Anna Karenina

Anna Karenina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

mabe 31/01/2023

O Amor pode não ser o suficiente
Anna Karenina se tornou uma das minhas histórias favoritas, e mostra que nem sempre amar é o suficiente em uma vida.

Onyxia 31/01/2023

Leitura contagiante
É o segundo livro de Tolstoi que eu leio. Devido ao tamanho do livro, estava com receio de ser uma leitura muito enfadonha. Porém, me surpreendi.

No começo do livro, o leitor se confunde com tantos personagens sendo inseridos na história e todos com uma história concreta e correlacionados. A cada parte você fica preso para ler o desfecho. Sem falar que inúmeros passagens muito boas no livro.

"Todas as famílias felizes são parecidas, cada família infeliz é-o à sua maneira".

O livro tem muitas famílias envolvida e em muitas partes fortes contextos políticos.

meriluu 30/01/2023

Grandioso
talvez eu não tenha captado toda a magnitude da história e da forma que ela foi contada, mas eu não posso negar que ela é intensa e complexa. apesar do livro ser grande (muito) a leitura é bem fácil. amei no começo mas depois peguei ranço da Anna. pensei que me encantaria com o Vrónski mas acabei enxergando ele como um babaca que além de ter feito o que fez ainda se sentia no direito de se achar superior aos outros. achei a Kitty uma menina bem bobinha mas pude acompanhar como ela amadureceu, principalmente depois de ter virado mãe. o Liev teve todo meu amor por sua personalidade e pureza de coração. a Varienka, amiga da Kitty, também foi uma espécie de Anne de tão querida e boa e gostei muito dela, apesar de não estar entre os principais personagens. enfim, são muitos personagens para definir (e muitos nomes para cada um deles hein) mas, abreviando, o enredo em si não tem nada de fantástico e não é uma história com um supeeeer plot twist, mas é como se fosse uma grande fofoca acompanhada de camarote de uma gente rica e metida que se rebaixa e perde total credibilidade kkkkkkkkkk.
Fantástico!!!

Deborah.Gabrielli 30/01/2023

Esse livro me deixou tão impactada, que mal consigo formular uma resenha decente.
O que tenho que dizer as pessoas que pretendem um dia ler esse livro, APENAS COMECEM! Não faça como eu e fiquei adiando esperando o momento ideal. Durante a leitura fiquei me perguntando porque demorei tanto???
A quantidade de páginas e de personagem podem assustar um pouco, mas a história é tão envolvente que quando você percebe está totalmente mergulhado na história.
Adorei o humor ácido do autor, as alfinetadas que ele sutilmente solta para a sociedade na época são todas muito boas!!!!

Erica125 27/01/2023

Tolstoi
Anna Karenina, foi uma das leituras mais difíceis dos últimos tempos. O livro é bom, e até gosto bastante dos clássicos. Mas não era o que eu queria ler naquele momento. Queria mesmo algo tipo TETO PRA DOIS ou ACORDEI.

Quando criança e adolescente eu era apaixonada por romances românticos. Com a chegada da idade adulta tornei-me pesquisadora (doença de Chagas e psicofármacos) e a leitura ficou exclusivamente acadêmica.

Na pandemia e também por conta dos livros das crianças descobri novamente os romances fofos. Hoje em dia busco o equilíbrio: se leio algo pesado entremeio com algo mais leve.

E não respeitei esse fluxo quando comecei Tolstoi. Em resumo, era o livro certo no momento errado.

O que eu tiro disso é: leia o que te faz feliz, não só o que todo mundo tá lendo. Nem dê bola pros que dizem que sua leitura é fútil, sem graça, infantil ou qualquer outro rótulo literário que possa estar rondando por aí. ??

Leonardo Bezerra 25/01/2023

O livro tem algumas passagens que julguei como desnecessárias por serem longas demais e acreditar que não acrescentaram muito à história, mas seus personagens e a maneira como o autor constrói cada núcleo familiar com suas particularidades (fazendo jus à tão famosa frase inicial do romance) garantem ao livro um status de excelência.

Thais Verdan 25/01/2023

O salário do pecado é a morte.
Tinha esquecido de fazer a resenha desse livro maravilhoso... Vamos lá! Eu não gostei da Anna, acho ela insuportável, soberba, metida e que se acha a única bonita e que merece ser admirada na terra! Talvez porque ela não se parece absolutamente nada comigo, mas a Kitty sim, de todas as personagens de livros que eu já li na minha vida, a kitty é que se parece mais comigo. Me apaguei nessa personagem. Todo o mal que a Anna causou na vida dela, eu sentia que era em mim. No final eu não tive pena com o que aconteceu com a Anna e fiquei triplamente feliz com o que aconteceu com a Kitty.... Ela mereceu cada alegria.
Thais Verdan 25/01/2023minha estante
*me apeguei nessa personagem

Laura_1207 23/01/2023

Que final foi esse?!?!?
É um livro muito completo, que consegue cobrir muitas coisas relevantes, desde fé e política até os relacionamentos e os sentimentos humanos. A maneira como o Tolstoi consegue retratar de forma crua o sentimento dos personagens faz com que eles sejam tangíveis de uma maneira muito intrigante. Não vou negar que o livro tem partes entediantes que fogem da história central, mas momentos como o final da parte 7, onde podemos observar os sentimentos e o quase enlouquecimento da Anna de forma tão clara faz esses momentos não tão interessantes valerem a pena. Além disso, as questões filosóficas apresentadas no livro são algo a ser levado em conta. No entanto, tenho que admitir que a parte 8 deixa um pouco a desejar pela falta de consequências que a parte 7 deveria deixar. Talvez, a intenção de Tolstoi fosse exatamente mostrar que mesmo acontecimentos com esse tipo de significância para aqueles próximos do caso, raramente têm o poder de parar o mundo ao redor.

Letty 16/01/2023

O livro deveria se chamar Lievin
Esse livro é bem culto, aborda questões filosóficas, sociais e políticas... Coisas que eu não busco quando leio um livro pois quero apenas divagar em diálogos bestas entre o casal kkkkkkkkk Anna e Vronsky eram os mais interessantes da história, mas eram deixados de lado como se n fossem os principais do livro. Ao invés deles, 90% do livro era sobre o Farm boy (Lievin) com sua vida no campo em meio as suas reflexões religiosas, políticas, sociais e seu sofrimento com Kitty.
O ínicio da história é até legal, uns 30% dele, mas do meio do livro pro final foi muito chato, pelos motivos acima citados. Fora que quando acontece algo surpreendente nos últimos caps, ele é totalmente ignorado nos caps seguintes (???) Vida que segue.
Mas achei que o livro trabalhou bem essas 4 pessoas que formam os 2 casais do livro, EM ESPECIAL O CHATÃO DO LIEVIN, ou chateação a vida desse omi, enfim, poderia ser bem mais curto esse livro.

Ana Franco 16/01/2023

Todos deveriam ler!!!
Difícil descrever o que Tolstói gerou em mim, só sei que foi uma experiência maravilhosa e que já estou planejando ler Guerra e Paz, do mesmo autor.
A escrita, o desenvolvimento e todo o lado "pensante" dos personagens fazem dessa obra um grande espetáculo da vida real.
Anna é maravilhosa e me conquistou desde o início do livro, além da beleza, da mulher forte, inteligente, ela também é apaixonada e delicada. Confesso que ao longo do livro também senti raiva dela, e ao final, apenas pena.
Do outro lado da história Lióvin e os Oblônski me ganharam por completo.
Apenas leia Anna Kariênina! É incrível!

Lucas.Godoi 15/01/2023

Porque se chama Anna Kariênina?
Fiquei metade deste mês lendo esse livro, o primeiro clássico do ano, acabei colocando muitas expectativas nessa história antes de começa-la.

Apesar de já ter tido uma experiência não muito agradável com Tolstoi (em A Morte de Ivan Ilitch), vim com sede ao pote para ler Anna. O que mais me incomodou nessa história é o foco do livro não ser exclusivo sobre a Anna, a traição e seus relacionamentos, e sim ter outros personagens ao redor (que não gostei) tendo protagonismo. Inclusive, descobri que o livro se chamaria antes ?Duas Famílias?, o que faria muito mais sentido?

Não é um livro ruim, apenas é muito longo e com partes bem chatas, mas estou feliz de ter concluído esse grande clássico russo.

Laura 13/01/2023

Incrível complexidade dos personagens
Apesar de ter várias partes chatas, no geral a história é muito envolvente e bem desenvolvida. O que mais gostei foi a complexidade dos personagens e como cada um deles lida com seus problemas, além das incríveis frases do Tolstói que me fizeram refletir muito. Eu estava com muitas expectativas pra o final, já que muita gente falava que era surpreendente, mas não me surpreendeu nada.
Wendel 02/02/2023minha estante
Moçaaaaa, essa obra do Tolstói é muito incrível. Quais partes achou chata? Precisamos conversar no PV sobre esse livro

Laura 03/02/2023minha estante
eu acho incrível também. Mas, as partes de Deus do final, por exemplo, não gostei kkkkkk

Bel 10/01/2023

Um clássico dramático
Gosto muito da literatura clássica mas nunca tinha lido Tolstói, gostei muito da narrativa apesar de ter achado a história da Anna Karenina deixada muito de lado, focando bastante em Lévin e Kitty mas amei esse romance "secundário"

isa! 10/01/2023

pqp que livro bom, nunca pensei que um homem poderia escrever um romance tão bom e caracterizar tantas emoções aos personagens, mas já tava botando fé porque é um clássico, mas quando eu li foi tiro atrás de tiro, livro perfeito