Jorge Amado

Jorge Amado Joselia Aguiar

Resenhas - JORGE AMADO: UMA BIOGRAFIA

jota 22/06/2023

MUITO BOM: uma biografia bastante completa do escritor baiano que entusiasma mais quando passa a tratar de suas personagens inesquecíveis: Gabriela, Tieta, Tereza Batista
Lido entre 06 e 21 de junho de 2023. Avaliação da leitura: 4,5/5,0

Terminei de ler o livro de Joselia Aguiar em 21/06 e depois de todos aqueles números referentes à venda dos livros de Jorge Amado (1912-2001), as inúmeras traduções para diversas línguas, reedições aqui e no exterior, adaptações para o teatro, cinema e televisão, teses de mestrado e doutorado, ensaios e artigos sobre sua obra, fiquei com a impressão de que o autor baiano era o mais importante de nossas letras. Porém, mais tarde, lendo o Estadão do mesmo dia, um artigo de Fred Lopes na seção de literatura do jornal me informava que Machado de Assis (1839-1908) seguia sendo o escritor brasileiro mais celebrado mundialmente, além de ser considerado o maior da literatura brasileira e um dos principais autores da literatura em língua portuguesa. Bem, então Amado ocuparia um honroso segundo lugar nessa história toda.

Uma longa história a de Amado, que a editora Todavia diz ser a mais completa e atualizada biografia dele, mesmo porque a primeira, de Miécio Táti, publicada em 1961, só cobriu sua vida e obra durante cerca de 49 anos, sendo que Amado viveu quase 90 anos. Outras informações se encontravam nos livros de memória dele, como Navegação de Cabotagem (1992) e nos vários volumes escritos por sua mulher, Zélia Gattai (1916-2008). E Joselia Aguiar reconhece que ainda há muita coisa para ser estudada e pesquisada na vida e na obra do autor de Gabriela, Cravo e Canela. Livro publicado em 1958, de enorme sucesso no mundo todo, cuja primeira tradução no exterior deu-se na Rússia, país que Amado venerava, porque ali era o centro do pensamento de esquerda daqueles anos.

Curiosamente, Gabriela marca uma transição do autor político das primeiras publicações carregadas de ideologia, como em Terras do Sem-Fim (1943), para algo que “as resenhas americanas se referiam (...) como “divertido e cativante”; de “atmosfera contagiante, erótica, violenta, cheia de cores chamativas e de episódios inesperados”, conforme cita a biógrafa. Justamente quando trata desse “novo” Jorge Amado, num capítulo (o 28) intitulado Gabrielamania, o livro de Joselia Aguiar fica um pouco mais interessante, porque até ali, tratando muito da vida política de Amado, que foi bastante intensa, confesso que andei bocejando por conta de tanto Luís Carlos Prestes, Partido Comunista Brasileiro, Getúlio Vargas etc. Depois acompanhamos o desencanto dele e de Zélia com a ditadura soviética sob Stalin e com o avanço da idade encontramos Amado muito amigo de Antonio Carlos Magalhães e José Sarney, embora permanecesse fiel à esquerda, não misturasse amizade com ideologia, como ele pensava.

Bom mesmo foi saber que havia quase uma fraternidade entre os grandes escritores e pensadores contemporâneos de Amado, gente que trocava cartas e conversas, enviava capítulos ou trechos de seus livros para que o outro escritor apreciasse e fixesse sugestões, que podiam ou não ser acatadas, enfim, eram gente como Erico Veríssimo, Graciliano Ramos, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, José Lins do Rego, Guimarães Rosa, Mario de Andrade e ainda em outras áreas Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Oscar Niemeyer etc. Mas isso é apenas um pouco do que o leitor vai encontrar em Jorge Amado: Uma Biografia. Que é quase tão interessante quanto Clarice, de Benjamin Moser ou O Anjo Pornográfico, de Ruy Castro, duas ótimas biografias sobre autores brasileiros que me vieram à memória durante essa leitura e a comparação então foi inevitável.
Jacy.Antunes 23/06/2023minha estante
Excelente resenha. Vou retomar a leitura parada há dois anos.

jota 23/06/2023minha estante
Obrigado! Depois da parte política, a leitura melhora bastante.

Paulo Sousa 24/06/2023minha estante
eu abandonei. tava muito bom, mas sei lá, a abordagem da josélia não me ganhou?.e olha que é muito fácil ler sobre jorge ?

jota 25/06/2023minha estante
Paulo: senti a mesma coisa. Jorge Amado por Ruy Castro, por exemplo, soaria muito melhor, penso. Muito mais para Dona Flor ou Gabriela do que para Prestes e PCB.

Lica.Souza 24/01/2019

Jorge Amado uma biografia
Escrita deliciosa, que flui leve. Uma vida tão cheia de aventuras que é quase romance. Emociona.

Dayse Lima 21/05/2019

Personagem de muitas histórias
Acabo de ler e estou ainda sob impacto do grande personagem que foi Jorge. Tão ou mais fascinante que alguns criados por ele próprio. A partir da entrada de Zelia em cena, a costura do livro fica mais interessante. Talvez pelos méritos dela, talvez por coincidir essa fase com o amadurecimento do próprio Jorge, que se torna mais maleável, mais instigante nas suas contradições e mais humano.

regifreitas 09/09/2019

JORGE AMADO: UMA BIOGRAFIA (2018), de Joselia Aguiar.

Ao morrer [em 6/8/2001], Jorge estava traduzido em 49 idiomas, e pelos cálculos da imprensa somavam-se 21 milhões de exemplares vendidos no país e 80 milhões no mundo. O ‘Le Monde’ lembrou que Jorge dedicara sua obra à defesa dos oprimidos. O ‘New York Times’ o chamou de ‘Pelé da literatura’”. (p.554)

Biografia é um gênero que não comporta grandes inovações formais ou estilísticas, pois trabalha dentro de parâmetros “engessados” e que têm evoluído pouco com o tempo. Talvez o mais importante nesse tipo de obra seja uma pesquisa aprofundada, respaldada por farta documentação (comprovadas aqui pela considerável bibliografia e fontes, relacionadas ao final), e uma linguagem acessível e texto dinâmico – não é à toa que boa parte dos biógrafos sejam jornalistas, em cuja atividade essas características geralmente devem estar presentes. Nesse sentido, a obra de Joselia Aguiar cumpre muito bem o esperado, reflexo de uma dedicação de sete anos de trabalho.

Obs.: alguns problemas de revisão nessa minha edição, mas isso é de responsabilidade da editora, não da autora.

Biblioteca Álvaro Guerra 18/02/2020

Uma Biografia Jorge Amado.
Autora : Joselia Aguiar.

Das roça de cacau do sul baiano, jorge Amado chega ao rio de janeiro na década de 1930 mal saindo da adolescência para lançar um Livro por ano, convertebdi-se em um raríssimo caso de escritor profissional.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588808485

Ronnie 11/06/2020

Amado
O livro nos deixa amado ou apaixonado pela beleza literária, pela vida de Jorge Amado. Linguagem fácil. Riquíssima em detalhes. Uma em especial. A autora, quando menciona às histórias das obras do Jorge Amado, não se prendeu apenas em contar os momentos, à época, às inspirações, se preocupou, também, em fazer curtas resenhas. O que isso resulta? Você além de ler sobre a vida do Jorge, você acaba por conhecer o teor - mesmo que mínimo - de suas obras. Sensacional! porque você acaba por ficar instado a lê-las, afinal, quem não gosta de uma resenha antes de adquirir um livro? A biografia nos mostra um Jorge Amado político, amigo, humilde, familiar, preocupado com os rumos da literatura brasileira e, sobretudo, com as questões sociais que até os dias atuais castigam o povo brasileiro. Um Jorge brasileiro. Uma obra para ser lida e se orgulhar de termos tido um escritor lido em todos os cantos do mundo.

Marília 08/07/2020

Esse livro é como se fosse a abertura das cortinas referentes a vida de Jorge amado.

Ana Rohrer 29/08/2020

Sa?o 640 pa?ginas de passeio pela vida e obra do autor brasileiro que se transformou em cidada?o do mundo. Sua obra foi traduzida em mais de 40 pai?ses. A bio?grafa Joselia Aguiar teve um trabalho minucioso e conseguiu acesso a muito documento particular, o que da? a? obra algum ineditismo.

Rami 10/09/2020

Um suco de Frutas e Um Sorvete Para Arrematar!
Se me perguntasse um autor brasileiro que eu gostaria de bater um papo, sempre responderei Jorge Amado.
Conheci a literatura brasileira aos 13 anos, quando por leitura obrigatória da escola da minha irmã, eu, uma ávida leitora, comecei a ler Capitães da Areia.
A história me doeu. A história me quebrou. Comi o livro. Só entendi muitas coisas quando foi a minha vez de lê-lo como leitura obrigatória quase quatro anos depois.
Lendo essa biografia eu só queria que o universo fosse mais amoroso comigo e me permitisse um dia com Jorge. Ouvindo ele falar e falar e falar.
Ler sua biografia me fez conhecer outros lados do Jorge que eu não fazia a mínima ideia. E a amizade com outros autores os quais admiro só me fez desejar ouvir mais das histórias de vida dele.
Terminei a biografia com lágrimas nos olhos, pois mesmo depois de ir para o rol dos imortais, seis anos depois ele me tornava uma leitora de clássicos brasileiros, assim como ele fez com inúmeros outros escritores numa África Portuguesa colonizada.
Eu só sinto o privilégio de poder ser brasileira, baiana e de Ilhéus, por causa dele. Ser brasileira, baiana e de Ilhéus me permite ler suas histórias e entender completamente sem barreiras linguísticas e culturais.
É um privilégio só lê-lo. É um privilégio saber mais desse homem que eu brinco dizendo que "Nunca errou. Zero defeitos!".
Espero que nossa geração e as próximas saibam dar valor aquele que só contava a "história do povo baiano, do povo brasileiro"!.
Imortal, pois foi membro da ABL, não por que não tinha onde cair morto, mas imortal porque "erigiu um monumento duradouro" nas páginas de uma Bahia e de pessoas esquecidas pelo governo, pelos mais ricos.
Agradeço por me tornar quem eu sou hoje como leitora. Talvez num além, caso haja, eu possa te agradecer e te ouvi falar pessoalmente tomando suco de frutas além de um sorvete para arrematar.

Emanuell K. 21/02/2021

Leitura indispensável para quem ama a obra de Jorge Amado! O livro mostra as várias facetas de sua vida, como se tornou um autor do mundo e no mundo. Sem contar as suas amizades e histórias mais inusitadas!

Marcus.Vinicius 22/07/2021

Vida e obra de um gigante da literatura
Apesar de ter o hábito de ler muito, foi a primeira biografia que li, e não foi por acaso: Jorge Amado é meu autor brasileiro favorito. O livro é bem completo, mostra que a autora estudou, pesquisou, entrevistou, enfim, teve um enorme trabalho para destrinchar a vida de uma figura tão importante quanto Jorge. A literatura do escritor baiano foi de fases que seguiram estritamente sua vida pessoal: o início, uma literatura mais engajada, politizada; o amadurecimento, com obras com caráter cômico, focado em fortes personages (muitas mulheres), sem esquecer pujantes críticas sociais; e ao final, um retorno às origens do ciclo do cacau. A obra de Jorge não foi traduzida e publicada em mais de 40 países a toa. Em suas viagens como representante do partido comunista, ou enquanto exilado político, Amado negociava diretamente com editores, ou seja, ?vendia seu peixe?. Tinha uma visão comercial do mercado editorial interessantíssima, além de ser um homem extremamente inteligente. Podemos observar também quantas amizades com grandes personalidades o autor teve, tais como Jose Saramago, Erico Verissimo, Jean-Paul Sartre, Pablo Neruda, entre outros. Não podia deixar de falar do grande amor de Jorge com sua companheira Zélia Gattai, que é muito bem abordado no livro. Outros pontos mencionados: a expectativa pelo prêmio Nobel; as moradias da família, no exterior, no Rio de Janeiro, na Casa do Rio Vermelho; a relação com o candomblé. Para quem é fã do autor, assim como eu, leitura mais que recomendavel!

Rachel 11/08/2021

Sou suspeita pra falar deste que é meu escrito é preferido, mas o livro é maravilhoso, muito completo, recomendo.

Priscila 28/02/2022

Amado, Jorge Amado!
Grande experiência ler a biografia desse magnífico escritor. Só li ?Capitães da areia? e já o considerava muito. E foi daí que me interessei pela pessoa Amado.

Conhecer sua história, família, envolvimentos políticos e sociais; aumentou ainda mais minha admiração. ??

Maia 23/03/2022

Romântico e sensual
Trabalho primoroso, uma vida tão rica e admirável, pesquisada e contada com amor, como gostaria o biografado.

deborauni 27/12/2022

Vida e obra de Jorge Amado
Adoro ler biografias e essa foi ótima. Seja pelo estilo de escrita, paralelos com a história do Brasil e do mundo, ou pela quantidade de anedotas, que fazem o leitor sentir-se compartilhando da vida pessoal e profissional de Jorge Amado.
Comecei a ler paralelamente a Capitães da Areia, mas só o conclui agora. Recomendo vivamente!