Minhas Três Primaveras

Minhas Três Primaveras R. Christiny

Resenhas - Minhas Três Primaveras

Francinne 10/12/2020

Hoje a tema?tica do livro e? pesada, mas extremamente necessa?ria de ser falada, esse livro possui gatilho para relacionamento abusivo e viole?ncia dome?stica!

A narrativa de ?Minhas Tre?s Primaveras? e? alternada entre alguns personagens, mas o ponto central e? a Luz. Luz uma jovem cheia de vida que comec?a sua trajeto?ria ?amorosa? aos 19 anos conhecendo Enrico. Em sua lua de mel Luz acaba conhecendo a verdadeira face de seu marido, sofrendo um relacionamento abusivo, sendo assim considerada sua primeira primavera. Toda trama e? voltada para as tre?s primaveras de Luz, foram elas que a feriram e marcaram profundamente.

Foi uma leitura muito difi?cil e intensa, me coloquei o tempo todo no lugar da personagem, confesso que tive momentos em que queria abandonar o livro, mas fui firme!

Quero ressaltar que talvez voce? leia a sinopse desse livro e tenha opinio?es sobre a personagem, mas o que eu posso dizer e? que apesar de tudo, Luz foi uma mulher extremamente forte e a admirei muito. Luz na?o fez escolhas erradas, ela foi vi?tima de pessoas que fizeram escolhas erradas.

Eu na?o recomendo o livro para algue?m que tenha passado por situac?o?es como essa, mas acho um tema que precisa ser abordado pela necessidade de pararmos de banalizar o que vemos por fora de alguns relacionamentos e conseguir ter a empatia de se colocar no lugar de pessoas que sofreram com viole?ncia dome?stica. E? de extrema importa?ncia lutarmos contra essas situac?o?es.

Existem muitas mulheres que sofrem dia e noite com viole?ncia dome?stica, mas nos dias de hoje temos muitos meios de evitar situac?o?es como a de Luz, por isso e? importante no?s, mulheres, entendermos que na?o precisamos passar por isso sozinha ou ver algue?m passando e na?o fazer absolutamente nada.

?Minhas Tre?s Primaveras? e? o livro ideal para te fazer sair da ine?rcia e entender que viole?ncia dome?stica na?o e? coisa de novela e que na?o precisa ser mulher para ter empatia.

Lilian.Ladeira 16/11/2020

Li este título com muita expectativa, devido às resenhas que li e confesso que foi bem decepcionante. O livro lembra muito aquelas velhas novelas em que tudo pode acontecer, mesmo coisas sem lógica. O que mais me incomodou no livro foi o fato da personagem estar sempre se apoiando em homens depois da primeira separação, como se o conforto estivesse apenas no lado masculino. As lições de vida que algumas pessoas comentaram em resenhas, não encontrei. O livro lembra um pouco aqueles velhos filmes de terror onde sabemos que a mocinha deveria procurar a porta de saída do local, mas prefere subir a escada.
Eliana.Cardoso 22/02/2021minha estante
Sim ,concordo.Acho q oq me fez odiar o livro foi a confiança que ela tinha em Sebastian, achei mto forçado. Ele odiava ela, e ql merda q dava e pro braços dele. Aí depois pra autora redimir ele, pelas cagadas deles. Ela vai vai lá e o trasforma em" herói"

Thatha_rodrigues 21/09/2020

Triste, angustiante, exagerado...
Não sei expor em palavras exatamente meu sentimento após essa leitura.

O livro mal começa, e já somos inundados por diversas barbáries. Me senti mal, até parei de lê-lo por algum tempo. Quando consegui retornar, havia mais e mais sofrimento na história. Eis que não havia lido nem 30% dele.

Foi uma história sofrida, difícil de absorver, tamanho sofrimento que a Luz era submetida, tanto física quanto psicológica, página após página.

O livro é direto, sem grandes enrolações, mas, às vezes sentia que estava lendo um script de novela, tamanho os absurdos acontecimentos, alguns até exagerados.

Personagens cruéis (um deles praticamente imortal), situações angustiantes. Eu tinha sempre aquela sensação de que ia melhorar, e aí, piorava.

Terminei a leitura angustiada, mas não sei explicar porquê. Saber que é baseado em uma história real, saber que mulheres ainda são tratadas dessa maneira, me entristece.
Se prepare para ler um livro triste, do começo ao fim. Não espere felicidade ou justiça nesse livro, pois isso não acontecerá.

Thais T @thaistcarvalho1 15/09/2020

Leitura mais forte que eu já fiz , um livro baseado em fatos reais conta a historia da Luz uma jovem que sofre coisas terríveis na mão de um homem e como foi julgada mesmo sendo vitima de tudo isso. Em vários momentos tive que da uma pausa na leitura, senti as dores, a tristeza com tudo que ela passou, uma mulher extremamente forte que lutou até o fim. Apesar de ser um livro muito forte e triste, é uma leitura necessária,o final com uma homenagem linda que a autora faz a todas as mulheres que já passou ou que passam por agressão.

Carla.Zuqueti 07/09/2020

Complexo
Inspirado em fatos reais, ?Minhas Três Primaveras? conta a história de Luz, uma jovem sonhadora, geniosa, e muito inocente, que, em um baile, conhece um verdadeiro príncipe encantado: o louro e belo Enrico.

Em poucos meses se casam, mas nem em seus piores pesadelos, Luz imagina o que a espera: Enrico é um abusador. A trata como uma propriedade, como um ser que precisa ser domesticado, e que usará de toda violência necessária para ?quebrar? a esposa, seja ela física, psicológica ou emocional.

Essa é a primeira primavera de Luz. Sem conseguir recorrer a ninguém, educada em uma família tradicional onde o divórcio não é permitido e vivendo em uma sociedade machista onde o homem é o proprietário da mulher, Luz se desespera para sair desse pesadelo sem fim.

Porém, essa é apenas a sua primeira primavera. Coisas piores virão pela frente.

Olha, as vezes é meio difícil até acreditar que o livro foi inspirado em fatos reais. Há muito sofrimento, muita incompreensão, sentimentos doentios, homens cruéis.

É um livro bem pesado, sobre abuso físico e psicológico, violência doméstica, sociedades opressoras e machistas.

Não foi tão impactante. Acho que fiquei mais revoltada que compadecida. As vezes com o comportamento da própria Luz, outras com o da sua família. Bem difícil de entender.

A verdade é que existem pessoas cruéis. E as vezes nos faltam forças para lutar contra a crueldade do mundo.

Para quem se interessa pelo tema.

Suzi.Borges 04/08/2020

Infelizmente o livro me decepcionou um pouco, parece uma novela da Globo, que por motivos óbvios, eu evito.
Tinha tudo pra ser uma história triste, emocionante, mas eu me emocionei minimamente em uma única parte. E não foi o final, esse tentou ser realista, mas não consigo explicar por que não me agradou, parecia como eu disse uma novela clichê, com cenas de mocinha boba. Do nada umas putarias completamente sem nexo, pareceu forçado... acho que criei muita expectativa nesse livro. Ao invés de empatia, senti raiva pela "mocinha" várias vezes.
LuaTeresa 13/09/2021minha estante
Tem cenas hot? Não gosto

Suzi.Borges 14/09/2021minha estante
Tem Lua, e eu achei absolutamente desnecessárias.

LuaTeresa 14/09/2021minha estante
Que pena que tem. Obrigada por avisar

Natany.Ferreira 03/08/2020

Necessário e triste
Tema perturbador e necessário.
Nem todo mundo é preparado pra esse livro.
"Ativa" a sua empatia e vc começa a sentir pena de pessoas ruins.

Carolina 28/07/2020

Uma leitura inesquecível, li em ebook mas com certeza vou querer um exemplar físico. A importância da história de Luz é imensurável, o drama me deixou presa na história do início até o final. É uma leitura com lições para a vida toda.

Vitória 02/07/2020

Foi o primeiro livro que li da autora e simplesmente amei. A história é triste do começo ao fim. Mesmo quando achamos que a protagonista terá seu "final feliz" e mais nada de ruim ainda pode acontecer, a autora consegue nos surpreender. Torci muito pela Luz durante toda a história e é horrível ter que imaginar que situações como a da protagonista são tão frequentes na vida real. Esse é um daqueles livros que nos despedaça a cada página. Uma leitura difícil, devido ao tema abordado, mas essencial para todos.

Kaah || @kareenresende 19/05/2020

Uma história forte, chocante, porém necessária
Esse livro tem um conteúdo muito forte e muito delicado, porém ele passa uma mensagem muito importante!
Ele vai contar a história da Luz, uma mulher que sonha em se casar e ser feliz, construir um futuro. Só que, a vida não reserva isso para ela. Ela encontra homens muito ruins durante sua jornada, e no fim, sua história não é nada feliz.
?? ATENÇÃO ?? ?
Livro para maiores de 18 anos. Contem cenas e linguajar fortes.

Karol 16/05/2020

Meninas, leiam! (@oilivros)
Quem aí tb é fascinada na temática Relacionamentos Abusivos?
Esse livro mexe de tal forma com a gente!
Ora você odeia o abusador, ora você chega a sentir raiva da vítima, ora odeia a família dela.
Conforme diz a autora, essa obra não é somente para mulheres que sofreram ou sofrem abuso na relação, mas tb para nós q nunca sofremos tal tipo de violência, para q possamos compreender e de alguma forma ajudar pessoas ao nosso redor.
É chocante, rico em detalhes (contém gatilhos!)
Super indico!

Mari 12/05/2020

Que livro!
Além de trazer de várias perspectivas, traz algo tão verdadeiro, pesado e que acontece diariamente e não nos atentamos. Esse livro é um baque pra abrirmos nossos olhos pra realidade.

Marcia Lopes 09/04/2020

Angustiante
Não e uma história fácil de ser digerida, há muita dor, muito sofrimento, humilhações, incertezas.
Nossa protagonista embora forte é humana e acima de tudo é mulher em um mundo ainda patriarcal. Ela tem desejos, ela sonha, ela e jovem...
Mesmo a história sendo forte ao extremo , a leitura flui e você acaba devorando em pouco tempo.

Macys 07/04/2020

Livro irritante e triste
história triste e com alguns exageros irritantes: 1. a protagonista precisava de auxílio médico e psicológico, no lugar disso, sempre no fim, se apoiava em homens. 2. Enrico claramente não era um ser humano, foi pintado como um ser indestrutível, extremamente surreal. 3. todos os personagens foram escritos de maneira extremamente doentia, nenhum deles apresentava amor próprio.
Não recomendo, existem histórias que explicam de maneira bem mais real e clara questões psicológicas e de abuso físico, as quais não despertam tantos gatilhos quanto essa obra pode fazer.
Suzi.Borges 04/08/2020minha estante
Olha, fiquei até me sentindo mal por não ter gostado do livro... Mas não consegui ter empatia pela Luz... Sei que ela foi uma vítima, que tem psicopatas como Enrico por ai, não muito diferentes, mas parece que eu tava lendo o resumo detalhado de uma novela das oito... Onde pegam uma história boa mas enchem de clichê..

Macys 26/08/2020minha estante
sim, entendo e concordo totalmente com você.