Grama Keum Suk Gendry-Kim

Resenhas - Grass

Chico Barbosa Jr. 30/07/2020

Com um nó na garganta, um aperto no peito e uma lágrima no canto dos olhos, identifico essa obra como, nas palavras da autora, uma composição "sobre o significado de ser humano".
Silmara | Momentum da Leitura 31/07/2020minha estante
Nossa! Chocada, já quero!

Aline 07/06/2022

Uma graphic novel, intrigante, forte, com fatos verídicos. Uma história que narra a vida de Ok-sun Lee e todos os sofridos desafios que ela enfrentou na época da Segunda Guerra Sino Japonesa e Segunda Guerra Mundial.

ray 13/06/2023

Um relato amargo
Sem dúvidas a graphic novel mais pesada que eu já li. Saber que essa história aconteceu e como aconteceu é muito triste, e ao mesmo tempo, acho necessário livros como esse existirem, já que essas histórias são meio apagadas quando o assunto é Segunda Guerra Mundial, com foco na Ásia. Eu mesma não sabia disso.

Marinilsa0 16/08/2020

Que livro comovente !!!
Grama é um livro triste e comovente, que conta a história de uma ?mulher de conforto?, usada como escrava sexual de soldados na época da guerra.
Era muito pobre e tinha o sonho de estudar, queria aprender a ler.
Um exemplo de ser humano , pois mesmo sofrendo tanto a vida inteira, mesmo depois da liberdade, ainda hoje é uma pessoa leve!!!
Fora isso o livro é lindo , o mais bonito d minha estante. Valeu cada centavo !!!

Mirtes 28/09/2020

Grama
Uma excelente graphic novel,de uma delicadeza formidável,sobre um tema forte.
A autora soube narrar muito bem a história das mulheres de conforto, baseada na história de Ok Sun Lee,os sofrimentos,as dificuldades, dessas mulheres fortes e guerreiras.
Indico a leitura,com toda a certeza.

Wania Cris 14/07/2022

As maiores vítimas das guerras são as mulheres.
Não há o que se fala sobre o relato de vida de Ok-sun Lee. Não há análise a ser feita sobre o que ela viveu. É uma triste história sobre a crueldade humana que nem em tempos horríveis como os de guerra, se une em prol de seus pares. Ler que coreanos sequestravam e exploravam coreanos é dilacerante. Ver como os japoneses tratavam seus inimigos é revoltante. Conhecer os sofrimentos vividos nas malditas "casas de conforto" é arrasador...

Já o trabalho da autora merece algumas críticas. A forma escolhida por ele para retratar a história, em quadrinhos, foi bem interessante, mas colocar-se na narrativa, concorrendo com a entrevistada não me caiu bem. O relato é abrangente no início e depois vai se esvaindo até terminar numa conclusão apressada. Deu pra perceber que a autora preocupou-se muito com a sua obra, nem tanto com a protagonista dela...

Trabalho primoroso da editora Pipoca & Nanquim.

Bruno Marcolino 26/08/2020

Grama
"Eu nunca conheci a felicidade. Nunca, desde o momento que saí da barriga da minha mãe."

Eu me questiono como uma pessoa que foi pisoteada e destruida tantas vezes durante a vida ainda consegue sorrir, como a vovó Ok-Sun Lee consegue (segundo a escritora).

Essa história é um relato extremamente dolorido de se acompanhar, tanto pela forma como é contada, quanto por se saber que realmente ocorreu, com a Ok-Sun ou com outras das mulheres, crianças que foram enganadas, vendidas, para serem mulheres de conforto.

Gostei de conhecer mais sobre esse acontecimento, pois não tinha conhecimento do caso. Mas com certeza não é uma leitura para todo mundo, pois a autora "não traz leveza para uma historia carregada de brutalidade", como ela mesma cita no posfácio (isso para as cenas de sofrimento e brutalidade). Embora, e esse é um dos pontos que eu não gostei muito, as vezes ela trazer algumas cenas que me incomodaram quanto a quebra de seriedade, além do tom esperançoso de alguns pontos e do final da história (como se tentasse aliviar, foi a impressão que tive). Isso é citado por uma pesquisadora num texto de apoio no final da GN e eu concordo bastante com ela: "Mas gostaria de encerrar reforçando que nós devemos, sim, ter esperanças, mas sem ficarmos ansiosos por um acerto de contas com o passado, pois ele não acontecerá facilmente.". Apesar disso, não diminui em nada a grandeza da obra.

É uma ótima Grafic Novel. Recomendo muito!

Paulo.Afonso 08/11/2020

Simplesmente um dos melhores relatos sobre a crueldade humana. Sem usar imagens apelativas, uma verdadeira obra de arte.

Guga 02/11/2020

Um dos melhores de 2020
Esse quadrinho conta a história de uma senhora, que morava na Coréia durante a segunda G.M. era uma criança.
A história é bem pesada mas o desenho acerta a mão em seu traço simples, sendo pouco gráfico quanto a detalhes e nem mesmo ilustra cenas mais pesadas.
É bem interessante para entender sobre as vítimas do Império Japonês.
Uma leitura muito boa e com certeza uma das melhores de 2020.

poly 15/02/2022

Uau.
Eu não esperava que a história fosse ser contada dessa forma. Eu me apaixonei pelas artes e pela forma como a autora estruturou a narrativa.
Essa é uma história que aqui no brasil não é contada e deveria demais!
Muito bom :(

umi minoris 24/01/2023

Peguei esse quadrinho emprestado de um amigo há alguns meses e deixei ele parado por todo esse tempo, sempre lendo outras coisas na frente. Agora finalmente parei e dei oportunidade pra ler ele, mesmo que talvez não tenha sido a melhor oportunidade. Nunca li muitos quadrinhos jornalísticos ou biográficos, mas esse com certeza é uma ótima experiência pra esse estilo de quadrinho. É uma história super pesada e talvez seja o quadrinho mais triste que já li, ele te obriga a encarar a realidade humana para vítimas de crimes de guerra e é no mínimo essencial passar por esse processo de sensibilização com essas histórias. Grama é uma história triste do início ao fim, não tem final feliz e nem começo feliz, mas precisa ser contada e conhecida. Deixar-se conhecer e sensibilizar-se pela história das vítimas do domínio japonês sobre a Coreia é o mínimo que se pode fazer para qualquer chance de reparação.

Artemisiar 24/06/2022

A HQ é sensacional, e mesmo já conhecendo histórias parecidas com a de Ok-sun Lee, é impossível não ficar triste lendo este livro.

Kaire 06/06/2022

Devastador!
Eu já conhecia esse evento horrendo que foi o exército japonês usar mulheres e meninas como "mulheres de conforto", mas foi a primeira vez que li o relato de uma vítima, e não podia ser diferente: fui dilacerada!

Como a autora colocou, ela tentou não deixar tudo tão pesado, até porque dá para imaginar como seria incômodo despertar isso em alguém que passou por tudo, mas é impossível não sentir todo o horror, e olha que muita coisa ficou guardada pela dor - não vou falar que o tempo deixou passar porque a vó carrega muita coisa no corpo.

É uma leitura difícil porque fala sobre um absurdo que só foi colocado para fora recentemente, então recomendo com cuidado, mas vale a pena conhecer e apoiar a luta das sobreviventes que querem que o governo tenha a decência de admitir o que causaram para poder ter um pouco de paz de espírito após tanto sofrimento.

Yuri 01/10/2020

Encantado com essa HQ
O traço da Keum Suk é encantador, de emocionar. E acho que ela conseguiu expressar genialmente a história da vovó. Em vários momentos precisei parar pra respirar. Em outros momentos dei bastante risada com as piadinhas da vovó Ok-sun. Simplesmente necessário!