O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Enio Myrddin 12/05/2020

Terminei o livro com sentimentos contrastantes. Tenho várias ressalvas, quanto a escrita e quanto ao conteúdo, ainda assim consegui gostar.

Acho que esse é um livro que deve ser lido observando o contexto em que ele foi concebido (ou em que a história aconteceu, se for mesmo real): brancos de classe média alta de São Paulo nos anos 90 e toda a merda que pode surgir disso.

Os diversos preconceitos, praticados inclusive pelos próprios protagonistas, são um retrato do pensamento corrente na época e que reverbera até hoje.

E o final segue a cartilha comum nas obras da época com essa temática e que conseguiam algum destaque.

Keka_ 08/05/2020

Me senti muito contrariada lendo esse livro. Os personagens de 16/17 anos com maturidade de gente de 30/40?? Foi uma tortura ler "Renato, Marcus, cara" 5x ou mais no mesmo diálogo. O autor consegue iniciar a história bem até que ele começa a escrever qualquer coisa pra finalizar. Tentou fazer um plot Twist incrível para mexer na história, sendo que arruinou ela de vez. Estava muito ansiosa para ler esse livro, mas olha, só decepção.

Luanrsilva 26/04/2020

Intenso
Sobre esse livro que me fez lembrar a adolescência, onde foi intenso e fluido deixo a informação de que por mais que seja julgado com um livro ruim, o livro traz uma narrativa real por ter fatos reais e quando escrito trouxe abordagens que na época eram bem fortes continuam sendo pois é vivida por muitos ainda. O livro e rápido nas suas questões, porém consegue prender o leitor abordando, amor, homossexualidade, preconceito, incertezas na juventude. O livro peca em algumas partes, trazendo expressões como "opção sexual" o que para jovens que lêem esse livro podem se sentir agredidos, mesmo no o contexto usado, personagens desnecessários que não tinham necessidade de estar ali o que fica parecendo que o autor colocou eles sem saber o que fazer com eles em alguns momentos, talvez falta de explorar mais, ou simplesmente não ter colocados seria algo melhor. O livro conta o amor tórrido, marcante marcante de Marcus e Renato que estão no ápice da adolescência descobrindo e se entregando e vivendo a vida em carro desgovernado, o que mesmo sendo a realidade de antes e atualidades de algum teve um desenvolvimento em algumas partes estranha com um caminhar pro final mal elaborado, dando impressão de que o autor estava cansado e queria dar um fim logo na história. Mesmo assim ele traz uma história gostosa pra se ler, não cansa mesmo com o enrolar da mesma. Ele te faz pensar, recordar, chorar, sentir amor e ódio em questão de 20 linhas no máximo. Ele sai do estereótipo cansado de finais felizes, e traz uma realidade um pouco mal elaborada. O terceiro travesseiro pode ser sim lido praticamente rápido, fluido e deixar um pouco confuso porém como e baseado em fatos reais acaba deixando a história aberta pra ser interpretada com final vago.

Gallego 26/04/2020

Superficial
A pesar de ser baseado em fatos reais; acredito q o livro deixou algumas pontas soltas, embora já estivesse cansado daquele vaivém. Poderia ter aprofundado mais em outros assuntos que estavam rolando, ao invés de ficar, no meu conceito, repetitivo. Destaco o final, mas revirei os olhos muitas vezes em muitas situações. Parece forçado de mais na sua maioria. Para ser sincero, achei meio superficial.

Victor 06/03/2020

Decepcionante
O autor força dizendo que a história é baseado em relatos verdadeiros, mas é tudo tão absurdo que parece uma fan-fic muito da ruim. Os diálogos são horríveis e extremamente expositivos. Os personagens? Sem personalidade e carisma. A cereja do bolo são as várias cenas de sexo totalmente desnecessárias, com várias descrições que eu preferia não ter lido. Se a cena do pêssego chocou algumas pessoas em Me Chame Pelo Seu Nome, algumas descrições das cenas de sexo desse livro fariam essas mesmas pessoas terem um ataque.

JulioCReis 09/02/2020

Cesar vieira 06/02/2020

Agridoce
Eu li esse livro com 15 anos, ontem comecei a reler, a história parecia que estava oculta na minha cabeba, eu lembrava de 99% das coisas ! E incrível isso !
O livro tem uma mistura de momentos muito fofos com momentos de muito sexo, e pra mim é uma mistura boa! Nem muito uma coisa nem muito outra !
existe umas repetições de nomes excessivo, isso me incomodo um pouco durante a leituda, mais ainda acho o livro necessário!

Mateus Pereira 03/02/2020

Emocionante
Comecei a ler este livro por curiosidade e simplesmente não consegui parar. Li em apenas uma noite. A escrita do autor nos prende. Confesso que há alguns diálogos meio fracos, porém não atrapalham a história e o final, nossa, encheu meus olhos de água. Inesperado demais. Super recomendo a leitura.

gabrielrjf 11/01/2020

Apenas li
Peguei esse livro meio aleatório pra ler (achei chamativa a capa)

Depois vi muitas críticas a respeito e fui ler sem expectativa nenhuma.

E confesso que fui surpreendido viu?! A escrita deixa a desejar, porém a história me envolveu até lá pela página 100 (achei o Marcus um filho da puta)

Pra o final do livro, as coisas começam a desandar. A sensação que tive foi de que o autor queria apenas chocar o leitor e a cada capítulo jogava uma bomba. Ficou meio aleatorio, forçado, e quase não me convenceu.

SPOILER:::::

Detestei o Renato ter perdoado o Marcus. Odiei ainda mais os três formarem um triângulo; e simplesmente quem não deveria morrer foi o que morreu

Igor 03/01/2020

Um Ótimo Livro
Gostei bastante do livro por ser da temática LGBT porém achei ele sexualizado demais (nada contra mas acho que ficou exagerado) e também o final para mim destruiu meus sentimentos, fiquei triste e com raiva ao mesmo tempo. Mas não deixa de ser um bom livro.

Guttho 04/12/2019

Consigo entender que talvez esse livro tenha sido importante para a época em que foi escrito, já que não se discutia essas pautas tão abertamente quanto agora, mas mesmo assim (e mesmo pra época) ele tem coisas muito problemáticas. Além de ter personagens irresponsáveis que não medem as consequências dos seus atos, ainda estimula uma série de preconceitos.

E é baseado em fatos reais... Estou preocupado.

jacóxd 16/06/2019

Sinceramente QUE LIVRO RUIM
No começo eu achei que seria um super livro , porém a escrita é muito fantasiosa e o enredo não desceu