Reparação

Reparação Ian McEwan

Resenhas - Reparação

Lilian.Ladeira 29/08/2021

Incrível!
Projeto "100 melhores livros do seculo XXI"

Uma menina ingénua com uma mente incrivelmente fantasiosa que acha que viu, mas não tem certeza, consegue pela sua imaturidade alterar o destino de muitas pessoas. Poderia haver alguma reparação?
Um casal apaixonado, uma guerra iminente, arrependimentos.

Eu ja tinha amado "Toda Luz que não Podemos Ver", que tem o mesmo estilo e é uma das minhas obras prediletas deste género, Reparação conseguiu superar todas as minhas expectativas.

O filme com certeza não expressou toda a profundidade do livro.

Uma leitura incrível, sensível e tocante.

Line 17/01/2024

Uma boa história
Apesar de não me identificar com livros de época, tão pouco que se passa em cenário de guerra, resolvi arriscar essa leitura devido a tantos elogios, e após concluir a leitura, descobri que... eu realmente não gosto de livros de época e em cenários de guerra ?.

Embora a história seja boa e bem construída, achei os capítulos muito arrastados e os personagens rasos.

Esperei ansiosa para ver como seria a vida adulta da protagonista, como seria o desfecho de tudo isso e no final... achei tudo muito sem graça.

Zero emoção. Se quer, consegui enxergar o título do livro na história.

Mas acredito ser sim um bom livro. Só não funcionou para mim.

tatilitata 14/01/2022

Não vejo a hora de ler de novo
O romance é dividido em 3 partes e um epílogo e, de maneira bastante resumida, narra como os atos de uma criança entrando na adolescência moldam o resto da vida daqueles aonseu redor. Vários temas são discutidos na obra, guerra, relações de classe, casamento, mas os principais, e que permeia toda a narrativa, é a culpa e a busca por algum tipo de redenção.
A escrita de McEwan é bem simples de acompanhar, ele equilibra a interliga os fluxos de consciência com descrições detalhistas, mas não exaustivas, dos acontecimentos e paisagens em que os personagens se encontram.
Gostei muito da distinção que existe entre as três partes, a primeiro ocorre de maneira mais rápida e é de longe a mais divertida de acompanhar, o jeito q ele costura os diferentes pontos de vista dos personagens sem nada parecer repetitivo é incrível, a segunda é bastante cansativa e angustiante, o que é completamente de acordo com o que está sendo narrado, a terceira começa lenta e de acordo com a urgência sentida pela protagonista a narrativa vai acelerando.
O epílogo é a minha parte preferida, foi muito gostoso saber toda a significância que a historia tem para quem a escreve, por mais trágicas que todas as circunstâncias fossem.

kma 31/01/2022

É possível reparar uma injustiça?
Esse é um dos poucos casos em que o filme é tão bom quanto o livro. A forma sutil em que as verdades são reveladas. A dor e solidão que uma injustiça é capaz de provocar e danificar a vida das pessoas envolvidas ( pelo menos daquelas que tem sentimento e responsabilidade). Tudo isso em conjunto com a perplexidade que o final nos evoca contribui para a grandeza dessa obra!

Carla 18/02/2022

Delícia de Leitura!
Que narrativa envolvente! Em muitos momentos não conseguia parar de ler. A dor de viver com as consequências de nossos erros, a forma que encontramos de tentar reparar. Recomendadíssimo!

cardanswrath 12/03/2022

"VOU ESPERAR POR VOCÊ. VOLTE."
?????????????????
nossa fml que livro bom!!!!!!!!!!
eu leria 82828292929 vezes
uma obra prima

Steph.Mostav 09/04/2022

"Não há reparação possível para Deus nem para os romancistas"
É meu primeiro contato com a obra do McEwan e enfim entendi toda a fama que ele tem como escritor. Reparação é muito bem descrito, principalmente nos trechos descritivos: McEwan gosta de destrinchar cada detalhe sensorial que compõe os cenários, os personagens, a atmosfera, para que o leitor sinta, veja e ouça o mesmo que seus personagens. E toda a primeira parte do livro, que toma metade da extensão dele, depende muito dessa proximidade com estes personagens, porque o conflito nasce de interpretações errôneas causadas pela mudança de pontos de vista. O que a protagonista interpreta dos pequenos intervalos de cenas que ela vê são distorcidos por sua imaturidade e visão maniqueísta das coisas. E, o que seria apenas um erro infantil toma proporções muito maiores do que uma criança poderia lidar, apesar de ser a única culpada por esse erro.
As consequências desse erro são exploradas mais adiante, nas partes dois e três do romance. Não só elas, como os horrores da guerra, mais uma vez sob mais de um ponto de vista: o de quem luta (e foge) e o de quem cuida dos que sobreviveram. Uma das forças de "Reparação" está nessa divergência de perspectivas, tanto de pessoas diferentes quanto de uma mesma pessoa conforme ela cresce e percebe que sua concepção de mundo era muito limitada. Outro mérito é a abordagem sobre arrependimento e culpa, sobre a tentativa de se redimir de seus erros mesmo que o perdão nunca seja alcançado, apenas pela vontade de fazer o que é certo.
Porém, para mim, onde o livro brilha mesmo é em sua parte final, no qual vários temas do início são abordados novamente, como se fosse um ciclo (um dos meus temas preferidos na literatura). Além disso, as revelações e reflexões das últimas páginas são emocionantes e belíssimas. Uma leitura incrível.

Ludmilla 13/10/2023

Um dos livros que mais gostei esse ano. Quando você mergulha no enredo, não dá vontade de parar. Um drama psicológico muito bom.

Tatiane 23/08/2022

arrebatador!! trabalho narrativo primoroso, são várias as camadas de texto e a angústia deixada no leitor é difícil de repetir. recomendo muitíssimo, grande obra.

adjalina.menezes 27/11/2022

Perfeito.
Que obra irretocável. Um livro grandioso com várias camadas de exame do indivíduo. O que mais me surpreendeu na leitura foi como contexto da segunda guerra foi inserido no enredo, ricamente descrito e ambientado trazendo ao leitor todas as emoções que o narrador sentia no seu relato.
Meu terceiro livro de McEwan, depois de Enclausurado e O Jardim de Cimeneto sem dúvida o melhor.

Daniela 31/01/2023

Tudo tem consequências
Um clássico muito bem escrito, rico em detalhes, história que te prende com cenários diferentes.
E fica a reflexão: tudo tem consequências, independente se é criança, adulto, idoso? e as vezes não tem como reparar o que fazemos.

Ana Lima 24/02/2023

Não sei o que pensar meu deus do céu!!!! O livro é muito bom, gosto da história (já conhecia por causa do filme), mas eu não lembrava que sentia tanta raiva no final. São muitas nuances, não sei o que sentir AAAAAAAAA (desculpa pela resenha ruim, não consigo parar de pensar no final)

Renato Esteves 05/03/2023

Uma exploração profunda e emocionante sobre o que significa buscar o perdão após um erro somente justificável por ser aquele que era uma pessoa inocente na época. Começo morno, quase despretensioso, mas conforme avança McEwan mostra que a sensibilidade
e inocência do começo vai se mantendo, mas como uma forma de prisma para as desgraças que se sucedem na vida de seus protagonistas. Embora 'Reparação' seja, em grande parte, um romance trágico, McEwan incorpora elementos humorísticos para mostrar que a esperança é sempre possível, mesmo em meio a uma grande tragédia.

Adorei o fato de você ter versões que não são contraditórias, são apenas versões explicadas sobre os fatos sob ponto de vistas diferentes.

Extremamente sensível e envolvente. Um livro sensorial. Consegui sentir os cheiros, vislumbrar as cores. Em algumas partes, atinge a arte da escrita em todo o seu esplendor.