Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen

Resenhas - Orgulho e Preconceito

Iza 23/06/2024

Amei a história
A leitura não foi muito fluída,só comecei a gostar mesmo a partir da metade. Porém achei a história muito bem desenvolvida e amei o final.Super indico?

Triners 22/06/2024

O orgulho do preconceito de amar
Aqui temos o melhor de tudo o que Jane Austen costuma nos proporcionar; amor, patriarcado, uniões e muito, muito sentimento.

Ela aborda, de forma muito íntima, o contexto social e familiar da época. A concepção de amor que temos ao longo da narrativa se contrapõe fortemente ao que enxergamos como afeto e troca atualmente, que foi retratado através do orgulho de Elizabeth e o preconceito do Sr. Darcy; sua premissa trata-se da união vantajosa de famílias que possuem riquezas e uma perspectiva de que o amor deve ser posto em segundo lugar se comparado aos bens materiais que uma união pode proporcionar.

A obra se torna única justamente pelo modo que os personagens lidam com a imposição da sociedade e, intimamente, com os próprios preceitos sobre amor.

É realmente valioso e benéfico unir-se a alguém por amor no condado de Hertfordshire? Um romance nada meloso e clichê, mas bem construído, cuja finalidade implica justamente no que estrutura uma relação e o quão disposto você está para agir diferente do que a sociedade espera.

O que Jane Austen fez não foi pouco; e fez de forma divertida, gostosa e envolvente, o que torna essa uma de suas melhores obras literárias.

.erikaazxx 22/06/2024

Orgulho e Preconceito
No começo achei a leitura MT difícil por conta das palavras difíceis e tbm pq foi minha primeira vez lendo livros de época/clássicos. Mas depois a leitura foi fluindo mais, principalmente nas partes do Darcy e Elizabeth juntoss

Mayy:) 22/06/2024

Nada mais nada menos do que uma obra-prima
Certamente, minh'alma se deleita ao tecer palavras de louvor a "Orgulho e Preconceito", obra magnânima de Jane Austen, que há tempos vem encantando os corações e intelectos mais refinados.

A vigésima nona londrina do século XVIII é magnificamente capturada pelas mãos hábeis da senhora Austen. A narrativa, que passeia entre baladas e salões de baile, engrandece as sutilezas da sociedade inglesa, ao mesmo tempo que desvela com notável argúcia as mazelas e os preconceitos enraizados.

Agora, permitam-me, mui estimados leitores, adentrar mais profundamente os encantos de seus personagens. Elizabeth Bennet, a heroína da trama, é personificação do espírito independente e da sagacidade que desafia as convenções sociais. Sua lúcida introspecção, aliada ao seu humor, desprende-se das páginas, convidando-nos a partilhar de suas aflições e êxtases. Todavia, quem ousaria esquecer Fitzwilliam Darcy? O arcabouço de sua transformação é um estudo a ser venerado; um homem que transcende o orgulho e se redime no amor, oferecendo ao leitor um modelo de inteireza e nobreza.

A escrita da senhora Austen é primorosa, repleta de diálogos espirituosos e reflexões mordazes que fazem do cotidiano um verdadeiro banquete literário. A sensibilidade com a qual ela descortina as relações humanas entretece-se com uma ironia afiada, logrando um equilíbrio harmonioso entre as alegrias e tribulações da vida.

Além disso, a narrativa adorna-se de uma arquitetura literária intricada e, ao mesmo tempo, acessível. Cada capítulo revela-se uma obra de arte em miniatura, onde a precisão descritiva coexiste com um enredo envolvente, elevando a literatura a novos patamares de excelência.

Em suma, "Orgulho e Preconceito" é um tesouro inestimável que atravessa gerações. Não é apenas uma janela para o século XVIII, mas um espelho onde refletimos os dilemas e as virtudes que perduram em nossa própria era. Ao celebrar a engenhosidade de Jane Austen, celebramos a perenidade da literatura que verdadeiramente engrandece a alma humana.

Ps: me senti na obrigação de tentar acompanhar a linguagem do livro. Essa perfeição não merece menos

lua 22/06/2024

Mais uma releitura concluída desse clássico!
Orgulho e Preconceito jamais perderá a graça pra mim. Segue sendo um dos melhores romances escritos!
A cada releitura, me prendo a novos detalhes e situações. Não há nada no relacionamento entre Elizabeth e Darcy leviano e não aprofundado. O amor deles é construído aos poucos e por isso é tão envolvente.
Serei para sempre apaixonada nesse livro e é minha releitura de todo ano!

Lisa 22/06/2024

Que leitura boa!
Fazia muiiito tempo que queria ler esse livro e esse mês tive a oportunidade perfeita quando o clube de leitura sugeriu ele!

Eu sempre pensei que eu podereia acha uma leitura lenta, arrastada ou até chata, principalmente no início, mas encontrei o oposto disso!!!

Foi uma leitura muito boa, sempre queria ler mais e mais, sempre que tinha tempo eu lia um pouco e também achei o tamanho dos capítulos ótimo!

Amei cada personagem, cenários, diálogos e tudo mais!

Pretendo ler outros livros de Jane Austen e recomendo a todos essa leitura!

Laura2304 22/06/2024

A história deles é muiito linda , desse de sempre soube que eles ficariam juntos e oque eu mais achei lindo é que ele não se importava dela ser pobre e mesmo assim queria ela

Jenifer25 22/06/2024

Orgulho e Preconceito?
Me inclinei a ler esse livro acreditando se tratar de um romance um pouco mais perceptível entre os personagens principais e me desapontei um pouco com relação a isso, o que não torna o torna ruim, mas somente não esteve cem por cento de acordo com minhas expectativas. Na história há outros casais que são constantemente abordados, dentre outras situações, o que até então é esperado, mas realmente esperava um pouco mais de diálogos e encontros entre Lizzy e Darcy. Ainda assim, a maneira como o amor dos dois foi sendo construído, ambos de personalidades fortes e relutantes quanto ao sentimento devido diversos fatores, é muito interessante de se ler.
O livro prende a atenção do leitor, no meu caso, justamente porque esperava que nas próximas páginas iria haver um encontro ou mais diálogos entre Elizabeth e Darcy rs? Mas no geral, gostei de ter realizado essa leitura.

Samy 21/06/2024

É um romance muito bem construído, que não exagera nos sentimentos e que tem como pano de fundo uma excelente crítica social que pode ser aplicada até hoje, afinal em pleno século XXI ainda há um silencioso código de conduta para mulheres pairando no ar.
Além disso, também é uma leitura divertida, principalmente por causa dos diálogos entre uma sagaz e um tanto ácida Elizabeth e o polido/arrogante Sr. Darcy.

Por isso, se livros tivessem gosto, este seria a bala Azedinha.... O doce do amor romântico com a acidez causada pelo atrito dos personagens e, principalmente, pelo olhar crítico de Austen.

mibautista 21/06/2024

Mr Darcy & Mrs Elizabeth
Acho genial que a linguagem de amor do Mr Darcy é humilhar a Elizabeth. Um enemies to lovers em uma época que nem ao menos existia. Acho uma história linda, com um filme lindo também

Juliana3424 21/06/2024

Amei esse livro! A narrativa é muito boa e o livro te faz repensar inúmeras vezes o filme, que é muito bem feito e muuuito parecido com o livro. A linguagem as vezes é difícil de entender, mas mesmo assim eu amei.

pagina101 21/06/2024

Ainda vou escrever algo melhor.
Clássico, como tudo que Jane se propõe a fazer. Essa resenha ainda não é a verdadeira, quero tomar uns dias de minha vida para fazer jus a autora e essa obra tão inexplicavelmente cativante, sonhadora e romântica.

laviniax 20/06/2024

Chave de ouro
Hoje finalizo minha passagem pelos livros mais marcantes de jane austen com a releitura de orgulho e preconceito e realmente amigos o que é mr darcy?? que homem! já conhecia a história então foi mais tranquilo de ler, porém dessa vez não tive como não imaginar o darcy como o colin firth em bridget jones. QUE HOMEM!! ele ajudando a lydia é tudo pra mim. confesso que depois de ler as outras mocinhas, a lizzy realmente é a que mais se destaca mas pra mim ela ainda tem a personalidade menos interessante do que a da elinor dashwood por exemplo. esse livro definitivamente não tem fama a toa.

Eduarda2283 19/06/2024

Orgulho e preconceito
Dois personagens mal entendidos que tinham as melhores das intenções.
Lizzy inteligentissima e elegante sempre com o coração bom levando as situações com uma maturidade impressionante .
Darcy um tanto quanto rude mas homem é sempre assim ao lidar com traumas, um cavalheiro que merece todo reconhecimento.
O famoso eminies to lover que a gente ama, o casal lindo que combina perfeitamente. Amei muito