O Método Bullet Journal

O Método Bullet Journal Ryder Carroll

Resenhas -

Luz 18/05/2024

Busquei está leitura ao ver que o método tem sido uma alternativa de organização para pessoas que já utilizaram diferentes apps.
O livro descreve o método e dá muitas ideias de como usá-lo de uma perspectiva de melhorar o autoconhecimento.
Pareceu um pouco diferente das implementações que vi, mas o autor deixa claro que a aplicação é muito flexível e pessoal e, inclusive, muda para a mesma pessoa ao longo do processo.

Ana 16/05/2024

O livro é bem rapidinho de ler. Nele você vai encontrar como o método foi criado e como montar o seu bullet journal, então é legal você fazer o seu enquanto lê o livro.

Felipe.Barcelos 27/04/2024

Um método promissor
O autor apresenta o método referenciando bastantes dados científicos (ver notas) e considerações pessoas da comunidade que o usa. No geral é mais sobre a eficiência e algumas dicas, do que como fazer propriamente dito. Então vai ser interessante complementar a leitura com algum conteúdo extra (vídeos, resenhas) para ter um entendimento melhor do passo a passo.

Caio.DeMorais 23/03/2024

O Guia Para Tomar As Rédeas Da Sua Vida
Sabe quando queremos fazer uma coisa ? seja escrever um livro, redecorar o porão ou planejar as férias ?, se pergunte antes, por que estamos assumindo esse projeto? Para comunicar algo de vital importância para nós? Para ter mais bons momentos com a família? Para relaxar e se refrescar surfando e/ou respirando o ar da floresta? Tanto faz. Só queremos dar a partida nos motores para que possamos desenterrar a causa oculta de nossa motivação.

Em outras palavras, entender POR QUE você se sente compelido a fazer algo vai te ajudar a definir melhor COMO fazê-lo.

Exemplo:

Eu quero _____ [o quê] para _____ [porquê] ao _____ [como].

Então, ficaria mais o menos assim:

Eu quero SAIR DE FÉRIAS para RELAXAR ao NÃO ESTAR NO ESCRITÓRIO.

Bem, não há nada de errado com a declaração acima, mas com um pouco de mais atenção você ele pode ajudar a descobrir se a viagem se conecta com algo tenha significado para você. O que nessa viagem realmente te entusiasma? Use os Cinco Porquês para ajudar a ir um pouco mais fundo.

1. Por que quer sair de férias? Para relaxar.
2. Por quê? Porque o trabalho está me estressando e deprimido.
3. Por quê? Porque é a mesma coisa todos os dias e isso aumenta minha solidão.
4. Por quê? Porque minha vida é confinada à minha baia e à minha cadeira, e não consigo ver as pessoas com quem me importo.
5. Por quê? Porque não tenho tempo para isso.

Podemos ver algumas temas-chaves surgiram: confinamento, tédio, depressão, solidão e culpa. Essas são suas prováveis fontes da sua motivação. O objetivo dessas férias seriam, então aliviar esses pontos ao experimentar seus opostos: liberdade, entusiasmo, alegria, conexão e orgulho. Vamos reescrever nossa declaração para abordar esses desejos:

Quero SAIR DE FÉRIAS para LEMBRAR A MIM MESMO A RAZÃO PELA QUAL TRABALHO (orgulho) ao PASSAR BONS MOMENTOS COM AS PESSOAS QUE AMO (conexão), ENQUANTO NÓS DIVERTIMOS (alegria) EXPLORANDO UMA REGIÃO TROPICAL JUNTOS (liberdade e entusiasmo).

Pronto, esse é um dos vários macetes que existem nesse livro fabuloso, que vai te ajudar a registrar o passado para monitorar suas conquistas; organizar o presente e nunca se perder em anotações; planejar o futuro fragmentando objetivos que parecem inatingíveis.

manu! 14/03/2024

Sou adepta do Bullet Journal há alguns anos e posso comprovar como esse método é eficaz para organização de tarefas, hábitos, projetos, sendo inclusive um ótimo exercício para a criatividade.

Como o autor diz, escrever no caderno é um método que nos ajuda muito a ter mais clareza com os nossos objetivos.

Não imaginava que o livro trataria tanto de questões como a produtividade e a autorreflexão, gostei muito!

Moises55 07/05/2024minha estante
No livro, ele diz que não tem um jeito certo (ou seja copia assim e segue a vida como um fórmula matemática), ele diz que o Bujo é adaptável, orgânico e crescente, cada um vai aprimorando ao seu jeito de organizar, de escrever, no final a única coisa é: escreve! No pinterest tem bastante coisas de pessoas que mostram seus Bujo, é bem interessante verificar a diversidade de escrita e organização da galera.

jardimderesenhas 01/02/2024

Um caderno nunca foi tão útil!
Ler este livro reforçou a certeza de que escrever é a melhor maneira de esvaziar a mente e clarear as ideias.

ipaziam 25/01/2024

Um método eficiente, uma leitura cansativa
Está foi minha primeira experiência a uma nova categoria literária. O autor esclarece de maneira eficaz o método, destacando sua utilidade na organização e visão geral do andamento de nossa vida e projetos. Contudo, a obra torna-se excessivamente repetitiva, demorando a abordar os pontos cruciais.

?Progresso fornece ímpeto; ímpeto ajuda a cultivar a paciência.? (Ryder Carrol)

Thiago.Magano 23/01/2024

Um método poderoso
Curti muito a maior parte do Livro. Estou implementando o método da forma mais simples possível para ver se consigo me adaptar. Achei ele com bastante dicas úteis e com uma filosofia de vida bem agradável, me pegou num momento de vida que me pegou em cheio. Espero que dê certo.

Henrique Amaral 22/01/2024

Inspirador
Eu conheci o método e desde então senti muita curiosidade por ele. Tendo lido o livro, acredito que tenho as ferramentas necessárias para iniciar minha caminhada no meu caderno, e colher os frutos das minhas empreitadas.

Jennifer.Castro 14/01/2024

Experiência maravilhosa
Sempre que leio esse livro tiro novas informações e fico impressionada com o método ensinado. Lendo pela segunda vez e sempre fico surpresa.

Marina.Amador 08/01/2024

Se você ler as 50 primeiras páginas já basta
É sério, não precisa ler todo o livro, nos primeiros capítulos ele já ensina o método e foi suficiente para eu aprender a utilizá-lo

Adrian 03/01/2024

UM VERDADEIRO GUIA
LIVRO FUNDAMENTAL PARA QUEM TEM A VIDA TODA NO PAPEL, ELE EXPLICA E ENSINA MANEIRAS DE COMO PODEMOS ORGANIZAR NOSSA VIDA E CATALOGALA EM UM PEQUENO LIVRO.

eudeferraz 30/12/2023

O método bullet journal
Eu esperava algo mais técnico, apesar de ele orientar a como organizar o BuJo, por diversas vezes senti que estava lendo um livro de "auto ajuda".
Interessante ele mencionar a mudança positiva que organizar as atividades pode gerar em nossa vida. Mas não esperava que esse fosse o foco do livro.