O Terceiro Travesseiro

O Terceiro Travesseiro Nelson Luiz de Carvalho

Resenhas - O Terceiro Travesseiro

Carla858 10/04/2010

Quando uma amiga me indicou esse livro não queria lê-lo. Mas após começá-lo, fiquei encantada com a história! Apesar de ser um romance entre homossexuais, você não percebe porque é mostrado um outro lado da relação que você desconhece. O final é trágico... Mas nem por isso o livro é ruim. Pelo contrário, é um dos melhores que já li!

Arrais 01/03/2010

Análise do realismo do livro "O 3º travesseiro"
A narrativa dos dilemas vividos no cotidiano de dois jovens que se descobrem homossexuais leva os leitores a uma viagem no cotidiano dos personagens levando-os para uma reflexão das etapas pelas quais passam o individuos que praticam modalidades alternativas de sexualidade, podemos perceber isso no dilema da descorberta, em que os personagens se martirizam não só pelo novo mas pelo desafio que será enfrentar a sociedade e principalmente seus familiares, até mesmo quando em seus dilemas um deles engravida a "namorada" e o outro procura um garoto de programa mas na realidade em uma análise do realismo da narrativa do Renato e do Marcos, em uma escala de 0 a 10 sendo que 0 seria totalmente surreal e 10 realista ao extremo, o romance teria uma nota 6 pois apesar de apresentar um realismo quanto aos dilemas cotidianos, aos momentos de romance entre o casal, as dificuldades em se encontrar e manter um relacionamento normal. Em resumo seria um romance a ser recomendado para que se torne conhecido uma realidade paralela a do cotidiano em uma sociedade heteronormativa, colocando de forma mais clara episódios como o "sheik" de esperma que não é cotidiano mas ocorre em alguns casais heteros ou não.

LuEs 25/02/2010

Extremamente decepcionante.
Infelizmente, o livro não se embasa em qualquer argumento social e humano para engrandecer os personagens. As únicas divagações presentes nessa obra servem para transtornar o leitor que procura um relato bem estruturado acerca do delicado tema que o autor propõe debater - e infelizmente ignora sua própria proposta.

Os conflitos apresentados - se é que podemos chamar os eventos assim - são extremamente superficiais e mal posicionados, de forma que nenhum broto de emoção surge. A escrita é primária e suja, o texto possui pobreza vocabular e o autor limitou-se a tornar seus personagens alvos de desejo sexual. São puramente ninfomaníacos, suas únicas intenções são fazer sexo e escrotices, chegando inclusive a incomodar o leitor com tamanhas estupidezes.

Dentro das proporções sociais que o livro poderia assumir, ele fracassa, já que o autor optou por limitar-se absurdamente. Fico surpreso que a maioria dos que leram essa obra tenham-na apreciado. Na minha opinião, uma narrativa suja e pedante.
Tiago 27/07/2010minha estante
Realmente cara...uma literatura pobre, personagens rasos, falta de criatividade e um desfecho absolutamente maniqueísta e apelativo. Só não dei uma estrela pela fato de alguns pontos mínimos retratam algumas situações interessantes. Mas no geral fraquíssimo.

Tiago 07/08/2010minha estante
No todo gostei do livro, mas como você falou várias partes o autor não soube escrever. Os diálogos não eram legais... teve algumas partes que tive que parar de ler porque os diálogos tinha muito: é pai, não pai, mas pai... afff. Acho que ele deveria ter se aprofundado mais na homofobia pois isso sim é real e por vezes pareceu fácil de mais. Muito superficial

Marcelo 23/02/2010

Fala sério...
Eu sei que vão me apedrejar, pois já ouvi muita gente falando "bem" desse livro, mas sinceramente? Baita decepção. A história é legalzinha; o texto, no entanto, é fraco demais. Sem falar dos "minímos detalhes" que não tinham porque ser revelados. Não sou preconceituoso nem me choco facilmente, mas cansa. O autor peca pelo excesso! E pensar que existe uma continuação...

Agora, 'pruma tarde sem nada mais interessante pra fazer, até rola. Mas repito: o texto é muito, muito fraco - depois não digam que não avisei...

kah 15/02/2010

Mto bom, so nao axu legal a gente ler na fase da adolescencia....Ja passamos por tanta coisa nessa fase....Aí uma pessoa com mente fraca pega um livro desses e desaaaaaaaaaaaba de tanto chorar!!!!! Igual qdo eu li.....MARA!!!

Kenynha 13/02/2010

Historia bonita, contada de forma bem simples.

Ideal para adolescentes.

Liv 26/01/2010

Poderia ser melhor
É basicamente um livro para adolescentes.
Um historia um pouco simples - apesar do grande apelo social - mas que nao me emocionou em nada.
Linguagem também muito simples - chega a ser ridicula - que poderia ter sido bem mais trabalhada, e feito o livro melhor e mais interessante.
A contra capa prometia muito, e fiquei decepcionada já nas primeiras paginas.
Achei demasiado os detalhes da relação dos garotos.

Final muito triste, mas que nao me fez chorar. (E olha que isso é dificil hein!)

Sah 08/01/2010

Esse livro tem uma história verdadeira e bonita porém triste :(, fala da realidade que muitos homossexuais enfrentam no dia a dia com a sociedade, familía e pessoas que gostam de se meter em nossas vidas.

Mauricio R. Ben 16/12/2009

realmente gostei muito do livro,me envolveu emocionalmente,coisa que nenhum outro livro conseguiu fazer comigo.

Bruno Dantas 15/12/2009

Resenha Particular
Data de início da leitura: 12/12/09
Data de término da leitura: 14/12/09

Foi o terceiro livro que realmente me fez chorar (e não pouco). É um ótimo livro, porque nos leva a refletir sobre gêneros, plano divino, natureza humana, relações pessoais e sexuais, valores, "modernidade"... A cada página enfrentamos nossos preconceitos, mesmo quem acredita não ter pré-conceitos em relação à homossexualidade, bissexualidade, poligamia... O engraçado é que mesmo odiando algumas (ou várias) atitudes dos personagens, isso não faz com que odeie o livro. Mesmo tendo muitas partes que não concordo e não me identifique, há muitas outras páginas que me senti tocado e identificado. É inegável o amor entre os dois "travesseiros azuis". Saber que é uma história verídica torna a experiência da leitura muito mais intensa também.
Não é um livro para crianças. Não é um livro para intolerantes, "puros" e religiosos - infelizmente sei que estes não passariam do primeiro capítulo. É um livro para quem tem a mente aberta - não para aceitar o que lê, mas justamente para simplesmente ler, e, se quiser dar um passo a mais, tentar entender essas vidas. Acima de tudo: refletir sua própria existência, relações, crenças, opções... e pré-conceitos, claro.
Mauricio R. Ben 16/12/2009minha estante
Um livro que realmente me fez entrar dentro dele,me levando ao choro.

André 28/12/2009minha estante
Adorei a resenha! Agora me deu vontade de ler esse livro :)

Kerolayne 18/01/2015minha estante
Estou dividida, mas como não me assusto com "histórias polêmicas " vou ler

Rubia 26/07/2021minha estante
Li algumas sinopses

Dani Pontes 11/06/2023minha estante
Começando hoje... obrigada pela resenha!!

stsluciano 10/09/2009

Poderia ser BEM melhor
O livro poderia ser muito mais impactante se não apelasse tanto. Cobemm certeza o tema seria muito melhor visto,respeitado e discutido se uma maior atenção tivesse sido dada à linguagem. Pessoalmente, acho irrelevante à questão saber o que os personagens usaram como catchup e mostarda. O que poderia ser uma grande história de amor foi relegada a um relato "tosco".

Ed 22/04/2010minha estante
Faço das minhas palavras as suas. Poderia ser bem melhor mesmo.

Marcela Vidinha 29/08/2009

O livro é bacaninha mas...
É um livro legalzinho pra ser ler de tarde, quando não se tem mais nada para fazer, muitas vezes proucuramos livros assim mesmo, que contem uma estória e fiquem por aí, sem muita profundidade e sem convite pra reflexões mais profundas, para esse fim OTT é muito bom. Mas o autor parece realmente acreditar que escreveu uma obra grandiosa, polemica e o diabo a quatro, ele tenta mesmo construir um clima de nossaquelivromaravilhoso, mas falha totalmente.
Adolescentes adoram esse livro!

lukarlos 08/07/2009

Regular
Uma leitura, bem mais ou menos, por outro lado é o tipo de livro recomendado para quem está em busca de uma identidade sexual, que diferencia prazer de amor...

Manu 24/04/2009

Achei 'normal', por assim dizer. É intenso, bonito, mas o desenvolvimento da trama me pareceu meio lento. O fato de ser baseado numa história real o tornou mais interessante pra mim.