Comece pelo porquê

Comece pelo porquê Simon Sinek

Resenhas -

Elaine 23/04/2020

Um livro bastante interessante e inspirador que vale a pena você tê-lo na cabeceira da cama se quiser cresce de verdade como líder e como pessoa.

Wolf 01/09/2023

Um livro bom.
A ideia do livro é show, mas algumas partes são cansativas.
Mas da pra tirar coisas muito boas desse livro, principalmente que não adianta só encontrar o seu PorQuê? você também precisa saber COMO? ou conhecer alguém que saiba COMO?
Gosto que ele cita muito a Apple. Sou fã da Apple, pq entendo o PQ dela.
Mas só tô que ele poderia falar de outras grandes empresas como exemplo.
Vale a pena a leitura.
Alfa 01/09/2023minha estante
Por quê?

jeane fontinele 03/08/2020

Há de se admitir que o livro inspira, em seu sentido técnico e também pela engenhosidade - quando o círculo dourado se transforma em megafone tudo começa a encaixar!

Babi 23/06/2023

Livro mto bom e bem escrito,a filosofia do golden circle é realmente muito interessante mas achei que ele seria um livro melhor aproveitado pelo pessoal do marketing

Fabiano 13/11/2021

Muito legal, explica muito bem em como fidelizar clientes. Cita várias empresas e as diferentes estratégias usadas.
Achei legal o conceito das pessoas do tipo PORQUÊ, COMO e O QUE.
Algumas frases que gostei:

"Existem apenas duas maneiras de influenciar o comportamento humano: você pode manipulá-lo ou inspirá-lo."

"É a causa representada pela companhia, pela marca, pelo produto ou pela pessoas que inspira fidelidade."

"Um PORQUÊ é apenas uma crença. Os COMOs são as ações que você empreende para realizar essa crença. E os QUÊs são o resultado dessas ações - tudo o que você diz e faz: produtos, serviços, marketing, ações de relações públicas, cultura e quem você contrata."

"Grandes empresas não contratam pessoas talentosas e as motivam; elas contratam pessoas já motivadas e as inspiram."

"Para cada grande líder, para cada indivíduo do tipo PORQUÊ, existe uma pessoas inspirada ou um grupo do tipo COMO que pega uma causa intangível e constrói a infraestrutura que é capaz de lhe dar vida."

"Pessoas do tipo COMO não precisam de tipos PORQUÊ para serem bem-sucedidas."

"Os tipos COMO em geral não querem estar na linha de frente pregando a visão, preferem trabalhar nos bastidores para construir os sistemas capazes de tornar a visão em realidade."

Karoucruz 02/02/2021

Achei interessante o livro, mas um pouco cansativo devido muitas repetições. Mas um tema fantástico e foi super desenvolvido durante todo o livro.

Douglas 28/09/2021

Bom, mas repetitivo demais
O conceito central do livro é muito bom, os cases trazidos também deixam claro as ideias e princípios do autor, dando exemplos tangíveis da sua linha de raciocínio. O único porém, pra mim, é que os argumentos e conceitos de repetem muito, e mesmo antes de apresentar uma nova ideia o autor traz de volta o mesmo conceito anterior.

Mas acredito que o livro seja válido para aqueles que buscam entender porque algumas empresas se destacam tanto em relação à outras, mesmo oferecendo os mesmos produtos.

Dea 18/01/2021

Porquê claro, como disciplinado e o que consistente
Essas frases do livro do Simon Sinek anotei pra lembrar todo dia: ?clareza do porquê, disciplina do como e consistência do o que...?
Tudo o que vc faz tem que provar o que vc acredita!
Rinaldo.Sousa 02/09/2022minha estante
As indicações que você faz sempre são levadas em consideração para meu desenvolvimento como ser humano.

Natália 18/10/2020

Repetitivo
Ando lendo muitos livros sobre liderança e esse especificamente acreditava que fosse encontrar metodologias e aplicações para o trabalho corporativo. O livro todo se baseia em relatos e exemplos de grandes líderes como Martin Luther King Jr, Steve Jobs, as corporações da Starbucks, Wall Mart e assim por diante, porém assim como outros livros que regem esse mesmo assunto me deparei praticamente com os mesmos exemplos. Um livro interessante, porém nenhuma novidade. Para quem leu outros livros do Cortella e o Poder do Hábito, não vai sentir diferenças relevantes.

Marcia.Faria 11/10/2020

Comece pelo porquê
Sinek explora casos de empresas como a Apple (amplamente citada) e pessoas como Martin Luther King para mostrar que quando se parte de um porquê, é possível inspirar mais pessoas a se engajar em uma causa ou empresa, do que partindo do ?o que? ou ?como?.

Holmes 03/04/2022

Um livro sobre o poder de convencimento
O autor nos ensina a iniciarmos nossas explicações a partir dos motivos e verdadeiras razões que sustentam nossas teses, em vez de partirmos das conclusões e daquilo que pretendemos alcançar. Trata-se de uma abordagem mais envolvente, que traz o destinatário da mensagem para o mesmo contexto que o emissor, tornando todo o processo de convencimento mais fácil. Comece com foco no POR QUÊ, para somente depois entrar no COMO é no O QUÊ. Excelente livro!

Claaau 29/04/2021minha estante
Nossa, eu abandonei com 30%... sabendo que você curtiu depois, vou retomar. Valeu pela resenha!

Giovan.Alves 22/04/2021

Comece pelo porque
Livro inspirador, mostra através de exemplos de empresas, como que começar pelo porquê pode fazer toda diferença na hora de iniciar um negócio.
Explica oque é o porque, e trás exemplos de empresas que começam pelo porquê, e empresas que não. E mostra a diferença do sucesso entre elas.

Danielly 27/03/2022

Esse livro não era bem o que eu esperava... Eu esperava um livro sobre propósito pessoal, mas ele é direcionado as empresas, ao motivo de existência das organizações. Não que seja ruim, não que não dê para fazer paralelos, mas é aquela história das expectativas criadas.

É um livro basicamente sobre o porquê as organizações/empresas existem, que quando elas tem isso muito bem definido o sucesso é consequência certa.

Diogo 28/04/2022

não é ruim, mas não é ótimo
É sim interessante, tem várias ideias e tópicos bacanas para quem pretende empreender no futuro. Insights importantes que te ajudam a manter as rédeas das situações. Todavia, é extremamente repetitivo e alongado em excesso. Tudo que foi dito em 240 páginas poderia ser compilado em 100 páginas sem perder qualidade. O autor exagera em exemplos e repetições, provavelmente para que até uma minhoca entenda.
Karen 10/05/2022minha estante
Sim!!! Demorei muito tempo pra conseguir ler pela repetição, parecia que todos os capítulos eram concluídos da mesma forma.

Diogo 13/05/2022minha estante
acredito que talvez ele tenha feito isso para reforçar as ideias e impedir que esqueçamos os tópicos. Apesar disso o livro é muito bom e vale a pena a leitura