Loveless

Loveless Alice Oseman

Resenhas - Loveless

alice 24/07/2021

loveless
nossa esse é um daqueles livros que fazem a gente pensar horrores, me fez refletir sobre muitas coisas que eu não tinha nem um pouco de conhecimento, e entender que a gnt realmente nunca sabe oq o outro ta passando, as vezes as coisas que são óbvias pra alguém não são pra vc e etc. os personagens são muito amorzinhos (a escrita da Alice Oseman é maravilhosa, realmente me senti conversando com meus amigos) e mesmo sendo um livro mais ??soft??, as tramas da história me deixaram super curiosa e envolvida. amei demais mesmo, tenho certeza q é uma daquelas leituras q nunca mais vou esquecer ??

Vic 21/07/2021

Amei
Talvez minha opinião seja suspeita por me identificar tanto com a protagonista, mas amei o livro! Demorei pra terminar porque o começo me pareceu um pouco repetitivo e creio que o livro poderia ter sido um pouco mais lapidado... algumas cenas não acrescentaram nada, tanto no inicio como no final mas mesmo com todos os defeitos não tem como deixar de expressar o quanto amei. É uma história de amor sem romance, por enquanto, o meu favorito dessa autora!

Vitorin 14/07/2021

Alice Oseman te amo.
Confesso que esse livro não me prendeu desde o início, eu particularmente não me identifiquei tanto com os dilemas da principal mas a mensagem que esse livro traz é linda e muito necessária, mais uma vez a alice traz assuntos importantes e consegue trabalhar de uma maneira séria e ao mesmo tempo não necessariamente pesada.
Demorei um pouco a me apegar aos personagens e achei alguns pontos do livro meio repetitivos, inclusive percebi uns pontos de outros livros dela q se repetiram nesse, mas foi um livro mto bom por isso 4,5.

Julieta sem Romeo 12/07/2021

Primeiro livro lgbtqia+ que tive acesso
A primeira coisa que me chamou a atenção foi o carinho colocado em cada parte do livro. A pessoa que escreveu realmente pesquisou a fundo sobre a assexualidade (e deixou links caso os leitores se interessassem em compreender mais também!) e escreveu de maneira a explicar para quem queria entender melhor sobre a assexualidade e para que quem é ace veja um pouco de si.
A trama traz uma jovem adulta dando seus primeiros passos no mundo ao ir para a faculdade e utiliza a chance para se conhecer melhor. Ademais, tudo o que Georgia queria era um romance grandioso como os que lia em livros e via nas mídias, portanto não conseguia compreender o motivo pelo qual não era capaz de despertar tais sentimentos por ninguém. E está tudo bem com isso, cada um ama de um jeito diferente.
O enredo também apresenta drama daquela fase em que se sai da adolescência e entra na vida adulta, em que ainda está tentando se encaixar. E acredito que o motivo pelo qual não dou 5 estrelas é porque (e tudo o que direi a seguir é uma opinião pessoal! Ao ler, você tem todo o direito de formar opiniões diferentes!) me irritei com algumas partes dos dramas em si, mesmo entendendo que humanos e jovens adultos são intitulados a cometerem erros e magoarem as pessoas. Outro ponto que não fui fã foi a representação da personagem pansexual, mas ai é mais pessoal.
Para balancear, outro ponto positivo foi algo que raramente vejo em mídias: que o amor platônico é tão válido, poderoso, quanto o romântico.
É fácil se ver nos personagens, nas situações, a leitura é dinâmica e a escritora é maravilhosa, especialmente se deseja um primeiro contato com livros da comunidade lgbtqia+ e portanto recomendo e estou ávida para ler mais dos seus trabalhos.

julia 11/07/2021

Resenha: Loveless
OK, então. Não sinto que posso avaliar corretamente Loveless e que seria injusto da minha parte tentar? Eu li de uma vez porque a escrita de Alice Oseman é excelente e os personagens eram maravilhosos na maior parte, mas... esse livro fez eu me sentir mal.

A jornada da Georgia foi muito importante e adorei que Oseman nos deu um livro que explorava uma personagem que era aro ace e lutava para se encontrar. Oseman fez um trabalho fantástico ao definir o que era ser aro ace, ao mesmo tempo que deixava claro que a experiência da Georgia não era a mesma de todos os aro ace por aí.

E ainda... A forma como algumas partes da história de Georgia foram escritas me deu muitos sentimentos ruins, alguns em relação à minha própria sexualidade, e fez uma pequena parte de mim sentir vergonha de ser quem eu sou.

Eu sei e entendo que a experiência e existência de uma pessoa não invalida a experiência e existência de outra, mas foi um pouco difícil para mim me segurar a isso durante alguns capítulos e conversas. Eu acho que especialmente as partes com Rooney e Georgia falando sobre sexo e/ou ficar com pessoas e/ou arranjar alguém para Georgia - isso apenas me deu sentimentos ruins de todos os lados e me ofendeu em nome das duas personagens lol

Eu também tive um grande problema com Georgia usando um de sues amigos para experimentar e com a briga que aconteceu entre ela e Pip no final. Nada sobre isso me fez sentir bem.

Então, enquanto o livro teve um ótimo começo e eu gostei dos personagens e da escrita e de quase todo o humor, muitas partes dele me chatearam profundamente.

bluesgarden 07/07/2021

Loveless
É minha segunda vez tentando ler esse livro, na primeira eu fiquei assustada por me identificar com a personagem e simplesmente parei e agora nessa segunda resolvi aceitar de vez como as coisas são e finalmente chegar ao final dessa história.

Loveless é uma bagunça enorme e eu acredito que foi muito complicado de escrever, Georgia passa por vários sentimentos e fica mesmo complicado de entender ela às vezes, e não é como se seus amigos fizessem o trabalho parecer mais fácil pro leitor. Há muitas coisas que eu aprendi com esse livro, entretanto a maior delas foi a maneira como existem diversos tipos de amor, e eu sendo igualmente aroace entendo cada momento de angústia de Georgia.

No final das contas eu preciso ser sincera, não leia esse livro se você não gostar de todo o conceito de sexualidade, o livro em si é sobre uma descoberta pessoal que dura por muito tempo e tem bastante representatividade em vários aspectos. E já dizia Georgia Warr: "People didn't always love who they were right away". De modo geral, não se pense em se amar logo quando você se descobrir, leva tempo e no final vai ficar tudo bem!

Luisaa 01/07/2021

é bom se descobrir?
Eu nunca li um livro que retrata tão bem como - pra algumas pessoas - é frustante a jornada de se descobrir como uma pessoa LGBTQIA+, porque é angustiante, aterrorizante, triste. Esse livro traz tudo isso e muito mais, e é lindo pra caralho.
Mas no final de Loveless você sai mudada, aprender sobre amizade, sexualidade e amor é umas das coisas mais fodasticamente bonita, e esse livro te entrega isso como um soco e você agradece.
Leiam Loveless

livia 18/06/2021

omg they were roomates
mais uma found family que eu quero fazer parte
saudades da vida universitaria q eu n vivi ainda

lilibet 14/06/2021

Não sei o que esperava mas não era isso
Ok, vamos começar dizendo que representação aroace ou aro ou ace, enfim, é complicada. Muitas vezes, ou não sabem retratar de forma genuína ou é apenas um desastre. Neste caso, eu estava esperando algo, sabia que não ia ser ruim porque li outros trabalhos da Alice e foram todos estupendos mas ao mesmo tempo fiquei com medo. Pra ser bem honesta, fiquei com medo de me decepcionar já que este é um dos livros que eu sabia que ia ser sobre descoberta e fiquei impressionada com o quanto me vi neste livro. Não só nos olhos da personagem principal mas nos dos outros também, a descoberta dela foi complicada, cheia de drama mas isso não me incomodou muito. O jeito como nem ela mesmo sabia sobre identidades aro e ace é muito horrível porque a gente além de não ser representado verdadeiramente ainda é apagado. A pressão familiar, social, patriarcal enfim tem tudo neste livro a gente até vê preconceito dentro da própria comunidade e é tão real que dói. Amei de verdade porque é tão acreditável e puro, que te faz realmente querer ler. Acho que é uma boa ressaltar, este livro é tanto sobre descoberta quanto sobre amizade e é tão necessário!! É engraçado, comovente, fofo e tem tantos momentos em que eu apenas queria entrar no livro e dar um abraço em algum deles. Amo todos, juro. Mas tenho que dizer que o Sunil tem um lugar especial no meu coração e a Jess também, mesmo ela tendo uma parte ínfima, me vi muito nela por conta da sua identidade. Gostei das visões de orientação sexual e identidade vista de outros jeitos, por exemplo a Pip sendo latina e o Sunil sendo indiano, apesar de ficar confusa porque a autora tratou a Pip sendo latina como se essa fosse a sua etnia, o que muita gente ainda acredita. A Pip é latina mas tem tantos momentos que ela fala sobre gente branca e a gente não sabe sobre sua própria etnia apesar dela aparentemente não se ver como branca, e apesar dela ser latina isso não a faz ser não-branca, não sei se ficou confuso mas no própria livro, as partes em que ela falava sobre não se sentir incluída e tudo mais, foi confuso. Enfim, gostei também como ê Sunil deixa até claro várias vezes que é um grande espectro e pessoas aro, ace ou aroace não são todes iguais. Não é spoiler mas o discurso da Rooney quase no fim, o do Jason na peça, enfim todos lindos demais e me deixaram muito feliz. Acho que é isso, leiam!!!
Amandinha 20/06/2021minha estante
Acho que essa questão da Pip ser latina e não-branca tem a ver com a visão dos europeus sobre os latinos. A gente não necessariamente é visto como branco pro europeu, mesmo quando dentro do nosso contexto de América Latina, nós somos. E, considerando ilustrações que a Alice compartilhou no Instagram de arte dela, a Alice Pip não é branca mesmo.

iara 14/06/2021

conforto.
sempre vi muitas pessoas falando sobre como os livros da alice oseman são incríveis, e essas pessoas não mentiram
resolvi ler loveless primeiro pq vi que a personagem principal, nossa georgia warr, era aroace, e como nunca li um livro com essa representatividade achei que poderia ser uma experiência interessante
como não sou aroace, mas achei que a jornada de descoberta da georgia foi muito bem escrita, muito provavelmente pela própria alice oseman ser aroace, mas talvez não se encaixe na vida de todas as pessoas aroace(ja que nada nunca se encaixa 100% na vida de todo mundo). achei muito interessante ver pelo ponto de vista da georgia, e me identifiquei com muitas das dúvidas dela, principalmente em relação a romance e como isso é tão natural na nossa sociedade que nos faz pensar que todos devem estar em um
no geral, amei os personagens e amei acompanhar a experiência da georgia no início da faculdade, que eu por estar no ensino médio romantizei muito
definitivamente um dos meus livros favoritos, recomendo demais
e autores por favor escrevam mais livros com personagens aro e/ou ace

saintastes 07/06/2021

comecei esse livro numa tentativa de melhorar minha leitura em outro idioma e terminei aos prantos quando tive que me despedir dessa história.

que leitura sensível e amável! passar por uma jornada de autoconhecimento nunca é fácil, e isso foi muito bem retratado no livro. acompanhar a caminhada da Georgia não é um fato isolado: é impossível não ver o mundo de outra maneira junto com ela e descobrir muito mais sobre o nosso próprio interior. me vi refletindo bastante sobre a minha relação com o amor durante a leitura, o que significou muito também.

infelizmente, não serei de capaz de dar cinco estrelas para esse livro enquanto Felipa Quintana for apenas uma personagem secundária e não estrelar seu próprio livro cheio de safismo e boiolices. ela merece muito mais!

Mari 28/05/2021

Roderick... o verdadeiro personagem principal?
Devo dizer que assim que descobri esse livro com representatividade aroace fiquei muito animada, mas infelizmente só achei disponível para ler e inglês. Enrolei horrores pra começar porém assim que eu iniciei ficou difícil parar. Claro que lerdei um pouco pra entender algumas coisinhas mas no geral foi de boas.
Os personagens são muito cativantes e bem construídos, os que mais me encantaram foi o Sunil e o Roderick, que eu admiro muito por ter continuado vivo até o final do livro.
Passei um ódio desgracento ao ver a Georgia se forçando a fazer coisas que não queria, porém tudo valeu a pena quando cheguei na parte em que ela começou a se descobrir e se aceitar. Claro que não foi algo de contos de fadas que num passe de mágica tudo fica bem, e essa falta de perfeição foi um dos elementos que mais me impressionou. O casal boiolinha da Pip e Rooney é simplesmente perfeito, ver como o ódio delas se transformou em algo tão magnífico é genial, e tudo que eu posso fazer é chorar de emoção.
Enfim, super recomendo o livro sério.

Cristian 28/05/2021

Minha primeira experiência lendo a autora foi em Radio Silence,um livro favoritadíssimo que eu amei.Minha segunda experiência não ficou atrás.
A escrita da Alice Oseman é tão imersiva que nos faz sentir que os personagens são reais.Cada capítulo me fez conectar cada vez mais com os personagens,que são incrivelmente construídos,todos interessantes de se acompanhar.
A dinâmica entre os personagens é tão gostosinha que me fez ler o livro inteiro em pouco mais de um dia,e mesmo assim queria continuar acompanhando-os.
A representatividade do livro foi um outro ponto que me fascinou.Os struggles pessoais da protagonista até se aceitar aro-ace são muito reais.Como alguém que já passou por isso,posso dizer que é bem preciso em todos os estágios da aceitação.
Amei e espero ansiosamente pra ler os outros da autora.

Livrossaura 20/05/2021

LOVELESS
o livro conta a história de Georgia, uma menina que sonha em viver um amor verdadeiro mas que não consegue se apaixonar por ninguém. à primeira vista, eu pensei: ok, esse vai ser o típico romance adolescente em que a menina busca o amor nos lugares errados e no fim acaba se apaixonando pelo melhor amigo - e meu deus, como eu tava errada. a história toma um rumo completamente diferente quando a personagem principal começa a se questionar a fundo sobre a própria sexualidade e sobre o fato de ela não sentir atração por ninguém.
essa é uma jornada de autoconhecimento e autoaceitação em que tu sabe que toda a história das páginas é real e já foi vivida em inúmeros lugares e por inúmeras pessoas. é uma história que te faz entender sobre temas como a assexualidade que, querendo ou não, ainda têm pouca visibilidade e que não são assim tão óbvios quanto deveriam ser. trata sobre as expectativas que nós (individuos e coletividade) temos quanto a sexo, vontades, escolhas de vida, relacionamentos, e sobre os valores que nós atribuímos a relacionamentos românticos como se eles fossem a única coisa que dá sentido a nossa vida, e o quanto nós tentamos seguir determinados padrões quando se trata de tudo isso. trata sobre a importância da amizade e sobre o quanto esse vínculo pode ser forte.
fala sobre a dor de descobrir que se é uma coisa diferente do que se esperava e do que se queria pra própria vida, ao mesmo tempo que mostra o alívio trazido por essa descoberta e o conflito interno de perceber que essas coisas que tu esperava, na verdade, não te trariam felicidade. pra mim, a importancia maior desse livro é demonstrar pra quem passa por essa situação como existem outras pessoas lá fora que também se sentem assim, acolhendo e abraçando essa comunidade pra que ninguém se sinta errado ou sozinho.
apesar disso tudo, o tom do livro e a escrita são extremamente fluidos, os personagens falam como qualquer pessoa jovem de hoje em dia fala, e várias vezes eu me vi rindo alto com as piadas e a linguagem que eles utilizavam.
e é isso! recomendo fortemente a leitura, e como é um livro que traz visibilidade pra comunidade lgbtqia+, bora divulgar. dei 4.5? ??

tcharles 30/04/2021

amei
essa leitura foi bem demorada por que eu mesmo tava indo devagar, mas valeu a pena pois gostei bastante, a história é muito boa e a Alice sabe como trazer representatividade nas suas histórias.