom!! Simon Sinek apresenta algumas técnicas de gestão muito boas!!! No segmento de administração acredito ser um livro muito bom!! Indico aos amantes deste gênero de leitura!!!

Dany 12/05/2021

É um livro inspirador, mas...
Poderia ser menor. Em alguns capítulos, senti que estava lendo sobre a mesma coisa do capítulo anterior. E de fato estava, já que o autor explica a todo momento que devemos começar pelo porquê. Mas depois que esses conceitos foram explicados, entrou num looping infinito que deixou a leitura para mim um tanto quanto maçante.

Todavia, fiz várias marcações e gostei do uso de exemplos reais, principalmente da Apple e Martin Lutter King.