A saideira

A saideira Barbara Gancia

Resenhas - A saideira

Angela 18/05/2020

Bárbara gancia, relata o caos de sua vida de quando enfrentou o auge do alcoolismo.

carolmc_ 15/03/2020

Corajoso
Bárbara relata de maneira corajosa toda sua luta contra a dependência e como vem se mantendo sóbria. Relato inspirador para quem enfrenta o mesmo problema ou acompanhar em enfrenta.

Raul.Luca 09/03/2020

A vida como ela é
Um fiel retrato de uma vida de enfrentamento à adicção alcoólica, que é um tema repleto de tabus e preconceitos em nossa sociedade. A autora reconhece seus próprios defeitos enquanto ser humano e não terceiriza a responsabilidade pela decadência a que sua vida se resumiu nos últimos anos de ebriedade. Ótima obra!

Lia 02/06/2021

Uma história de quem viveu todos os lados que o álcool traz para a vida de uma pessoa.

E como ela mesma diz "O problema do alcoolismo é que você só para quando já está no fundo do poço".

Um livro que traz grandes reflexões sobre o alcoolismo e suas consequências para o próprio dependente e toda a sua rede de apoio (familiares e amigos).

Thais 17/07/2021

A saideira
Não lembro de ter lido autobiografias anteriormente pelo simples fato de preferir uma visão imparcial sobre a vida do outro. ?A saideira? me cativou por uma questão pessoal, pois até onde sei, o alcoolismo se fez presente por pelo menos três gerações em minha família e em um dos casos, assim como o da Barbara, foi trilhado um caminho de recuperação e sobriedade.
A autora consegue provocar diversas emoções no leitor ao relatar com maestria a sua trajetória de lutas e vitórias pessoais.
É louvável a coragem que teve para se expor ao relatar sua história, que serve de alento e esperança a quem acompanha ou sofre na pele com a doença.

Thais.Silva 26/02/2020

Tomei conhecimento do livro assistindo a uma entrevista da Barbara Gancia no Conversa com Bial, onde a jornalista falou sobre seu problema com o álcool e expôs de forma bem humorada algumas situações pela qual passou.
Em sua obra, a autora relata, de maneira leve e em muitos momentos descontraída, seu contato com bebida ainda na infância, suas internações em clínicas de reabilitação, sua experiência nos Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos, bem como outros episódios que protagonizou ao longo dos 30 anos que viveu sob o efeito de álcool quase que diariamente.
Atualmente, mais de uma década sóbria, a autora diz que: "Sei muito bem que não tenho controle sobre nada, mas me garanto renovando a cada 24 horas o meu propósito de não beber. A serenidade caminha comigo e todo o esforço feito em nome dela valeu a pena" (p. 274).
Leitura agradável, que trata de um tema necessário, que precisa ser debatido, visando a prevenção e educação acerca do consumo abusivo do álcool, que envolve tantos riscos sociais e pessoais.

Denize.Dias 24/01/2020

A Lição?
Divertido. Esclarecedor. Confuso? Faz parte. Idas e vindas de uma vida de altos e baixos temperados com muita sorte e talento.

Camila 12/01/2022

Conhecer para aprender
É sempre muito fácil julgarmos as escolhas e as fragilidades do outro sempre acreditando que o nosso ponto de vista é o que faz sentido.
Nesse livro, Barbara Gancia conta suas histórias pessoais e os dramas que viveu durante o período que era uma alcoolatra ativa.
Ler esse livro nos ensina a repensar atitudes e nos permite conhecer um universo que nem sempre é o nosso.

Fernanda.Maria 19/11/2018

Só por hoje
Que livro delicioso! A Bárbara consegue tratar de um assunto tão importante para a nossa sociedade sem deixar de lado seu marcante bom humor!
Como me diverti com as suas histórias!
Nunca deixe de escrever, Bárbara querida! Vida longa à nós! ?

Carla Sarmento 04/02/2022

Merece muitas estrelas
Neste livro, muito bem escrito, a jornalista Bárbara Gancia apresenta como foi a sua vida mergulhada no mundo do alcoolismo. De maneira verdadeira, forte e direta ela conta sobre todas as vezes em que foi ao fundo do poço. Hoje ela está sóbria e isso é uma vitória! Incrível a capacidade de escrever sobre uma Bárbara que já não existe mais. Da sua dor e das dores que provocou nos outros, nasceu alguém que, com muita sobriedade, tem vontade de viver com alegria. Vale muito a pena essa leitura!

Teca Fernandes 22/08/2023

Qual a sua relação com o álcool? Pra você, o que é beber socialmente? Porque o alcoolismo ainda é tabu na sociedade brasileira? Aliás, configure alcoolismo. Será que você acerta?
Através de um corajoso depoimento, a jornalista Bárbara Gancia nos mostra o outro lado do socialmente aceitável ato de consumir álcool nas diversas ocasiões da vida: casamento, no happy hour, no almoço, assistindo ao jogo do seu time, brindando o novo ano que chega, em um jantar de negócios, no churrasco da família, nas formaturas, nas dores de cotovelo, nas horas românticas a dois, beber para esquecer os problemas, beber também quando os mesmos forem resolvidos ... Percebe como o álcool está em muitos momentos? E a diversão termina quando perdemos a mão no consumo.
Banalizada, a substância está presente em quase todos os nossos rituais de passagem. Mas até onde seu consumo é seguro? E o mais importante: Quanto e quando realmente precisamos do álcool para socializar e ficar bem? O livro da Bárbara é leve e denso, é engraçado e às vezes deixa uma ponta de amargor na boca, feito ressaca de vinho barato, sabe? Enfim, vale demais a leitura! Tim tim, ops, Brinks! 🍶

site: https://www.instagram.com/literalmenteca/

aurinhadantas 17/01/2022

Ácido e revelador
Bárbara Gancia mostra-se destemida, ácida e de um humor voraz ao relatar episódios de sua vida durante as décadas em que alternou entre a sobriedade e a rotina do excesso de bebida. Uma leitura recomendadíssima!

Andrea Lacombe 03/10/2020

Excelente
?O livro valoriza o mais importante: a realidade, o cotidiano e os círculos vicioso que permeiam a dependência. Foge do jargão médico, das palavras difíceis e da distância entre os sujeitos. Bárbara conta sua história e isso mostra como a realidade é muito mais corriqueira do que imaginamos.?

Flores Raras 24/07/2019

História de vida pesada. Narrativa com muitos detalhes o que acabou sendo uma leitura cansativa em alguns momentos.

Fe 22/06/2019

Rindo da própria desgraça
O titulo da resenha parece pesado, mas ao ler percebe-se que faz jus ao contexto.
Além de autobiografia, serve também como auto-ajuda, pois a autora escreve de maneira tão leve e brilhante que fica fácil identificar -se com suas vivências.
Relata sua vida socialista pregressa, trazendo em momentos dramatcos e até surreais, um tom de bom humor incrível, sem perder a seriedade e a inquietude na alma de quem se entrega a leitura.
O livro é tão bem.escrito que parece realmente que a autora está presente, quase como se o leitor estivesse sentado ao lado enquanto cada capítulo é relembrado e escrito.
Quanto à autora, seu nome faz jus à mesma...Bárbara!