Morrer a sós em Berlim (eBook)

Morrer a sós em Berlim (eBook) Hans Fallada
Hans Fallada
Hans Fallada

Resenhas -

Mario Miranda 28/02/2020

Monumental retrato do Nazismo
Hans Fallada nos legou, em Morrer Sozinho em Berlim, um dos maiores testemunhos dentro da literatura referente à resistência ao Nazismo/Fascismo. Sua obra está para a Alemanha como "Eles e Não" de Elio Vittorini está para a Itália Fascista.

Após a perda do filho em um dos confrontos da 2ª Guerra Mundial, o casal Otto e Anna iniciam um processo de escrever Cartões contrários ao Nazismo, criticando diretamente a proposta Nazista e Hitler, e deixar estes documentos em locais públicos. Apesar da repercussão dentro das autoridades, o casal somente é preso após 2 anos de atuação, tendo deixado à população quase 300 bilhetes.

Dividido em 4 partes, sendo as três primeiras dedicadas a narrativa em si, e a última focada no processo prisional do Casal, onde temos um panorama das arbitrariedades, torturas e atos praticados pelas autoridades Nazistas em prol de um projeto de poder. É um passeio por um sistema jurídico vil e corrompido, prisões políticas e uma política ostensiva baseada em amedrontar a população.

Baseado em uma histórica verídica, Hans Fallada compõe o serviço antagônico ao que, anos antes, Goebbels o avia procurado: o ministro da propaganda buscava escritores desejosos de criar uma literatura que apoiasse o regime nazista. Não apenas Fallada não compõe a obra solicitada por Goebbels, como anos após deixaria este relato contrário ao governo Nazista.

A obra ficou relativamente restrita aos leitores alemães, tornando-se um sucesso mundial de vendas a partir de 2009, quando o livro foi traduzido pela primeira vez para o Inglês. A primeira edição brasileira veio apenas em 2018. Recentemente a Editora Carambaia lançou uma nova edição do livro, com o título "Cada um morre por si".

site: https://www.instagram.com/marioacmiranda/?hl=pt-br

Jessé 18/11/2019

Eu posso dizer com todas as letras, que esse foi um dos melhores livros que li esse ano.

Eu de risada, me emocionei, fiquei agoniado, chorei. E por mais que eu soubesse que era uma história real, eu ainda tinha a esperança de que tudo iria acabar bem, de tanta paixão que eu senti por esses personagens.

É um livro que passa em meio a segunda guerra mundial, mas ele é diferente. Ele não é apenas mais um no meio de tantos títulos sobre o assunto. Provavelmente ele tem essa característica especial, por ter sido escrito em 1946, logo após o fim da guerra, e os acontecimentos estarem tão frescos na memória do autor.

Outra coisa que me chamou a atenção, é que sempre ouvimos falar sobre o sofrimento dos Judeus. Mas a grande maioria nunca se importou em saber, o que o próprio povo alemão sofreu por conta dos nazistas. Foram muitas vidas perdidas em campos de concentração, e muitas outras pessoas executadas, por lutarem contra Hitler e seu regime. Essas pessoas eram prisioneiros em seu próprio país, e esse livro me fez pensar mais sobre isso.

Enfim, leiam pois é um livro maravilhoso. É uma pena ele não ser muito conhecido no Brasil, pois a editora Estação Liberdade é pouca conhecida entre os leitores também.

Aliás, procurem conhecer mais essa editora. É uma das poucas ainda, que publicam coisas diferentes, de várias nacionalidades( japonês, alemão, francês, chinês, Italiano) desde grandes clássicos até clássicos modernos, e não apenas saturam o mercado, com mais e mais edições do mesmo livro, como muitas editoras estão fazendo ultimamente.