O feminismo é para todo mundo

O feminismo é para todo mundo bell hooks

Resenhas - O feminismo é para todo mundo

DaniK 14/08/2021

O feminismo é de esquerda
Por este livro consegui ver como o feminismo é de esquerda e é revolucionário.
Interessante para conhecer melhor esta praga que se chama feminismo. Lobo em pele de cordeiro.
Isamlcc0 14/08/2021minha estante

Pouco doida hahahahaha

lulu 14/08/2021minha estante
se trata

Lena Garcia 14/08/2021minha estante
Feminismo é de esquerda mesmo oh glória ???????? que essa praga se espalhe bastante ??

Lolla 14/08/2021minha estante
apaga que dá tempo kkkkk

Ana 14/08/2021minha estante
é cada coisa que a gente ver

lia grace 14/08/2021minha estante
@Lena Garcia, amém?

Suellen271 14/08/2021minha estante
Kkkkk ..pelo jeito não entendeu nada ..??

g (ella) 14/08/2021minha estante
que vergonha acorda

Carlos Morgenstern 14/08/2021minha estante
Meu Deus, como existe gente que só fala abrobrinha

Livraneando 14/08/2021minha estante
Ai deos KKKKKKKKKKKKKK

lia grace 14/08/2021minha estante
às vezes eu leio cada coisa que chego a me perguntar se valeu a pena a criação da escrita na mesopotâmia

juu 15/08/2021minha estante
DEUSKDJDKFKFMKFNJK

beatrizsamogim 19/08/2021minha estante
KKKKKKKKKK PQP

Manuela 22/08/2021minha estante
Se tivesse lido de verdade sairia da leitura com outra conclusão.

peü 07/10/2021minha estante
Chacota!

Canoff 20/10/2023

O feminismo é para ninguém... Ou melhor, é para quem não estudou sobre feminismo.
A melhor forma que tenho de resenhar esse livro é comentando, complementando, explicando e desmentindo informações que a autora usa para viabilizar o movimento feminista. Por ser um livro atual, achei que a refutação seria mais difícil, mas percebi que o movimento feminista continua dando origem a livros que são um fiasco. Marquei muitas citações para refutar/comentar, mas o livro é tão fraco que, infelizmente, torna-se inviável colocar tudo. Entre as citações que não estão aqui, a autora abordou maternidade, paternidade, aborto, trabalho, espiritualidade, masculinidade (que, aliás, ela também não sabe o que é) e violência. Todas essas pautas tinham frases irrisórias e lamentáveis. Dadas as explicações, vamos para o que interessa…

___________________________________________________________________________
“A principal maneira de o público leitor tomar conhecimento de um livro é vê-lo exposto nas livrarias e/ ou lendo resenhas sobre ele. Quando uma obra é dissidente e progressista, dificilmente é muito resenhada nos meios convencionais.”

Explicação: A primeira possível inverdade do livro já se encontra no início do primeiro capítulo, quando a autora afirma que livros progressistas raramente são resenhados nos meios convencionais. Embora essa afirmação seja compreensível, a autora deixa de mencionar um ponto importante: atualmente, o progressismo está ganhando destaque em todo o mundo, e a batalha cultural teve impactos significativos no Ocidente. Isso resultou na inversão da situação, em que livros conservadores ou contrários ao progressismo muitas vezes enfrentam obstáculos para obter espaço em uma mídia que, segundo argumenta-se, se tornou enviesada. Isso é evidenciado pela onipresença do feminismo em muitos aspectos da sociedade.

___________________________________________________________________________
“Ao olhar para meus quarenta anos de carreira como escritora de teoria feminista, fico boquiaberta com o fato de meu livro ainda encontrar leitores e de ainda educar para uma consciência crítica.”

Explicação: Pois é. Quarenta anos de carreira como escritora feminista e a senhora omitiu várias coisas num livro que, segundo as feministas, é um livro referência para entendermos o feminismo. Não vi a menção às principais teóricas feministas, não vi as pautas que o feminismo diz brigar, não vi nada da espinha dorsal do movimento, que a senhora diz ser tão importante. Quarenta anos e um livro que não diz nada.

___________________________________________________________________________
“Ao longo dos anos, como a diversidade de vozes femininas e masculinas que se reúnem para debater, escrevendo incríveis teorias feministas e de crítica cultural aumentou, e o meio acadêmico se tornou, e tem se tornado, o principal cenário da disseminação do pensamento feminista.”

Explicação: Para variar, mais uma distorção. Dizer que os homens participam ativamente da discussão sobre feminismo é uma piada. Vocês, feministas, inventaram o famoso “lugar de fala”, onde os problemas só podem ser discutidos pelas pessoas que sofrem ele. Uma piada, não? Mulheres discutem sobre problemas masculinos, e eu nunca vi nenhum homem dando chilique por aí. A respeito do meio acadêmico, dizer que as universidades estão se tornando locais de discussão sobre feminismo também é mentira. As universidades do mundo, inclusive as americanas, estão sendo sufocadas pelas pautas progressistas. Professores contrários estão sendo obrigados a ensinarem ideologia aos alunos, e o feminismo faz parte disso tudo. Como a senhora bem citou, há salas especificas nas universidades para tratar de feminismo, e essas salas não aceitam homens.

___________________________________________________________________________
“Com frequência, estudantes das disciplinas de Estudos de Mulheres que desenvolveram consciência crítica relatavam a dificuldade de explicar para a família e os amigos a nova maneira de pensar.”

Explicação: Terão dificuldade mesmo. O movimento feminista é uma bagunça. Ninguém sabe explicar o que é feminismo, como a senhora mesmo disse no livro, ninguém consegue entender como o movimento luta por problemas que nunca existiram. Os idosos trabalharam a vida toda, as mulheres nunca sofreram essa opressão que o feminismo diz combater. Desde os anos 2000, feministas dizem ter o seu próprio feminismo. Você chega para debater e elas tentam ganhar a discussão dizendo: “ah, o meu feminismo não é assim”, “isso é feminismo radical. Eu não sou radical”. Para essa falta de foco, temos aquela máxima: se o feminismo é tudo, ele não é nada.

___________________________________________________________________________
“Eu contava para meus estudantes que tinha intenção de escrever um livro que explicasse o pensamento feminista, um livro que você poderia levar para casa e compartilhar com parentes, com pais e mães, avós e membros da igreja.”

Explicação: Pois bem, +170 páginas e não disse nada que serviu para explicar o que é realmente o feminismo. Como alguém escreve um livro sobre um assunto e não começa pela teoria? Pela origem? Eu sei o porquê das teóricas feministas não estarem presentes nesse livro, já que se estivessem, não tem como defender o movimento, né? Para dar uma colher de chá, a autora menciona o livro da B. Friedan(Mística Feminina), mas não fala nada do livro e muito menos da autora. Antes que eu esqueça, se a igreja for realmente boa, abominará tudo que provém do feminismo/progressismo.

___________________________________________________________________________
“Eu queria que tivessem uma resposta para a pergunta “o que é feminismo?” que não fosse ligada nem a medo nem a fantasia. Queria que tivessem esta simples definição para ler repetidas vezes e saber que: “Feminismo é um movimento para acabar com sexismo, exploração sexista e opressão.” Adoro essa definição, que apresentei pela primeira vez há mais de dez anos em meu livro Feminist Theory: From Margin to Center . ** Adoro porque afirma de maneira muito clara que o movimento não tem a ver com ser anti-homem. Deixa claro que o problema é o sexismo.”

Explicação: Ué, cadê os quarenta anos de estudo? Como assim não consegue definir o que é feminismo? Quarenta anos e não consegue responder uma questão teórica? A senhora começou os estudos de forma decrescente? Supondo que o problema seja sexismo(o que não é), vocês, feministas, devem criticar as mulheres que se sexualizam, não acha? Se o feminismo empodera a mulher e o problema é sexismo, lutem contra essas cantoras e outras personalidades que sexualizam o corpo em troca de dinheiro. Sexualidade em troca de dinheiro tem um nome…

___________________________________________________________________________
“Homens, como um grupo, são quem mais se beneficiaram e se beneficiam do patriarcado, do pressuposto de que são superiores às mulheres e deveriam nos controlar. Mas esses benefícios tinham um preço. Em troca de todas as delícias que os homens recebem do patriarcado, é exigido que dominem as mulheres, que nos explorem e oprimam, fazendo uso de violência, se precisarem, para manter o patriarcado intacto.”

Explicação: Sim, vocês podem perceber que os homens adoraram ter que perder a vida, perder os amigos, o país, a casa, a esposa, os filhos para conseguirem implantar o “patriarcado”. Nós festejamos o patriarcado a todos os anos. É realmente uma coisa muito boa de se viver. Vocês, mulheres, não têm a noção do quão bom é.

__________________________________________________________________________
“No início de minha resistência à dominação masculina, de minha rebeldia contra o pensamento patriarcal (e de minha oposição à mais forte voz patriarcal em minha vida: a voz de minha mãe), eu ainda era adolescente, suicida, deprimida, sem saber como encontraria um significado para minha vida e um lugar para mim. Precisei que o feminismo me desse uma base de igualdade e justiça em que eu pudesse me erguer.”

Explicação: Tu estava precisando era de uma coisa para ocupar a cabeça. Limpar o quintal, varrer uma casa, lavar uma louça, e deixar a sua mãe em paz, que deveria ter uma vida complicada dado o período em que ela viveu.

___________________________________________________________________________
“Mamãe mudou de opinião sobre o pensamento feminista. Ela vê a mim e a todas suas filhas (somos seis) vivendo uma vida melhor por causa de políticas feministas.”

Explicação: Eu queria perguntar para a sua mãe sobre isso. Queria muito saber o que realmente o feminismo fez por ela ou pelas filhas. Será que você realmente estudou sobre o que o feminismo conseguiu? Acredito que não, pois se soubesse, não teria nem escrito esse livro.

___________________________________________________________________________
“O feminismo como estilo de vida introduziu a ideia de que poderia haver tantas versões de feminismo quantas fossem as mulheres existentes.”

Explicação: Volto a dizer: se o feminismo é tudo, ele não é nada. Se algo não tem uma base, uma espinha dorsal, não se trata de algo bem construído.

___________________________________________________________________________
“De repente, a política começou a ser aos poucos removida do feminismo. E prevaleceu a hipótese de que não importa o posicionamento político de uma mulher, seja ela conservadora ou liberal, ela também pode encaixar o feminismo em seu estilo de vida.”

Explicação: Nesse ponto, concordo com a autora. Não há como ser conservadora e feminista. Não há como ser cristã e feminista. Não há como ser de direita e feminista. O feminismo requer um posicionamento bem restrito.

___________________________________________________________________________
“Compreender a maneira como a dominação masculina e o sexismo eram expressos no dia a dia conscientizou mulheres sobre como éramos vitimizadas, exploradas e, em piores cenários, oprimidas.”

Explicação: Vamos aos fatos: a)as mulheres não participavam das guerras; b)não precisavam trabalhar; c)não passavam humilhações e eram protegidas por todos. Isso é ser oprimida? Humilhada? Se formos abordar o contexto contemporâneo, fica pior para as feministas.

__________________________________________________________________________
“Várias delas não tinham doutorado, o que significava que entravam nas instituições acadêmicas recebendo salários baixos e trabalhando mais horas do que seus colegas de outras disciplinas.”

Explicação: Já passou pela sua cabeça que elas recebiam salários inferiores por NÃO terem doutorado? Talvez o motivo da disparidade de salários seja isso. Coisa bem pouca. Só um doutorado.

___________________________________________________________________________
“Homens de todas as idades precisam de ambientes em que sua resistência ao sexismo seja reafirmada e valorizada. Sem ter homens como aliados na luta, o movimento feminista não vai progredir.”

Explicação: Isso não vai acontecer, querida autora. O feminismo se tornou uma piada. Ninguém leva o feminismo a sério, exceto as pessoas que não sabem NADA de feminismo. Os homens dão risada das feministas. A palavra ‘feminista’ virou xingamento. Aliás, até para isso, vocês precisam de homens? KKKKKKKKK

___________________________________________________________________________
“Tudo o que fazemos na vida está fundamentado em teoria. Seja quando conscientemente exploramos as razões para termos uma perspectiva específica, seja quando tomamos uma ação específica, há um sistema implícito moldando pensamento e prática. Logo em seu início, a teoria feminista tinha como principal objetivo explicar para mulheres e homens como o pensamento sexista funcionava e como podemos desafiá-o e mudá-lo.”

Explicação: Exatamente. Tudo é baseado numa teoria e o pensamento molda a prática. Entretanto, isso não corrobora com a premissa feminista. Ao lermos a biografia das ‘mães do feminismo’, encontramos várias coisas agradáveis, como: pedofilia, tentativa de descriminalização da pedofilia e teórica que foi presa por abrir clínicas abortivas em bairros pobres e dizer abertamente que era eugenista, que queria purificar a civilização Sabe quem quis ‘purificar’ a raça humana também? Pois é… o homem do bigodinho.

___________________________________________________________________________
“Imagine um movimento feminista fundamentado na massa, em que o pessoal vai de porta em porta distribuindo literatura e dedicando tempo (como fazem os grupos religiosos) para explicar às pessoas do que se trata o feminismo.”

Explicação: Antes de fazerem isso, primeiramente, consigam dois mil anos de história. Depois, crucifiquem uma feminista e veja se ela ressuscitará no terceiro dia. Se conseguirem, sou todo apoio.

___________________________________________________________________________
“E é claro que precisamos de um canal de televisão feminista, o que não é a mesma coisa que um canal de televisão para mulheres.”

Explicação: Preciso nem comentar, né?

___________________________________________________________________________
“Os cidadãos desta nação não conseguirão conhecer as contribuições positivas do movimento feminista para a vida de todos nós se nós não enfatizarmos esses ganhos.”

Explicação: Desde a Revolução francesa, vocês tentam disseminar ‘os ganhos do feminismo’. Até hoje não conseguiram comprovar e quando lemos mais a fundo, percebemos que o feminismo não conquistou nada para ninguém.

___________________________________________________________________________
“Quando a chamada revolução sexual estava no auge, a questão do amor livre (que, em geral, significava fazer quanto sexo uma pessoa desejasse e com quem desejasse) colocou as mulheres frente a frente com a questão da gravidez indesejada.”

Explicação: Fazer sexo desenfreado com todo ser vivo que encontrar na frente. Se engravidar, não tem problema, mata o bebê. Simples, né? O inferno está cheio desse pessoal simples.

___________________________________________________________________________
“Muitas de minhas parceiras viram o aborto como uma opção melhor do que o uso consciente e cauteloso de pílulas anticoncepcionais. E elas com frequência usaram o aborto como método de controle de natalidade.”

Explicação: Outra citação que não preciso nem comentar. Aliás, aborto é assassinato, não método de controle de natalidade.

___________________________________________________________________________
“Se as mulheres não têm o direito de escolher o que acontece com nosso corpo, arriscamos renunciar direitos em outras áreas da vida.”

Explicação: Sobre o corpo de vocês, vocês podem fazer o que quiser. Se quiserem cortar a orelha com uma tesoura, vão em frente, mas um bebê não é o seu corpo, logo, não vocês não têm o direito de matá-lo.

___________________________________________________________________________
“Enquanto temos sorte de algumas lojas venderem roupas bonitas para mulheres de todos os tamanhos e formas, com frequência, essas roupas são muito mais caras do que as roupas mais baratas que a indústria da moda comercializa focada no público geral.”

Explicação: Roupas maiores = mais tecido e mão de obra = mais caro.

___________________________________________________________________________
“Quando as mulheres adquiriram maior status e poder de classe sem ter comportamentos diferentes dos homens, as políticas feministas foram minadas.”

Explicação: Exatamente. Nem vocês, mulheres, querem o feminismo. Parem de chilique.

___________________________________________________________________________
“Quando o movimento feminista contemporâneo começou, a mão de obra já era mais de um terço composta por mulheres.”

Explicação: Depois que os homens ganharam as guerras, os serviços braçais já eram bem mais tranquilos. Assim fica fácil, né?

___________________________________________________________________________
“(…) O controle de natalidade confiável tornou-se acessível para todas.”

Explicação: O assassinato de bebês confiável tornou-se acessível para todas.***
fontbooks 22/10/2023minha estante

????

Rogéria Martins 19/11/2023minha estante
Resenha impecável! ??

Canoff 23/11/2023minha estante
Vi agora o motivo do Fontinele ter feito uma crítica: ele é rebelde. ?

Lauriene___ 14/01/2024minha estante
não li o livro, porém li sua resenha, e percebe-se que vc é um macho chato pra kct

Canoff 29/04/2024minha estante
Lauriene,

Obrigado! Deus a abençoe.

fleabookz 15/02/2021

Não gostei tanto quanto esperava. Uma introdução inteira falando o quanto era preciso um livro de fácil leitura e que falasse sobre o feminismo ser para todos.
 Tenho dúvidas sobre a proposta ter sido atingida ou não, mas não me agradou muito. Levei 8 dias pra terminar o livro, porque tava achando bem chatinho e não concordo com algumas coisas.
 Faltou referências, "dar nome aos bois", a autora quase não cita outra pessoa a não ser ela mesma. O que custava apontar o nome das tantas "pensadoras feministas"? Deveria haver essa bibliografia para que dirigisse os leitores a outras obras sobre feminismo.
 Ela fala que o feminismo é para todo mundo e isso eu concordo, não dá para ser só uma luta das mulheres. Mas em alguns momentos a autora fala sobre lutarmos pelos direitos dos homens e pra acabar com todas as violências, achei até engraçado essas partes.
 Compreendo que  o patriarcado exerce uma expectativa grande em cima dos homens, pois eles devem ser másculos e poderosos. Porém, eles ainda são mil vezes mais privilegiados que nós mulheres, por isso que estão no topo da estrutura de poder. Então não entendo qual direito exatamente que eles poderiam ter, se estivesse tão ruim para eles, o sistema já teria mudado. O feminismo é justamente porque as mulheres não têm os seus direitos garantidos e acabam sendo controladas pelo patriarcado. Não consigo me sentir disposta a lutar por alguém que já tem tantos direitos garantidos.
 Não acho interessante a troca do termo "violência doméstica" para "violência patriarcal" como a hooks sugere. Muito generalizado, às vezes as pessoas só são mau caráter mesmo, não precisa de toda a culpa de um sistema maior para tentar explicar algum comportamento abusivo.
 Engraçado a persistência de falar o quanto as mulheres podem ser tão violentas e sexistas quanto os homens. E também do problema das feministas excluírem a raça e a classe, porém isso é tão repetido no livro que chega me deu uma preguiça.
 Senti falta de uma crítica aos homens machistas, porque o livro todo eles são tratados como aliados ou como vítimas também. Ela realmente tava muito disposta a querer apagar a ideia de que feminista é anti-homem né? Nem mesmo pra criticar o abandono parental.
 Enfim, é o meu primeiro contato com as obras da bell hooks e não faço a mínima ideia se irei ler outros livros. Tenho medo de pegar outros livros dela e ser mais uma escrita narcisista, onde ela só fala dela mesmo o tempo todo para provar seu argumento.
Martina23 16/02/2021minha estante
O livro dela "E eu não sou uma mulher?" é muito bom, ela faz uma análise bem mais aprofundada sobre mulheres negras e feminismo, desde o período da escravidão, claro que um estudo baseado na vivência de mulheres lá no EUA. O livro tem muitas referências e alguns relatos de pessoas que foram escravizadas.
Nesse livro dela que vc leu, acho que o objetivo dela é só apontar alguns tópicos que precisam ser analisados, observados e discutidos e não realizar uma análise completa. Ela é bem repetitiva mesmo, mas o primeiro volume original em inglês foi escrito em 2000 e essa tradução é recente, então pode ter algumas características ultrapassadas e as formas de análise também pelo fato de ser um livro que já tem 21 anos. E nesse livro ela trás um alerta necessário de que precisamos estudar a teoria feminista de forma decolonial e buscar referências em mulheres que estão dispostas a falar sobre feminismo de um ponto ou lugar de fala não supremacista.

Martina23 16/02/2021minha estante
O livro não é cheio de análise ou de referências justamente por ser voltado para a classe popular e não acadêmica e ela trás as questões como ponto de reflexão. E ainda, não acho que ela errou ao atribuir a violência ao sistema patriarcal, porque todos estamos inseridos nele então todos temos tendências violentas que são fomentadas a partir de um ponto em comum em que a autoridade é construída a partir de um ponto de submissão do outro sujeito, no caso do homem a mulher, no caso da mulher o filho(a) e quando esse sujeito dominante sente o respeito sendo minado, parte para a violência para o meio de conquistar o respeito através novamente da violência e submissão. E acho que isso surge justamente da base patriarcal que dá todos os privilégios aos homens que constrói a partir daí a masculinidade baseada nesses privilégios e "autoridade" incontestável. E a mulher que é inserida nesse sistema também absorve essa idéia conturbada de se obter respeito através da violência então não acredito que a bell hooks esteja totalmente errada com relação a isso.

fleabookz 17/02/2021minha estante
Eu sei que o intuito é alcançar muitas pessoas mostrando que o feminismo é acessível e tals. Além de mostrar que a mulher pode ser tão abusiva e sexista quanto o homem, propagando a "violência patriarcal", só não achei interessante a ideia da substituição do termo dentro do ambiente doméstico.

fleabookz 17/02/2021minha estante
Pretendo ler os outros livros dela ainda.

milfont 21/02/2021minha estante
Concordo em tudo. Acabei de ler esse livro, a minha leitura também demorou, chegava a dar preguiça de pegar no livro. Creio que esse livro serve apenas como um complemento pra quem já entende bastante do assunto, mas, se alguém leigo pegar e ler, irá aprender sobre um feminismo raso e superficial, que aborda apenas sobre os assuntos secundários e generalizados. Achei engraçado o fato de que ela só citava ela mesma. Percebi também que as páginas sobre os assuntos eram poucas, ela não tinha muito o que falar e eram assuntos bastante subjetivos.
Pra ser sincera, totalmente decepcionada.

Thárin 24/05/2020

brilhante bell hooks!
Há um trecho do livro em que ela faz uma reflexão e crítica ao próprio movimento feminista do qual faz parte e que achei super verdadeira: ?não produzimos um corpus de teoria feminista visionária em uma linguagem acessível nem compartilhamos isso por comunicação oral?.

Por essa frase vai minha resenha: esse livro cumpre a função de falar de teoria feminista de forma simples e acessível, sem jargões acadêmicos, milhões de notas de rodapé e citações nem excesso de formalismo.

Serve como ótima sugestão para livro de entrada na teoria feminista, bem como leitura de autorreflexão ou reposicionamento pra quem já está inseride movimento.
Beatriz 24/05/2020minha estante
bell hooks minha maior referência feminista

Thárin 25/05/2020minha estante
Ela é maravilhosaaaaa

Jay 03/06/2020minha estante
Já tá na minha lista!

Thárin 03/06/2020minha estante
Quando quiser, se precisar, já sabe onde tem

Isadora1232 31/07/2020

Em suas primeiras páginas, Bell Hooks explica que concebeu este livro como um guia rápido e acessível sobre feminismo para qualquer pessoa. Com uma linguagem extremamente didática e direta, a autora nos entrega uma excelente introdução ao assunto, praticamente no tom de uma conversa informal. Como toda boa obra introdutória, não esgota o tema, mas é um convite a ler mais sobre teoria feminista e interseccionalidade.
Ao final, dá vontade de sair distribuindo como leitura obrigatória. Pra ser efetiva, a luta contra o sexismo e opressão tem que alcançar todo mundo.
Pedro3945 31/07/2020minha estante
Muito bom!! Sua resenha fez aumentar ainda mais a minha vontade de ler Bell Hooks.

Isadora1232 31/07/2020minha estante
Petros, que legal! Vale super a pena, principalmente como primeiro contato com a autora

Barbara 19/02/2023minha estante
Concordo com você, terminei agora e dá vontade de comprar um lote e distribuir por aí! bell hooks é necessária!

Leandro 28/09/2022

Nehuma surpresa!
Vou te falar, eu mereço um oscar por ter conseguido ler isso até o final, um dos piores livros que já li. Não tive nenhuma surpresa quanto ao discurso feminista, é algo que está se tornando estereotipado, vemos isso nos filmes e séries de hoje em dia. Vemos também na nossa realidade, como, homens pedindo desculpas por ser homem, apenas por ter "ofendido" alguma feminazi ou ter incomodado aquela bolha. Vejo várias mulheres "empoderadas", muitas também advogadas ensinando outras mulheres a dar golpes financeiros em homens. E o tal do homem sexista é uma piada, uma grande hipocrisia! Como se uma mulher também não fosse. Enfim, esse livro não me agregou em nada, esperei o óbvio e estive certo.
cedricasmt 28/09/2022minha estante
homem dando palpite em feminismo ?

Leandro 28/09/2022minha estante
KkkkkK É claro que tinha que aparecer uma feminazi dizendo que homem não tem lugar de fala. Volta pro twitter meu bem, vai viver na sua bolha. Piada!

a mf stargirl ð 03/12/2022minha estante
Sério que vc não gostou? Eu to muito acostumada a ler livros feministas e simplesmente amei esse. Bom, é uma pena q não tenha gostado, mas já q não gostou desse, recomendo ler ?Mulheres, raça e classe? da Angela Davis ou qualquer um dela, na verdade kkkk (se vc não tiver lido e quiser saber mais sobre o feminismo, sabe?)

Caroline 21/06/2022

O feminismo é para todo mundo.
Uma leitura ótima para ser feita aos poucos e com muita reflexão. Demorei mais que o normal para concluir o livro pq sentia a necessidade de absorver o tema tratado em cada capítulo antes de prosseguir.
O livro é dividido em 19 capítulos que, dentre outros temas, trata sobre corpo, beleza, trabalho, raça e gênero, casamento, maternagem e paternagem, espiritualidade etc.
Alguns capítulos conversaram diretamente comigo e me causaram uma sensação de compreensão que vou usar para me aprofundar mais em leituras como esta e refletir sobre o meu lugar em uma sociedade ainda sexista (mas que, admito, vem melhorando a passos lentos).

Alguns dos muitos trechos grifados por mim:

"Sabemos que todas as mulheres do mundo poderiam se tornar feministas, mas, se os
homens permanecerem sexistas, nossa vida ainda será desvalorizada."

"O feminismo, como movimento para acabar com o sexismo, exploração sexista e opressão, está vivo e passa bem."

"As políticas feministas têm por objetivo acabar com a dominação e nos libertar para que sejamos quem somos - para viver a vida em um lugar onde amamos a justiça, onde podemos viver em paz. O feminismo é para todo mundo."

bell hooks é sensacional.?
Débora 21/06/2022minha estante
Nossa, Carol, preciso ler esse!!!

Caroline 21/06/2022minha estante
Vc vai amar ?

Débora 21/06/2022minha estante
Eu imagino!???

13marcioricardo 29/12/2022

Lavagem cerebral
O feminismo é a salvação, o caminho, a religião, o amor, a paz, a verdade e tudo o mais quanto seja bom. A mulher e a humanidade tudo devem ao feminismo.

Quem não conheça a história, quem não conheça o feminismo e quem não pensa, acredita nestas coisas. Com papas e bolos se enganam os tolos. Ao contrário, o patriarcado é tudo de mau. Mesmo quando uma mãe agride uma criança, filho ou filha, isso é culpa do patriarcado...

A autora vive num mundo de contradições. Denuncia as categorias binárias como bem e mal, superior e inferior como uma forma de opressão, mas não deixa de categorizar o homem, o patriarcado e o capitalismo como ruins enquanto faz da mulher, o feminismo e o socialismo bons.

Escreve um livro totalmente sexista em que a ideia principal é combater o sexismo. Brada contra o imperialismo, neocolonialismo e principalmente contra a vontade de poder e dominação, mas quer todo o mundo feminista. Até a masculinidade tem de ser feminista..

O livro é válido de ser lido e a autora tem bem mais arcabouço do que outras como Djamila ou Chimamanda. Entretanto é bom ter um pensamento crítico sobre o que se está lendo para se perceber as muitas mentiras, meias verdades e faltas de coerência.
Pavozzo 30/12/2022minha estante
Elogio-te a paciência que tens com esses livros "feministas" (não sei se aguentaria!).

Tuas resenhas desses livros são-me sempre garantia de aprendizado e boas risadas.

Confesso inclusive que, pelo teor desta resenha, fiquei surpreso pelas 3 estrelas kkkk ?

13marcioricardo 30/12/2022minha estante
Eu acho que se queremos nos aprofundar nas coisas devemos ler os autores que gostamos e concordamos, mas também os que discordamos. Se só lemos o que nos convém pouco mais fazemos do que procurar validar o que pensamos, mas isso não é pensar pela própria cabeça nem pode ser muito profundo. Uma coisa que gostei nesta autora, é que, apesar de tudo, ela parece ter ideias próprias. O que não falta hoje em dia é gente defendendo o feminismo sem nunca ter lido um livro de uma feminista...
De qualquer forma, ao mesmo tempo que Bell Hooks nos tenta convencer que o feminismo teve mais importância do que realmente teve e que deve ser aceite por todo o mundo como algo inquestionável ( ela doura muito a pílula.. ) também vai contando a história e de como as próprias feministas estão sempre em discórdia ou, de como passam a vida a corrigir os seus próprios erros. Para uma ideologia tão perfeita, vacilam demais..

Paloma Costa 03/05/2024

Maravilhoso e necessário
Com uma leitura fluida e cheia de ensinamentos e reflexões, esse livro se tornou um manual de tudo que nós mulheres já conseguimos e do que ainda precisamos conquistar. Com uma escrita fácil de compreender e capítulos curtos, traz temas importantes e essenciais para entendermos melhor o que é feminismo. Achei esse livro perfeito, do início ao fim, com certeza todo mundo devia ler. Maravilhoso. Amei.
Manuella.Licurgo 03/05/2024minha estante
Eu amo esse livro!

Paloma Costa 03/05/2024minha estante
É perfeito

Ruh Dias (Perplexidade e Silêncio) 21/01/2021

Já Li
Quem é bell hooks?
bell hooks foca seus trabalhos na interseccionalidade (ou seja, convergência) entre raça, classe e gênero, mostrando que vários aspectos sociais, políticos e econômicos, quando combinados, foram os padrões de discriminação e preconceito.
Quando criança, bell hooks estudou em escolas segregacionistas no sul dos Estados Unidos, em uma época em que era aceitável e legal (de lei) separar brancos e negros, não só nas escolas, mas também no transporte público, nos banheiros, restaurantes, etc. Vinda da classe operária e com cinco irmãos para ajudar a cuidar, a luta de bell hooks pela igualdade de classe e gênero começou cedo, e se estende até os dias hoje. Ela tem mais de trinta livros publicados e, neste post, vamos focar em uma de suas obras mais conhecidas.

"O Feminismo é Para Todos" foi publicado em 2000. bell hooks diz que buscava um livro que explicasse o feminismo de forma simples e acessível, sobretudo para os homens, e, quando não encontrou nenhum livro assim, decidiu escrever um ela mesma.
Há um pouco sobre tudo ao longo do livro: maternidade e paternidade, direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, luta de classes, sexualidade, dentre outros.

Infelizmente, encontrei algumas inconsistências dentro do discurso de hooks e elas me incomodaram. Vou tentar resumi-las nesta resenha.
- hooks fala sobre as mulheres terem o direito de escolher fazer um aborto ou não, em vez da sociedade/governo determinarem quais são as opções disponíveis. Até aí tudo bem. Porém, alguns parágrafos depois, ela diz que condena o aborto, que nunca faria um e dá a entender que acha suas amigas que já o fizeram "vagabundas".
- na sessão sobre paternidade e maternidade, pensei que hooks falaria sobre os papéis de gênero na nossa sociedade, ou mesmo como o governo dificulta a vida das mulheres quando não oferece políticas públicas de qualidade para as mães e para os pais. Mas ela não falou nada disso, apenas que a violência doméstica também é causada pela própria mulher (!). Quase larguei o livro nesse ponto. Sério mesmo, hooks? Serião que você pensa isso?
- embora fale de sororidade, ela compete com outras mulheres pela posição de "melhor feminista" e duvida que mulheres jovens e bonitas possam ser feministas "de verdade".
- e, coroando a série de frases que tive que ler duas vezes para entender direito, ela diz que homossexuais fazem a escolha de sê-los (e, consequentemente, poderiam escolher a heterossexualidade).

Outra coisa que me incomodou é que, sendo este livro para leigos (como ela mesma diz), há pouco embasamento histórico que promova a educação destas pessoas que sabem pouco sobre feminismo. Há também quase nada de pensamento crítico ou fatos/exemplos reais da sociedade que demonstrem os pontos apresentados ao longo da leitura. Se hooks quer realmente aproximar o público do feminismo, eu não acho que ela tenha conseguido. Ela meramente depositou suas opiniões pessoais no papel e as diz como se fossem verdades não-passíveis de reflexão ou discussão.

Sobre o livro em si, tenho que dizer que a escrita de bell hooks não me inspirou como imaginei que faria. Embora exista uma divisão de temas/capítulos, a sensação que tive foi a de que hooks repetiu as mesmas idéias o tempo todo, apenas mudando a ordem das palavras ou das frases.
Lendo algumas resenhas desta obra, encontrei com frequência a opinião de que a escrita de hooks, nos últimos tempos, decaiu em qualidade, o que me fez pensar que talvez eu não tenha escolhido o livro certo dela como introdução à sua obra.

A coisa toda foi uma tremenda decepção. Fiquei pensando nas pessoas que não entendem sobre feminismo, estavam dispostas a se educar - o que é maravilhoso - e talvez tenham escolhido este livro pelo título acolhedor. É uma pena que ele não cumpra seu objetivo e não entregue o que devia.
Para ninguém dizer que não me esforcei em encontrar algo positivo, pelo menos acredito que o livro leve à discussão e ao debate. Apontar as incoerências de hooks é um bom jeito de aprofundar o entendimento sobre o feminismo e trazer temas importantes à tona. Mas, ainda assim, não é uma leitura que eu recomendo.

site: https://perplexidadesilencio.blogspot.com/2021/01/6-livros-do-feminismo-66-o-feminismo-e.html
lauaras 24/01/2021minha estante
Concordo que em algumas páginas Bell trata a homossexualidade como escolha. Incomoda, mas acredito que na época algumas mulheres tenhão confrontado a sexualidade por acreditar que deveriam odiar os homens. Quanto ao ponto da violência doméstica, achei muito importante porque na infância a maioria de nós somos criados com essa violência física ou psicológica como forma de "correção". É importante que isso seja notado e mudado.

fleabookz 10/02/2021minha estante
Comecei os livros esses dias e também tá sendo o meu primeiro contato com a autora. Não cheguei nem na metade do livro e já concordo com muita coisa que você disse, parece mesmo que ela fica se repetindo em todo capítulo. E acho também que ela tem esse discurso de ser melhor que outras feministas, tanto que vive usando "nós/nosso" quando surge algo positivo. Sinto falta também de datação e de referências sobre o que ela cita.

Carol 28/03/2024

Amei o livro e vou indicar para todo mundo!
simples de ler, muito explicativo e aprofundado na medida certa
traz bons exemplos que deixam mais fácil entender o movimento e seus objetivos
Danny160 28/03/2024minha estante
Como posso fazer para ler um livro aqui desse aplicativo

Danny160 28/03/2024minha estante
Não tô conseguindo alguém me ajuda por favor

Giovana.Kutschenko 14/02/2024

Muita teoria, pouca prática
Comecei a ler o livro porque já tinha lido outro da mesma autora relacionado ao amor, então pensei que esse estaria no mesmo nível, acabei me decepcionando bastante com a forma que o tema é abordado, focando mais na teoria do que na ação feminista em si, me deixando com uma base em palavras mas sem tanta consciência em relação a atitudes verdadeiramente feministas. Apesar do livro ser curto e ter uma linguagem acessível, demorei bastante para o ler por completo, o tempo todo me cansava da narrativa e lia outros livros para me distrair e depois tentar retornar. Acredito que a intenção foi boa, mas penso que mais exemplos práticos teriam tornado a leitura mais leve e fluída. Enfim, o livro é bom mas essa parte me pegou bastante.
nay.gba 14/02/2024minha estante
O Irmãs do Inhame é prática diária de autocura, gostei bastante.

nay.gba 14/02/2024minha estante
Dela também, são mais de 40 títulos da Bell de muitos gêneros

Raira26 17/01/2022

Um livro muito bem elaborado sobre como o feminismo é um movimento importante pra nossa sociedade, mas que teve várias de suas pautas deturpadas ao longo dos anos. Gostei muito da autora afirmar que escreveu um livro que ela gostaria de ter lido quando era mais nova. Eu já tinha lido outras obras feministas mas essa é a primeira que vi com linguagem acessível e ao mesmo tempo sem tirar a profundidade do assunto. Me pergunto o porquê de nunca ter lido bell hooks antes.
Anderson 17/01/2022minha estante
Eu fiquei muito encantado pela escrita dessa autora justamente pela acessibilidade dela, tô ansioso pra ler o outro dela sobre o amor e outras perspectivas

Raquel1265 17/01/2022minha estante
me deu vontade de colocar como o prox p ler
todos dizem q é maravilhoso

Samira_santos 01/04/2021

Primeiro de muitos!
Primeiro livro que li da bell hooks e espero poder ler mais. A mulher é maravilhosa. Uma escrita clara, de fácil compreensão e tudo isso falando de feminismo, não é para qualquer uma.
Renata 01/04/2021minha estante
Está aqui na minha estante e será o próximo!

Samira_santos 03/04/2021minha estante
Ótimo! ??????

kath.stolze 14/06/2022

livro que aborda muito sobre o feminismo em poucas paginas
ao contrário do que muitos dizem, não recomendo esse livro como uma introdução ao feminismo. ele aborda muitos assuntos de forma universal e introdutória, de fato. mas o fato de ser uma literatura ultrapassada e sobre o movimento feminista antigo não é bom para quem quer APRENDER como ele funciona HOJE.
entretanto, se você já tem noção de como ele é, o que ele faz hoje e pelo que o feminismo luta, aí sim é uma leitura obrigatória. pois o livro traz muito sobre as façanhas do feminismo e também algumas críticas construtivas para a luta social.
livro incrível e muito bem escrito, com uma linguagem que dá para ser facilmente compreendida e, apesar de ser antigo, há muito que se pode relacionar com o cotidiano.
o bom dele é que aborda inúmeros assuntos resumidamente, de modo que é possível se aprofundar posteriormente.

e, ah, o feminismo é para todo mundo viu. o conhecimento do feminismo é para todos.
gustavo 14/06/2022minha estante
você é incrível