Velhos são os outros Andréa Pachá

Resenhas - Velhos são os outros

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Roberta 16/04/2022

Velhos são os outros
Esse livro é recomendado para pessoas que gostam de aprender com os mais velhos. Além de tudo, ainda podemos ter uma noção de como iremos estar, se chegarmos nesse estágio. Boa sorte para nós!

A escritora é uma juíza, a escrita é boa e a experiência dela parece bem ampla. Gostei muito!
CPF1964 16/04/2022minha estante
Não conhecia este livro. Muito obrigado pela dica.

Roberta 16/04/2022minha estante
Gosto dessa escritora. Salvo engano ela tem outros. Vale a pena conhecer.

CPF1964 16/04/2022minha estante
Ok. Irei ler. Obrigado.

Letícia Vincenzi 14/01/2021

Sobre parar para pensar na velhice
Lindo, um receptáculo do talento que a juíza Andréa Pachá possui de transformar o pragmatismo jurídico em arte, sobretudo à condição humana da velhice. Este livro me fez refletir sobre os meus pais, que em algum momento da vida terei que acalentá-los respeitando as suas individualidades, e me deixou saudosa em relação aos meus avós, que partiram sem ter a chance de providenciar que as suas últimas vontades fossem cumpridas, já que traz à tona um aspecto da vida que silenciosamente domina o nosso discernimento, ressaltando a importância de projetar nossos sonhos e desejos enquanto temos autonomia. Eu mesma, que durante o processo do inventário do meu avô, vi a família do meu pai se desestruturar e tive que ouvir meus tios recusarem o convite para a minha formatura, me imaginei em uma das crônicas desse livro.
Everton 14/01/2021minha estante
Que resenha maravilhosa, obrigado por compartilha-la e parabéns pelas palavras carregadas de emoção!

Letícia Vincenzi 17/01/2021minha estante
Obrigada você pelo elogio ?? é um livro breve mas que me despertou uma série de emoções, escrevi a resenha no calor da melancolia após ter finalizado a leitura, super indico

Náthali 29/09/2020

Importantíssimo
Um livro especial que me mostrou o lado das pessoas idosas, que normalmente vemos de maneira idealizada, como essas pessoas são seres de vontade, desejo, falha etc. Foi capaz de me mostrar a vida por outras perspectivas, um livro extremamente empático. Tem histórias felizes e histórias tristes. Chorei em várias kkkkkk. Acredito que seja essencial especialmente para estudando de Direito :)
Náthali 29/09/2020minha estante
estudantes*

Laura Brand 18/12/2018

Nostalgia Cinza
Entre 2012 e 2017, a quantidade de idosos cresceu em todos os estados brasileiros. Em 2017 nosso país já registrou 30,2 milhões de idosos, mas mesmo com esse número tão expressivo, a terceira idade é, muitas vezes, renegada. A literatura tem um papel fundamental na construção e desconstrução do pensamento, muito além do entretenimento. Trazer um novo olhar para uma temática pouco explorada e procurada por grande parte da população do país é um serviço público de valor inestimável. Em Velhos são os outros, Andréa Pachá trata com sensibilidade e honestidade os mais diversos tipos de perfis de pessoas "no fim da vida". Um livro divertido, sensível e emocionante.
Vivemos com medo de morrer, envelhecer nos parece simplesmente inaceitável. Associamos a velhice ao fim da vida e ao começo das dependências, incapacidades e esquecimento. E quando chegamos à velhice muitas vezes somos constantemente relembrados de que estamos e somos velhos. Como se o ciclo da vida tomasse um rumo em direção à vergonha. Como se ser velho fosse motivo de embaraço e angústia. Nos recusamos a pensar no envelhecimento e quando ele chega parece que não basta que nos sintamos velhos, o mundo precisa nos assegurar que é verdade.
Em Velhos são os outros, Andréa Pachá traz novas visões sobre todas as possibilidades de ser idoso e desconstrói estereótipos ao mesmo tempo em que toca o leitor com histórias engraçadas, românticas e de partir o coração. Depois de quase vinte anos à frente de uma Vara de Família, cuidando de casos de divórcios, pensão, guarda e convivência familiar, a juíza Andréa Pachá se viu diante de um novo desafio: assumir uma Vara de Sucessões, onde lidaria com julgamentos de inventários, testamentos e curatelas. É a partir das experiências dessas audiências que Pachá desenvolve seu novo livro Velhos são os outros.
Andréa apresenta um novo olhar sobre a velhice e o que é ser velho por meio de contos curtos em que ela compartilha as histórias que foram parar em seu gabinete. Além de narrar os fatos e relatar as causas e desfechos de cada um dos casos em que trabalhou na Vara de Sucessões, Andréa faz suas próprias reflexões acerca da velhice, do entendimento em relação à idade, da autoestima, dos desejos no "fim da vida", no próprio conceito de velhice e faz de seus encontros e desencontros um espelho para as próprias angústias e sentimentos.
Velhos são os outros intercala relatos de Andréa sobre casos julgados por ela ao longo de seu tempo na Vara de Sucessões, com depoimentos de idosos a respeito da velhice ou relembrando algum episódio marcante, engraçado ou trágico que ajuda a ampliar as formas de ver e entender a terceira idade. Em sua própria narrativa, Andréa tira os idosos do papel de vítima e os coloca como protagonistas de suas próprias histórias ao descrevê-los mais, contar um pouco de sua trajetória, usar os diálogos de terceiros para descrever e exemplificar melhor os velhos. Mas isso se torna ainda mais evidente quando ela dá o espaço de fala para outros idosos, que ganham algumas páginas próprias, em primeira pessoa, para falar sobre algum aspecto da velhice. Ao fazer isso, Andréa coloca os velhos à frente de suas narrativas, devolvendo-lhes sua voz e seu protagonismo. Eles falam por si, eles tomam as rédeas da mensagem que querem deixar.
A edição do livro é um bônus à parte. Com uma fonte um pouco maior, contos curtos e bem divididos ao longo do livro, parece que o próprio livro foi pensado para ser um aconchego para todas as idades. A diagramação é extremamente agradável e faz com que a leitura flua com facilidade. Além dos cadernos do miolo em papel amarelo que correspondem aos acontecimentos narrados por Andréa, os depoimentos dos idosos são encaixados ao longo do livro em um papel diferente, dando mais destaque para esses relatos e variando o interior do livro. A capa é simples, mas extremamente elegante.
Velhos são os outros é um livro especial. Gosto de mergulhar em novas abordagens e Andréa Pachá fala da velhice de um jeito inédito e delicioso. Aliando literatura e não ficção, a juíza nos presenteia com sua experiência, com sua delicadeza, sensibilidade e com suas reflexões extremamente pontuais e inteligentes. Velhos são os outros é um daqueles livros para ampliar nossa visão de mundo fazendo uso de novos formatos, sem deixar de lado a seriedade do tema. Com uma linguagem envolvente e histórias apaixonantes, Andréa Pachá escreveu um livro que deveria ser lido por todos. O que fica? A empatia.

site: http://bit.ly/velhossaoosoutros

Ju Fornazier 24/07/2019

Velhos são os outros
Mais um livro ricamente escrito, com emoção, amor, tristezas, angústias e medos, temas permeantes a velhice e sua bagagem.
Andréa Pachá, além de juíza, tem o dom de levar ao papel muitas e intensas emoções.
Mais um dela, lido e adorado.
Que venham outros!

Ernani.Maciel 01/09/2019

Que baita reflexão acerca da vida
Terminei a leitura e imediatamente comecei, no que a mim couber, claro, a programar a minha aposentadoria. O brasileiro, infelizmente, não é um bom planejador, especialmente quando se trata da velhice e da morte. Se esquiva de tomar decisões que acabarão por reverberar naqueles que amamos ? ou não ? após a morte.

Nenhum ser humano é capaz de ser inteira e totalmente justo. Tampouco acredito que alguma divindade ? caso exista - seja justa.

No entanto, é possível ser sensato, sensível e ouvinte atento quando se trata de decidir pelo outro. Andréa é um exemplo do mais próximo que conseguimos chegar à justiça. Quando necessário, a fim de pensar e fazer uma análise com mais calma e profundidade, não teve medo de adiar sessões, quantas vezes julgasse necessárias; impactou-me seu cuidado para com os mais fracos, inocentes, carentes e emocionalmente abalados.

Um livro singelo que me tocou bastante. Fez-me enxergar que raras vezes nos depararemos pelo caminho com pessoas tão altruístas quanto a juíza Andréa e que depender do outro, especialmente do Estado, deve ser a última ou a inevitável opção.

Edição: excelente, letras grandes e texto bem revisado.

Letuza 14/12/2019

Histórias lindas
Andréa Pachá é juíza, colunista e tem um talento incrível para contar histórias. O livro reúne algumas das histórias ouvidas e vividas pela juíza em seus anos na Vara de Sucessões. As histórias trazem reflexões sobre morte, incapacidade, amor, aceitação, abandono, cuidado, enfim, sobre a humanidade. São relatos emocionantes, sublimes, às vezes surpreendentes, escritos com muito talento e lucidez. A visão que temos da velhice, da morte, é tão míope, tão equivocada, e não pensamos, não conversamos sobre isso. Então simplificamos dizendo que quando alguém envelhece volta a ser criança. Essa infantilização do idoso não ajuda e não é justa. Por isso o livro de Andréa Pachá é tão importante. O Papa Francisco disse : ?Onde não há honra para os idosos, não há futuro para os jovens?
Todos deviam ler esse livro ? ! Dica de @books_resenha e @hugozaher
#andreapacha #velhossaoosoutros #livros #leitura #amoler #vamosler #respeiteosidosos

Aline221 13/04/2020

Muitas reflexões...
É um livro cheio de histórias de pessoas diferentes que tiveram contato com a autora do livro em alguma audiência no tribunal.
Algumas histórias são tristes, outras emocionantes e algumas engraçadas.
A velhice é o tema que coincide em todas as histórias.
E haja reflexão durante essa leitura, heim!

Manu 14/05/2020

Realmente seria difícil ser decepcionada pela juíza Andréa Pachá e nesse novo livro temos uma emoção diferente dos dois anteriores. Velhos são os outros nos traz casos e histórias que são vividos por aqueles que envelhecem e o porquê negamos tanto o envelhecer, a doença e a morte. Digo que é, assim como os outros livros escritos pela autora, uma leitura arrebatadora. Os questionamentos que nos cercam após ler o livro são de tirar o fôlego e talvez até lágrimas. Mais uma leitura que indicaria a todos, sem exceção.

Bruna 31/05/2020

Um livro para se ler aos 20, 30, 50 ou 80 anos. Uma análise de sentimentos envoltos da velhice, com simplicidade e delicadeza. Crônicas sobre o que nos espera - ou achamos que esperamos.

Fabi.Filippo 19/06/2020

Velhos são os outros
O título me deixou muito curiosa e por isso comprei . Não conhecia a autora Andréa Pachá, e me interessei mais ainda pela obra quando li a sinopse e a biografia da autora , uma juíza que após muitos anos atuando em uma vara de família , migrou para uma vara de sucessões, trabalhando com processos de inventários, curatelas e interdições.
Alguns meses depois tive a oportunidade de assistir ao vivo uma palestra da Andréa sobre Bioética num congresso de Geriatria.
Bem, o livro é uma coletânea de crônicas fictícias , porém inspiradas em muitas histórias reais. São histórias que nos fazem pensar e refletir. Algumas bem humoradas mas todas levantam questões que vale a pena questionar : E se fosse com meu pai ou com minha mãe ? E se fosse comigo?
Você gostaria que seu filho decidisse por você o que fazer com seus objetos , sem te consultar ?
E se você viúva arrumasse um namorado e achassem que apenas por isso você envelheceu ?
Essas são apenas algumas questões para reflexão.
Uma leitura leve apesar do tema que muitos preferem evitar : Velhice.
Acredito que a maioria quer viver muito, e se viver muito nos tornaremos velhos . Ou você pensa que velho são apenas os outros ?

Tiago 05/01/2021

Excepcionalmente incrível
Não sei se foi a época da minha vida, relatividade astral ou coincidência cósmica, mas eu adorei demais esta belezura. Entrei numa livraria de Brasília e encontrei o dono conversando com os clientes, explicando do negócio comercial, falando sobre livros, autores e melhores temas. Me interessei, cheguei mais perto e logo estava papeando.. Neste contexto, ele me indicou Andréa Pachá... Foi como luva.
Fiz a leitura de todo o livro na volta para casa, durante check-in - uber - aeroporto e voo.
Foi incrível a experiência de pensar sobre a velhice e sobre a morte entre as nuvens.
A escrita é impecável, a mudança de contos e histórias é algo extremamente valoroso e a reflexão final, cativante, comovente e pertinente.
Achei o material incrível, com um português perfeito (palavras bem escolhidas que dá gosto de ler) e uma temática surpreendente.
Vai para os meus favoritinhos!

1 | 2 | 3 | 4 | 5