Minhas Três Primaveras

Minhas Três Primaveras R. Christiny

Resenhas - Minhas Três Primaveras

Ronie 30/09/2023

Brutalidade contra as mulheres.
Eu sabia que era um livro denso, mas não esperava tamanha brutalidade. Várias cenas sensíveis, difíceis com uma carga pesada de violência contra as mulheres. Um retrato fiel a realidade brasileira, que infelizmente é tratada com descaso pelas autoridades e pela sociedade em geral. Mulheres vítimas de violência física e piscologica, estão cada dia mais morrendo de forma cruel, tratadas feito lixo, sendo massacradas pelo machismo. Um livro pesado mas necessário, onde a realidade é exposta em cada página e infelizmente em pleno 2023, ainda não avançamos para que todas as mulheres sejam tratadas com respeito, carinho e atenção.

Julia.Montibeller 18/05/2023

Nem se dê ao trabalho, miga
Chegou a um ponto do livro em que eu queria parar ( a história estava chata e a narrativa pior ainda), mas quero bater a minha meta e terminado na força do ódio mesmo.

Marcelle 05/03/2023

Longo, longo?.
O livro é muito forte, contém cenas bem detalhadas de violência que podem causar gatilhos. Na minha opinião, achei o livro longo demais e por isso, se tornou cansativo.
A escrita da autora é envolvente mas acho que poderia ter muitas páginas a menos e ainda assim, a história continuaria boa. A história é triste demais e apesar de ser totalmente contra aquele final, quando ele aconteceu, eu estava dando graças a Deus. Ninguém na vida merece sofrer tanto assim? Forte, triste, pesado e intenso.

Yslai 25/09/2022

Doloroso e necessário
Um livro necessário, que faz refletir, que causa dor e revolta. Inspirado em uma história real, Começamos o livro sabendo que a Luz está morta pois essa informação está na sinopse, no entanto o que aconteceu com ela até o seu desfecho?

O Enrico, seu primeiro relacionamento, vem de uma criação horrível com os ensinamentos do pai para desvalorizar, hum*lhar, agr*dir e ?domar? a mulher. Na jornada de Luz com Enrico, quem ela achava que seria o homem dos seus sonhos torna-se o seu pior pesadelo na lua de mel. A Luz tenta resistir, ser brava, não aceita... e está certa, como suportar isso!? São cenas fortes, de chocar e de apertar o coração.

Luz consegue ajuda de Leôncio amigo de Enrico e de seu pai, se divorcia de Enrico, e tenta a cura, mas como curar feridas da alma? Sua mãe e a irmã não tem empatia, a deixam desconfortável e isso faz ela cair em outra cilada.

Seu segundo marido, Leôncio, embora não use de vi0lência física é mentiroso, possessivo e ciumento. Nesse período da vida de Luz, me questionei se algumas atitudes dela foram certas, o desejo de vingança deve se sobrepor a razão? Até onde é o limite do certo e do errado para a sobrevivência e proteger aqueles que amamos.

Ao fim de seu segundo relacionamento vemos uma Luz quebrada, tentando se reconstruir e proteger quem ela ama. Ela se aproxima ainda mais de Sebastien, que se se tornou seu porto seguro, embora tenha trazido muita dor ao revelar segredos de seu passado. São muitas reviravoltas e emoções.
??Gatilho: ?Cenas fortes, vi0lência extrema, agressão física, vi0lência doméstica, luto, suicídio, abus0 psicológico, linguajar inapropriado.
Abraços literários,
E você, Tá lendo ai?

Graziela 22/06/2022

Livro infinito
Achei que não ia acabar nunca.
A história é boa, mas cansativo.
Fala sobre violência feminina, um assunto pesado. Mas eu esperava mais do livro. Melhor escrita, mais editado.
Por muitas vezes parecia ficção, entendo que relacionamentos abusivos deixam as pessoas vulneráveis, mas reproduzir exaustivamente o comportamento da vítima num livro, tornou a leitura cansativa, enfadonha.
Li pelo kindle, apresenta várias marcações de correção do texto e inúmeros erros de grafia.
Comecei a ler pelas belas resenhas, e terminei por honra da firma, para ver como enfim terminaria.
Sensação de alívio.
Não recomendo.

Carol 04/05/2022

Nem sei por onde começar..
Eu terminei porque infelizmente..
Meu Deus o tanto de coisa que um ser humano pode suportar ??
Em pensar que tem mulheres que vivem essas situações
Já li livros muitos pesados, mas esse livro me deixou enojada do começo ao fim, a vontade que eu tinha de acolher a mãe do enrico e da luz , nossa é surreal , é muita dor ?
Escrita boa..
Não quero ler mais histórias assim não
Fiquei arrasada
Esse livro não é pra qualquer um não
Thatha_rodrigues 20/05/2022minha estante
Concordo totalmente com sua frase? esse livro realmente não é pra qualquer um.

Moon 29/04/2022

Pesado demais
RESENHA: Minhas três primaveras

Autora: R. Christiny
E-book Kindle
Nota: 3,5

ATENÇÃO: ESSE LIVRO CONTÉM GATILHOS PESADOS SOBRE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, MANIPULAÇÃO PSICOLÓGICA, AGRESSÃO E SUICÍDIO

A história triste de Luz começa nos anos 80, quando conhece Enrico, o homem que parecia ser perfeito, o amor da sua vida. Mas foi quando conheceu Enrico que Luz assinou sua sentença de morte sem saber. A vida de Luz passou a ser um lugar de escuridão.

É difícil saber por onde começar falando desse livro. Do início ao fim, ele te despedaça. Cada página é um tapa na cara. O pior de tudo é saber que os horrores sofridos por Luz, na mãos dos homens que passaram pela sua vida, são horrores reais, que acontecem todo dia com mulheres reais. Não teve UM homem que não a machucou, que não a quebrou em mais pedaços. O sofrimento físico e psicológico sofrido pela protagonista é angustiante e nauseante e saber que tem alguma mulher passando por isso nesse exato momento é o pior de tudo. Uma das coisas mais desesperantes, é ver que não tinha ninguém que pudesse ajudá-la, pois sua própria família desacreditava e culpava ela, a vítima, pelas coisas que aconteciam.

Se você espera uma história difícil, mas com final feliz, esqueça. Para muitas mulheres não existe final feliz. O único final é a morte.

Lorena1058 09/04/2022

"Esse livro é em homenagem a todas as mulheres guerreiras que enfrentaram/enfrentam esse tipo de situação ou coisa ainda pior. Esse livro também é para você, que nunca passou por algo assim, mas que já presenciou e nunca fez nada."
Minhas três primaveras - R. Christiny

É um livro que nos faz entender o ciclo do abuso, mostra quanto somos silentes diante disto e, principalmente, o quanto precisamos mudar urgentemente!

Mika 08/04/2022

Luz
Não sei nem o que dizer sobre esse livro, saber que foi inspirado numa história real me deixa com o coração ainda mais partido. Estou chorando, estou destruída, essa leitura trouxe uma mistura de sentimentos, medo, pavor, tristeza, alguns momentos de esperança, mais principalmente me senti muito inútil por não poder entrar na história e ajudar a doce Luz a sair daquele inferno. Não recomendo a leitura para pessoas sensíveis ou que já sofreram ou sofrem com violência doméstica. Esse livro não tem um final feliz, ele te dá um verdadeiro tapa na cara de realidade, terminei a leitura e estou em choque e com medo de que o doce Ben, que também já sofreu tanto desde tão pequeno acabe seguindo os passos daquele ser odioso... Acho que no fim a luz finalmente encontrou a paz que ela tá tô precisava e merecia.

RAMOS, João Victor 03/04/2022minha estante
??

thaismag 23/02/2022

Que agonia.
Primeiro livro que senti incômodo em ler, não sei se por saber se tratar de fatos reais.
Que loucura pensar na vida de uma pessoa assim, nem pode se chamar de vida, que tormento, que lamuria, que sufoco.
Fiquei grudada na leitura esperando um bem que sabia que não iria acontecer e dói ver que muitas das vezes o mau ganha.
Já leram?
Nana.Santa 23/02/2022minha estante
É sobre oq?

thaismag 23/02/2022minha estante
Violência física e psicológica

Nana.Santa 23/02/2022minha estante
Eita glória, é pesado hein

Rose 30/01/2022

Quando li a sinopse, logo fiquei interessada no livro. E pelo conteúdo e experiência com este tipo de leitura,  sabia que precisava me preparar psicologicamente.

Não foi o primeiro livro sobre violência doméstica que li e não será o último. Mas foi o primeiro em que não consegui me conectar com a personagem ou mesmo com o enredo.

Não achei a personagem chata, e logicamente ela não merecia passar o que passou, mas eu não comprei o enredo em si, por conta de alguns detalhes

Não tive pena do que aconteceu com os dois bacacas Enrico e Leôncio, apesar de ver uma clara diferença entre eles. Enrico era mal e sentia prazer em causar a dor. Até acredito que uma parte disso seja fruto da criação que ele teve, mas ele também tinha uma alma má. Já Leôncio, entendo que seus vícios ajudaram a chegar ao seu fim.

Com o Sebastian eu já não senti foi nada. Achei os protestos sem fundamentos. Sem falar que não tinha nada haver ele centralizar a raiva na Luz, sendo que os picaretas foram os pais dela.

Em relação a Luz, empatia zero. Sem sentido sua ação contra Enrico. Não que ele não merecesse sofrer, mas ela se colocou em risco.

A reação dos pais quando ela voltou pra casa não entendi. Como não entenderam as contusões que ela apareceu? Precisou o Enrico cuspir a verdade na cara de todo mundo para que entendessem?

Algumas atitudes se ocorressem em outra época, ou até mesmo lá para o interior do Nordeste, eu acreditaria de forma mais tranquila,  mas sendo situado a partir dos anos 80 aqui em São Paulo, fiquei meio assim em relação a algumas coisas.

Fica o alerta que mesmo estando apaixonada, é preciso atenção com alguns detalhes que a pessoa apresenta, assim como é importante não fechar os olhos sobre agressões que ocorrem ao nosso redor. Se Leôncio não tivesse tomado uma atitude, Luz provavelmente teria morrido ali.

Violência doméstica é algo grave e que infelizmente ocorre a toda hora, inclusive pode está acontecendo neste momento. Ninguém merece passar por isso. Não tenha medo de denunciar.
Rafael Kerr 30/01/2022minha estante

dani-se0 20/01/2022

Um livro NECESSÁRIO!
"???? ???????? ???? ? ?????? ?? ??? ????, ??? ???? ????????? ?? ?? ??? ????????????." ?

A história de Luz é simplesmente devastadora. Do início ao fim, de menina à mulher. E é ?????????? saber que isso acontece além das páginas, com mulheres que amamos ou conhecemos, e até mesmo as que nunca saberemos.

É um livro intenso, que nos despeja muitas emoções e em alguns momentos se torna difícil de se ler, porque sentimos o ódio, a fúria e a dor de Luz. Não foi uma leitura fluída, pois precisei parar para respirar em vários momentos, mas passei a admirá-la a cada página. O final me surpreendeu muito e me destruiu, simples assim.

Somizinha 30/11/2021

Incrível
É um livro que faz a gente pensar sobre a vida, a autora conseguiu expressar muito bem os acontecimentos tanto que eu fiquei muito angustiada enquanto lia algumas cenas, além disso me fez chorar e pensar que muitas mulheres passam pelo mesmo.