A saideira Barbara Gancia

Resenhas - A saideira

Teca Fernandes 22/08/2023

Qual a sua relação com o álcool? Pra você, o que é beber socialmente? Porque o alcoolismo ainda é tabu na sociedade brasileira? Aliás, configure alcoolismo. Será que você acerta?
Através de um corajoso depoimento, a jornalista Bárbara Gancia nos mostra o outro lado do socialmente aceitável ato de consumir álcool nas diversas ocasiões da vida: casamento, no happy hour, no almoço, assistindo ao jogo do seu time, brindando o novo ano que chega, em um jantar de negócios, no churrasco da família, nas formaturas, nas dores de cotovelo, nas horas românticas a dois, beber para esquecer os problemas, beber também quando os mesmos forem resolvidos ... Percebe como o álcool está em muitos momentos? E a diversão termina quando perdemos a mão no consumo.
Banalizada, a substância está presente em quase todos os nossos rituais de passagem. Mas até onde seu consumo é seguro? E o mais importante: Quanto e quando realmente precisamos do álcool para socializar e ficar bem? O livro da Bárbara é leve e denso, é engraçado e às vezes deixa uma ponta de amargor na boca, feito ressaca de vinho barato, sabe? Enfim, vale demais a leitura! Tim tim, ops, Brinks! 🍶

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

Christiane.Leite 17/05/2023

Preciso confessar: Sempre tive uma implicância com Bárbara Gancia. Sempre que lia seus artigos, concluía que ela era daquelas pessoas que eu não suportaria ter por perto. E (PASMEM!) EU SEQUER SABIA QUE ELA ERA ALCOOLISTA. Eu simplesmente a achava arrogante: Frequentemente pegava alguém pra Cristo e danava a falar mal do(a) infeliz por vários artigos publicados em jornais.

Sua autobiografia mudou minha visão sobre ela? Não. Porém, me fez admirar sua perseverança e sua transparência. Ela não poupa o leitor dos detalhes mais sombrios da sua luta contra a dependência alcoólica, narrando eventos com sobriedade (perdão pelo trocadilho) e transformando a humilhação em ensinamento. Apesar do tema "hardcore", ela faz a leitura ser fácil e leve, utilizando (talvez um pouco demais) do humor. Não é um livro que precise ser lido, mas a superação vale a leitura.

judeaquino - @juentreestantes 28/03/2023

Precisamos falar sobre alcoolismo! Livro rápido, fluido e necessário.
• "Não se engane: não existe caminho fácil para parar de beber"

No livro, através de pequenos casos, a autora conta sua luta com o alcoolismo, transmitindo informações importantes. Não é apenas uma "leitura": é um relato de sobrevivência. Teve momentos que eu li e pensei "como assim ela ainda tá viva"? As histórias são curtas e várias me deixaram muito chocada e me fizeram refletir também.

Só não dei 5 estrelas porque, apesar de ter gostado bastante e de ela escrever muito bem, alguns trechos do meio do livro foram meio cansativos - acho que é porque ela faz muitas referências a uma galera dos anos 70/80 com quem não tenho muita familiaridade, não sei... Mas depois disso, o livro continua bom.

Os primeiros capítulos me deixaram chocada. Saber que o primeiro "porre" dela foi aos 3 anos, enquanto virava copinhos numa festa escondida dos adultos, depois aos 6 e aos 9 (sempre por causa de certa negligência parental) foi bizarro. E o acidente que ela causou bêbada e perdeu a visão de um olho por conta dele? Surreal.

Sobre a edição = O que falar dessa capa escandalosamente criativa?! Na lateral inferior dela tem uma marca de copo envernizada, como se um chope gelado acabasse de ter encostado sem querer no livro.

Recomendo demais, principalmente pra quem quer saber mais sobre esse assunto ou conhece alguém que já passou por isso (alcoolismo).
___________
Falo de livros no Insta! =) >>> @juentreestantes

site: Insta >>> @juentreestantes

Heloisa Motoki 25/12/2022

Relato Corajoso, real e divertido
Comecei a ler o livro após assistir ao monólogo Bárbara com a Marisa Orth, um dos melhores monólogos que já assisti,baseado neste livro.

Bárbara Gancia relatada de forma corajosa, seu processo de recuperação, sua carreira, suas histórias com o alcoolismo com um toque de humor que só ela tem.

Denilton.Ramires 13/11/2022

Gratidão
É improvável que em nosso país alguém não conheça de perto a situação de pessoas que exageram no consumo de álcool. Seja com você mesmo, em algum parente ou amigo, a dependência de álcool é uma realidade: oficializada como doença pela OMS.
Na autobiografia “A Saideira: uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, Barbara Gancia teve a coragem de se debruçar sobre um tema estigmatizado pela nossa cultura. De maneira íntima e comovente, a autora relata as armadilhas e estragos que a manguaça trouxe em sua vida social, profissional e pessoal, bem como os percalços e caminhos que foram traçados para conseguir superar a dependência do álcool.
Na linha de pensamento de que é muito mais vantajoso analisar todos os aspectos de um problema do que ignorar e fingir que não existe, esse livro mostra o quanto é destrutiva a dependência química. E também mostra como é redentora a sobriedade.
Informação é tudo na vida. Tenho convicção de que quem leu esse livro já têm recursos para evitar se viciar em álcool (caso já não seja viciado), pois estará de sobreaviso do bicho de sete cabeças que terá que enfrentar. Pare quem já enfrenta problemas com a bebedeira, também poderá encontrar um norte (apoio) para sair desse problema —não vai ser tarefa fácil! Eu, por exemplo, se tivesse munido das informações que li agora, mas no passado, poderia ter ajudado uma pessoa próxima que infelizmente sucumbiu em decorrência da dependência alcoólica.
Gratidão é a palavra que quero transmitir à autora por ter compartilhado sua história.

Fernanda 06/05/2022

A saideira
Mais que uma biografia, é uma lição de vida. Nos mostra como alguém tão privilegiado, em vários sentidos, sucumbe ao alcoolismo.
Nos tira o estigma de que só é alcoólatra quem quer e quem vive em sistemas sociais desajustados.
O melhor do livro é a lição dada com muita leveza e humor, apesar do assunto tão sério e denso.

Medelin duarte 04/03/2022

Bacana demais
A barbara conseguiu passar com uma certa " leveza " e ao mesmo tempo autoridade e seriedade um assunto muito sério o alcoolismo ! De uma leitura fácil demais . Adorei o livro e com certeza ele acrescentou um outro olhar sobre este assunto para mim, olhar que este mal aflinge a todas as camadas de nossa sociedade e infelizmente muitas vezes passa despercebido.

Sandra 02/03/2022

Você está BÊBADA?
A Saideira é uma biografia de Bárbara Gancia, uma jornalista que conta sobre seu contato com a bebida ainda criança, suas internações, suas experiências no AA (alcoólicos anônimos) e NA (narcóticos anônimos), conta também vários episódios (micos e acidentes) que viveu ao longo dos 30 anos que viveu sob o efeito do álcool quase que diariamente.
Uma leitura que te leva a refletir sobre o alcoolismo e suas consequências.

Carla Sarmento 04/02/2022

Merece muitas estrelas
Neste livro, muito bem escrito, a jornalista Bárbara Gancia apresenta como foi a sua vida mergulhada no mundo do alcoolismo. De maneira verdadeira, forte e direta ela conta sobre todas as vezes em que foi ao fundo do poço. Hoje ela está sóbria e isso é uma vitória! Incrível a capacidade de escrever sobre uma Bárbara que já não existe mais. Da sua dor e das dores que provocou nos outros, nasceu alguém que, com muita sobriedade, tem vontade de viver com alegria. Vale muito a pena essa leitura!

aurinhadantas 17/01/2022

Ácido e revelador
Bárbara Gancia mostra-se destemida, ácida e de um humor voraz ao relatar episódios de sua vida durante as décadas em que alternou entre a sobriedade e a rotina do excesso de bebida. Uma leitura recomendadíssima!

Camila 12/01/2022

Conhecer para aprender
É sempre muito fácil julgarmos as escolhas e as fragilidades do outro sempre acreditando que o nosso ponto de vista é o que faz sentido.
Nesse livro, Barbara Gancia conta suas histórias pessoais e os dramas que viveu durante o período que era uma alcoolatra ativa.
Ler esse livro nos ensina a repensar atitudes e nos permite conhecer um universo que nem sempre é o nosso.

cheledrum 04/11/2021

Reflexão
Livro maravilhoso, levei um tempo para ler, mas porque não queria me despedir da Bárbara. Um livro super importante, trás reflexões importantes sobre este hábito aceito na sociedade até que ultrapasse os limites.
Ri muito com aa histórias, nem por isso deixei de refletir

Andréia 15/08/2021

Só por hoje
Ótimo livro! Parabéns Bárbara Gancia, pela coragem em compartilhar com outros dependentes sua história de luta contra o vício do álcool e pelos esclarecimentos que traz às pessoas que convivem com alcoólatras, desmistificando o senso comum de que o viciado é vagabungo, arruaceiro ou fraco e por mostrar a importância de que a família e amigos não abandonem pessoas que, por uma série de motivos (muitos dos quais alheios à sua vontade e controle), se tornaram viciadas!

Thais 17/07/2021

A saideira
Não lembro de ter lido autobiografias anteriormente pelo simples fato de preferir uma visão imparcial sobre a vida do outro. ?A saideira? me cativou por uma questão pessoal, pois até onde sei, o alcoolismo se fez presente por pelo menos três gerações em minha família e em um dos casos, assim como o da Barbara, foi trilhado um caminho de recuperação e sobriedade.
A autora consegue provocar diversas emoções no leitor ao relatar com maestria a sua trajetória de lutas e vitórias pessoais.
É louvável a coragem que teve para se expor ao relatar sua história, que serve de alento e esperança a quem acompanha ou sofre na pele com a doença.

Lia 02/06/2021

Uma história de quem viveu todos os lados que o álcool traz para a vida de uma pessoa.

E como ela mesma diz "O problema do alcoolismo é que você só para quando já está no fundo do poço".

Um livro que traz grandes reflexões sobre o alcoolismo e suas consequências para o próprio dependente e toda a sua rede de apoio (familiares e amigos).