Aquele que é digno de ser amado

Resenhas - Aquele que é digno de ser amado

1 | 2 | 3 | 4

Na Literatura Selvagem 30/09/2020

Leitura formidável... espetacular.
Primeiro romance de Abdellah Taïa publicado no Brasil, Aquele que é digno de ser amado é um livro epistolar. Tendo o formato de quatro cartas; em duas delas, o protagonista Ahmed escreve à sua mãe já falecida, Malika, e ao seu amante francês Emmanuel, pertencente a um passado distante de sua vida atual. As outras duas cartas foram destinadas a Ahmed, tendo sido escritas por Vincent [outro amante do passado] e um amigo de infância chamado Labbib.

continue lendo em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2019/06/resenha-aquele-que-e-digno-de-ser-amado.html

Carol 11/12/2020

Impressões da Carol
Livro: Aquele que é digno de ser amado {2017}
Autor: Abdellah Taïa {Marrocos, 1973-}
Tradução: Paulo Werneck
Editora: Nós
144p.

Das coisas que mais me fazem ser uma entusiasta de clubes de leituras é ter a oportunidade de ler um livro que, se não fosse por essa curadoria, provavelmente escaparia do meu radar.

É este o caso de "Aquele que é digno de ser amado", do marroquino Abdellah Taïa, lido para o clube LGBTQ+. Caso queiram conhecer o clube, procurem as arrobas @jamesthiago ou @lendoarte, no instagram.

Trata-se de um romance epistolar, que perpassa um período de 25 anos da vida de Ahmed, um homem árabe, de 40 anos, homossexual, vivendo em Paris. As cartas são datadas da mais recente à mais antiga, o que torna a leitura um mergulho no passado desse homem, numa tentativa de compreendê-lo.

O que leva uma pessoa a ser quem ela é? A agir como age? A amar como ama? Qual lugar esse homem exilado ocupa? O que é ser gay numa sociedade confessional como o Marrocos islâmico? O que é ser o outro numa França laica? Do que falamos quando falamos sobre submissão? E sobre poder?

São ao todo 4 cartas nas quais Abdellah Taïa não alivia pro leitor em momento algum. Sua escrita é direta, dura, seca e cheia de nuances. Ahmed é um homem marcado por suas origens e relações familiares e amorosas, é um homem factível e sua história nos comove porque, afinal, todos somos dignos de sermos amados.

Abdellah Taïa, ele mesmo, nascido no Marrocos e exilado na França, foi o primeiro escritor árabe a se assumir gay, abertamente. Para contextualizar a força desse ato, no Marrocos, a homossexualidade é crime e punida com até 3 anos de prisão e multa.

Se a literatura é esse exercício de se pôr no lugar de outrem, "Aquele que é digno de ser amado", é um belo exemplo do que de melhor a literatura contemporânea pode nos proporcionar. É um livro incômodo, mas pertinente. Recomendo!

Joabe Vieira 29/12/2020

Colonialismo da mente e do sexo
Muito se fala de colonialismo e estudos decoloniais atualmente. A escrita de Abdellah sutilmente mostra como isso se estabelece e se desenvolve. Como estamos o tempo todo sendo colonizados por outros poderosos. Entretanto, é preciso de dar conta desse mecanismo que subalterniza e erotiza povos, corpos e culturas do Sul Global. Mais do que cenas eróticas e sensuais, o livro nos traz uma tomada de consciência que surge pouco a pouco no protagonista, levando-o a se libertar, não da sua homossexualidade, mas da sua situação de colonizado.

Marcelo 16/05/2021

Um livro de sentimentos conflituosos
O marroquino Abdellah Taïa foi o primeiro escritor árabe a se assumir homossexual publicamente, em 2006. Para muitos homossexuais vivendo no mundo árabe sob opressão político-religiosa, seu rosto é o único com o qual se identificar, a única inspiração visível. Em seus livros, Abdellah Taïa exibe a dignidade do homossexual árabe. Aquele que é digno de ser amado é seu primeiro romance publicado no Brasil. O livro toma a forma de quatro cartas. Nas duas primeiras, o personagem principal, Ahmed, homossexual marroquino de 40 anos residente em Paris, escreve à mãe, Malika, morta faz cinco anos, e ao amante francês, Emmanuel, que conheceu no Marrocos aos 17 anos e com quem partiu para a França. As outras duas cartas são dirigidas a Ahmed por Vincent, um amante do passado, e Lahbib, um amigo de infância. Merecidamente,como autor, ele se tornou um ícone de resistência, e sua obra está entre as mais relevantes no que se produz na literatura atualmente. Essa correspondência se estende por vinte e cinco anos, de 1990 a 2015. Nas cartas, Ahmed questiona e é questionado sobre sua homossexualidade, sua relação com a mãe, seus vínculos com o Marrocos e sua identidade como árabe na sociedade francesa. Ao partir para a França com Emmanuel e adotar a língua e o modo de vida do colonizador, Ahmed ganhou liberdade para expressar sua sexualidade, mas perdeu suas raízes e sua identidade. Aquele que é digno de ser amado é um livro que fala de vários temas: da relação difícil entre mãe e filho, da dor da homossexualidade, do exílio no estrangeiro, da ilusão de emancipação e da submissão cultural. No entanto, sobretudo, é um livro que fala do colonialismo e das relações de poder, e de como eles se refletem na vida afetiva de um homossexual árabe de 40 anos radicado nos dias de hoje em Paris.

Alê 04/09/2019

Aquele que é digno de ser lido
um livro lindo que vai além da discussão sobre gênero.

Nayara 27/08/2021

" O amor não se vive unicamente com as pessoas que compartilham exatamente de todas as nossas opiniões, as nossas escolhas "

Allan 06/09/2021

"Essa pele é a minha verdade, para além de mim mesmo. Não a aceito completamente, mas sei que só existo por ela, apesar de minhas múltiplas tentativas de fuga, de emancipação."

Já ouviu que não se pode julgar um livro pela capa? Então, você pega essa edição na mão e pensa que o livro é curtinho. Mas ele é de uma profundidade tão grande, que vira um livrão. São quatro cartas que nos permitem acompanhar a história de um migrante gay e marroquino na França. O livro aborda a questão da sexualidade, da religião, relacionamento familiar e colonialismo. Aliás, é um refresco ver um autor que não romantiza o colonialismo europeu.

Cris 16/09/2021

Cartas em anos decrescentes
A proposta de mostrar a vida do personagem através de cartas, em anos decrescentes, foi bem inovadora. E faz o leitor entender enfim as angústias do personagem.
O livro também dá amostras dos efeitos da colonização francesa na cultura árabe

Sabri 17/09/2021

Aquele que é digno de ser amado
?A morte é uma obsessão para os que restam, os que ficam por aqui por mais um pouquinho. Os mortos são vivos.?

Livro forte e potente, são poucas páginas mas de bastante reflexão sobre homossexualidade, colonialismo e relações familiares.

Mariana 01/10/2021

Marrocos
Romance epistolar do escritor marroquino Abdella Taîa, que tem o formato de quatro cartas, repletas de relatos de dores e saudades. Não gosto muito dessa técnica literária de desenvolver a história, talvez por isso não tenha me cativado tanto.

Amanda 03/10/2021

Um livro curtinho, fluido. Escrito através de cartas ao longo de certos períodos de tempo.
Achei muito interessante. Uma ótica que nunca havia tido contato.

Ana Bellot 07/12/2021

Aquele que é digno de ser lido!
Pense em um livro repleto de conhecimentos culturais, relfexões e aprendizados.
Que obra, meus amigos!

Hugo 02/01/2022

Eu e Ahmed somos um
Ahmed me comoveu do início ao fim. Todas as cartas escritas por ele e aquelas escritas para ele fizeram-me identificar imediatamente com essa dor causada por um romantismo tão antigo mas nunca sentido verdadeiramente por mim (nem por Ahmed): o abandono. Da família, das pequenas aventuras amorosas, daquele beijo rápido no metrô, daquela fuga que me fez fugir do amor e de mim mesmo. Sinceramente, não pude chorar lendo esse livro, porquanto não tenho muitas lágrimas quando o tema é o amor, mas, se tivesse, choraria.

1 | 2 | 3 | 4