A saideira

A saideira Barbara Gancia

Resenhas - A saideira

Gabi Machi 19/03/2019

Conhecia superficialmente Barbara Gancia pela sua participação no Saia Justa e também pelo seu posicionamento político. Por isso tive vontade de ler seu livro (além do fato de eu adorar biografias). Me deparei com uma mulher totalmente diferente daquela que eu imaginava! Uma pessoa nascida no núcleo da elite brasileira, convivendo com todo tipo de celebridades e intelecutais... mas lésbica, festeira e alcóolotra! A verdadeira ovelha negra.
Nesse livro, Barbara escancara sua vida, sem medo. É uma biografia totalmente sincera, onde ela narra sua vida, e o alcoolismo, do jeito que ela viveu, sem ser a vítima nem a heroína... apenas mais uma pessoa lutando contra essa doença tão intrínseca da nossa sociedade.
O alcoolismo não escolhe classe social, nem gênero, nem cor... mas é inevitável pensar como teria terminado sua história se ela não tivesse a posição tão privilegiada da sua família (a própria autora é consciente disso). Por isso eu acredito que esse livro é tão importante e deveria ser considerado inclusive para criar políticas de conscientização e prevenção do consumo excessivo de álcool.
Poucas pessoas públicas teriam a coragem de se expôr dessa maneira. Parabéns Barbara. Obrigada por esse livro.

cheledrum 04/11/2021

Reflexão
Livro maravilhoso, levei um tempo para ler, mas porque não queria me despedir da Bárbara. Um livro super importante, trás reflexões importantes sobre este hábito aceito na sociedade até que ultrapasse os limites.
Ri muito com aa histórias, nem por isso deixei de refletir

Fernanda 06/05/2022

A saideira
Mais que uma biografia, é uma lição de vida. Nos mostra como alguém tão privilegiado, em vários sentidos, sucumbe ao alcoolismo.
Nos tira o estigma de que só é alcoólatra quem quer e quem vive em sistemas sociais desajustados.
O melhor do livro é a lição dada com muita leveza e humor, apesar do assunto tão sério e denso.

Poliana McCartney 08/02/2020

Realidade...
Um livro muito bem escrito! Bárbara é maravilhosa. No entanto, eu esperava "mais" do livro dela: esperava ser mais "pessoal". O livro tem um tom bem mais para o jornalístico, com informações realistas e científicas sobre o alcoolismo. Provavelmente vc reconhecerá alguém próximo de você em alguns relatos.

Denilton.Ramires 13/11/2022

Gratidão
É improvável que em nosso país alguém não conheça de perto a situação de pessoas que exageram no consumo de álcool. Seja com você mesmo, em algum parente ou amigo, a dependência de álcool é uma realidade: oficializada como doença pela OMS.
Na autobiografia “A Saideira: uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, Barbara Gancia teve a coragem de se debruçar sobre um tema estigmatizado pela nossa cultura. De maneira íntima e comovente, a autora relata as armadilhas e estragos que a manguaça trouxe em sua vida social, profissional e pessoal, bem como os percalços e caminhos que foram traçados para conseguir superar a dependência do álcool.
Na linha de pensamento de que é muito mais vantajoso analisar todos os aspectos de um problema do que ignorar e fingir que não existe, esse livro mostra o quanto é destrutiva a dependência química. E também mostra como é redentora a sobriedade.
Informação é tudo na vida. Tenho convicção de que quem leu esse livro já têm recursos para evitar se viciar em álcool (caso já não seja viciado), pois estará de sobreaviso do bicho de sete cabeças que terá que enfrentar. Pare quem já enfrenta problemas com a bebedeira, também poderá encontrar um norte (apoio) para sair desse problema —não vai ser tarefa fácil! Eu, por exemplo, se tivesse munido das informações que li agora, mas no passado, poderia ter ajudado uma pessoa próxima que infelizmente sucumbiu em decorrência da dependência alcoólica.
Gratidão é a palavra que quero transmitir à autora por ter compartilhado sua história.

Isabel.Costa 15/04/2020

Realista e emocionante!
Leitura deliciosa, com um toque de realidade por vezes cruel, mas por muitas vezes inspirador e emocionante!
Biografia sensacional escrita por quem viveu uma história com altos e baixos, mas acima de tudo com muita vida e coragem!

Heloisa Motoki 25/12/2022

Relato Corajoso, real e divertido
Comecei a ler o livro após assistir ao monólogo Bárbara com a Marisa Orth, um dos melhores monólogos que já assisti,baseado neste livro.

Bárbara Gancia relatada de forma corajosa, seu processo de recuperação, sua carreira, suas histórias com o alcoolismo com um toque de humor que só ela tem.

GIS 07/09/2020

Perfeito, a maneira com a Bárbara descreve um problema sério é fascinante. Com leveza e seriedade, ela mostra seu lado mais íntimo.

Medelin duarte 04/03/2022

Bacana demais
A barbara conseguiu passar com uma certa " leveza " e ao mesmo tempo autoridade e seriedade um assunto muito sério o alcoolismo ! De uma leitura fácil demais . Adorei o livro e com certeza ele acrescentou um outro olhar sobre este assunto para mim, olhar que este mal aflinge a todas as camadas de nossa sociedade e infelizmente muitas vezes passa despercebido.

Eduardo.Franca 06/01/2019

Livro bem escrito, como é comum à Barbara Gancia! Moldada por décadas escrevendo em jornal, a escrita é ágil mas nem por isso deixa de tratar de modo emocionante um tema tão forte quanto o alcoolismo.

Andréia 15/08/2021

Só por hoje
Ótimo livro! Parabéns Bárbara Gancia, pela coragem em compartilhar com outros dependentes sua história de luta contra o vício do álcool e pelos esclarecimentos que traz às pessoas que convivem com alcoólatras, desmistificando o senso comum de que o viciado é vagabungo, arruaceiro ou fraco e por mostrar a importância de que a família e amigos não abandonem pessoas que, por uma série de motivos (muitos dos quais alheios à sua vontade e controle), se tornaram viciadas!

Renata 16/04/2021

Ri, chorei e muitas vezes me identifiquei.
Livro engraçado, forte e gostoso de ler. Não queria que acabasse.

"Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente."
Clarice Lispector em Esboço para um possível retrato.

A conclusão que tiro é:

Tenho Horror a Moralistas, porque se doutrinam de uma realidade perfeita que não existe, mas precisamos parar de romantizar o álcool.

Stefane.Goulart 07/03/2020

Relato impactante e visceral sobre o alcoolismo
Barbara é uma das jornalistas que mais admiro. A conheci através de sua participação no meu programa favorito, Saia Justa, e desde então venho acompanhando sua carreira. A narrativa do seu livro é ágil, clássica de uma jornalista tão prestigiada quanto ela, e relata nos mínimos detalhes toda a sua trajetória de adição ao álcool. Barbara segue sóbria há mais de uma década, fazendo palestras sobre o tema e ajudando a população a adquirir consciência a respeito dessa doença silenciosa.

Sandra 02/03/2022

Você está BÊBADA?
A Saideira é uma biografia de Bárbara Gancia, uma jornalista que conta sobre seu contato com a bebida ainda criança, suas internações, suas experiências no AA (alcoólicos anônimos) e NA (narcóticos anônimos), conta também vários episódios (micos e acidentes) que viveu ao longo dos 30 anos que viveu sob o efeito do álcool quase que diariamente.
Uma leitura que te leva a refletir sobre o alcoolismo e suas consequências.

Ana Paula FZ1 18/11/2020

As mazelas, os dissabores, as angustias de uma doença que só quem vive isso sabe o que é. Seja o doente ou quem o cerca... e Barbara vem com A Saideira nos contar o que ela passou e felizmente, para o seu bem e de quem a cerca, conseguiu se reerguer, se encontrar e sim melhorar, apesar de estar em estado de alerta, sempre.

Adoro ler Biografias e essa é mais uma ótima que entrou pra lista de lidas com prazer.

A resenha completa ta no Blog

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com