Cidadã de segunda classe

Cidadã de segunda classe Buchi Emecheta

Resenhas -

Felipe 16/06/2024

Cidadã de Segunda Classe
Esse foi o segundo livro que li desse autora nigeriana maravilhosa! Buchi Emecheta escreve de uma forma tão simples e de fácil compreensão, que nos coloca dentro da cena. Fico a imaginar todas as dores, alegrias e conquistas da personagem Adah nessa história.

Um livro forte que vai ter como pano de fundo a migração de nigerianos para a Inglaterra, país que os colonizou e que tem preconceitos e racismo com as pessoas pretas. O racismo aqui é maior com a mulher preta e Adah ainda sofre com as agressões do marido e o desprezo da família.

Rafa 07/06/2024

Cidadã de Segunda Classe", da autora nigeriana Buchi Emecheta, é um romance semi-autobiográfico que tece uma narrativa poderosa sobre a luta de uma mulher contra as opressões do racismo, sexismo e colonialismo. Através da protagonista, Adah, acompanhamos sua trajetória árdua desde a infância em uma aldeia Ibo na Nigéria até sua vida como imigrante na Inglaterra.

Marcelo1415 07/06/2024

Intenso
Tentando lutar contra todas as opressões que caem sob os ombros das mulheres, nos anos 60 na Nigéria, Adah, se muda para Londres; tanto para se libertar quanto para proporcionar uma melhor vida a seus filhos. Ao chegar lá se depara com xenofobia e mais descriminação ainda sofre nas mãos opressoras de seu marido. Lá, acaba por se tornar uma cidadã de segunda classe, não sendo vista e não tendo duas vontades respeitadas.

Livia.Gabriela 16/05/2024

Quantos problemas retratados em uma única história. A leitura flui, e é impossível não se sensibilizar com tanta coisa
Sem dúvidas, vale muito a leitura.

Susana 06/05/2024

Li por recomendação do Pedro pacífico e fiquei impactada com essa história, já tinha lido da mesma autora as alegrias da maternidade e gostei muito dos dois.

Randriely 01/05/2024

Buchi Emecheta nos entrega um presente em forma de livro e um acolhimento que só quem é imigrante sabe que precisa.
No livro Cidadã de segunda classe, Emecheta apresente Adah, uma ?personagem? forte que passa por muitos momentos de frustração em culturas patriarcais e que segue sua vida no caminho de um dos desejos mais simples da humanidade: respeito, amor, um teto pra morar e comida na mesa. Não parece pedir demais, mas a exploração da mulher, a barreira cultural e linguística dificulta tudo na vida de Adah e dos seus filhos.
Difícil não se identificar com a Adah como imigrante, mais difícil ainda saber que comparado a ela, está tudo bem fácil por aqui.

Amanda 28/04/2024

Cidadã de segunda classe
A vida de uma nigeriana que luta desde criança pelo seu direito de ser um humano em um mundo onde as mulheres não são nada. Mesmo saindo da Nigéria e indo para a tão sonhada Inglaterra, além dos preconceitos machistas, se acrescenta o racismo no seu dia-a-dia. Uma vida de luta que vale a pena ser contada e refletida.

Mari356 22/04/2024

Mais uma releitura marcante. Li para o Leitura Camarada e sei que a discussão será excelente!
Adah é uma personagem incrível e acompanhar sua vida por essas páginas foi muito bom, apesar de angustiante.
Buchi Emecheta, sem dúvidas, é uma escritora que eu admiro muito!

Tainá 12/04/2024

Uma das melhores, mais cruas e duras leituras que ja fiz. Sobre as injustiças e a falta de espaço para as mulheres, negras, nigerianas. Sobre as dificuldades de ser um cidadao de segunda classe num mundo cruel.

Samueldoprado_ 07/04/2024

No livro "cidadã de segunda classe" vemos a história de Adah, uma moça nigeriana que sonha em visitar o Reino Unido.
Acompanhamos a história dela, e embora seja escrito de forma simples, nós deparamos com uma história de muita dor e sofrimento.

Lisiearagao 23/03/2024

Sobre sentir na pele o que é ser uma cidadã de segunda class
Livro de escrita fácil, mas de conteúdo tão profundo. Muitos traumas, preconceitos e tanta solidão, descaso. Ler esse livro é se deparar com todas as dificuldades e adversidades que uma mulher negra sofre na vida.
O livro é de 74, mas infelizmente ainda é tão atual . Leitura necessária.

Háyda 23/03/2024

Sem spoiler
Que livro forte, que escritora magnífica, leitura leve e excelente livro para citar em redações. ??

Tanseles 17/03/2024

A saga de uma mulher
Uma história infelizmente tão atual quanto importante de ser contada. No livro vemos uma mulher com futuro promissor vendo sua vida arruinada pelo racismo e machismo na Nigéria e Londres dos anos 1960.
O final do livro te deixa com um nó no estômago de raiva, mas com uma ponta de esperança de que dias melhores virão.