As Aventuras de Tom Bombadil

As Aventuras de Tom Bombadil J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

Luana 01/02/2016

Poesias
Se você quer saber mais sobre a Terra Média e alguns personagens intrigantes de o Senhor dos Anéis ou de o Hobbit não indicaria este livro. Para quem gostou das poesias e melodias dos outros livros (SDA e Hobbit) vale a pena ler este, mas fora isso, não oferece mais informações.

Marcos Antonio 22/05/2016

Tom Bombadil
É muito a cara de Tom Bombadil, são poemas como ele no livro Senhor dos Anéis gostava de ser chamado. Mais eu esperava mais deste livro

Alan 04/03/2015

Tom Bombadil é um personagem do universo da terra média que vive a sua vida totalmente à parte do que acontece no mundo, e o mais engraçado é que as mazelas que afligem a terra média não afetam o local onde ele vive e muito menos a ele. Já vi pessoas sugerirem que ele parece mais um deus em meio à toda aquela confusão, talvez um Maiar perdido ou simplesmente ignorante de tudo que ocorre. E esse livro mostra exatamente a vida bem pacata desse personagem.

Lin 25/08/2014

Maçante
Olha... eu gosto muito das obras do Tolkien, mas essa foi uma que eu não virei muito fã. Não sei se é porque não segue uma linha de história e os contos/poemas são desconexos que eu achei meio maçante. Mas sinceramente, não gostei muito. Não recomendaria para quem não gosta do estilo.

Vida em Série 28/06/2013

Tom Bombadil was a merry fellow!
O poema"The Adventures of Tom Bombadil" é de 1934 e foi publicado em uma coletânea de poemas com o mesmo nome. No Brasil, a mesma coletânea foi lançada pela editora Martins Fontes em uma edição bilíngue, pois, embora o trabalho da tradução tenha sido impecável, por mais que se tente, ainda perde-se bastante ao traduzir poemas.

Ele é apresentado como a tradução do Red Book of Westmarch (Livro Vermelho), com isso temos algumas informações adicionais da cultura Hobbit, por exemplo e de muitos fatos do background da Middle-Earth, principalmente das datadas ao final da Terceira Era. Muitos dos poemas são contados por Bilbo Baggins e Sam Gamgi.

Os versos apresentados nesse livro são de origem hobbitiana e trazem algumas características em comum. Apreciam o emprego de palavras incomuns, rima e métrica, afinal os Hobbits consideravam tais truques como virtudes, mesmo que fossem meras imitações de modelos élficos. Os poemas também são alegres, embora às vezes pareça que mostram mais do que possamos ouvir.

O poema Número 3 do livro é o mais longo e também o mais elaborado, sendo o mesmo criado por Bilbo Baggins que, na minha humilde opinião, é um dos melhores (talvez o melhor) personagens das narrativas de JRR Tolkien. Em poemas como Errantry (A missão sem destino - número 3) podemos perceber as mudanças que ocorrem nos personagens que saem do Condado, especialmente com seu contato com Valfenda e Gondor.

Também temos poemas que contam a história de Tom, narram um pouco do personagem e de suas relações como mundo e com outros, além de descreverem, embora, às vezes, de uma forma quase imperceptível, o verdadeiro cantar da Middle-Earth. A leitura de tal coletânea pode ser cansativa, afinal poucos são os realmente adeptos à poemas, mas vale a pena apreciar o trabalho de JRRT que, nesse caso, é fantástico, como em todo seu trabalho.

site: http://pormaisuma.com/2013/06/as-aventuras-de-tom-bombadil/

Fabio Di Pietro 06/03/2017

Para os amantes de Tolkien
Gostei bastante do livro, repleto de poesias dos mais diversos temas.
Faço um alerta que esse livro é mais para os amantes de Tolkien ou amantes de poesia.

I. Pestana 12/05/2013

Fantasioso demais.
Bom para crianças. Creio que é um pouco mais infantil do que a saga dos Senhor dos Anéis. No entanto parece que todas as obras do Tolkien conseguem transmitir os principios e descrever as aventuras de uma forma saudável. Deve ser por isso que ainda se trata de um autor homenagiado.