Loveless

Loveless Alice Oseman

Resenhas - Loveless

Left 24/08/2022

Fofo
É uma história fluida e boa de se ler. Recomendo muito para quem se identifica com a personagem principal, por que
muitos pontos abordados no livro são verdadeiros, a frustração, o medo, enfim, foi uma leitura envolvente e que me fez analisar meus próprios sentimentos.
O drama é um pouco desgastante e alguns capítulos trazem aquela sensação de cansaço mental pela consequências de ações estúpidas e clichês, mas gostei bastante mesmo assim.
Ademais é um ótimo livro para desenrolar o inglês, bem fácil, recomendo também pela ambientação Britânica, simplismente espetacular, uma nostalgia grande.

leticia 23/08/2022

literalmente incrível
apresentam uma personagem totalmente relatable mesmo nao sendo assexual
amo muito a georgia e o sunil é literalmente incrivel

kkkkkkjjjj 21/08/2022

foi uma leitura muito boa e importante, com os capítulos sendo pequenos a leitura flui bastante e os personagens são bem legais. as vezes eu ficava puta c a georgia porque ela era muito egoista e pensava q o mundo girava ao redor dela mas ela é uma adolescente né ent é compreensível, mas msm assim ela era muito chata. o melhor personagem foi e sunil, gostei mt delu principalmente pq elu é uma variante do james potter.
o que eu mais gosto nos livros d oseman é que elu não escreve livro lgbt só p mostrar que é inclusiva e isso é perceptível na escrita, pra mim é isso que faz seus livros serem tão bons e com esse nao foi diferente.

ELTON_d:) 16/08/2022

Muito bom. Muito fácil (mais até do q Radio Silence).
Achei um pouquinho demorado pra a protagonista descobrir sobre a sexualidade dela, mas talvez fosse minha ansiedade com isso.
A sexualidade dela é bem explicada, entendi muito bem.

As lições de vida q o livro aborda são muito boas. Como por exemplo: você não precisa seguir o q os outros dizem para ser feliz.

Os personagens são muito bons, bastante simpáticos.

Também gostei bastante do final.

Ferdinando 15/08/2022

Descobertas
Sim, esse livro me fez ter MUITOS questionamentos sobre a minha sexualidade, principalmente porque eu e ela somos iguais.
Ele tem a leitura fluída e um conteúdo muito bom, além de plots secundários muito legais.
Recomendo muito.

Amanda 14/08/2022

Esse é o meu livro favorito da autora. Como sempre, a atmosfera que ela cria é muito aconchegante e nesse livro as relações dos personagens são bem exploradas. Além disso, a maneira que a autora explora a assexualidade é bastante acessível.

Luna 14/08/2022

Ai gente sei nem o que falar
Demorei a ler esse livro, tinha vezes que estava lendo e me identificava tanto com a protagonista que parecia que era eu naquelas situações, me sentia frustrada junto com ela, sentia alivio e alegria e me sentia abraçada por alguém escrever sobre o que sinto.
Vou deixar o trechinho aqui do cap q me deixou varios dias pensativa por vários dias

"Eu me sentia patética só por ficar triste por isso. Eu me sentia culpada, sabendo que havia pessoas como eu que eram felizes sendo assim.
Eu me senti como se estivesse em luto. Eu estava em luto por essa vida falsa, por esse futuro dos sonhos que eu jamais viveria."

Nayra 12/08/2022

" ?Because I know myself. I know what I feel and ?what I have the capability to feel [...] ' You just know that about yourself. "

Que leitura gostosa.
A personagem está se descobrindo, cometendo erros pelo caminho, mas reconhecendo eles e, o mais importante, se reconhecendo.

Foi uma grata surpresa essa história.

jiangslore 11/08/2022

[3,5/5]
"Loveless" não é um livro diferente do que Alice Oseman vem fazendo com suas obras, tanto nos aspectos positivos quanto nos negativos. No geral, isso me fez gostar um pouco menos deste livro do que de outras obras da autora, porque eu esperava poder ver algum aprimoramento no estilo dela. Mesmo assim, é um livro fofo, divertido e com uma mensagem linda. Definitivamente recomendo para quem deseja uma leitura rápida que com certeza vai fazer o leitor se sentir bem no final.

Os personagens, como sempre nas obras da Alice, são um ponto forte. Todos têm algo a acrescentar no enredo, e as interações entre eles sempre são muito especiais, independentemente do conteúdo delas ser feliz, triste ou fofo. Surpreendentemente, a personagem que mais gostei foi Rooney - eu não esperava ficar tão encantada com ela, mas o desenvolvimento dela foi tão bom e interessante que não consegui deixar de amar a personagem.

Por outro lado, não consegui me conectar tanto com a protagonista - ela é uma daquelas personagens que cometem muitos erros porque não compreendem tão bem a situação em que estão. Isso é algo interessante, porque possibilita o desenvolvimento da personagem no decorrer da obra, mas acredito que é bem difícil estabelecer um equilíbrio entre fazer com que um personagem erre e criar uma "redenção" boa o suficiente para remediar os erros cometidos. Embora Georgia não chegue nem perto de ser uma pessoa ruim, não penso que esse equilíbrio foi bem estabelecido com ela. Isso fez com que eu não gostasse tanto assim da personagem - claro, um protagonista ser fácil de gostar nem sempre é a proposta de um livro, mas esse não parecia ser o caso com "Loveless", e é por isso que acho que este aspecto da obra pode ser considerado um problema.

Outro aspecto no qual vejo vantagens e desvantagens é a escrita. Ela é extremamente leve e fluida, o que, por um lado, possibilita que a leitura seja rápida e agradável, mas, por outro, faz com que a obra seja escrita de uma forma simples demais em alguns pontos.

Também é importante discorrer um pouco sobre a temática principal do livro: a assexualidade. "Loveless" é sobre uma experiência específica com a assexualidade, mas, ao mesmo tempo, a autora fez um ótimo trabalho em destacar que a forma de vivenciar a assexualidade da personagem principal é apenas uma entre as diversas experiências possíveis. Por isso, este livro é muito legal para quem quer entender um pouco mais sobre assexualidade. Acredito que também é válido mencionar que a abordagem de questões que não são tão centrais para o enredo quanto a assexualidade - tais como a necessidade de maior inclusão na comunidade LGBTQIA+ e relacionamentos abusivos - também foi muito satisfatória.

O enredo, em geral, é divertido e tem um ritmo agradável. Alguns acontecimentos foram convenientes demais e não tiveram uma exposição adequada antes do momento em que se tornaram convenientes; mas isso não fez com que a leitura, como um todo, ficasse chata.

Em suma, "Loveless" é uma leitura agradável, rápida, sensível e informativa. Embora o livro não vá muito além de ser isso, continua sendo uma leitura legal e recomendável para qualquer um que goste de ler sobre a construção de lindas amizades ou que queira entender melhor o que é ser assexual em uma sociedade como a nossa.

akasaori 09/08/2022

O QUE ALICE OSEMAN FEZ AQUI MIS AMOREWWWSSSSSSS eu comecei a ler a obra completa quando Heartstopper estava pra lançar e eu peguei as HQs pra reler. Acabei lendo na ordem e achando que os romances dela não eram pra mim, já tinha lido Rádio Silêncio ano passado e curti, mas os outros estavam bem viajados pra mim, sempre tinha uma coisa absurda demais acontecendo... até chegar loveless ???? eu estou completamente obcecada por tudo que aconteceu nesse livro, sem contar que pra uma pessoa que ama tropes de amizade isso aqui foi um prato cheio. LEIAM LOVELESS!!!

Ketellyn.Maciel 31/07/2022

Lindo e importante
Eu nunca tinha visto uma representação tão boa assim da assexualidade, foi bem didático, mas ao mesmo tempo não pareceu forçado, toda a jornada da Georgia foi bem desenvolvida.
No entanto, para mim o ponto alto do livro é como ele explora diferentes formas de amor, de relacionamentos, no final ficamos com um quentinho no coração e parece que percorremos o mesmo caminho que a protagonista, fiquei pensando "uau como eu não percebi antes como amizades são uma das coisas mais belas do mundo".

Dih 30/07/2022

Um livro fofinho e informativo
Gostei muito desse livro e da mensagem que ele passa. Nem parece um livro na minha cabeça, parece na real uma série com personagens que eu amo assistir. Cada personagem tem um jeitinho maravilhoso de ser e trás um quentinho no coração.

O sentimento de ser importante e amada por um grupo de pessoas de uma forma genuína me fez lembrar da época de colégio, onde tudo era tão simples e bonito. Não tem como desgostar de ninguém aqui, a trama é muito dinâmica e bem escrita, o livro é informativo e abraça um tema bem original, que eu nunca tinha visto antes em nenhum livro.

cecilia 28/07/2022

obrigada alice oseman por me entender melhor do que ninguém
minha obsessão com a alice oseman não é segredo pra ninguém. tô lentamente lendo todos os livros dela e a ordem não é atoa. deixei por último os livros que pareciam mais difíceis de ler, loveless e solitaire.
mas foi mais fácil do que o esperado!! tanto a arromanticidade quanto a assexualidade são espectros muito vastos, ninguém é igual a ninguém. por mais que eu tenha me conectado com a georgia, nem sei dizer se o motivo disso foi necessariamente a sexualidade dela. os personagens da alice no geral são bem relacionáveis. as vezes eu acho que ela conhece toda a população queer da geração z e decidiu retratar todo mundo nos livros.
eu AMEI ver a importância que as amizades tem no livro, principalmente o desenvolvimento da amizade da rooney com a georgia. o jeito que a sociedade trata relacionamentos românticos como mais importantes que platônicos e a rooney fazendo questão de dizer que isso não é verdade, pelo menos não pra elas duas! eu me identifiquei muito com o medo de perder os amigos e a fala da rooney me deu um quentinho no coração!!

Bianca 10/07/2022

Dramas adolescentes
Esse livro é basicamente um coming of age em forma de livro.

A personagem principal está entrando numa nova fase e ela está obcecada em finalmente encontrar um amor daquele tipo os do cinema. O problema é que ela não consegue se conectar com ninguém de forma romântica.

A partir daí, embarcamos numa jornada de descobertas de sexualidade com direito a experimentação e muitas confusões. O livro aborda de maneira primorosa o que é assexualidade e como uma pessoa assexual se sente. Desde a grande confusão que é não se sentir atraído por ninguém, até perceber que todo mundo está transando, menos você.

Oseman escreve um livro muito gostosinho de ler e os personagens, de maneira geral, são muito carismáticos. Só tirei uma estrela por causa do romance entre os personagens secundários, que me torrou a paciência. Tem que ter muito saco para lidar com tanto drama adolescente.