Anna Karenina

Anna Karenina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

jessdafre 13/10/2023

Sempre tive uma grande curiosidade acerca desse livro, principalmente depois de ler uma referecia a ele no livro do milan kundera. Sinceramente tinha receio de começar, por imaginar que sendo um clássico russo seria uma leitura muito difícil, mas de fato me surpreendi.
É uma leitura obviamente longa, visto que são 854 páginas, mas é de uma fluidez impar, um envolvimento com a obra que é impossível parar de ler. Apesar de ter alguns momentos no livro de uma leitura um pouco mais difícil.

Fiquei encantada com o nível de aprofundamento dos personagens, a descrição de cenas e a exposição tão crua é tão verdadeira de sentimentos como amor, ciúmes, traição.

Uma obra como essa é um clássico por que de fato não existe como ler e não se apaixonar e se envolver na história de Anna Karenina e os outros personagens!

Ananias3 11/10/2023minha estante
Que bom que gostou!! É realmente um livro excelente

Onyxthreads 10/10/2023

Devorei-o em uma semana
O livro apresenta uma trama complexa e envolvente, explorando os conflitos internos e as relações interpessoais dos personagens de forma magistral.

Além disso, é realmente inacreditável como tanto o livro quanto as duas adaptações cinematográficas conseguem capturar a essência da história de forma tão perfeita. Tanto o filme de 1935, quanto o filme de 2012, ( o meu favorito ) são verdadeiras obras-primas visuais que conseguem transmitir toda a emoção e intensidade presentes na obra original.

A riqueza dos diálogos, a profundidade psicológica dos personagens e a descrição minuciosa dos cenários são elementos que contribuem para a grandiosidade dessa história. É uma experiência única poder acompanhar a trajetória de Anna Karenina e se envolver com suas lutas internas e dilemas morais.

Em suma, Anna Karenina é um livro que merece ser apreciado tanto em sua forma escrita quanto nas adaptações cinematográficas. É uma história atemporal que nos faz refletir sobre o amor, a sociedade e os desafios da vida. Uma verdadeira obra-prima da literatura e do cinema.

JoAo.Gilberto 08/10/2023

Uma das melhores leituras que já fiz
Anna Kariênina e um livro incrível. Suas duas histórias principais são igualmente fascinantes. A escrita do Tolstoi é encantadora, aprofunda na psicologia dos personagens e isso, atrelado ao contexto histórico, é o que mais me atrai. Recomendo a leitura pra quem busca uma excelente história

Igor 08/10/2023

Personagens
Como é profunda a construção dos personagens, cada um com suas motivações, suas inspirações, paixões e defeitos.
O que é um clássico? Tolstói responde com essa obra-prima.

Eduarda1728 05/10/2023

Mudou a minha vidq
Estou passando por um momento de depressão e esse livro simplesmente mudou a minha vida. muito obrigada tolstoi

tata278 02/10/2023

Uma deusa uma louca uma feiticeira,
Linda e completamente MALUCA, gente como a gente

seguem outros adjetivos para descrever Anna: vária, demente, delirante, louca, desvairada, alucinada, tresloucada.

Taly 21/09/2023

Uma obra marcante, uma tradução espetacular!
Um livro repleto de questionamento em relação a sociedade, religião, política e classe social! É impressionante como as reflexões são atuais!

Anna, com um filho fruto de um casamento por conveniência com Alexei, acaba se apaixonando por Vronsky, e acompanhamos todos os questionamentos gerados a partir dessa situação.

Achei marcante a núcleo de Kitty, também apaixonada por Vronsky e depois da desilusão ao não ser pedida em casamento por ele, se casa com Levin - um homem que vive no campo que durante toda a trama se questiona em relação a religião, estrutura social e sentido da vida.

A tradução de Rubens Figueiredo é um espetáculo a parte, com notas que nos ajudam a acompanhar e nos posicionar no tempo e faz com que a experiência de leitura seja uma grande prazer.

Dtorreshp 14/09/2023

9/10
Ana Karenina é sem dúvidas um livro marcante que levanta muitos questionamentos sociais em torno da mulher, das relações matrimoniais, maternidade e outros assuntos relevantes que enriquecem a trama. Um dos pontos que o autor desenvolve, com maestria, são os contrastes: Moscou x São Petesburgo, homem do campo x homem da cidade e outros, esses opostos enriquecem a história e trazem um panorama de como funcionava a sociedade russa naquela época.
O enredo da personagem Ana me deixou mais envolvido devido a atmosfera de sedução e suas múltiplas camadas bem idealizadas, tornado essa persona quase um ser real. No decorrer da história fui criando uma identificação com as inseguranças e medos vividos pela personagem, resultando em uma grande empatia, me levando a uma imersão quase cinematográfica da história. Já nos momentos dedicados ao personagem Liévin o livro me arrancava dessa imersão e me jogava dentro de questionamentos religiosos e existenciais que em alguns momentos se tornava maçante. Eu recomendo esse livro, vale a pena o tempo dedicado a essa história.

Chemelo 14/09/2023

Meu livro favorito.
É difícil falar sobre ele.
Tolstoi consegue comentar sobre tudo pegando um micro universo de nobres russos do século 19.
Uma obra-prima no sentido mais puro da palavra.

Patrihpereira 04/09/2023

Uma das coisas que gostei muito na leitura de Anna Karenina foram os contrastes e as ambiguidades que foram aparecendo. A família que dá certo e a que dá errado, a esposa ideal e a que é oposto da ideal, o cara que tem honra e o que desonra, o que tem caráter e o que não tem, etc... De forma que as ambiguidades e contrastes vão provocando questionamentos ainda muito atuais.

Bruna 28/08/2023

Anna Kariênina
Estou muito contente de ter ignorado meu medo de ler russo e ter começado essa leitura. Amei cada uma pedaço dessa história... tantos personagens e todos tão bem escritos, tão reais. As partes de política... tudo foi maravilhoso de ler.

Paula1798 26/08/2023

Meh
Não sei se eu tenho algum bloqueio com literatura russa mas achei meio denso e sem sentido. Mesmo não sendo pra mim eu reconheço os motivos por trás de as pessoas amarem esse autor. Se você já gosta de Tolstoy ou literatura russa em geral eu acho sim válido dar uma chance à esse livro.

NataliaSilvério 15/08/2023

uma alma desesperada, procura e encontra o fim para o seu desespero em uma atitude desesperada.
Fala sobre o catolicismo, fé, os pecados da humanidade, sobre almas doentes, sobre tudo.

o amante amava a amada, mas de uma maneira torta. ele queria fazer de tudo para que ela fosse dele de algum momento, mas ela tinha a vida antiga com o marido e sabia que, para ter uma vida ao lado do amante, precisaria abdicar dos direitos de Kariên e do filho.

a incredulidade de Lievin que acaba no momento do parto do filho: a quem pedir socorro, senão Àquele que permite que isso aconteça?

Stiva sabe que fez errado e cai um pouco em si no fim.

Vronski tenta se redimir (ou se matar) indo para a guerra.

Só sei que ouço falar de “show, dont tell”, mas Tolstói “tell, showing”!! Um absurdo de bom.

enquanto eu lia, tinha em mente vários comentários bons e profundos, mas não consigo pensar neles agora, mas uma coisa é: a princípio, a Anna puramente era burra e egoísta, mas conforme ela consegue o que quer (fugir com o amante), ela adoece. a alma dela fica doente e nada, nada, do que falam, do que ela ouve, do que fazem pra ela, ela ouve, acredita e pensa ainda ter esperança. O único modo de fazer essa agonia da doença parar era ela se retirar a sociedade, e o único modo que a alma doente e desesperada dela encontrou, foi ir de encontro ao trem, do mesmo modo como um bêbado foi esmagado no dia em que ela chegou na estação, e num lugar onde um mujique (o qual ela viu num sonho) cuidava da ordem dos trilhos.

Beto 14/08/2023

Não esperava q fosse gostar tanto. Definitivamente entre os melhores do ano. Adorei minha experiência com Tolstoi, já coloquei todos os títulos do autor na wishlist!!