Anne of Avonlea

Resenhas - Anne of Avonlea

Luh 04/03/2021minha estante
Leia Anne da Ilha pelo Amor de Deus, Livro perfeitoooo

Velym 04/03/2021minha estante
Vou ler sim Kaliyah, tô ansiosa aqui pra saber do futuro da Anne, rsrs

Luh 04/03/2021minha estante
Kkkkkk, o livro é perfeitoooo, igual os primeiros ?

Eduarda Graciano do Nascimento 18/10/2017

Nada de novo sob o sol, mas ele brilha mais forte a cada dia
Anne Shirley Cuthbert, com seus 16 anos, agora é professora em sua antiga escola. Após recusar a bolsa de estudos, aquele colega com quem ela (demorou mas) finalmente fez as pazes, dá uma verdadeira prova de amizade (será só isso?) deixando seu posto como professor na escola de Avonlea para Anne, para que a moça não precisasse se afastar de Marilla e de Green Gables.
O trabalho de Anne, os prazeres e as dificuldades em lidar com seus alunos são o ponto principal de "Anne de Avonlea". Nossa protagonista continua - para sua tristeza - tão ruiva como sempre. E cada vez mais adorável. Aos olhos de toda a Avonlea mas sobretudo aos olhos do amigo Gilbert Blythe.

"If Gilbert had been asked to describe his ideal woman the description would have answered point for point to Anne, even to those seven tiny freckles whose obnoxious presence still continued to vex her soul. [...]"

Anne já não é mais uma criança, mas ainda não é uma mulher. Após a perda de Matthew, Anne e Marilla se tornam ainda mais unidas. E a garota prova seu amor e sua gratidão definitivamente quando decide ficar em Green Gables ao invés de estudar na cidade.

Os dois anos seguintes serão de muito trabalho para Anne que, além de ter que lidar com uma classe cheia de pestinhas (e ela é contra o castigo físico, Deus a ajude), recebe em casa um casal de gêmeos que ficaram órfãos recentemente. A ideia era que a quieta Dora e o irmão Davy - este, um verdadeiro furacão - ficassem só até que o tio viesse buscá-los. A vinda desse tio é adiada até que ele acaba por falecer, deixando Anne e Marilla muito felizes. Não por sua morte, é claro, mas pelo fato de que agora Dora e Davy também pertencem à Green Gables.
Davy dá mesmo o que falar. Educá-lo será uma tarefa árdua e Anne não consegue deixar de compará-lo com seu mais querido aluno, Paul Irving, tão educado e imaginativo. Paul é um doce de criança e é tão criativo quanto Anne, tendo inclusive amigos imaginários. As semelhanças entre os dois são inegáveis e ela se sente tocada por ver tanto de si mesma no pequeno. É por conta dele (não só por isso, mas principalmente) que nossa querida "professorinha" dá até mesmo uma de cupido nesse livro.
Pois é, Anne está mais romântica do que nunca, mas garante à sua melhor amiga, Diana Barry, que não se interessará por NENHUM (observo aqui que a própria autora tinha essa mania de ressaltar várias palavras colocando-as em maiúsculo) homem que não corresponda ao seu ideal.

Eu definitivamente quis dar umas chineladas no Davy o livro inteirinhooooo. Que menino abusado e mal-criado. A paciência que a Anne tem com ele chegou a me comover. Com ele e com todos os alunos, pra ser sincera. Fiquei com a sensação de que ela é muito boazinha pra ser professora hahaha Dá pra entender? Eu, que trabalho com crianças (bem mais novas, é verdade), fiquei até um pouco irritada com uma parte em que a Anne chega a chorar após perder a paciência com o danado Anthony Pye (tudo bem que, naquela época, perder a paciência significava umas pancadas). Mas não é que era disso que ele precisava, afinal? (Não achem que estou defendendo castigos físicos, pelo amor de Deus, me refiro somente ao contexto do livro hein.)
A narrativa de L. M. Montgomery continua contemplando a natureza e seus fenômenos, poetizando o cair das folhas e o barulho do vento. Sinceramente, espero que isso não mude, porque pra mim é o ponto alto dessa série de livros!

" - Oh, isn't it sweet and fresh back here? - breathed Anne. - I just feel as if I were drinking in the sunshine."

Ainda assim, não senti o mesmo amor que por Anne de Green Gables. Talvez por Anne ter crescido? Acho que não. Por essa "contemplação" narrativa já não ser novidade? Não sei. Senti falta das briguinhas de Anne e Gil? Talvez. O fato é que não me fisgou como o primeiro. Mas é óbvio que não vale menos a pena por isso.
Ainda que agora a Sra. Rachel Lynde esteja morando em Green Gables, Diana esteja encantada por Fred Wright e Gilbert talvez esteja dando atenção DEMAIS à Anne, não há nada realmente de novo sob o sol, há? A tranquilidade e a paz reinam em Avonlea, nos fazendo ter sempre mais e mais vontade de entrar dentro dessa estória pra nunca mais sair!

" - How quiet the woods are today . . . not a murmur except that soft wind purring in the treetops! It sounds like surf on a faraway shore. How dear the woods are! You beautiful trees! I love every one of you as a friend."

site: http://www.cafeidilico.com/2017/10/anne-of-avonlea-l-m-montgomery.html
Pamela.Mello 06/01/2020minha estante
Estou maluca para ler todos. Eu levei um spoiler(já sabendo que aconteceria) e isso doeu o meu coração, pois na série por um momento vemos o Metthew doente e naquele momento já achei triste, saber que ele morreu no livro me da muita tristeza, mas a essa serie de livros é incrível. Ótima resenha.

Eduarda Graciano do Nascimento 30/08/2020minha estante
Obrigada, Pamela. :D

Aline 23/03/2020

Anne #2
Apaixonada por Anne ?
Muito a frente de seu tempo, mesmo com o passar dos anos não perde seu hábito de imaginar e sonhar! ?
Lucilene.Oliveira 27/10/2020minha estante
Aline vc pode me ensinar como lê um livro? Sou nova aqui.

Aline 03/11/2020minha estante
Aqui no skoob não dá para ler os livros, dá apenas para registrar os que quer ler, está lendo, leu ou abandonou

Tem como trocar ou emprestar livros de outros usuários do app, mas não tem como ler por aqui

Isabella Souza 27/10/2020

Amo
Sou suspeita pra falar pois amo as histórias da Anne. A leitura flui muito bem e me emocionei com o romance contado neste livro
Ela 27/10/2020minha estante
Também estou lendo, é tão maravilhoso ?

Karine Canal 14/02/2020

Gostei desta volume, mas realmente não supera o primeiro livro.

Sam Machado 03/06/2020

Muito bom!
Há mais curvas na avenida que guiam Anne para o futuro, basta a ela decidir qual caminho seguir.
Ela passa por mais um tempo de mudança e descobertas com novas aventuras.

mari 25/07/2020

como eu faço pra morar em green gables?
a anne ocupa um pedacinho tão importante da minha vida. virar as páginas da vida dela é o meu refúgio diário, sinto que to crescendo, aprendendo e vivendo as delícia e as dores das mudanças junto com ela. mais um capítulo da vida dela que fechou, e eu sempre acompanhando de coração quentinho!

Lais.Lima 06/12/2020

Continuação do livro Anne of Green Gables. Nesse livro, Anne passa pela transição de adolescente para jovem adulta. É interessante ver a jovem, que qua do criança era a fonte de problemas na vizinhança, virando a solucionadora dos conflitos dos vizinhos.

guigagirl 14/02/2021

Bom para passar o tempo
Uma boa continuação pra série da Anne. Mantém o tipo leve e com pitadas de cômico. É um pouco cotidiano demais, sem inovar. Bom para passar o tempo, assim como seu antecessor.

Lívia 16/04/2021

Achei meio chatinho. O primeiro é bem melhor. A história fica bem arrastada no meio, só começa a ficar melhor no final. Mas de forma geral, até que é gostosinho de ler.

Lorenza 15/05/2021

Como cresce rápido!
Já vemos uma Anne mais madura, mas ainda com muito a aprender...
Acreditava que seria muito similar ao seriado da Netflix, mas não é. Não é tão inovador pra hoje, mas imagino que fosse para a época.
Bom livro para treinar inglês, apesar do vocabulário robusto.

Giovanna 15/06/2021

Anne continua com a mesma energia contagiante de quando era criança, o que é maravilhoso. Mas senti falta de mais partes do livro contando sobre os dias dela, houve páginas demais com foco em outros personagens (e em cartas de outros personagens), o que me incomodou um pouco. E eu simplesmente amei o Davy, ansiosa pra ver como ele cresceu no próximo livro.