Atomic Habits

Atomic Habits James Clear

Resenhas - Atomic Habits

1 | 2 | 3 | 4

randradesd 25/03/2024

Tiny changes. Remarkable results.
?The secret to getting results that last is to never stop making improvements. It?s remarkable what you can build if you just don?t stop.?

QUE LIVRO! Eu li com tanta vontade, que terminei em alguns dias. No início, pensei que não iria gostar, mas o que me ganhou foi a praticidade do conteúdo.

Amo o livro O Poder do Hábito, porém, por ter muitos dados de pesquisas e estudos de caso, acaba sendo um pouco difícil de colocar em prática os conceitos. Mas Hábitos Atômicos é como se fosse uma simplificação do Poder do Hábito, pronta para ser colocada em prática.

A cabeça ainda tá explodindo com tantas informações e anotações, mas uma coisa é certa: vou praticar o que aprendi, nem que seja apenas 1%, até porque, as pequenas mudanças causam resultados extraordinários.

Ari 19/03/2024

Atomic habits
Amei esse livro!
Demorei uns meses pra terminar, mas de todos os livros de hábito que já li, esse é meu preferido. Gostei mais ainda, porque percebi que já fazia inconscientemente algumas das coosas que ele lista pra criar hábitos.
Achei rápido, objetivo e dentro da realidade.

Bruna Pedrosa 03/03/2024

Atomic Habits
O autor começa por definir o que é um hábito e defende como mais eficaz e concreta a mudança progressiva em vez da transformação radical. A vantagem dos pequenos hábitos no dia-a-dia é que talvez também seja a única forma de, conscientemente, graduar a performance ou medir o progresso em determinadas atividades ou na busca de certos objetivos, tais como: deixar de fumar; perder peso; aprender um novo idioma; tornar-se um atleta profissional (como é o caso do próprio autor), etc. Os hábitos atómicos incorporam-se aos poucos nas velhas rotinas e, por isso, não dependem de uma forte motivação anterior, mas apenas do sempre renovado compromisso de obter um pouco mais todos os dias -- uma gradação que traz em si, a cada pequena conquista, o sentimento de recompensa que nas mudanças radicais só se obtém no fim.

p_tavares 25/02/2024

“Tiny changes. Remarkable results.”
Eu sempre desconfiei de livros de autoajuda, sempre achei que era tudo baboseira, mas ao ver os exemplos que autor colocou no livro, realmente foi convincente, a ideia de que é preciso paciência para alcançar bons resultados, que o trabalho diário é a chave realmente faz sentido pra mim levando em conta minhas experiências. Achei muito interessante (isso foi parte do porque gostei tanto do livro) que o autor destaca que falhar uma vez não é o fim de uma jornada e não apaga tudo que foi feito anteriormente, se você não fizer algo um dia, seu progresso não está perdido e você pode voltar amanhã. “It’s the accumulation of many missteps—a 1 percent decline here and there—that eventually leads to a problem.”
Motivação sozinha não leva muito longe, é preciso organização e comprometimento, e são descritas e explicadas minuciosamente diversas estratégias para criar hábitos e deixar de depender de motivação. Porém, acho importante manter certo espaço para espontaneidade e para tentar novas coisas, além de levar em conta que existem condições de saúde mental que impedem que as estratégias funcionem como o esperado. No geral, é um bom livro, especialmente levando em consideração seu gênero.

dani mel 12/02/2024

Gostei bastante!
Pra ser bem honesta eu ouvi o audiobook, não sei se categoriza como livro lido??
Mas eu gostei bastante dos critérios abordados, principalmente como é a formação do hábito.
"A habit consists of four things.
1) A cue, a trigger that gets you to act.
2) A craving, a desire you want to achieve.
3) A response, the action of the habit itself.
4) A reward, the positive feeling you get from completing the action."
Amei entender como burlar o sistema e tornar o hábito prazeroso!

Triz 23/08/2023

Ótimo livro
Livro muito bom, recomendo pra quem quer mudar os más hábitos, entender mais sobre os hábitos e os impactos deles na nossa vida.

Guilherme Ramos 21/08/2023

Bons ensinamentos, mas repetitivo
Foi a primeira vez que li um livro de auto-ajuda. Achei o livro muito completo, sobretudo as várias técnicas e ensinamentos. No entanto achei muito repetitivo e por isso a leitura acabou por ser cansativa, acho que o livro podia ter sido resumido em 50 páginas.

misefe1964 22/06/2023

Melhorar 1%
Esse livro é composto por uma série de reflexões valiosas, apresentadas de maneira divertida, sobre fatos profundos das cabeças dos seres humanos.
As quatro leis apresentadas são a chave para a maestria de qualquer coisa que se imagina. Porém, é preciso trabalho. A construção de hábitos é um processo árduo, que exige muita reflexão e esforço.
Ler esse livro com certeza é um ótimo primeiro passo.

Yas 07/06/2023

Mais um livro de auto ajuda sem muito a acrescentar.
Algumas partes até que são interessantes mas nada demais

Dani 24/04/2023

Absolutamente incrível. Devo dizer que fiquei altamente surpreso com a qualidade do livro, como um cético a livros que costumam ter uma pegada de autoajuda posso dizer que essa leitura se diferencia de outros títulos que poderiam estar do seu lado em estantes. Com diversos exemplos reais, lições bem organizadas e uma forma sistemática de passar o conhecimento posso dizer que essa leitura traz valiosas dicas que facilmente podem ser implementadas no seu dia a dia. Com certeza recomenda a leitura e seus insights.

Isa 15/04/2023

Não é o tipo de livro que eu mais gosto de ler mas em comparação com os outros que eu já li desse gênero foi o que eu mais gostei. é bem objetivo e, diferentemente de alguns livros de autoajuda, não tenta vender nenhuma fórmula milagrosa para o sucesso, mas sim explicar a ciência por trás dos hábitos que nos levam a construir a vida que queremos.

Wallace.Randal 07/04/2023

It's remarkable what you can build if you just don't stop
Eis aqui um livro que ficou parado na minha TBR por muito, muito tempo. Amigos próximos e professores já tinham me recomendado a leitura de Hábitos Atômicos por eu já ter familiaridade e interesse no assunto. Eu mesmo comprei o audiobook no ano passado mas ele acabou sendo saindo da lista de prioridades de leitura quase que imediatamente após a sua aquisição.

Semana passada, depois de passar por uma ressaca literária, resolvi dar uma chance a ele. Estava preparado para gostar mas fui completamente surpreendido pelo tanto que amei esta leitura.

É um livro condensado mas potente. São muitos ensinamentos que vão de como implementar e manter um novo hábito, passando por como encarar o tédio da rotina, até como fazer maus hábitos desagradáveis .

Embora a estrutura dos capítulos seja repetitiva, a leitura é absolutamente fácil e convidativa. Entrei para o time de pessoas que recomendam este livro, fui completamente convencido pela metodologia apresentada.

Sophia1534 04/03/2023

All big things come from small beginnings
"Atomic Habits" é um dos poucos livros de desenvolvimento pessoal (o famoso autoajuda) que de fato traz coisas inovadoras (e baseadas em ciência!). Para quem já leu muitos do tipo e gosta do assunto, às vezes é difícil achar um que traga dicas diferentes das que todo mundo repete por aí.

Apesar de muitas das regras serem batidas ou simples, James oferece uma nova perspectiva em vários aspectos da formação de hábitos e dá etapas simples para a realização de cada um deles, sempre citando artigos e referências. Eu acho que é o livro mais completo sobre hábitos que já li até o momento. É leve, de fácil leitura e conta até com templates para aplicarmos nós mesmos os ensinamentos. Provavelmente irei retornar a ele para refrescar a memória de tempos em tempos.

Recomendo muito a leitura, tanto para os que já acham que sabem tudo sobre hábitos quanto os que não têm ideia por onde começar.

(Não dei 5 estrelas porque, como a maioria dos livros de autoajuda, ele é repetitivo e cheio de “frases de efeito”. Além disso, algumas das coisas essenciais já estão bem consolidadas dentro do meio da produtividade, então nem tudo foi inédito.)

“All big things come from small beginnings”

“You do not rise to the level of your goals. You fall to the level of your systems”

“Until you make the unconscious conscious, it will direct your life and you will call it fate.”

site: https://www.instagram.com/sophiafalou/

kenhimura 02/03/2023

Bom livro! Especialmente útil para quem trabalha em áreas de performance.
Atomic Habits é, desde o título, claramente identificável como um livro de auto-ajuda. Entretanto, apesar de ter todo o cenário possível para ser mais um daqueles desagradáveis livros falcatruas e descartáveis de coaching (coaching atômico e quântico estão em alta sabe Deus como), é um livro interessante para ser lido - e pode, de fato, ensinar uma ou outra coisa sobre a construção consciente de um melhor estilo de vida.

O título vem do cerne do argumento do autor: a adoção de pequenas atitudes diárias (ou supressão, se for em casos de não querer mais um comportamento ou hábito que se repita frequentemente) que, ao se acumularem por repetições diárias, causam mudanças exponenciais de resultados. Daí o "atômico", significando a menor unidade possível de ser utilizada, bebendo na etimologia da palavra átomo; o nome "atual" para isso é quantum. A analogia mais fácil de compreender é o investimento financeiro com juros compostos - mesmo com pequenos aportes porém frequentes, a coisa depois de um tempo explode e rende muito por conta do acúmulo de pequenos juros a cada iteração.

Em todos os capítulos existem histórias e anedotas que corroboram e demonstram metaforicamente o ponto que o autor deseja explicar, como o sistema CBE criado pelo técnico Pat Riley no LA Lakers em 86, que catapultou a performance coletiva do time e até hoje é lembrado como um dos melhores da história do esporte (o início do auge do Magic Johnson é neste time) - um sistema assim, por exemplo, seria de muito uso nas equipes brasileiras de ponta de futebol, como o Flamengo e Palmeiras, que sofrem muito para manter a regularidade de um nível altíssimo de performance no campo.

Encontrei no livro algumas ideias interessantes que vou aplicar na minha vida e a leitura não foi desagradável em nenhum momento - ouvi o audiobook 100% do tempo e, em muitas vezes, estava com o livro aberto enquanto ouvia. Como única crítica de escrita que posso elencar, é a tendência do autor a acabar dando voltas demais em pontos específicos mais densos de seu argumento. Passa de boas, mas muita gente não consegue absorver e interpretar o que leu em estilos de escrita assim. Espero, do fundo do meu coração, que quem leia essa resenha não seja este tipo de pessoa!

Para concluir, considerei o livro como fluido, leve e interessante, apesar do meu preconceito inicial com toda essa onda coaching deplorável assolando a internet. Ao implementar as táticas demonstradas no livro (e o autor ainda disponibiliza tabelas e resumos para download no site), acredito ser possível sim, de fato, criar novos bons hábitos, parar com outros ruins e atingir um nível alto de performance no que for. Isto é de especial importância nesse tempo corrido e louco que vivemos ultimamente, onde nossas emoções mal desenvolvidas, cansaço e preguiça costumam determinar quase a totalidade do que fazemos, consumimos e até pensamos. Tornar-se bom em algo e ter uma vida saudável (de acordo com seu julgamento) é uma forma de resistir e se opor a este sistema que quer transformar a todos nós em simples peças homogêneas de engrenagens, facilmente substituíveis e dificilmente notadas.

1 | 2 | 3 | 4