As Aventuras de Tom Bombadil

As Aventuras de Tom Bombadil J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Aventuras De Tom Bombadil

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luana 26/02/2021

O Homem-da-Lua tá em todas as histórias
Ele é um livrinho com 16 poemas (acho que só três falam de fato do Tom Bombadil). O que eu mais gostei foi a do Troll cozinheiro.

Possui duas traduções e a versão original. A linguagem é um tiquinho complicada (preciso reler).

E gostaria que fizessem um podcast dele cantado (igual aos do Canal da Fantasia).

Leonardo 20/02/2021

Gostei bastante do livro. Os poemas são bem divertidos de se ler e, mesmo tendo lido 3 versões de cada, não achei cansativo.
Tolkien é simplesmente um gênio, mas Ronald Kyrmse foi genial também na tradução. Não senti muita diferença entre a versão dele e a original, de todos os poemas.
Um livro bastante recomendado para quem é fã do Professor

Sa | @umadose.de.literatura 14/11/2020

Totalmente diferente do q eu esperava
Um livro super curtinho de versos que narram, como diz o título, as aventuras de Tom Bombadil. Foi totalmente diferente do que eu esperava, primeiro que ele é muito curtinho (quase paguei mais de 40 reais em um livro que só tem 44 kkkkk rindo de nervoso. Graças a Deus achei o e-book). Antes de ler, achei q seria mais sobre a história de vida Tom Bombadil, pois ele apacece no livro O Senhor dos anéis. Não foi o melhor livro que li do Tolkien, esperava bem mais, mas valeu a experiência!

Cecilia Dias 09/04/2023

Livro de contos em formato de poemas muito criativo, gostaria de ter um milésimo da criativas do tolkein.

Fernando 17/12/2017

ZZZZZZZ
Zzzzzzzzzzzzzzzz

artur 23/03/2010

O ruim dele é que é muito curto! Poesias bem legais, algumas cômicas. Realmente é mais recomendável pra quem já tenha lido Senhor dos Anéis, mas isso não significa que o livro não merece as 5 estrelas.

Samuel Castro 30/03/2011

Brilhantismo pouco é bobagem
Uma coleção brilhante. Até aí nenhuma novidade de fato em se tratando de um livro de Tolkien. Porém o que mais abrilhanta esse livro é saber que além de uma imaginação que trouxe quase para a vida real seres fantasticos e capitães magnificos Tolkien também escrevia poemas que arrancam suspiros e risadas, desde as gostosas historias de Bombadil como em "Bombadil goes boating" e "The Stone Troll" até poemas de nos deixar com lágrimas nos olhos como o meu favorito: "The Last Shit".
Esse livro não prova a versatilidade do autor, mas sim sua magnífica expressão artistica.

Fabio Di Pietro 06/03/2017

Para os amantes de Tolkien
Gostei bastante do livro, repleto de poesias dos mais diversos temas.
Faço um alerta que esse livro é mais para os amantes de Tolkien ou amantes de poesia.

Carol 23/04/2022

Sou suspeita pra falar de Tolkien
Tom Bombadil é o personagem mais enigmático das histórias de Tolkien. Primeiramente, esta edição pocket da WMF é lindíssima e toda ilustrada e em capa dura. Os poemas são incríveis, particularmente gostei bastante pq gosto de poesias e gosto de Tolkien. Acrescenta bastante a história do legendarium. Depois dos poemas tem uns conteúdos a mais no livro, como se fossem "explicações" sobre cada poema. O conteúdo do livro é muito bom e rico, 5 estrelas super merecidas.

I. Pestana 12/05/2013

Fantasioso demais.
Bom para crianças. Creio que é um pouco mais infantil do que a saga dos Senhor dos Anéis. No entanto parece que todas as obras do Tolkien conseguem transmitir os principios e descrever as aventuras de uma forma saudável. Deve ser por isso que ainda se trata de um autor homenagiado.

Rodrigo.Alves 05/01/2022

Hey Dol! Merry Dol!
O livro é uma coletânea de poemas escritos ou até mesmo só rabiscou. A proposta do livro e nos trazer o acesso a esse material e mais do que isso nos maravilhar com o processo de tradução. Dois montros William Lagos que já traduziu Mark Twain, Balzac, Poe entre muitos outros clássicos e o Ronald Kyrme que é um acadêmico Tolkeniano fantástico. O que mais me beneficiei deste livro foram as notas dos tradutores antes dos textos onde eles explicam todo o trabalho de tradução e o que é perdido em cada forma e principalmente como ele foi concebido naturalmente, o que me ajudou muito a entender e quem sabe apreciar um pouco mais o gênero.

Luana 01/02/2016

Poesias
Se você quer saber mais sobre a Terra Média e alguns personagens intrigantes de o Senhor dos Anéis ou de o Hobbit não indicaria este livro. Para quem gostou das poesias e melodias dos outros livros (SDA e Hobbit) vale a pena ler este, mas fora isso, não oferece mais informações.

Vida em Série 28/06/2013

Tom Bombadil was a merry fellow!
O poema"The Adventures of Tom Bombadil" é de 1934 e foi publicado em uma coletânea de poemas com o mesmo nome. No Brasil, a mesma coletânea foi lançada pela editora Martins Fontes em uma edição bilíngue, pois, embora o trabalho da tradução tenha sido impecável, por mais que se tente, ainda perde-se bastante ao traduzir poemas.

Ele é apresentado como a tradução do Red Book of Westmarch (Livro Vermelho), com isso temos algumas informações adicionais da cultura Hobbit, por exemplo e de muitos fatos do background da Middle-Earth, principalmente das datadas ao final da Terceira Era. Muitos dos poemas são contados por Bilbo Baggins e Sam Gamgi.

Os versos apresentados nesse livro são de origem hobbitiana e trazem algumas características em comum. Apreciam o emprego de palavras incomuns, rima e métrica, afinal os Hobbits consideravam tais truques como virtudes, mesmo que fossem meras imitações de modelos élficos. Os poemas também são alegres, embora às vezes pareça que mostram mais do que possamos ouvir.

O poema Número 3 do livro é o mais longo e também o mais elaborado, sendo o mesmo criado por Bilbo Baggins que, na minha humilde opinião, é um dos melhores (talvez o melhor) personagens das narrativas de JRR Tolkien. Em poemas como Errantry (A missão sem destino - número 3) podemos perceber as mudanças que ocorrem nos personagens que saem do Condado, especialmente com seu contato com Valfenda e Gondor.

Também temos poemas que contam a história de Tom, narram um pouco do personagem e de suas relações como mundo e com outros, além de descreverem, embora, às vezes, de uma forma quase imperceptível, o verdadeiro cantar da Middle-Earth. A leitura de tal coletânea pode ser cansativa, afinal poucos são os realmente adeptos à poemas, mas vale a pena apreciar o trabalho de JRRT que, nesse caso, é fantástico, como em todo seu trabalho.

site: http://pormaisuma.com/2013/06/as-aventuras-de-tom-bombadil/

Lin 25/08/2014

Maçante
Olha... eu gosto muito das obras do Tolkien, mas essa foi uma que eu não virei muito fã. Não sei se é porque não segue uma linha de história e os contos/poemas são desconexos que eu achei meio maçante. Mas sinceramente, não gostei muito. Não recomendaria para quem não gosta do estilo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5