Loveless

Loveless Alice Oseman

Resenhas - Loveless

Marco 28/09/2020

Em “Loveless”, acompanhamos todos os conflitos da personagem em relação ao que ela sente, a desconstrução de ideias que foram implantadas nela ao longo dos anos, o temor em relação à vida em uma sociedade que está constantemente reproduzindo a ideia de que uma pessoa só pode ser feliz se estiver em uma relação romântica. É uma jornada repleta de confusão, drama, humor, amor e referências à Scooby-Doo.

As personagens são diversas (tanto etnicamente quanto em questão de sexualidade) e diferentes entre si, cada uma tem sua própria voz e personalidade, e é incrível como Oseman constrói e desenvolve essas personagens fictícias de uma maneira tão verossímil, explorando suas falhas e qualidades. É maravilhoso acompanhar a evolução de cada uma das personagens, especialmente da Georgia.

Em relação às questões referentes ao espectro assexual, a autora conseguiu ser bastante didática ao abordar os conceitos, sem tornar a leitura maçante. Inicialmente pode causar certa confusão se você não tem familiaridade com os conceitos, assim como acontece com a personagem, mas ao final quem está lendo pode ter uma boa ideia sobre a assexualidade.

Esse foi o primeiro livro que li sobre a descoberta de uma personagem enquanto pessoa arromântica-assexual, e eu fiquei contente com a forma como as questões relacionadas à sexualidade foram abordadas e desenvolvidas.

Loveless nos apresenta uma história sobre descobertas, autoaceitação e sobre o amor que não é limitado a romance. É um livro muito necessário porque dá visibilidade e voz a pessoas que são constantemente invalidadas pela sociedade em geral (e até por outras pessoas da comunidade LGBTQIA+).

site: https://www.instagram.com/p/CFsqVFQjmjF/