Um Cara Qualquer

Um Cara Qualquer Amber Tamblyn

Resenhas - Um Cara Qualquer

Marina Mendes 17/04/2024

Neste romance de estreia eletrizante e provocativo, Tamblyn combina gêneros de poesia, prosa e elementos de suspense para dar forma às narrativas chocantes das vítimas de violência sexual, mapeando as formas destrutivas pelas quais nossa sociedade perpetua a cultura do estupro.

O extraordinário é como, com o passar dos anos, essas pessoas aprendem a se curar, unindo-se e encontrando um espaço para levantar suas vozes. Dito em pontos de vista alternados, com uma assinatura para cada voz e experiência da vítima, essas páginas crepitam de emoção que vão do horror à empatia de tirar o fôlego.

Por mais ousado que seja, Um cara qualquer pinta um retrato marcante da sobrevivência e é um tributo àqueles que viveram o pesadelo da agressão sexual.

Orlando.Rodrigues 21/03/2024

Bom, porém faltou algo a mais
A premissa da história é muito impressionante e nos coloca para pensar a respeito dos acontecimentos de uma maneira diferente da que estamos acostumados, afinal é o oposto do que estamos acostumados a ver e ouvir nos noticiários. São histórias que como homem, me colocaram para imaginar os acontecimentos e as consequências e ficar com um gosto amargo na boca. O abuso e suas consequências nos homens é algo que eu pelo menos não estava acostumado a ver/ler, pelo menos não vindos de uma mulher. E o final, eu gostei muito, do mostrar quem é ela e dar um ar despojado, indiferente em como ela vê e porque age assim, mais ou menos como um homem faria.

Agora para mim os problemas foram que, talvez pelo formato que acompanhei a história, achei os personagens confusos, muita gente entrando e saindo na história sem mais nem menos, pouco desenvolvimento de coisas que podiam ser legais, excesso de desenvolvimento de outras que honestamente parecem não acrescentar muito ... Acontecimentos mal contados, conveniências e principalmente uma exposição de dinâmicas de redes sociais que a primeiro momento interessam pois é a realidade que vivemos hoje, mas depois, pela maneira que é inserida, acaba deixando as coisas mais confusas.

Chegou em um certo ponto que eu só queria acabar mesmo. Enfim, é uma leitura interessante, vale a pena, porém não vem com muita expectativa e principalmente, vem com tempo e vontade

Bella.Novaes 12/07/2023

Vou perguntar a alguém se é verdade... um homem qualquer
Claro que a sinopse já deixa bem em evidência o quanto o livro é pesado e fala exatamente o que você vai encontrar nele.
Esse não é um livro para adolescentes, é um livro forte, pesado, da verdade nua e crua.
É sobre tema que assombra principalmente as mulheres, mas foi muito interessante ler esse tipo de coisa da perspectiva de um homem. quer dizer, e se fosse o contrário? e se o abuso viesse de uma mulher?

estou sem palavras pra este livro.

MaitA4 11/07/2023

A cultura do estupro
Estou em um momento de êxtase, completamente absolvida por essa leitura, devorei estas palavras como se não houvesse amanhã e não me arrependo.
É revoltante, impactante, escandaloso e belo ao memo tempo. Todos os pontos de vista se intercalam de forma perfeita como uma orquestra, um livro lindamente construído.
A primeira parte para mim ainda é a melhor, simplesmente me debulhei em lágrimas do início ao fim desse capítulo, lindo, apavorante e doloroso.
Estou apaixonada pela autora e muito feliz de poder adicionar mais um livro as meus favoritos depois de algum tempo.
Sim, temas extremamente pesados mas que PRECISAM ser abordados, a literatura muda pessoas e as pessoas mudam o mundo.
UAU, obrigado por essa leitura Amber Tamblyn.

Leticia2513 25/02/2023

Um cara qualquer
É um livro muito pesado, chega a dar náuseas.Mas não me arrependo de ter lido, ele trata de assuntos muito necessários e pouco falados

Sabrine 22/01/2022

Alerta de Gatilho - O Livro
É impossível indicar Um Cara Qualquer pra alguém e não avisar sobre o tanto de eventos violentos que a trama carrega. Os temas do estupro e do machismo são o centro da narrativa, mas nada é feito por puro apelo e a autora trata deles com muita delicadeza e respeito. Algumas partes são bem difíceis de ler, mas o livro é tão bem escrito que você não consegue deixar de lado mesmo ficando triste. Indo avisad@ é possível usufruir de uma ótima obra com reflexões pesadas e necessárias.

Jão.Silver 11/09/2021

Um cara qualquer
"Sim, eu ainda estou respirando.
Não, eu não estou vivendo.
Sim, eu consigo sentir as pernas.
Não, eu não consigo sentir os meus genitais.
Sim, eu consigo enxergar.
Não, eu não quero olhar."

Livro extremamente provocativo, desconfortável e doloroso, a escrita da autora te prende muito! Com a mistura de gêneros de prosa, poesia, texto, pensamentos... Ele é super fluído apesar dos temas pesadíssimos e gatilhos retratados. Recomendo a leitura, extremamente necessária.

Thamires.Sobral 22/08/2021

Alguns socos necessários!
Nessa história iremos acompanhar homens que foram abusados sexualmente pela mesma mulher, como suas vidas mudaram após esse evento e o quanto e difícil o processo de superação após um trauma desses.

Inicialmente vamos conhecer Donald Ellis, que foi encontrado em um beco, todo machucado e com as genitais violadas, ele é socorrido, porém retornar a vida normal, não será nada fácil, ele é um professor casado e com filhos, que agora tem que retornar a rotina e fingir que nada aconteceu?

Difícil para Donald e para gente ouvir, ele foi atacado porque estava no bar, e sem a esposa, veremos os julgamentos por isso e seus filhos sendo vítimas de bullying.

Contudo Donald não é a única vítima desse crime, vamos conhecer outros homens que também foram violentados, e como estão superando o que aconteceu, e o mais importante, lidando com o fato de que a mulher que fez isso com eles não foi captura ainda.

Amber nos apresenta uma história dolorosa e mostrando que a vítima pode ser homem, mulher, famoso ou anônimo, mas o enredo se repete, as marcas do abuso ficam, as vítimas são humilhadas, culpabilizadas e até descredibilizadas em alguns casos.

Um livro que vai abordar temas importantes e delicados e que sem dúvidas propõe muitas discussões, essa não foi uma leitura fácil, confesso que levei alguns socos, mas acompanhar as vítimas encontrando meios de superação para viver após a violência sexual sofrida, foi uma experiência única e incrível.

SueSouza 16/08/2021

Oi Pockets!
Como estão? Espero que bem. Hoje trago um pouco sobre o audiolivro “Umcara qualquer” da autora Amber Tamblyn que ouvi pelo @tocalivros, não é um livro fácil de se ouvi, pois fala sobre abuso sexual contra homens e o quanto a mídia e as pessoas são julgadoras e acabam muitas vezes prejudicando a saúde já fragilizada da vítima.
O enredo já se inicia com a narração de Donald Ellis, sendo encontrado em um beco, machucado, violado e sem suas genitais, ele é socorrido, tem toda uma equipe de apoio, mas agora não é o mesmo. Donald é professor, casado com Camila e tem dois filhos, que ainda não entendem bem o que aconteceu com o pai.
Vamos acompanhar a história de Donald, sua volta a vida “normal”, a escola e sua rotina. Ele vive de fingir está bem para todos, mas devido a criminosa não ter sido encontrada começa os vários questionamentos de porquê Donald foi atacado e porque estava no bar sem a esposa, etc. Seus filhos começa a sofrer bullying.
Vamos conhecer mais quatro vítimas de violência, e como cada um está lhe dando com o que aconteceu, e como estão por essa mulher que não foi capturada pelos crimes que cometeu (a única pista é seu perfil no site Okcupido, onde trocou conversa com algumas das vitimas). Aqui vãos ter as reações das vítimas, um que não consegui superar a pressão da mídia e acabou se suicidando, um que usou a mídia a seu favor, um que se tornou defensor da causa e criou uma rede de apoio para outras vítimas.
Uma história crua e dolorosa de ser lida, pelas vítimas e seus familiares. E podemos ver o quando a mídia e os comentários das pessoas nas redes sociais são cruéis com as vítimas, as piadas, a constante de colocar a vítima como culpada do que aconteceu, e outros que acham que o criminoso está fazendo justiça.
É um bom livro, porém em alguns momentos senti que a autora foi descuidada com algumas falas e colocações, principalmente no linguajar ao falar sobre mulheres, pessoas trans e a vítima. E o final ficou a desejar, pois esperava uma explicação/ resolução melhor.
ESTA OBRA CONTÉM GATILHOS

Janaina.Leme 20/06/2021

É possível seguir a vida depois de sofrer abuso sexual?
Hoje vamos falar desse audiolivro que foi para mim praticamente um soco no estômago. Sou jornalista, sempre tenho em mente que toda a história tem três lados: o meu, o seu e a verdade. E isso também fica evidente nesse audiolivro que conta histórias de homens que foram vítimas de violência sexual e quanto a mídia é sensacionalista.

O livro é classificado como Romance, mas para mim não dá para romantizar esse tipo de assunto. Segundo a sinopse, a autora combina gêneros de poesia, prosa e elementos de suspense para dar forma às narrativas chocantes das vítimas de violência sexual, mapeando as formas destrutivas pelas quais as nossa sociedade perpetua a cultura do estupro. O extraordinário é como com o passar dos anos, algumas pessoas aprendem a se curar, unindo-se e encontrando um espaço para levantar suas vozes. Resumindo, Um Cara Qualquer pinta um retrato marcante da sobrevivência e é um tributo àqueles que viveram um pesadelo de agressão sexual.

São cinco, seis vítimas que foram abusados sexualmente por uma mulher que até então não foi capturada pelos crimes que cometeu. Você vê histórias de vítimas que não conseguem superar o ocorrido porque a estupradora não foi punida e isso se torna algo essencial para a recuperação, vitimas que tiram a vida por não conseguirem superar a pressão que a mídia faz sobre o assunto, vítimas que com o tempo conseguem superar as dificuldades e se tornam defensores das demais vítimas de abusos sexuais, e até aqueles que conseguem virar o jogo e usar a mídia a seu favor, passando a expor depoimentos e ajudar outros a se recuperarem do mesmo problema que ele mesmo passou.

Para mim, o mais importante desse audiolivro é quanto muitas vezes somos impactados pela mídia sensacionalista, mas não paramos para pensar o que realmente a vítima está sentido, sabendo que programas sensacionalistas normalmente vão expor somente aquilo que vão garantir picos de audiência. Será que contar detalhes do abuso sexual é realmente fundamental? Será que expor a vítima vai ajudá-la de alguma forma? Não é isso que vai ajudar as investigações, mas claramente, é isso que vai gerar mais pontos de audiência. Mas, você aí do outro lado, já pensou o quanto esse tipo de coisa pode impactar a vida de alguém que já está sofrendo por algo muito mais pesado? E tem outro lado né? As pessoas que assistem esse tipo de notícia também, na maioria das vezes, não sabem lidar com a informação, e passam a julgar as vitimas, que já tem coisas demais para resolver internamente e ainda ganham o julgamento de toda uma população.

Um Cara Qualquer é uma obra de Amber Tamblyn. A autora já foi indicada ao Emmy, ao Globo de Ouro e ao Independent Spirit. Já publicou outros dois livros de poesia: Free Stallion (2005), ganhador do Borders Book Choice Award na categoria escrita revelação e Bang Ditto (2009), um best-seller da Indie-Next. Ela mora no Brooklyn, nos EUA, com o marido, David Cross, e a filha.

Disponível no formato audiolivro na TocaLivros, Um Cara Qualquer tem duração de quase cinco horas

Janaína Leme
@eujaestiveem

Eduarda Graciano do Nascimento 03/06/2021

O ataque sexual a um professor abre uma discussão no país – seguida por outros ataques e denúncias – sobre o estupro de homens. Os que têm a coragem de denunciar, em certo momento, se perguntam se foi o certo a se fazer, já que a pressão da mídia e o debate sobre a culpa ter sido ou não deles muitas vezes é só um exaustivo lembrete sobre o trauma.
Acompanhamos a vida de alguns homens vítimas da mesma estupradora (sim, uma mulher). Cada um com seu tempo, seu contexto, seu estilo de vida e sua maneira de lidar. A cultura do estupro é perpetuada pela sociedade e isso não há como negar.

Pra começar eu nunca nem sonhei que a Amber Tamblyn era escritora. Estava procurando uma coletânea de poesias para ler e me deparei com essa informação. Baixei esse livro sem nem saber do que se tratava, achando que era um livro de poemas. Me enganei, mas encontrei um tesouro.
Aliás, não me enganei tanto assim, já que parte da obra é construída em estrutura poética. Prosa e poesia se misturam para relatar e denunciar a violência sexual contra o sexo masculino. É um retrato fictício (até que ponto?) apoiado em dados reais, muito cru e chocante. Sim, o livro contém vários gatilhos. Me lembrou um pouco outra obra que eu adoro, As Virgens Suicidas, romance do também estadunidense Jeffrey Eugenides.

Amber Tamblyn me chocou com uma escrita tão nua. Ela parece mesmo entrar na cabeça desses homens e, quando usa da poesia, o faz belamente, possibilitando que nos sintamos mais próximos de experimentar o que se passa na alma de cada um. A poesia aqui vem na mais bela e dolorosa forma de expressão.
Não acho que eu tenha sido a única a me pegar pensando: quando vamos descobrir o que eles fizeram para merecer isso? Todo mundo sabe que se trata de uma história de vingança. Uma mulher estuprando uns caras? Já já a gente descobre que estiveram envolvidos em algo no passado que provavelmente envolveu o estupro dela própria. E vingança de estupro é sempre linda e comemorada nos livros/filmes.
Não vou contar se é de fato isso que acontece. Vou contar apenas que se trata de um livro rico, triste, forte e muito corajoso. Coragem é uma das lições. A toxicidade do machismo – que faz mal também aos homens – é a outra. Mas essa lição nós mulheres já crescemos sabendo, mesmo sem perceber.

site: https://donaguardia.tumblr.com/post/652993884510732288/um-cara-qualquer-amber-tamblyn

Maíra Marques | @literamai 11/04/2021

Siga: @literamai
— E QUANDO O ABUSO VEM DE UMA MULHER?

Essa semana ouvi o áudiolivro "Um Cara Qualquer" da @amberrosetamblyn no aplicativo @tocalivros , a narração possui 4h49m e a voz é de Rodrigo Dorado.

Essa é uma prosa poética que irá contar a história de homens distintos que foram abusados por uma mesma mulher, conhecida como Maude. A autora vai nos apresentando esses homens e como suas vidas mudaram após um evento tão traumático.

Nem preciso dizer que é um livro que com certeza possui gatilho né? Eu gosto muito de livros que retratam assuntos tão pesados como este e a Amber foi super sensível em sua escrita! Me lembrou bastante "O Peso do Pássaro Morto", que também é uma prosa poética e também é gatilho para abuso (dentre outras coisas).

Por vezes senti náuseas e precisei pausar e respirar fundo. Esse livro me fez ver por outra perspectiva o abuso sexual, pois a sociedade sempre enxerga o homem como abusador. Inclusive essa crítica é um dos pontos altos da história: A vergonha que as vítimas sentem ao declarar que foram estuprados, como se devessem agradecer aos céus por terem transado. Isso é tão cruel quanto culpar a mulher de ter sido estuprada por sua roupa. Amber foi tão genial que conseguiu também explorar até que ponto a mídia pode ser cruel apenas para ganhar audiência em cima de tantas tragédias.

A autora inovou com sua escrita! Usou tweets, pesquisas na web, poesia, prosa... Enfim! Ferramentas de escrita diversas para ilustrar com proeza o destino desses homens. Como nada é perfeito, houveram situações que me incomodaram de forma negativa durante a leitura, mas prefiro não citá-las para não interferir na sua experiência de leitura, pois- apesar das ressalvas- com certeza é um livro muito bom!

Baixe o app @tocalivros e viva essa experiência também!

site: https://www.instagram.com/literamai

Franciele Müller 27/02/2020

O livro tem vários gatilhos, então quer estiver emocionalmente frágil, melhor ficar longe dele.

Um bom livro para os homens entenderem um dos motivos que faz o machismo ser tóxico para eles também, já que se trata de violência sexual contra homens.
Única parte que achei negativa é que as vezes só possui um amontoado de frases soltas e que também faz de conta existir publicações falando sobre o assunto em redes sociais de pessoas famosas... Acho que é um tema delicado para colocar artistas reais e escrever comentários fictícios como se eles tivessem falado....