Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Gabriela.Pereira 25/03/2023

Muitos aprendizados
A cada capítulo o livro vai dando exemplos de pessoas e corporações que tem muita influência e como elas se destacam pelo ?porque? de cada uma estar sempre muito claro tanto para eles quanto para os que os seguem. Me fez questionar bastante alguns comportamentos de consumo e eu achei interessante o autor mostrar como o ?porque? tem muita influência tanto na nossa vida pessoal quanto profissional, esse livro me atraiu depois que eu vi um TED Talk do autor com o mesmo título. Gostei bastante do livro, foge do gênero que eu geralmente leio.

Rafael Augustto 22/04/2020

Repetitivo, mas interessante
As primeiras 30 paginas ja fala tudo do livro, o resto é redudante, o que torna a leitura meio chata.

Danielly 27/03/2022

Esse livro não era bem o que eu esperava... Eu esperava um livro sobre propósito pessoal, mas ele é direcionado as empresas, ao motivo de existência das organizações. Não que seja ruim, não que não dê para fazer paralelos, mas é aquela história das expectativas criadas.

É um livro basicamente sobre o porquê as organizações/empresas existem, que quando elas tem isso muito bem definido o sucesso é consequência certa.

Breno141 03/04/2022

Como liderar e inspirar pessoas!
Gostei muitos leitura deste livro, é de fácil compreensão e te deixa preso a ele? traz grandes considerações para aqueles que perderam a sua essência e o seu PORQUÊ.

Mostra que quem acorda feliz para ir ao trabalho é um profissional mais produtivo e mais criativo. Funcionários inspirados contribuem para companhias mais fortes e economias mais robustas. Este livro nos mostra como inspirar as pessoas a fazerem as coisas que as inspiram para que juntos possam construir, levantar e com motivação erguer empresas e fazê-las serem inesquecíveis a seus clientes.

Explica que todas as organizações começam pelo PORQUÊ, mas apenas as grandes mantêm claro qual é o seu PORQUÊ ano após ano. As que esquecem PORQUE foram fundadas aparecem na corrida todo dia para superar alguém em vez de superar a si mesmas. O propósito, para as que perdem de vista o PORQUÊ de estarem naquela corrida, é ganhar uma medalha ou derrotar
outra pessoa.

Traz considerações, tais como: Se alguém perguntar "Quem é seu concorrente?" nós respondêssemos: "Não faço ideia"? E se da próxima vez que alguém
provocar dizendo: "Bem, o que faz você ser melhor do que seus concorrentes?", nós respondêssemos "Não somos melhores do que eles em todas as coisas"? E se da próxima vez que alguém perguntar "Bem, então por que eu deveria fazer negócios com você?", respondêssemos com confiança: "Porque o trabalho que estamos fazendo agora é melhor do que aquele que fazíamos seis meses atrás. E o trabalho que estaremos fazendo daqui a seis meses será melhor do que estamos fazendo agora.

Para você empreendedor ou você profissional que se perderam e não tem mais o seu PORQUÊ em primeiro lugar, recomendo este livro ?

Becca 17/04/2020

Comece pelo porquê
O livro retrata o significado e a importância de descobrir o seu porquê seja no âmbito empresarial como pode ser levado ao âmbito das demais áreas da vida.Inicialmente tornasse uma leitura massante por ter uma linguagem bastante técnica ao exemplificar as grandes empresas que aplicaram isso ou que perderam sua significação.Destancando a Apple sobre as demais ,chegando a falar também um pouco de manipulação e liderança.Mas, ao entender a mensagem a ser passada torna-se um livro interessante de ser lido .

Giovan.Alves 22/04/2021

Comece pelo porque
Livro inspirador, mostra através de exemplos de empresas, como que começar pelo porquê pode fazer toda diferença na hora de iniciar um negócio.
Explica oque é o porque, e trás exemplos de empresas que começam pelo porquê, e empresas que não. E mostra a diferença do sucesso entre elas.

Dionathan 05/05/2021

Excelente e Poderoso
Simon Sinek já está em uma das principais prateleiras da minha estante de obras. Segundo livro que leio e posso afirmar que teve uma capacidade gigantesca de me proporcionar conteúdo.

A obra traz uma visão limpa e rica dos principais motivos que levam o ser humano à usufruir de toda a sua capacidade de liderar e inspirar outras pessoas em uma determinada direção.

O conceito de círculo dourado, de definição clara e propagação do seu "Por Quê?" e sua relação com o sistema neurológico é uma forma muito didática de entender como podemos nos encontrar e explorar ao máximo nosso potencial em cima daquilo que acreditamos!

Simon Sinek conseguiu agregar demais com o Comece Pelo Por Quê. E livro que agrega no meu crescimento desta forma tem destaque 5 estrelas na minha estante!

Karoucruz 02/02/2021

Achei interessante o livro, mas um pouco cansativo devido muitas repetições. Mas um tema fantástico e foi super desenvolvido durante todo o livro.

Viviane 21/02/2023

Inspirar para liderar
A ideia central desse livro é desenvolver a consciência de que a motivação e o propósito são as forças motrizes da longevidade das empresas.
Uma empresa que se perde de seu ?porque? deixa de inspirar aqueles que nela trabalham, ou aos quais se direciona.
Contudo, o ?porque? por si só também não consegue ser sustentável e é aí que está a riqueza do livro.
Para mim não foi uma leitura fácil: em vários momentos os exemplos foram maçantes, algumas lições foram repetitivas e por pouco não abandonei a leitura.
Mas que bom que não fiz isso. A leitura engrena na metade final e são verdadeiramente inspiradoras as noções apontadas pelo autor.
Trata-se de um livro, no entanto, que mais do que voltado à liderança, se direciona ao empreendedor e, acredito, para estes, pode ser a dose se ânimo que faltava para o impulsionaremos de seus respectivos negócios.

Samuel.Nonoka 01/03/2021

Impactou profundamente a minha forma de pensar
Esse livro tem o poder de abrir a sua mente para a forma de pensar. Umas das melhores e mais relevantes leituras que li nos últimos anos. Indico-o para todos, especialmente àqueles que estão iniciando um negócio ou criando um produto (leitura obrigatória).
Victor.Pereira 03/03/2021minha estante
Realmente esse livro é muito bom! Estou quase terminando

Samuel.Nonoka 08/03/2021minha estante
Ele é realmente muito bom Victor.

katyane.alves.12 08/07/2021

O livro “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir” aborda um tema muito importante na atualidade: o PROPÓSITO.
A ideia central do livro, como o próprio título deixa claro, é a de que todos os nossos empreendimentos, sejam eles pessoais ou corporativos, devem ter seu início assentado em um claro “porquê”, em um propósito original que dê sentido ao agir.
Esse livro é para qualquer pessoa que está dificuldade de inspirar colaboradores e clientes a aderirem à própria causa, para líderes que querem aumentar o retorno sobre o investimento do seu tempo e energia e, também, para aqueles que ainda não sabem ou ainda tem dúvidas sobre qual é o seu papel no mundo ou o papel da sua empresa. Um livro para quem quer ir além do que apenas trabalhar para ganhar dinheiro.

Cassia.Andrade 16/06/2021

Um pouco cansativo, mas a ideia central é muito boa.
Iniciei a leitura deste livro como uma indicação de um professor.
No início, mesmo com a leitura um pouco lenta, insisti e aos poucos pude perceber qual é a ideia central do autor.
Entretanto, ele usa insistentemente os mesmos exemplos, volta muito na narrativa, o que fez com que muitas vezes perdesse minha atenção.
Acredito que o livro vale a leitura, tras alguns pontos de muita relevância, dependendo do seu momento de vida, então ainda o indicaria.

Dinh@ 31/10/2023

Inspirador
Acho que nunca demorei tanto para ler um livro, foram 4 meses e meio, mas isso explica muita coisa, se trata de uma leitura densa, cheia de histórias e ensinamentos, a mensagem precisa ser absorvida e não apenas lida.
Super indico!!!

Marcia.Faria 11/10/2020

Comece pelo porquê
Sinek explora casos de empresas como a Apple (amplamente citada) e pessoas como Martin Luther King para mostrar que quando se parte de um porquê, é possível inspirar mais pessoas a se engajar em uma causa ou empresa, do que partindo do ?o que? ou ?como?.

Natália 18/10/2020

Repetitivo
Ando lendo muitos livros sobre liderança e esse especificamente acreditava que fosse encontrar metodologias e aplicações para o trabalho corporativo. O livro todo se baseia em relatos e exemplos de grandes líderes como Martin Luther King Jr, Steve Jobs, as corporações da Starbucks, Wall Mart e assim por diante, porém assim como outros livros que regem esse mesmo assunto me deparei praticamente com os mesmos exemplos. Um livro interessante, porém nenhuma novidade. Para quem leu outros livros do Cortella e o Poder do Hábito, não vai sentir diferenças relevantes.