Krystallo

Krystallo Raphael Fraemam

Resenhas - Krystallo

Caroline.Casaes 10/03/2021

Incrível
Essa leitura foi feita em parceria com o autor @raphaelfraemam e eu só tenho a agradecer pela oportunidade de ler essa obra sensacional!

Eu nunca tinha lido um livro de distopia, confesso que não é o meu gênero preferido de filmes e séries mas resolvi dar uma chance pra Krystallo por saber que tinha muita fantasia envolvida na história, e olha, não me arrependi.

Krystallo conta a história de duas potências muito poderosas e ditatoriais, Econ e Opus, que estão em guerra há 100 anos. Na trama conhecemos Tomé que é de Econ e vive uma vida completamente normal com sua mãe e irmão (e não gosta de aulas online, assim como eu) que vive uma reviravolta na sua vida quando ele vê e filma uma grande explosão em um dos maiores prédios da sua cidade. Conhecemos também Gray, que é de Opus, uma garota muito estudiosa que sonha em entrar para a universidade e é muito dedicada a sua família, mas que também vive uma reviravolta na sua vida quando é sequestrada. O que Gray e Tomé tem em comum?

Eu amei a construção dos personagens de Krystallo, Gray e Tomé são muito diferentes, porém muito carismáticos, os dois me conquistaram de forma surpreendente. Os personagens secundários também não ficam para trás, são muito bem construídos e trazem a essência da história. Outra coisa que eu gostei muito é que apesar da história se dividir em vários acontecimentos em lugares diferentes, nada se perde, o autor conseguiu manter a história interessante do começo ao fim e concluir o livro sem deixar pontas soltas.

O livro também trás muita referência histórica e isso é muito legal, eu fiquei muito feliz toda vez que entendi várias dessas referências durante a leitura.

Na conclusão do livro já dá pra ver que a história de Krystallo não terminou, nossos amigos ainda vão enfrentar algumas aventuras e eu estou louca pra ler o segundo volume desse livro tão envolvente.

Louquinhaporleitura 02/03/2021

Eu amei esse livro, ele fala muito de política e economia e eu amo isso, quando é desenvolvida do jeito certo como em Krystallo, em várias aulas de história meus professores sempre falaram que quem tá certo é quem tá contando a história, porque o lado que conta nunca vai se retratar de uma maneira negativa e em Krystallo isso é muito abordado.
O livro me prendeu muito e é bastante envolvente e te faz querer acabar logo pra saber o final dessa história
É um livro nacional e está disponível no Kindle unlimited

Neto Murracho 25/02/2021

Digno de Best Seller
Ótima estória, excelente narrativa, personagens cativantes e pra melhorar vai ter continuação.
Quer saber mais sobre esse livro ? Da uma olhada na sinopse, mas posso garantir que você não vai se arrepender de colocar esse livro na sua lista de próximas leituras !!!

FlaviosParanhos 18/02/2021

Uma forma criativa e necessária de expor o fascismo.
KRYSTALLO

Termino mais um livro do meu "projeto" de livros nacionais contemporâneos, começo logo dizendo que é um bom livro. O começo é meio apressado e com coincidências demais para que a história engrene, mas a cada capítulo a narrativa só evoluí. O livro tem dois protagonistas, que seguem caminhos independentes e não agem em conjunto,e mesmo assim em momento algum o autor perde a mão. De longe a coisa mais simbólica do livro é o seu tema. Este é um mundo onde ouve uma grande guerra, dois países que simbolizam o capitalismo e o socialismo se unem para derrotar o país mais poderoso do mundo, que representa o nazismo. A vitória acontece mas o resultado dessa vitória é amargo. O mundo passa a viver as próximas décadas em uma guerra fria constante, e diante da corrupção e enganação de ambos os países surge uma ordem com idéias fascistas, que utilizando a irá do povo planeja uma derrubada não só dos governos mas dá democracia em si. Eu recomendo muito que todos os adolescentes do Brasil leiam está obra, ela sabe como mostrar a manipulação que estamos sofrendo e com certeza seria de grande ajuda pra esse mal que avança em nosso país. Não é um livro perfeito mas sem dúvida é um ótimo livro.

Ally 17/02/2021

Ler ?Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras? foi uma experiência completamente diferente das que já vivi. Quando comecei a história, tinha apenas uma vaga ideia do que ela se tratava. E, confesso, com base no que sabia do livro, não esperava gostar tanto dele. Afinal, não é o tipo de livro que costumo ler, mas caros leitores, estava completamente enganada.
A história é envolvente, a cada capítulo você fica querendo saber o que vai acontecer em seguida e quando você vê chegou ao fim. Ela gira em torno de dois jovens, Tomé e Gray. Dois jovens de países diferentes. Dois jovens de países em guerra há mais de cem anos. Um de Econ e outro de Opus. Países diferentes e semelhantes ao mesmo tempo. Econ possui um viés mais capitalista, enquanto Opus, um viés mais socialista. Mas ambos oprimem seu povo, mentem e escondem fatos importantes.
Por motivos diferentes, Tomé e Gray são obrigados a deixar seus países. E é nessa jornada além das fronteiras de Opus e Econ, que eles irão descobrir as mentiras contadas pelo governo, farão novos amigos, conhecerão um mundo completamente diferente e ainda se depararão com um mal muito pior: a Ordem do Dragão. Será que eles voltaram para casa? Será que a Ordem do Dragão será detida? Será que as mentiras contadas pelo governo serão expostas? Só lendo para descobrir.
Mas vou logo avisando, se você começar a ler a história esperando um romance entre Tomé e Gray, não vai encontrar. O livro não é sobre isso. E por isso torna a história melhor.
?? Os personagens são bem construídos. Tomé com sua personalidade mais aventureira fez com que eu gostasse dele logo no início. Com Gray foi um pouco diferente. A personalidade dela é mais cautelosa, desse modo demorei mais para me identificar com ela. Mas conforme a história avança e Gray começa a ter uma participação ativa na luta contra o mal, minha opinião sobre ela muda.
?? Não posso também deixar de comentar um pouco sobre os personagens secundários, tão importantes para história e que ganharam meu coração. Adorei a coragem de Maggy e de Ricardo, arriscando tudo para salvar seus países. Achei os tripulantes do Esmeralda interessantes. Gostei da união e confiança da equipe Delta. E adoraria ler mais histórias sobre eles.
Enfim, adorei o livro e já estou ansiosa para a continuação. Para saber quais são as próximas aventuras desses personagens.

Nayara363 08/02/2021

Uma fantasia de qualidade
Krystallo é uma fantasia distópica e daquelas recheadas de questionamentos sócio-políticos.⠀
De um lado temos Gray, filha dedicada, aluna excelente, moradora de Opus. Do outro, Tomé, cansado do sistema educacional e morador de Econ.⠀
E o que esses dois personagens têm em comum?⠀
Os dois vivem em países com sistemas ditatoriais, em meio a uma guerra secular, enganados pelo governo, manipulados diariamente. ⠀

Tomé e Gray estariam prontos para viver uma aventura além das fronteiras, além dos limites impostos pelos seus países? Descobrir um mundo do qual nunca ouviram falar com detalhes?⠀

O livro é narrado em terceira pessoa e de forma intercalada. Primeiramente vemos o lado da história de Gray e depois de Tomé. No decorrer, nos deparamos com outros personagens importantes e a narrativa se foca também no lado deles.⠀

Os personagens são extremamente bem construídos, desde os personagens principais aos secundários, cada um tem uma importância. Agradeço pelas inúmeras personagens femininas fortes que nos é entregue aqui.⠀

O que falar dos plots envolvendo o esquadrão Delta e também os da tripulação do Esmeralda? (Precisava ressaltar isso haha)⠀

Emoção? Aqui não irá faltar! ⠀
O que mais gosto quando leio, são os sentimentos ao longo de uma leitura. Krystallo em momento algum me entediou. Raphael tem uma escrita gostosa e uma narração atrativa, instigante.⠀

Com muita alegria digo que este livro se tornou um dos meus favoritos, por tudo que me entregou e me fez sentir.⠀

Não vejo a hora de embarcar no segundo livro.

Letícia Braz | @_piilula_ 05/02/2021

Krystallo
Sinopose: "As  duas maiores potências de Emperon travam uma guerra secular para garantir o controle dos cristais de energia. Foi por causa de um atentado em Econ que Tomé Stalmer começou a suspeitar da verdade que o governo apregoava. E é no dia de seu aniversário que Gray Frost é forçada a deixar Opus, o seu lar.

As jornadas para além das fronteiras narram uma história de piratas e soldados de elite, inteligência e mistério, confiança e tragédia. Cada um luta para sobreviver ao mesmo tempo em que busca compreender os segredos por trás dos acontecimentos que mudaram o curso da História."
Primeiramente gostaria de parabenizar o autor por tamanha criatividade! Por diversas vezes me surpreendi com a descrição dos países que foram criados como cenário para o enredo. Personagens bem construídos, não só os protagonistas  (Gray e Tomé), mas os secundários, destacando Ricardo (irmão mais velho de Tomé), entre outros, foram de suma importância para trama. Também gostei muito de como os capítulos foram divididos em personagens, isso facilitou muito na fluidez da leitura.
Quem me acompanha por aqui, sabe que ultimamente tenho lido muitos romances açucarados e Krystallo, se tratando do gênero fantasia, caiu como uma luva e me fez sair um pouco da zona de conforto.
Bom, só peço uma coisa para vocês: Leiam! Posso dizer que comecei o ano com o pé direito lendo "Krystallo - Jornada para além das fronteiras"
Ah, já ia me esquecendo! Já apoiou a leitura nacional hoje?

Paula1525 20/01/2021

Brilhante, envolvente e divertido!
5 ?

?... assim como no xadrez, precisamos considerar todas as nossas opções. Para ganhar uma partida, às vezes nem temos que movimentar todas as nossas peças, mas também pode acontecer de esquecermos alguma que poderia ser útil pelo simples fato de não possuirmos o costume de usá-la.?

O livro se passa em um mundo dividido entre dois continentes e seus respectivos países, que se diferenciam em suas ideologias, formas de governo e desenvolvimento tecnológico, após uma grande guerra que marcou e mudou o curso da história do mundo.

Nesse contexto, a possibilidade de utilização de cristais de energia como fontes ilimitadas de energia sustentável cria uma tensão entre as potências do norte, o que faz com que a credibilidade dos governos seja questionada pelos olhares mais atentos.

Aqui surgem os protagonistas da narrativa, Tomé e Gray, que mesmo pertencendo a países e vidas completamente diferentes, são igualmente afetados pelas transformações que movimentam o cenário político das nações.

A partir disso, a história se desenvolve carregada de aventuras emocionantes, passando por diversos cenários e ambientações, com perseguições, traições, planos mirabolantes e muito mais, que me deixaram ansiosa para saber onde toda a trama acabaria. Mesmo com minha imaginação à mil tentando descobrir o que viria depois, fui surpreendida com o desenvolvimento da história à cada capítulo.

A narrativa me encantou e conquistou cada uma das cinco estrelas com seus personagens muitíssimo bem construídos, quase palpáveis e bem característicos ? de forma que nos acostumamos com suas formas de agir e pensar ?, com uma grande trama muito bem trabalhada e construída de forma inteligente, perpassando diferentes pontos de vista em uma linha cronológica perfeita, com um humor próprio para a idade dos personagens e com uma importante mensagem em favor da liberdade, da igualdade e dos direitos de todos os homens.

Apesar de tratar constantemente de política, a linguagem é fácil para o público jovem e todas as questões são bem explicadas, de forma a não deixar dúvidas sobre as intrigas entre os países. Além disso, a fluidez e dinâmica tornam a história muito envolvente e divertida para o público.

O livro prendeu meu interesse do início ao fim, deixando pequenas suspeitas do que pode ser tratado nos próximos livros da saga. Já aguardo ansiosamente mais notícias sobre isso, e vocês?

- Ana

LaRue.7 17/01/2021

"Um governo ruim, não justifica outro pior".

A leitura de Krystallo foi simplesmente incrível, muito bem escrita, aborda temas políticos de uma maneira bem mais descontraída. Os personagens são muito bem construídos, a evolução de cada é perfeita. Não consegui criar uma afeição muito grande quanto aos protagonistas. Ricardo, o irmão de um dos protagonistas é de longe meu personagem favorito, gostei muito do desenvolvimento dele, o amadurecimento. Foi uma leitura bem fluída, adorei a magia criada e senti muito a mistura de Harry Potter com Jogos Vorazes como o autor tinha prometido.

@sandraalmeidaeseuslivros 03/01/2021

Uma fantasia distopica, com muita aventura.
Uma sociedade onde as duas maiores potências, Opus e Econ, vivem uma guerra há mais de 100 anos. Tomé Stalmer de Econ presencia um atentado a um dos principais prédios do governo e isso muda completamente seu destino. Gray Frost é de Opus e é sequestrada no dia do seu aniversário por uma organização secreta. Ambos descobrem que viviam uma grande mentira e passam a ter um papel importantíssimo em toda estória.
As questões políticas são muito bem construídas e a trama nos envolve do começo ao fim.

Gio 03/01/2021

Uma das melhores fantasia nacionais
Krystallo é uma fantasia muito bem construída, o livro é cheio de reviravoltas. O livro faz uma excelente crítica social, ao mesmo tempo, o autor também traz muita magia e mistério.
Outra coisa que me cativou muito durante a leitura foi a riqueza de detalhes presente em cada lugar descrito na obra. Krystallo foi uma das minhas melhores leituras do ano, fiquei fascinada pelo universo criado pelo autor.

Jú Pachêco @jujuba_literaria 01/01/2021

Incrível!
?Eu vos digo, não há nada mais perigoso para uma nação do que um falso pacifista E ESTE PAÍS ESTÁ CANSADO DE FALSOS PACIFISTAS! ?
_
Econ e Opus são dois países que estão em guerra há mais de 100 anos devido a suas divergências políticas e disputa pelo poder. Movidas por um krystallo de energia, a guerra é simplesmente infindável e as vezes a população sente isso na pele. Dois jovens de países distintos, vidas distintas e que acabam de alguma forma metidos no meio da guerra. Falsas guerras, países desconhecidos, manipulação da mídia e do governo, corrupção, mentiras, uma sociedade secreta prometendo um novo futuro e crimes impensáveis estão enroladas nessa trama de tirar o folego!
_
Uma coisa sobre esse livro: quanto menos você souber, melhor. É simplesmente difícil falar de Krystallo sem soltar spoilers que vão destruir as surpresas que esse livro traz. Todos os personagens são bem fundamentados, principalmente Gray e Tomé, os protagonistas principais, além disso o livro é bastante descritivo nos fazendo praticamente viver cada uma das cenas. Admito que demorei bastante para ler esse livro, pois as vezes a escrita fica um pouquinho lenta e com pouca ação, mas isso não quer dizer que o livro não seja incrível. O livro é uma distopia, tratando de um governo totalmente manipulador e uma sociedade que promete mudar tudo aquilo, mas com intuito de beneficiar somente uma minoria. Os questionamentos e reflexões são bem gritantes ao longo da obra e vi muita coisa igual aos governos que vemos pelo mundo afora, inclusive o nosso. Acredito que esse livro é muito importante para que possamos abrir os olhos diante de situações seríssimas que estão acontecendo no Brasil atualmente e não nos deixar levar pela manipulação. Eu poderia passar horas comparando o livro com a vida real, mas vou deixar vocês descobrirem quando lerem essa belezura.

Hobbits Leitores 29/12/2020

“Krystallo – Jornadas para além das fronteiras”, de Raphael Fraemam
Ao começar a leitura de Krystallo, deparamo-nos com o capítulo “zero” que logo de cara prende a atenção. Através dele se começa a ter uma ideia do que vai gerar boa parte da trama nessa fantasia distópica maravilhosa, fazendo com que o leitor engate a marcha e pise no acelerador sem pestanejar!

Em Econ, somos apresentados a Tomé, estudante prestes a fazer mais um exame nacional, depois de passar os dias grudado na frente no computador, assistindo as caras aulas compradas com muito esforço por sua família.

Referidas aulas trazem um ensino selecionado com a versão mais favorável de Econ e não condizente com a realidade, que gera adultos um tanto cegos, como a mãe e o irmão de Tomé.

Em Opus, somos apresentados a Gray, também estudante, mas em uma realidade totalmente diferente de Tomé. A menina tem aulas presenciais que assiste em uma sala precária com mais de 300 alunos.

Neste início, já é possível notar as diferenças gritantes que existem entre os dois países, mas nem que por isso deixam de ter suas semelhanças, a começar pelo governo que ilude a população. Todos os livros e estudos existentes nos dois territórios trazem somente a ideologia e os deveres impostos pelo governo. De acordo com este, tudo que ficasse além da fronteira era arcaico e não importava, pois o conhecimento e o avanço tecnológico não existiam. Ledo engano!

Tudo muda quando o prédio do serviço de inteligência de Econ explode e, em Opus, Gray é raptada por um caminhão preto, logo no dia de seu aniversário.

A explosão estranha, tida como um ataque de Opus e assim divulgada pela mídia do governo, causa estranhamento a Tomé, pois referida explicação não fazia sentido para o garoto, que presenciara e gravara o acontecimento em seu celular.

Tais fatos se revelam o inicio da jornada dos protagonistas, que tem o seu mundo virado de cabeça para baixo: Gray se pega a bordo da estranha embarcação Katrina e Tomé, ao ter seu celular roubado, na tentativa de recuperá-lo, descobre-se no reino de Stae. A partir daí, começam a ter muitas revelações sobre a verdadeira face do governante de seus países e as dificuldades em seus caminhos se multiplicam.

Para defender a democracia, a população e seus entes queridos, os personagens precisarão fazer de tudo para evitar um golpe de estado que, até então, a venda da ignorância e da crença fiel em seus governantes não deixava enxergar.

Nesta aventura impressionante, de um lado temos Gray, Jinan e Maggi, de outro, Ricardo e Marion, e no meio de tudo isso o Esquadrão Delta (Cesar s2), todos colocando a vida em perigo para evitar que Econ e Opus, ocupados por um governo ruim fossem tomados por outro ainda pior! O que será que acontecerá com eles?

Em “Krystallo” encontramos organização criminosa, críticas arrebatadoras e construtivas, piratas, exércitos e criaturas fantásticas que tornam a história extremamente substanciosa e especial, porém o que mais encanta são os personagens, seus ideais e discursos.

E por falar nisso, nunca um discurso político em prol da humanidade e da democracia me emocionou tanto, e veio de um personagem para o qual o leitor torce o nariz no início da história.

O autor soube colocar as palavras certas na hora mais propícia, encaixando-as em um perfeito tetris. É muito gratificante ler uma obra assim. Com certeza virou uma das minhas fantasias favoritas, juntamente com O Senhor dos Aneis e a série O Legado Folclórico.

Raphael, meu filho! Continue esse trabalho incrível! Estou doida para saber quais serão as próximas aventuras da Saga Krystallo! Segundo livro #vemnimimseulindo

Por Babih Hilla.

site: https://hobbitsleitores.blogspot.com/2020/10/krystallo-jornadas-para-alem-das.html

Felipe 26/12/2020

Após o final da Segunda Guerra Mundial, um rápido processo de mudança na configuração política no mundo. Podia-se ver uma grande polarização do mundo em dois blocos, um capitalista e outro socialista. Na América Latina, essa polarização exerceu grande influência nos governos. Os Estados Unidos chegaram a apressar a formação de alianças regionais com vistas a combater a expansão soviética e comunista na América Latina.

À época, o inimigo dos EUA não era mais representado pelos antigos regimes autoritários de tendência fascista, mas por governos reformistas ou movimentos sociais capazes de pressionar o governo por reformas políticas e sociais, o que prejudicaria os interesses norte-americanos. Naquele período, a exportação de ideais norte-americanos para o Brasil não se dava apenas por meio da ação de emissários e viajantes.

Também foram enviadas grandes expedições científicas ao Brasil. Diversas traduções foram levadas ao nosso país por editoras estadunidenses. No cenário descrito, era possível constatar uma grande influência dos autores estadunidenses sobre os autores nacionais brasileiros.

A Guerra Fria acabou há quase 30 anos, embora conflitos entre Rússia e Estados Unidos instilem em alguns analistas políticos a crença de que elementos daquele período ainda estão presentes nos dias de hoje. Ela chegou a inspirar diversos autores tanto no período em que vigorou quanto após o seu término.

Em “Krystallo: Jornada para Além das Fronteiras”, livro lançado pelo autor brasileiro Raphael Fraeman em 2018, vemos um enredo ambientado em um mundo fantástico que muito se assemelha ao contexto político da Guerra Fria. Econ e Opus eram as duas maiores potências do planeta e estavam em conflito. Econ representava o futuro e o progresso. Opus, por sua vez, representava o atraso e o retrocesso. O conflito mencionado anteriormente decorre de disputas por cristais de energia.

Naquele contexto, acompanhamos Tomé Stalmer, ao qual um dos focos narrativos do livro se dedica. Ele morava em Econ e era o segundo filho de Ângela Stalmer. Era um estudante com facilidade de aprendizado. Após alguns acontecimentos, um dos quais mencionarei ao longo desta resenha, Tomé tem o seu celular roubado e, na tentativa de recupera-lo, se envolve em grandes aventuras.

O outro foco narrativo da história se dedica a jovem Gray Frost. Habitante de Opus, a narração da vida de Gray nos permite conhecer melhor a potência. Em Opus, a prática da escrita como um Lazer era proibida. Educação e saúde eram gratuitas.

Gray era exemplar tanto como filha quanto como aluno. No dia do seu aniversário, ela é sequestrada. Inicialmente, explicações para o ocorrido não são fornecidas. Em meio ao sequestro, acaba chegando a um navio, Katrina. A partir deste momento, passa a vivenciar as aventuras narradas ao longo do livro.

Gostei muito da forma como a história foi contada. Cada capítulo terminava em meio a um acontecimento impactante que despertava a minha curiosidade a respeito do que aconteceria no próximo em que o foco narrativo se encontrava. É uma história para ser lida rapidamente.

Uma vez que o enredo é dividido em dois focos narrativos, concluimos a leitura de um capítulo diante de um gancho para dois capítulos a seguir. Isso estimula o leitor a concluir a história em um breve espaço de tempo. A escrita do autor é leve, o que impede a exaustão do leitor e permite que ele abstraia as principais reflexões trazidas pela história.

Para mim, o ponto forte da história está em sua originalidade. Raphael Fraeman reinventa criaturas mágicas contidas em outros livros de ficção e os adapta ao universo que criou em Krystallo. O exemplo mais ilustrativo disso está na aparição dos piratas na história.

Conclua a leitura da resenha no blog. Caso tenha gostado da resenha e deseje ler outras nos mesmos moldes, siga o perfil no instagram: @literaturaemanalise

site: https://literaturaeanalise.blogspot.com/2020/12/resenha-krystallo-jornadas-para-alem.html

Edu | @leituraelfica 23/12/2020

Esse livro foi tudo pra mim
Não sei se ainda estou em condições de escrever uma resenha sobre um dos livros favoritos do ano pra mim.

Onde todos os elementos que eu gosto estavam presentes, os protagonistas são ótimos e com personalidades construídas além do amadurecimento de cada um ao longo da jornada que estão trilhando aqui.

O mundo com um toque de magia na medida, cheia de intrigas políticas e reflexões necessárias (o tanto de quotes que eu marquei vocês não tem noção).

Acho que é um livro que eu indico pra quem gosta de fantasia ou pra quem quer começar a ler fantasia. Apesar do arco "se fechar no final" fica espaço pra ser trabalhado em um segundo volume que o próprio Raphael Freamam já anunciou e eu estou extremamente ansiosa.

Simplesmente perfeito S2 comprei o livro físico e pretendo reler novamente antes do lançamento do segundo.
Leiam, leiam e leiam!!