Grama

Grama Keum Suk Gendry-Kim

Resenhas - Grass

Nathy215 22/08/2021

Necessário
Essa grafic novel mexeu bastante comigo, eu só penso naquela frase, que dá nome a um livro "a guerra não tem rosto de mulher", como são sempre as mulheres que lidam com todas as atrocidades cometidas pelos homens, a vontade é de cuidar e guardar todas as mulheres e mante-las longe dos homens.
O que é esperar 10 anos por alguém e ele já ter seguido em frente ?
pra quem quer ler Herdeiras do mar e não tem estômago, é uma boa começar por Grama, apesar de tratar de um tema tão sensível, não trás tantos detalhes das violências como o Herdeiras do mar.

Graça 14/04/2021

Vovó Ok Sun Lee
Normalmente na escola quando o assunto sobre a Segunda Guerra Mundial, os únicos destaques que dão pro Japão são o ataque a Pearl Harbor e as bombas, Grama se aprofunda de maneira íntima o que estava por trás do exército Japonês: as mulheres de conforto. Super emocionante e triste, recomendo muito.?

Luds 11/07/2021

Grama nos apresenta a história das chamadas "mulheres de conforto" a partir da perspectiva da vovó Ok-Sun Lee, uma das muitas mulheres vítima de abusos de diferentes ordens durante o período da 2ª Guerra Mundial.

A autora entrega sutileza, respeito e delicadeza na relação com sua entrevistada e na forma como apresenta aos leitores um tema tão sensível. Essas e outras histórias não podem ser esquecidas.

Emerz 16/08/2020

Com certeza um dos melhores lançamentos desse ano no Brasil.
Antes do pipoca e nanquim anunciar que viria a lançar a obra aqui, eu já havia criado uma interesse sobre a obra e com o anúncio deles me encheu expectativas.

Expectativas essas que foram sim supridas e ainda digo que foram além disso, a obra é maravilhosa, a narrativa e as decisões que a autora toma ao tratar do tema são maravilhosas, sempre representando a personagem de forma humana, mostrando sua força e seus medos.

Além de ser uma leitura indispensável onde trata de um crime de guerra que não temos tanto conhecimento e contato desse lado do mundo.

Marcia 13/10/2022

Minhas impressões sobre o livro
Dica para quem gosta de história em quadrinhos, mas essa é histórias real.
HISTÓRIA REAL!!!
Uma história de força, de luta pela vida.
"Mesmo derrubadas pelo vento e pisoteadas por muitos, a grama sempre se reergue"
Grama: Livro, em graphic novel sobre a história da coreana Ok-sun Lee, mulher que foi raptada e transformada em escrava sexual, transformada em "mulher de conforto" para os soldados japoneses. Muito emocionante, impossível não derramar lágrimas. A escritora compara as vítimas transformadas em "mulheres de conforto" a grama, dizendo que " mesmo derrubadas pelo vento e pisoteadas por muitos, a grama sempre se reergue"
Esse livro nos conta uma experiência individual, mas que aconteceu com muitas mulheres a 75 anos atrás. Essas mulheres foram "escravizadas sexualmente e forçadas a se prostituir em bordéis militares japoneses. Estima-se que a prática pode ter vitimado 200 mil mulheres de países sob domínio do Império do Japão"
Um livro muito importante que recomendo a todos. É mais um capítulo difícil, triste da história humana.
Atenção: Não recomendo leitura desse formato, Grafic-novel em e-book,pois é cansativo. Muito melhor no livro físico.

Sinopse da editora: Grama é uma poderosa graphic novel antiguerra que narra a história real da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês. Ela é uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas ?casas de conforto?, espalhadas pela China e por territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial, em um dos episódios mais vergonhosos do passado da humanidade.
Ok-sun Lee, hoje com mais de 90 anos, se tornou uma importante ativista pela indenização das ?mulheres de conforto?, e é por meio de seus relatos à autora Keum Suk Gendry-Kim que acompanhamos sua triste história de vida.

Aline 13/01/2021

Dor
A verdade dolorosamente desenhada sobre as atrocidades da guerra.

laisnows 01/01/2022

pesado
se você quer ler algo muito bom, indico fortemente essa HQ mas já aviso que é bem pesado.

essa HQ narra a vida de uma coreana que virou uma escrava sexual do governo imperial japonês, que eram chamadas de mulheres de conforto.

é uma HQ emocionante, triste, desconfortável (elas viviam em condições desumanas) e ao mesmo tempo sensível, uma história que aborda o colonialismo, o imperialismo cultural, a discriminação social e escravidão sexual.

Alydia 02/11/2020

Pesado
Que leitura difícil e pesada, porém muito importante para entendermos a história e para deixar viva na memória, algumas coisas que não devem ser esquecidas. Talvez, se lembrarmos dos momentos de horror vivenciados na história, possamos lutar e fazer diferente. Leitura muito angustiante em muitos pontos, porém gostei muito de ler e entender mais sobre as "mulheres de conforto", assim chamada as mulheres de 10 a 20 e poucos anos, usadas como escravas sexuais, no período da segunda guerra mundial, pelo exército do Japão imperialista.

anoca 11/06/2021

tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofri
tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofrimento tristeza lágrimas dor sofrimento
laurxleft 19/06/2021minha estante
Você tem o pdf????

anoca 01/07/2021minha estante
TENHO MEU AMOR

Douglas 14/12/2021

Grama
Grama é um poderoso quadrinho que me deixou em diversos momentos com um nó na garganta. O triste relato da sul-coreana Ok-sun Lee, vendida pela própria família na infância e forçada à escravidão sexual pelo Exército Imperial Japonês.

Essa história impactante foi retratada pela artista keum Suk Gendry-Kim em um triste relato de uma das várias mulheres que foram capturadas para servir aos soldados nas chamadas ?casas de conforto?, espalhadas pela China e por territórios ocupados pelo Japão durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa e a Segunda Guerra Mundial.

A autora teve o cuidado em conduzir a história dando conta da dimensão humana entregue pelo relato das conversas com Ok-sun Lee, agora uma senhora. A história é conduzida de forma primorosa com elementos mais subjetivos que conseguem expressar todos os sentimentos por trás dos acontecimentos.

Mesmo com um traço ainda que caricato a sutileza de sua arte impressiona, mostrando sem uma única cena de violência explícita a crueza dos fatos. Grama é um poderoso quadrinho, certamente uma das melhores leituras que fiz esse ano. Uma história de uma das muitas mulheres que tiveram a vida destruída, o triste relato de uma sobrevivente da crueldade humana.

Eloiza Castro 30/09/2022

?Os exércitos japoneses começaram a lutar pela dominação mundial em 1931, quando o Japão invadiu a Manchúria, desencadeando a segunda guerra sino-japonesa em 1937, que se encerrou em 1945 com sua derrota para os Aliados no fim da Segunda Guerra Mundial?, nesse período muitas atrocidades foram cometidas e em Grama, que é uma Graphic Novel, também vamos acompanhar a história das ditas ?casas de conforto? (que a mim, só o nome já causa repulsa) sob o olhar de uma ?Vovó? sobrevivente.
Infelizmente a cultura patriarcal e machista desses países impedem que haja justiça para essas mulheres e que ainda hoje crimes como esses e vozes sejam silenciados.
?A Guerra acabou, mas ainda restam feridas, traumas e a indiferença dos outros.?

vicqs 31/03/2021

Impactante
Um dos livros mais impactantes que já li em toda vida, eu chorei tanto, quis gritar por tantas vezes! O livro é muito mais pesado quando você também sofreu algum tipo de abuso sexual! O livro aborda a vida da personagem em meio à guerra! E a única coisa que tenho a dizer:

Como no final de tudo ela ainda continuou sorrindo e brincando?
Gostaria de ter essa força!
Aline 31/03/2021minha estante

Laine @pagesandseasons 10/12/2022

Um nó na garganta
Ler esse quadrinho me deixaram com um nó na garganta. A Vovó enfrentou tanta brutalidade em sua vida, não só durante a guerra mas também em seu casamento. É uma leitura forte, mas que mostra muito do ser humano e por isso se torna necessária. O trabalho da autora é sensível e muito especial, sendo os momentos finais, onde ela aparece em busca da história da vovó, os meus favoritos.

Rosa.Leticia 04/05/2021minha estante
Tenho interesse em ler, é muito bem recomendo...

Rosa.Leticia 04/05/2021minha estante
Recomendado*

geovanaedoarda 04/05/2021minha estante
É perfeito, uma obra prima!