As Aventuras de Tom Bombadil J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Davi 24/06/2022

Confesso que não gostei muito, achei que haveria história sobre Bombadil, mas são vários poemas e não entendi alguns, talvez quem leia a versão em inglês consiga entender melhor, pois, na português, ficou muito sem sentido.

Lia 02/04/2022

No fim, só li as aventuras de Tom Bombadil, porque o resto já descobri ter lido antes. Preciso dizer que entendi pouca coisa e no futuro gostaria de ler o livro que contém somente as aventuras de Tom comentada por outros autores.
Wlamir.Henrique 02/04/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler com esse comentário ;P

heriks.ribeiro 12/08/2022

Não é o que parece...
Um trecho: "por que amanhã o que hoje me agradava?"

Se você - assim como eu, no início - pretende ler o livro para tentar descobrir mais sobre o icônico e misterioso personagem citado por Tolkien no início da Sociedade do Anel, poderá se decepcionar. O livro tem pouco do personagem e, mesmo dessa forma, não revela grandes detalhes. É um compilado de poemas que, acredito, não serão de grande uso para mim.
A leitura é rápida e simples.

Reccanello 28/01/2021

A noite longa avança e não há canção que reste!
Se você procura por maiores explicações acerca da origem, de quem é ou do que faz Tom Bombadil, este não é o livro correto - à exceção dos dois primeiros poemas do livro, pouca ou nenhuma referência há ao Senhor da floresta, das águas e das colinas. Mas...
===
Se você quer conhecer mais acerca das poesias dos hobbits e dos homens da Terra Média, esse pode ser seu livro!
===
Ainda que seja uma obra curta e voltada, basicamente, para fãs de carteirinha, o trabalho primoroso de tradução feito por Ronald Kyrmse nos mergulha no universo de Tolkien através das histórias contadas pelos seus personagens mais queridos, os hobbits e os homens. Com um tom emocionantemente leve, as poesias organizadas no livro também nos permitem um vislumbre da erudição filológica de Tolkien, da forma como ele brincava com as palavras e com os idiomas que, como um vício, sempre gostou de criar.
===
Enfim, o livro é uma peça de um tesouro maior e, tal qual Smaug em Erebor, você vai querer mantê-lo para si, deleitando-se com o prazer de o possuir!

Gladston Mamede 16/09/2022

É preciso conhecer a obra de Tolkien para entender a proposta do livro. São versos que teriam sido escritos por hobbits e elfos e afins. Em suma, versejados por uma estética e uma axiologia própria. Ainda assim, mesmo para o apreciador, é preciso muita "imersão psicológica" no "contexto da Terra Média".

Nat 22/05/2012

Um dos mais antigos trabalhos de Tolkien, não muito conhecido no Brasil, este livro, em uma edição bilíngüe, com duas traduções (de William Lagos e do respeitado Ronald Kyrmse) conta em forma de verso as aventuras vividas por Tom Bombadil, (aquele personagem misterioso e poderoso que aparece para ajudar Frodo e seus amigos quando saem do Condado na tentativa de evitar que o Anel caísse nas mãos do Espectros).
Personagens como Fruta dOuro e o Velho Salgueiro aparecem nos poemas. Enquanto alguns deles falam aventuras de Tom pela Terra-média, um outro também fala das lendas dos dias antigos. E o último e mais belo narra a partida dos elfos da Terra-média.
Este livro apresenta um conjunto de poemas compostos por Bilbo, ou Frodo ou Sam, que fariam parte do Livro vermelho. Alguns poemas-canções que apareceram nO Senhor dos Anéis reaparecem nesta edição. Introduções acerca de cada tradução e explicações sobre a temática dos poemas também acompanham esta valiosa edição.

site: http://meucantinholiterario.blogspot.com.br/2012/05/as-aventuras-de-tom-bombadil-jrr.html
Joel 05/11/2013minha estante
Minha filha de 10 meses, adora quando leio as rimas das histórias para ela. Principalmente a Princesa Mi e o Troll de Pedra.

Jessica 28/09/2020

Conjunto de vários poemas da Terra Média, que apesar do nome não se vê muito o Tom Bombadil, mas é bastante divertido.

Monica.Bortolotti 31/12/2020

As Aventuras de Tom Bombadil
Um livro curto porém cheio de detalhes que enriquece e ensina mais sobre o universo do querido Tolkien. Bombadil passa por diversas situações durante os poemas, e nos mostra quantos detalhes e histórias podem ser contadas e aprofundadas no enredo Tolkiano.

Bart 21/01/2024

*J.R.R. Tolkien*
Editora Martins Fontes
Ano - 2008 / 208 páginas

?????

Nem sempre a gnt vai agradar à todos nem se agradar de tudo!
Eu já estava afim de ler esse livro à muito tempo, e por um motivo ou outro sempre ficava p/depois.
Quando resolvi ler... o livro todo é em prosa e verso... fruta que caiu!! Deu uma dor nos kiwis ? ?.
Eu tenho um processo mnemônico não muito frutífero com poesia. Em fim, foi um balde de água fria, prq Tom Bombadil é um personagem muito interessante da 1ª parte do livro "O Senhor dos Anéis"

O livro é uma coleção de poemas focado em Tom Bombadil, em algumas aventuras o personagem, eubtentei encarar como se fossem contos, p/poder ir até o final.

É isso! Não curti, não é a minha vertente de leitura! Acho que o pior foi a minha expectativa kkkkkkkk!

Suphie 26/12/2021

Curto e necessário
Essa edição bilíngue é bem legal, tem a perspectiva de dois tradutores diferentes sobre o texto do Tolkien e ainda o original dele, em si não se tem muito sobre o Tom Bombadil, é como se fosse um folheto de curiosidades e outros poemas, curioso. Achei que ia conhecer bem mais o Tom mas não foi bem assim? no entanto o livro é bom, não consegui escolher uma tradução completa que eu gostasse mais, mas consigo escolher um poema ou outros que achei mais fiel e representativo ao original de cada tradução, essa experiência foi bem legal.

?Seus dias em paz na superfície da Terra-Média,
Com alegria,
Desfrute até o fim!??

Timóteo 18/10/2016

Para fãs hardcore do universo Tolkien. ÊNFASE NO HARDCORE!
Pra quem eu recomendo esse livro? Pra quem quer ler tudo da Terra Média. TUDO.

O que o livro se propõe ele atinge. Os poemas desse livro mostram uma Terra Média em um estado bem pacífico, se assemelhando muito a contos de fada mesmo. Bem diferente das outras historias.

A edição da Martins Fontes é muito boa. A presença de duas traduções além do texto original e das introduções ajudam muito a ver como é feito o processo de tradução de poemas.

Indispensável para fãs hardcore do mundo de Tolkien.

Andréia 31/12/2022

Um livro bom
A história do Tom Bombadill e as demais que compõem o livro são legais, porém a poesia ao ser traduzida se perde muito do contexto original, na minha opinião, mas apesar disso é um livro que todo fã do Tolkien deveria ler.

Drope 09/01/2013

Tolkien, J. R. R.
As aventuras de Tom Bombadil – Edição Bilíngue
Editora Martins Fontes
São Paulo, 2008 - 189 páginas
Idioma original: Inglês
Tradutores: William Lagos e Ronald Eduard Kyrmse

Para aqueles apaixonados pelas raças, batalhas, mapas, anéis e tudo que for relacionado ao mundo da Terra Média criado pelo brilhante escritor J.R.R.Tolkien vai achar no mínimo interessante o livro do mesmo chamado “As aventuras de Tom Bombadil”, todavia para aqueles que ainda não tiveram contato com esse mundo fantástico recomendo uma leitura prévia de outras obras do autor, senão esse livro não vai ter muito sentido para o leitor.
Tom Bombadil é um personagem que também aparece em outras obras do autor, como “O senhor dos anéis”, porém suas aparições são sempre muito rápidas e enigmáticas, talvez por isso Tolkien resolveu escrever esse livro com o objetivo de nos falar um pouco mais sobre essa criatura carismática.
O livro foi todo escrito em versos, cada capitulo é composto por um poema que conta a história ou lenda de uma criatura e apesar do livro se chamar “As aventuras de Tom Bombadil” os poemas não se restringe apenas aos seus feitos. Além do livro contar algumas aventuras de Tom Bombadil, existem poemas que falam um pouco mais sobre a Terra Média e suas criaturas, sempre muito focado na natureza, muitas vezes ela própria sendo o personagem principal do poema.
Pelo fato do livro não ter sido escrito da maneira tradicional de um romance, não existe continuidade na história, não existe cronologia nos capítulos, cada poema é uma história totalmente isolada da outra e isso dificulta a caracterização do personagem principal do livro, ou seja, aqueles que gostariam de desvendar um pouco mais sobre Tom Bombadil terá que forçar um pouco a mente para decodificar quem (ou o que) seria ele.
Entretanto o livro é muito gostoso de ser lido, o trabalho de tradução do livro foi feito com muito cuidado e carinho, tentando o máximo possível se manter fiel ao original e ainda manter a poesia rítmica marcante nos poemas da Terra Média. O livro é estruturado em três partes: a primeira se encontra os poemas traduzidos pelo poeta William Lagos que teve como objetivo manter a estrutura do poema original em versos brancos; já a segunda parte é feito uma nova tradução dos poemas de Tolkien realizado pelo Ronald Eduard Kyrmse que com seu conhecimento mais aprofundado sobre a Terra Média o tradutor preocupou-se em traduzir os versos de maneira mais literal e mais fiel a cultura da Terra Média respeitando a rima e a estrutura métrica do autor; e por fim a terceira parte que vem com os poemas na lingua original (inglês), o que proporciona ao leitor a possibilidade de captar um pouco mais da poesia que tenha sido perdida no processo de tradução.

Pedro Gil de Macedo Souza
Rafa 16/01/2013minha estante
Do Tolkien só consegui ler o primeiro livro do Senhor dos anéis, é complexo demais pra mim. Um dia talvez eu chegue a gostar do modo que ele escreve.

LUA 20/01/2013minha estante
nossa, Drope deve ter sido difícil.Confesso que do Tolkien só li o Silmarillion e achei confuso, na metade do livro não sabia quem era quem mais.Tenho os filhos de Hurin na estante, um dia vou dar chance a ele e quem sabe me aventurar no mundo fantástico da Terra Média...A resenha ficou ótima.

LUA 20/01/2013minha estante
Nossa, Drope deve ter sido difícil.Confesso que do Tolkien só li o Silmarillion e achei confuso, na metade do livro não sabia quem era quem mais.Tenho os filhos de Hurin na estante, um dia vou dar chance a ele e quem sabe me aventurar no mundo fantástico da Terra Média...A resenha ficou ótima.

Daniel.Victor 26/12/2021

Interessantíssimo!
Um dos personagens mais intrigantes de ?O Senhor dos Anéis?, o divertido e enigmático Tom Bombadil, também aparece em versos que, segundo dizem, foram escritos por hobbits e preservados no ?Livro Vermelho?, que conta a história de Bilbo e Frodo Bolseiro e companhia. As aventuras de Tom Bombadil reúne esses e outros poemas, que tratam principalmente de lendas e gracejos do Condado no fim da Terceira Era.

BARBA 01/03/2013

As Aventuras de Tom Bombadil de J.R.R. Tolkien
Recomendo ler por ultimo, após O Hobbit, O senhor dos aneis e O Silmarilion.
São diversos contos e histórias menores e rápidas, bom muito engraçadas e em poesia.

Muito Bom para os Fãs de Tolkien que entendem sua obra(como eu).

1 | 2 | 3 | 4 | 5