A Queda da casa de Usher

A Queda da casa de Usher Edgar Allan Poe

Resenhas - A Queda da casa de Usher

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Renata CCS 13/03/2013

A natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana.
A QUEDA DA CASA DE USHER é um conto com narrativa de terror, sombria, gótica, características das obras de Edgar Alan Poe. Muitos de seus textos analisam a natureza obscura do subconsciente e os maiores medos e terrores ocultos da alma humana.

No conto de Poe, o desconhecido é, sem dúvida, a maior fonte de medo, tanto o vivido pelos personagens quanto aquele sentido pelo leitor. Confesso que este livro me deixou apavorada. Terminei a leitura com um medo irracional (será?) e inexplicável.

A narrativa se inicia ambientando o leitor em um cenário sombrio, sobrenatural, descrito por um narrador sem identidade revelada no livro. Ele chega a uma casa decadente, de aspecto mórbido, para visitar seu amigo de infância, Roderick Usher, a pedido deste, e que está gravemente doente, sofrendo com uma enfermidade desconhecida. É neste ambiente gélido e sombrio que somos levados juntamente com o visitante, e compartilhamos as mesmas sensações, tristezas, desconfianças e medos dos delírios do seu dito amigo logo no início da trama.

Criando um ambiente de mistério e sobrenatural (com fantasmas e uma casa que se comporta como seus habitantes) e misturando isso com a realidade desconcertante dos personagens (com suas relações familiares problemáticas e doenças mentais), o autor nos apresenta um enredo fantástico e apavorante, porém sólido e consistente.

O conto é intrigante, leva o leitor para um mundo inteiramente diferente e, sem perceber, acabamos nos entregando ao medo e ao horror de braços abertos. E queremos mais. Fiquei fascinada.
RuyaMC 13/03/2013minha estante
Sou fã do terror, do mistério, do sobrenatural. Adoro Poe e também fiquei fascinada com este conto e tantos outros deste mesmo autor. É um comentário muito verdadeiro o seu, dizer que terminamos e queremos mais. Poe nos fascina mesmo!

Renata CCS 14/03/2013minha estante
Concordo Ruya, este foi o primeiro conto que li de Poe, mas com certeza, não será o último.

Raissa 21/03/2013minha estante
Eu gosto muito de terror, de sobrenatural, mas nunca li nada deste escritor. Talvez esta seja uma boa história para começar. Fique interessada MESMO!!

GiSB 03/05/2023minha estante
Já li também. Mas a casa caiu de velha que estava. É uma metáfora com a saúde dele e da irmã, ambos morrem também pois já estavam com a saúde debilitada.

Rodrigo.Macedo 03/05/2023minha estante
Informação bem interessante. Não sabia.

Negres 03/02/2017minha estante
Faz tempo que quero ler ??

Laize 08/01/2024

Interessante
Foi interessante ler o conto original depois de ver a série da Netflix.

O protagonista é uma pessoa que sofre de uma doença não identificada assim com sua irmã e isso traz uma angústia ao narrador.
nessa.ml 08/01/2024minha estante
Chocada q tem o livro ?

pbchess 01/02/2010

Mais uma mostra do poder narrativo de Poe
Excelente!

Inlectus 25/02/2010

Boa leitura.
Um tipo de terror que é instigante, que diverte a faz a imaginação trabalhar. Uma boa leitura.

Caroline 26/12/2014

Esse conto evidencia o que Edgar Allan Poe tem de melhor: a arte de seduzir o leitor. Nós, meros mortais e meros leitores, somos apresentados (ou seria inseridos?) à descrição minuciosa e aterrorizante da Casa de Usher, onde a tristeza e a melancolia são sentimentos recorrentes em seus moradores. Aos poucos, os personagens vão experimentando as mais íntimas sensações de medo, sensações estas que nos envolvem numa espécie de terror psicológico. Poe se mostra um mestre do horror neste clássico, de qualidade literária inegável.

Coruja 31/03/2016

Vou confessar que embora esse seja um dos mais conhecidos e mais celebrados contos do Poe, eu não gosto muito dele. Talvez pelo fato de que, sendo uma leitora contumaz de literatura gótica, eu meio que não tenha ficado particularmente surpresa com o que acontece ao final.

Contudo, esse conto tem alguns pontos muito interessantes, em especial na forma como explora o medo. É visível o poder que o medo exerce sobre Roderick Usher e não fosse pelo desastre final, poderíamos dizer que é o medo que sugestiona e excita a mente do narrador para testemunhar o que ocorre.

Se bem que há críticos que questionam se Madeline realmente existe e se não seria ela uma manifestação física do medo.Mas acho que aí depende muito da interpretação que você queria dar ao assunto.

site: http://www.owlsroof.blogspot.com.br/2016/03/1-ano-365-contos-marco.html

Danii36 29/01/2017

#12mesesdepoe
Nesse conto de Edgar Allan Poe a narrativa é tensa e sobrenatural o tempo todo.
Gostei muito de como ele explora o medo e as características de terror do narrador desconhecido, amigo de infância de Roderick Usher.
Achei muito interessante em como as características decadentes da casa foram se mesclando com os irmãos, a casa até parece mais um personagem da história, tanto que Roderick fala que a casa parece estar viva.
Os acontecimentos vão atormentando o desconhecido, que prende a leitura e você não desgruda até o final.

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 09/02/2017

Resenha para o blog Pétalas de Liberdade, conto lido para o desafio literário 12 meses de Poe
Sobre o conto "A queda da Casa de Usher": ele traz um narrador sem nome, que recebe um convite para visitar um antigo amigo de infância, Roderick Usher, que andava adoentado. O narrador vai visitá-lo, mas ao chegar na casa dele, sente-se incomodado pela sensação que a casa lhe dá.

"Senti que respirava uma atmosfera de tristeza. Um ar de austera, profunda e irremediável melancolia pairava no ambiente, impregnando tudo."

Em conversas com o amigo, ele entende que Roderick se incomoda facilmente com qualquer coisa que seja muito forte para os seus sentidos, como o excesso de claridade e comidas com muitos temperos. Outro motivo de preocupação para o amigo, é a saúde debilitada da irmã, sua única parente viva. Os dias vão passando e coisas assustadoras acontecem. O que lhes digo é que a estadia do narrador na Casa Usher certamente nunca mais sairá da memória do protagonista!

O conto é relativamente longo, com cerca de 11 páginas. É inicialmente muito descritivo, a impressão que passa é que o autor quis se estender demais na descrição do lugar, quando isso poderia ter sido feito mais brevemente. A catalepsia, tema que já vi em outros contos do Poe, também está presente nesse, o que faz com que a trama seja previsível, mas nem por isso perde a graça, pois ficamos esperando o momento em que vai acontecer o que já imaginamos que acontecerá. E quando acontece, bem, como disse, certamente um evento desses não sairia da mente de uma pessoa muito facilmente! Ah, e o título, apesar de um baita spoiler, tem tudo a ver com a história!

site: https://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2017/01/resenha-conto-queda-da-casa-de-usher-e.html

Na Literatura Selvagem 11/02/2017

12 Meses de Poe: A queda da Casa de Usher
Em 1839, pela primeira vez era publicado o conto A queda da casa de Usher, de Edgar Allan Poe. Eis o conto que inicia a segunda fase do Projeto #12mesesdePoe.

The Fall of the house of Usher [no original] tem início com um narrador desconhecido [tipico dos contos do autor] chegando a casa de seu amigo, que há muito não via, Roderick Usher. Antes mesmo de reencontrar o dono da propriedade, o narrador já percebe uma atmosfera lúgubre e melancólica nos arredores da mansão e a cada minuto a sensação pesada se acentua...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2017/01/12-meses-de-poe-queda-da-casa-de-usher.html

Maressa30 18/06/2024

Leitura intrigante, capta o leitor como ninguém, a escrita de Poe é fascinante!!

Sua leitura te capta de forma quase imperceptível e leve, estória intrigante, que nós leva aos sentimentos dos personagens de forma real e vívida.
Em minha opinião, sinto que faltou um pouco de desfecho para finalização do conto, apenas, em linhas gerais, o conto é belíssimo!!

Conto recomendado para quem busca uma leitura breve e intrigante, detalhada na medida, para que o gosto pela leitura não se perca, conto profundo, misterioso, intrigante, e fascinante!!!

Mari Vannucci 28/08/2020

Sombrio
Envolvente e visual. Não foi o melhor de Poe que já li mas,
mesmo assim, fiquei levemente perturbada.

Valéria Alessandra 26/02/2021

perturbadoramente genial
Esse é um dos melhores contos de Poe, daqueles para você ler e reler e a cada leitura perceber novos aspectos e ficar ainda mais encantado com a genialidade do autor. O texto é narrado por personagem não nomeado que recebe uma carta de um velho amigo, que há muito não vê, solicitando de forma irrecusável sua visita para fazer-lhe companhia enquanto este é acometido por grave doença (de ordem psíquica/emocional/nervosa). A história tem início quando o narrador se aproxima da mansão e se passa nas semanas da visita, contando sobre a interação entre os amigos, os outros moradores, sobre a doença que aflige a família Usher e sobre a própria residência Usher. Poe de forma maestral torna a casa um personagem fundamental para o enredo, coloca cada observação, cada descrição com um propósito. Absolutamente tudo que foi escrito colabora na construção do todo, na construção do que irá "cair", na própria construção da "queda".

Patricia.Eckert 02/03/2021

Ótima história curta de terror.
Muito bom!
Bem curtinho e com a quantidade certa de detalhes pra mim.

O começo é bem devagar cheio de descrição, não é muito a minha praia,mas quem gosta de detalhes é um prato cheio.

Da metade pra frente a "ação" acontece.

Ótima história de "terror" para crianças (não muito pequenas).

Eu li esse livro para a grupo de leitura q faço parte e depois desse vou ver se leio mais livro/texto do Edgar Allan Poe.

1 | 2 | 3 | 4 | 5