Jorge Amado

Jorge Amado Joselia Aguiar

Resenhas - JORGE AMADO: UMA BIOGRAFIA

Marília 08/07/2020

Esse livro é como se fosse a abertura das cortinas referentes a vida de Jorge amado.

Ronnie 11/06/2020

Amado
O livro nos deixa amado ou apaixonado pela beleza literária, pela vida de Jorge Amado. Linguagem fácil. Riquíssima em detalhes. Uma em especial. A autora, quando menciona às histórias das obras do Jorge Amado, não se prendeu apenas em contar os momentos, à época, às inspirações, se preocupou, também, em fazer curtas resenhas. O que isso resulta? Você além de ler sobre a vida do Jorge, você acaba por conhecer o teor - mesmo que mínimo - de suas obras. Sensacional! porque você acaba por ficar instado a lê-las, afinal, quem não gosta de uma resenha antes de adquirir um livro? A biografia nos mostra um Jorge Amado político, amigo, humilde, familiar, preocupado com os rumos da literatura brasileira e, sobretudo, com as questões sociais que até os dias atuais castigam o povo brasileiro. Um Jorge brasileiro. Uma obra para ser lida e se orgulhar de termos tido um escritor lido em todos os cantos do mundo.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Uma Biografia Jorge Amado.
Autora : Joselia Aguiar.

Das roça de cacau do sul baiano, jorge Amado chega ao rio de janeiro na década de 1930 mal saindo da adolescência para lançar um Livro por ano, convertebdi-se em um raríssimo caso de escritor profissional.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588808485

regifreitas 09/09/2019

JORGE AMADO: UMA BIOGRAFIA (2018), de Joselia Aguiar.

Ao morrer [em 6/8/2001], Jorge estava traduzido em 49 idiomas, e pelos cálculos da imprensa somavam-se 21 milhões de exemplares vendidos no país e 80 milhões no mundo. O ‘Le Monde’ lembrou que Jorge dedicara sua obra à defesa dos oprimidos. O ‘New York Times’ o chamou de ‘Pelé da literatura’”. (p.554)

Biografia é um gênero que não comporta grandes inovações formais ou estilísticas, pois trabalha dentro de parâmetros “engessados” e que têm evoluído pouco com o tempo. Talvez o mais importante nesse tipo de obra seja uma pesquisa aprofundada, respaldada por farta documentação (comprovadas aqui pela considerável bibliografia e fontes, relacionadas ao final), e uma linguagem acessível e texto dinâmico – não é à toa que boa parte dos biógrafos sejam jornalistas, em cuja atividade essas características geralmente devem estar presentes. Nesse sentido, a obra de Joselia Aguiar cumpre muito bem o esperado, reflexo de uma dedicação de sete anos de trabalho.

Obs.: alguns problemas de revisão nessa minha edição, mas isso é de responsabilidade da editora, não da autora.

Dayse Lima 21/05/2019

Personagem de muitas histórias
Acabo de ler e estou ainda sob impacto do grande personagem que foi Jorge. Tão ou mais fascinante que alguns criados por ele próprio. A partir da entrada de Zelia em cena, a costura do livro fica mais interessante. Talvez pelos méritos dela, talvez por coincidir essa fase com o amadurecimento do próprio Jorge, que se torna mais maleável, mais instigante nas suas contradições e mais humano.

Lica.Souza 24/01/2019

Jorge Amado uma biografia
Escrita deliciosa, que flui leve. Uma vida tão cheia de aventuras que é quase romance. Emociona.