República luminosa

República luminosa Andrés Barba

Resenhas -

May @maynemet 11/07/2020

Uma narrativa que te prende do início ao fim
República Luminosa, do escritor espanhol Andrés Barba, entrou para a lista dos melhores livros da minha vida. Por vezes cheguei a pensar que não se tratava de ficção pela forma incrível com a qual o autor descreve os eventos ocorridos na década de 90 na cidade de San Cristóbal. O narrador relembra os fatos acontecidos 20 anos atrás analisando seu próprio papel no trágico desfecho da história das 32 crianças que apareceram misteriosamente na cidade mudando a atmosfera e a vida dos moradores.
Marquinho 11/07/2020minha estante
Análise excelente. Parabéns pelo olhar literário.

May @maynemet 11/07/2020minha estante
Obrigada Marquinhos. Não sou boa com resenhas, mas to tentando ????

Rubens 14/01/2019

É um livro muito impressionante. Como o autor também é ensaísta sua narrativa beira o realismo. Tem momentos que esquecemos que estamos lendo uma obra de ficção e parece que estamos acompanhando relatos reais.

pistouvi 17/06/2020

Um livro cuja escrita talvez não agrade a todos, mas que pra mim foi ótimo. Falo da escrita por ser um pouco mais realista, dando uma sensação de ler um artigo ou um relatório ou um documentário, sabe? Acontece que funciona muito bem para essa história.

Comprei esse livro por ter ficado curiosa pela história das crianças e confiar na curadoria da todavia, mas na verdade não tinha grandes expectativas. À medida em que fui lendo é que ele foi me cativando mais e mais. É certamente meu tipo de livro. Não que seja um grande suspense, mas as reflexões que vão sendo levantadas à medida que a história se desenrola e os preconceitos vão sendo expostos mais e mais é que são o ápice desse livro. Ele é bastante atual, e põe em xeque os medos, os preconceitos e as situações-limites do nosso mundo.

Esse eu com certeza vou reler um dia. Vale a pena.

Nathane 23/06/2020

Crianças entranhas ou apenas destacáveis?
Não sei muito o falar, ja que é um livro curto e de leitura rápida ( demorei a ler por causa de tempo mesmo). 32 crianças aparecem em uma cidade e isso acaba por mudar toda a rotina da sociedade. De onde ela vieram? E melhor, para onde foram?

Ingrid Bays 29/06/2020

Desculpem-nos, crianças!
A profundidade com que encara o tema impressiona. Foram diversos os trechos que precisei destacar para poder reler sempre que possível, intensos.
Por trabalhar com a infância e a adolescência em suas realidades mais cruéis, tinha a sensação de estar lendo um relatório dos quais estou acostumada. Tinha que me lembrar que apesar de tantos nuances do real, o que estava sendo narrado não aconteceu, pelo menos não dessa forma, pelo menos não como contado pelo autor.
Enquanto adultos, não encaramos essa realidade. Tentamos nos afastar. Tentamos evitá-la. Tentamos fingir que não existe. Só nos indignamos de fato quando ela nos atinge pessoalmente, e aí nossa indignação não é com a crueldade imposta às crianças, mas com a crueldade que elas retribuíram.
Ao mesmo tempo que aborda temas como a repressão, a corrupção, a manipulação, traz a beleza da criatividade, da imaginação.
Excelente obra, excelente crítica social, excelente abordagem.

@lendoedestacando

Kamylla 02/07/2020

O livro me causou angústia por saber que as crianças envoltas pela violência eram "retiradas" da própria condição de serem crianças. A violência as fez "crescer" e a sociedade não as enxergava como indivíduos que deveriam ser integrados, mas os condiciona à marginalidade e a negligência. Lembra um pouco "Capitães da areia", mas por ser um relato de um adulto e não de uma das 32 crianças, o tom perpassa o "jornalesco", o que no entanto, não retira a proximidade entre o leitor, o narrador e a história. Ele demonstra inclusive, os sentimentos conflitantes que ele vivenciou ao lidar com as crianças e os revive ao contar o relato.

Gabriel Evangelista 04/07/2020

Um bom livro, mas não me ?prendeu? tanto. A partir desta leitura podemos refletir seriamente sobre a visão historicamente construída acerca da infância e da juventude.

Luiz.Filipe 05/07/2020

Um romance incrível ambientado na América latina, o autor nos mostra uma uma visão muito peculiar da infância, bem diferente do que estamos acostumados a ver na maioria dos livros. Uma ótima opção pra quem gosta de histórias mais curtas porém cheias de segredos, os quais o autor esconde muito bem até o final do livro.

Nícolas Vieira 06/07/2020

República Luminosa e a quebra da infância
"[...] parecia que naquelas crianças havia uma alegria e uma liberdade que, de certo modo, as crianças “normais” nunca poderiam atingir, que a infância se expressava de forma muito melhor nas suas brincadeiras do que nas brincadeiras regradas e cheias de proibições que os nossos filhos faziam.”

“República Luminosa” de Andrés Barba é um romance de poucas páginas que conta a peculiar história de um assistente social que se muda com sua esposa e enteada para a cidade de San Cristóbal, a vida pacata e tranquila dos cidadãos deste lugar é transformado em caos quando 32 crianças, com cerca de 9 à 13 anos de idade, que não falam nenhuma língua conhecida surgem e com elas a violência e o medo se tornam presentes no cotidiano.
O que fazer quando nos vemos em meio à uma quebra dos valores sociais e do que esperamos das crianças e de sua inocência infantil? Como devemos agir quando os menores se mostram violentos a ponto de roubar e matar? Devemos domesticar esses “seres animalescos”?
O paradoxo desses questionamentos que trazemos com nossas expectativas tardias sobre o que é certo ou errado são o que mais perpetuam no decorrer do livro. Desde o início percebemos que nesta narrativa a proposta é entendermos quais são os modos de agir em meio ao caos de uma sociedade anárquica, onde não há um único representante, mas sim crianças que vivem à beira da marginalidade, nas ruas, sozinhas e sem a “domesticação social” que é necessária para que sejam aceitas em um mundo social.
Com um quê de “Capitães da Areia” de Jorge Amado, “República Luminosa” é um livro necessário, tanto para aqueles que creem na ressocialização, quanto para os que são extremistas em suas análises da infância e juventude.

“Para as crianças o mundo é um museu no qual os vigias adultos podem ser amorosos na maior parte do tempo, mas nem por isso deixam de impor as regras: tudo é maciço, tudo existiu desde sempre e veio antes delas. Em troca desse amor são obrigadas a sustentar o mito de sua inocência. Não apenas têm de ser inocentes, precisam representar essa inocência.”

site: https://instagram.com/hipnoseliteraria

Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 08/07/2020

Com uma linguagem de um romance documental, Andrés Barba brinca com as palavras e faz jogos de sentidos muito interessantes ao relatar os fatos em a República Luminosa.
??????????
? A história gira em torno do surgimentos repentino de 32 crianças em situação de rua com atitudes violentas, que alteram a rotina de San Cristóbal. A leitura em alguns momentos me remeteu ao sentimento quando li Capitães de Areia (inclusive preciso reler), onde crianças em situação de rua traçam seus destinos.

Resenha completa no perfil literário do Instagram e Facebook @livrocafeepoesia

joazevedom 12/07/2020

Mais do que esperava
Sempre vejo as pessoas comparando está história a Capitães da Areia de Jorge Amado. Apensar de gostar muito de Capitães pra mim essa história supera a de Amado. Um grupo de crianças abandonadas pela sociedade? Crianças que escolheram viver a suas infância de maneira livre e sem regras? Concordo quando dizem que o autor desmitificar a inocência infantil, mas como existir sendo criança num mundo de adultos que ditam as regras, as formas e as vontades? Recomendo muito!

Rinaldo 17/07/2020

República Luminosa
E as 32 crianças? Temer? Descobrir? Conhecer? Cuidar? Pensar? Agir? Somos culpados?