O Espantalho

O Espantalho Márcio Cardoso Pacheco

Resenhas - O Espantalho

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Amandita 14/07/2022

EU TÔ CHOCADA depois de uma certa parte fica meio confuso mas no final fica tudo esclarecido, bem intrigante

Aline Araujo 13/07/2022

Gostei muito
O espantalho é uma história de terror que consegue prender o leitor mesmo sendo rápida (até porque é um conto, né!). Gostei do desenvolvimento e dos personagens, inclusive queria ler mais!

WinterNogs 12/07/2022

É bom, mas poderia ser um drama mais longo
No conto "O Espantalho" somos apresentados a momentos distintos no tempo e que nos mostram a vida e cotidiano de duas casas próximas e que entre elas há um milharal com um espantalho muito suspeito, logo no começo nos é mostrado como o espantalho maldito é criado e daí pra frente é somente questão de tempo até as mortes começarem, com gore moderado e uma escrita fluída nós conhecemos personagens que poderia ser muito melhor aproveitados se tivéssemos uma obra maior, sem tirar o brilho desta temos uma narrativa curta, direta e sem floreios, o sonho de todo leitor de contos e de todo o contista que se preze.

Vale a leitura!

Estrelas: 3/5

-Nyx 16/06/2022

- Sensacional!! '
- Um dos melhores contos desse autor (que eu li até o momento)!
Achei muito bom, bem criativo, bem escrito (como sempre). Adorei! '

@ale_raposo 28/05/2022

Um conto divertido para ler numa noite fria.
Esse conto está disponível no Kindle Unlimited,e é bem rapidinho de ler.
Tudo começa com um ritual sendo realizado no coração da floresta,onde uma bruxa coloca o coração de um homem no corpo de um espantalho e lança ao vento uma maldição: o espantalho acordará a cada década,para matar todos os responsáveis e seus dencendentes pela desgraça da bruxa.
O conto tem 2 saltos temporais,após o início da maldição: 30 anos e 120 anos.
E sim,temos matança,temos crianças merdeiras fazendo merdas,temos pais idiotas tomando decisões elaboradas em seus "cools",uma bruxa bem ruim de rima e sempre alguém sobrando pra contar a história.
A premissa é boa sim,a ambientação é interessante,e muitas cenas gostosas de acompanhar. Mas para por aí. Não simpatizei com nenhum personagem,infelizmente. Mas mesmo com esses defeitos,vale a pena ler,já que garante um bom divertimento.

IsaApCamilo 24/04/2022

Gosto muito de histórias de terror, com espantalho foi o meu primeiro contato. A história principal é bem interessante, a segunda história que se passa antes eu achei mais chatinha, porem os pontos se amarram bem no final. Vale a pena a leitura

alynebz 12/03/2022

Perdido no meio da plantação
A proposta de narrativa dada pelo autor é muito boa, que inclusive te prendem na história de imediato pela curiosidade. Mas que, para mim, talvez por ser um conto bem rápido, acabou não atendendo a todas as minhas expectativas, e senti que faltou profundidade nas histórias dos personagens.

A história é contada em três espaços de tempo diferentes, que tem o mesmo propósito de continuidade no enredo principal e nenhuma é muito aprofundada, mas queria muito saber o que levou a bruxa a dar vida ao personagem (que para mim fica muito subentendido), e alguns personagens que entram na história tivessem um espaço maior para dar mais ênfase a história em si, que seria muito importante.

Caique.Taguti 05/11/2021

Um clichê que a gente gosta
Apesar de ser corrido, a atmosfera e cenários são bem vívidos. Considerei como um episódio de "supernatural". A escrita do autor é muito boa, te faz passar as linhas de forma rápida e agradável. Gostei.

Diego Cruz 03/10/2021

Apesar de achar um pouco corrido em alguns momentos e não conseguir criar muita conexão com os personagens, é um bom conto. E a atmosfera é bem legal! Para quem quer ler algo rápido e intrigante, recomendo!

12345 02/08/2021

Não me apeguei a história em momento algum, foi algo bem superficial. Acho que se tivesse mais algumas páginas e um pouco mais de aprofundamento, eu teria gostado da história.

@livretoencantado 16/05/2021

O Espantalho sombrio e o horror no milharal
@livretoencantado

Aqui, inicialmente, conhecemos uma bruxa executando um ritual sinistro e dando vida a uma criatura que vingará todo mal já causado às suas semelhantes e a aversão de quem ultrapassar seu caminho será banhada à sangue quente.

Isso nos remete a relembrar os tempos antigos e as injustiças cometidas contra as mulheres também conhecidas por usar ervas para curar doenças, o que ia contra as crenças da Igreja Católica. Estas então eram acusadas de bruxaria e condenadas a morte dolorosa, sendo queimadas em alguns países e em outros eram enforcadas. O fato é que mulheres inocentes morreram e isso causou e causa revolta ainda nos tempos de hoje.⁣ (apenas falando por alto, para mais informações é legal pesquisar mais profundamente)

Eis que neste conto, o percebemos como um relato ficcional de uma vingança pra lá de perturbadora. E acompanhamos duas etapas da história. A primeira há 120 anos atrás e outra há 30 anos atrás. A interligação entre eles é nítida e sinistra. É inquietante o fato de uma criatura tão cruel viver década após década cometendo massacres à sangue frio.

Já tive contato com a escrita do Márcio antes e já gostei de primeira. Este conto me deixou com uma mistura de sensações que pensarei trocentas vezes antes de visitar casas em meio a milharal.⁣

Sempre achei a figura do Espantalho com um ar sombrio que já pisca a sinalização de "PERIGO" e agora então, piorou a situação. E, isso é bom, pelo simples fato de que o conto superou e muito as minhas expectativas. Já havia ouvido falar super bem dele e, na minha humilde opinião, é sensacional!⁣

O enredo é bem construído, com uma escrita clara e objetiva, dá até pra sentir o medo dos personagens ao acompanhar cada linha, é tudo quase palpável! É um aglomerado que envolve terror, horror, suspense e sangue e Márcio soube trabalhar muito bem com cada um destes citados.⁣

Gárgula 03/02/2021

O Espantalho – um conto terrível
Buscando outros títulos do autor
Cheguei em O Espantalho por indicação de uma leitora do blog, além do próprio autor, sendo sem dúvida alguma um conto terrível! Depois de lermos algo que nos agrada, é natural buscarmos outros títulos do mesmo autor.

Márcio Pacheco está dentre os autores que venho buscando ler mais material pois seu texto é muito bom.

Uma história sinistra
O autor amarra o enredo em diferentes momentos temporais com absoluta presteza. O leitor não fica perdido em referências e sabe exatamente onde está, o que é muito importante.

Seu texto é muito coeso, seguido por seus personagens, muito bem estruturados. Para um conto, onde temos um texto curto, isso demonstra um poder descritivo bastante apurado, conseguindo sintetizar o crucial para não se perder em referências.

A construção da atmosfera é outro ponto que me chamou bastante atenção. A tensão gerada pela presença da criatura é muito grande e deixa o leitor completamente preso à narrativa.

Esses pontos misturados dão a história não só um ambiente tétrico, como fluido. Os fatos que envolvem os personagens vão sendo apresentados em uma crescente que é acompanhada pelo terror.

Conclusões finais
Mais uma excelente dica de ebook para suas leituras. Com um final muito legal, O Espantalho surpreendente exatamente porque é um conto bem feito e muito terrível. Utilizando-se de premissas simples, uma ótima história é costurada para o leitor.

Márcio Pacheco é sem dúvida alguma um nome a se seguir no cenário do horror. Facilmente se tornaria um quadrinho em mãos habilidosas. Quem sabe ainda não veremos um quadrinho assim?

Boa leitura!

Resenha publicada no blog Canto do Gárgula.

site: https://cantodogargula.com.br/2020/03/21/o-espantalho-um-conto-terrivel/

Lucio 11/11/2020

Ufa! Fiquei sem fôlego
Boa estória, curta e num ritmo alucinante.

luadepaginas 27/10/2020

Uma história curta, interessante. Não deu medo em nenhum segundo, e na verdade eu procurava por algo mais assustador. Algumas partes foram muito corridas e não dá tempo de se apegar a nenhum personagem. Em geral, é uma história boa pra passar o tempo.

Carla Maria 19/10/2020

Podia ser melhor
Na minha humilde opinião, acredito que "O Espantalho" tinha tudo pra ser uma leitura fantástica. A ideia foi bem elaborada, mas a construção foi um desastre. Faltou uma dedicação melhor por parte do autor. Achei que em várias partes foi tudo muito corrido, você nem consegue se apegar aos personagens.

Uma pena, pois eu tinha uma expectativa alta em relação ao livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5