Anna Kariênina

Anna Kariênina Leon Tolstói

Resenhas - Anna Karenina

Pam 26/12/2021

Tolstói nos transporta pra aristocracia?
?Ao escavar nossa alma, não raro trazemos à superfície aquilo que de outro modo, lá permaneceria sem ser notado?? - página 155
Anna Kariênina é um clássico da literatura russa, escrito por Tolstói entre 1873 e 1877. O livro tem 840 páginas e fala basicamente sobre as relações da aristocracia, e sobre como lidar com as consequências das nossas decisões.
O livro contém muuuitos personagens, mas são especialmente as escolhas de Anna que muda o rumo da vida da maioria das pessoas que a conhece. Uma mulher incrível nos é apresentada no início do livro, e ao final sequer a reconhecemos, tamanho é o seu declínio.
Vale sacrificar qualquer coisa dependendo do que se quer alcançar?

Jussara 28/02/2023

Romance lindo
Nesse romance Tolstói, expõe suas dúvidas e tormentos, uma mistura de depoimentos e reflexões sobre religião, o sentido da vida, a complexidade das doenças não conhecidas na época como a depressão e o suicídio.
O romance maravilho.
Recomendo a leitura.

Viviane.Fonseca 21/06/2021

Primeira experiência com Tolstói..
... e gostei muito!!
Anna Kariênina é um calhamaço mas de leitura extremamente fluida!
Apesar do título do livro, temos outros personagens bastante importantes, com suas qualidades e defeitos. Apesar do drama vivenciado entre eles, também vivem um conflito interno muito grande. Se esperas um romance com mocinho (a) e vilões bem caracterizados, esqueça! Anna Kariênina é surpreendente. Os personagens nos geram um misto de sentimentos, é praticamente impossível amar ou odiar 100% qualquer um deles.
Preciso dizer que a leitura tem sim partes mais arrastadas que a tornam um pouco cansativa, mas algumas destas são bastante reflexivas, então valem a pena!
Recomendo para todos, inclusive para aqueles que nunca tiveram contato com a literatura russa ou com o autor!

Kérolin 27/06/2021

Tolstói me enfeitiçou
Eu sou incapaz de elogiar esse livro da forma que ele merece. O Tolstói criou personagens profundos, e acima de tudo, reais. Personagens que não são ruins e nem bons, com qualidades admiráveis e defeitos repugnantes. Esses personagens foram tão reais, que eu senti como se conhecesse eles, me apeguei e desejei a felicidade da maioria.
Me identifiquei com Levin enquanto ele sofria com os questionamentos da nossa existência. Já passei por essa transição perturbadora.
Não vou chamar esse livro de obra prima, porque ainda não existe um adjetivo que seja bom o bastante para descreve-lo.

Nayzinha 06/12/2021

não tem como não se apaixonar por Ana Arcadievna. feliz por ter terminado esse livrinho. é, com certeza, um dos mais queridos.

ganhei essa edição aos 14, de presente. tentei por várias vezes, até estabelecer algum ritmo de agosto a dezembro deste ano, aos 23.

Tolstoi escreveu Ana para ser uma mulher incontornável, mesmo. todas as personagens que cruzam seu caminho se afetam por ela. e o que é repulsa, logo se entende, no decorrer da trama, que é inveja, ciúme ou outra insatisfação qualquer por coisa alheia à própria Ana.

?Se eu pudesse, procuraria ser para ele uma amiga sensata, e não uma amante apaixonada, cujos ardores lhe repugnam e que sofre por seu lado com a frieza dele. Mas eu não posso nem quero transformar-me.?. (Anna Kariênina, p. 612, 1997)
Danton 06/12/2021minha estante
tá aí um livro que quero muito ler. mas também acho que ainda não chegou a minha hora.

Nayzinha 06/12/2021minha estante
acredito mesmo nisso! estes livrões sempre possuem mensagens, conselhos, puxões de orelhas a seus leitores? penso que gostaria de ter a maturidade para alcançá-las todas, mas não é regra. algumas nuances ficam escondidinhas. de Anna Karenina com certeza. é preciso que eu também amadureça

Danton 07/12/2021minha estante
exatamente. o meu livro, favorito, por exemplo, eu levei uns dois anos na leitura. não era tão longo assim, eram cerca de 600 páginas. mas eu fui amadurecendo junto da leitura, fui ressignificando várias coisas. acabou sendo uma memória afetiva e marcante pra mim por causa desse tempo trabalhado em cima dele

Lira Juazeiro 09/04/2023minha estante
Também amei o livro. Mas tenho uma perspectiva completamente diferente em relação a Anna. Tive piedade dela sim, mas ela é uma personagem detestável, por seu egoísmo e pela busca em ser venerada por todos. É essa pura necessidade por veneração que a leva justamente as ações que lhe causarão ser rejeitada pelas pessoas que ela mais estima, aqueles com um alto status social. Como a veneração do ego é algo impossível de se obter, pois nunca será suficiente, especialmente na situação em que ela se colocou, a vida dela acabou. Levin, que é um ser tão passional e tão afetado por emoções quanto Anna, não tem essa mesma necessidade. Levin busca o sentido na vida que lhe fará últil para as pessoas de forma verdadeira. Um sentido que não seja o mesmo daqueles que fazem coisas vãs achando que estão sendo extremamente últil. Levin, cheio de defeitos como todos nós o somos, não sente a necessidade de ser adorado, mas sim de ser uma pessoa melhor. Anna inicia-se como alguém perfeita aos olhos da sociedade hipócrita que ela tanto ama. Porém, Anna mostrou-se desde a primeira aparição essa pessoa que tem todas as suas ações premeditadas para causar boas impressões. Ana foi falsa desde o início, por isso que a sociedade hipócrita a amou até o momento em que ela não mais se encaixou. Já Levin, nunca teve relações superficiais. Aqueles que o conhece profundamente jamais o rejeitaria. No entanto, aqueles que preferem a superficialidade têm dificuldade em aceitá-lo. Livro bastante complexo. Personagens muito bem construídos :)

gabs 27/12/2021

Anna, por que é que torturas tanto a ti mesma e a mim?
Dualidade, dicotomia, oposição. Essas são as palavras que eu descrevo para definir o livro Anna Karenina. A obra em si trata da aristocracia russa do século XIX e seus comportamentos, principalmente após um grande escândalo como o caso de Anna e Vrônski. Por outro lado, traz um segundo protagonista, Lióvin, que mora no campo (mas visita a cidade frequentemente) e divaga sobre a vida, o sistema e as injustiças do mundo.

Para mim, parece mais um relato descritivo de como era a Rússia nos anos 1800 do que um livro de ficção, pois é riquíssima em detalhes tanto do cenário quanto dos personagens. É verdadeiramente um romance naturalista que critica e ironiza o contexto em que foi produzida, nos fazendo refletir sobre a natureza humana também.

Uma das coisas que mais gostei no livro foi essa discrepância que Tólstoi traz em toda obra sobre os temas que critica. Por exemplo, a reação da sociedade perante o adultério de Karenina e Vrônski (como Anna foi julgada e excluída enquanto Alexei não sofreu praticamente nada), a vida no campo e na cidade, ideias socialistas e capitalistas, religião e ateísmo, vida e morte? e por aí vai.

Apesar de umas partes mais chatinhas (como o final da 8a parte que me decepcionou um pouco), é extraordinário ler a obra. Leon Tólstoi com sua escrita te cativa que uma maneira indescritível e torna a leitura uma baita experiência a qual você não quer que acabe.
Definitivamente lerei o livro de novo daqui uns anos e com certeza terei outras sensações e percepções sobre os mesmos personagens.

Faz jus a fama de um dos maiores romances já escritos na humanidade. Recomendo fortemente.

Obs: o título da resenha é uma das falas do livro que me fez expandir o pensamento sobre quem é a mulher ?Anna Karenina?, guardo-a com muito carinho.

Obs 2: Poderia passar o dia inteiro falando sobre Anna Karenina e ainda não seria o suficiente? essa resenha não chega a ser 1% do que é ler o livro, é apenas um pequeno incentivo que tenta resumir os pontos altos e baixos da história. Agora vou parar de editar a resenha, prometo hahaha

Monteiro 27/02/2023

Fenomenal
Vemos aqui um romance dividido em oito partes que conta a história de três casamentos e uma relação extraconjugal. Apesar da quantidade de páginas assustar, a escrita é envolvente e fluída. Também tem muitos personagens que são difíceis de lembrar o nome, mas os principais para a história são muito bem construídos e inesquecíveis.
Anna Kariênina é uma mulher notável, muito respeitada e admirada, mas com o decorrer das páginas assistimos ela se arruinar socialmente e emocionalmente. O escritor foi muito astuto em deixar isso não só muito claro em determinados capítulos, mas subentendido em outros. Era fantástico, parecia que ele queria explicar a própria mensagem da história por meio de narrativas cotidianas. Sentimos nela o ávido desejo em ser amada, ao ponto de fazer tudo o que for preciso para isso.
Além de Kariênina, podemos citar um outro destaque: Liévin. É o tipo de personagem que o leitor tem altos e baixos durante toda a narração, mas não se pode negar o quão aprofundado foi as questões da sua indecisão de fé e da sua necessidade de autoconhecimento. Também digo que o seu romancizinho com a Kitty foi mais prazeroso de acompanhar do que o de Anna e Vronsky. Quem curte um bom e velho "água com a açúcar" vai gostar.
O final da história me deixou alguns hiatos, mas nada que me fizesse desgostar do livro. De toda forma, é uma obra-prima.

Nick 23/02/2022

"Todas as famílias felizes se parecem, cada família infeliz é infeliz à sua maneira"
É aquela coisa né, o primeiro Tolstói a gente nunca esquece. Tinha muita curiosidade de conhecer a literatura russa, e sem dúvida queria muito começar por um clássico do grande Tolstói. Sempre fui adiando porque imaginava que seria uma leitura pesada, difícil e densa, e ao contrário foi uma leitura muito prazeirosa, e até bem tranquila. Um clássico é um clássico e ele não precisa de muitas explicações, mas o que Tolstói entrega aqui é uma escrita cheia de paixão, que transcende os tempos.
Além da construção e retratação dos personagens, onde fica claro que não existe o mocinho e o vilão, porque trata-se da vida de pessoas e todos acertam e cometem erros, Liev também entrega assuntos como feminismo, religião, política e muito mais. E o que me chamou atenção, é como após mais de um século ainda assuntos como as escolhas de uma mulher ainda são julgadas da mesma forma pela sociedade.
Apesar dos termos em Russo deixarem um pouquinho difícil algumas passagens, o livro como um todo é incrível e super recomendo.

Diana Vila 13/02/2020

Surpreendente
Comecei a leitura achando que conhecia a história, contudo a profundidade dos personagens, que muitas vezes tem questionamentos iguais e dilemas tao parecidos com nossos. Sem falar naquela final de tirar o fôlego. Esse foi o mais surpreendente livro que li. Recomendo.

Marilia 14/07/2022

Um bom livro
Difícil dizer algo novo sobre esse clássico da literatura. O que posso falar é que não é à toa que a obra sobrevive e segue atual há tantos anos.
O autor apresenta uma trama complexa de forma simples. Os personagens são extremamente bem construídos e um leitor empenhado é capaz de sentir-se dentro da história.
Tolstói retrata a angústia de forma brilhante. Todas as questões fundamentais da humanidade são abordadas ao longo da obra, seja no próprio enredo ou nos diálogos internos dos personagens.
Em alguns momentos, confesso que me cansei um pouco das longas divagações de Liévin, das incertezas de Vrónski e da submissão de Anna.
Entre acontecimentos importantes, eventualmente algumas passagens ficaram sobrando. Em alguns casos, capítulos inteiros foram dedicados a personagens secundários - o que me levou a crer que voltariam para algum desfecho, o que não ocorreu. Certamente isso se deve ao formato como a obra foi construída, mas em nada diminui a sua grandeza.
Clássicos são clássicos. Sempre valem a pena.

@livrosdelei 03/01/2021

É mais que um livro... é uma obra de arte!
A obra ?Anna Karênina? foi uma experiência única para mim por vários motivos, em especial, por ter lido em um grupo maravilhoso de Leitura Coletiva e também por ser essa obra tão genial de Tolstói.

Essa obra vai muito além do livro em si. Ela te mostra um pouco sobre os mais simples sentimentos humanos: amor, traição, crises existenciais, amadurecimento, saúde mental entre outros. Tolstói cria uma bela imersão para o leitor de todas as épocas: a gente consegue se sentir na Rússia Imperial e como parte da própria obra. Os personagens são descritos pela perspectiva dos outros, na medida em que ser algo é muito além da descrição de um narrador ? então basta que a gente conheça alguém como já conhecemos na nossa vida cotidiana.

Todos os personagens são extremamente complexos. Não existe um personagem sequer que seja raso nesse livro. É uma própria obra de arte e que dá prazer em ler.

A obra nos conta um pouco sobre Anna Karênina, uma mulher aristocrata, que encontra o amor dos sonhos com um rapaz conhecido como Vrônski. Mas, como nem tudo são flores, Anna é casada e começa a ser ostratizada da sociedade ao se relacionar com o amante.

Ao meu ver, Anna é uma grande denúncia de Tolstói sobre a condição da mulher na sociedade. Toda a solidão e complexidade que a Anna se encontra acaba com a saúde mental e faz a gente entender um pouco das dificuldades da mulher russa na época.

De outro lado, temos Lióvin. Ele é um personagem que tem muitas características do escritor e vive em uma crise existencial. Ele se questiona da sua posição de privilégio e a situação dos mujiques (camponeses pobres), bem como outros pontos profundos como a existência de Deus e o que é fé.

A história de Anna e Lióvin se interconecta em algumas partes da obra. A conexão é maior por conta do amor que Lióvin sente por Kitty (irmã da cunhada de Anna). Mas não vou me prolongar por aqui, porque temo dar algum spoiler para você.

Esse livro é o meu novo predileto da vida e espero que possa ser um grande querido seu também! Fica a indicação dessa obra que me enche o coração (só de escrever até aqui).

Dominique 24/02/2022

Impressionada com a escrita e a mente de Tolstói! Livro incrível, com temas muito relevantes como família, relacionamentos, religião, política e sociedade e com personagens extremamente profundos. Gostei muitoo da leitura.

Aline Mari 23/01/2021

Uma obra prima
Anna Kariênina, além de ser um livro de enredo e personagens cativantes, traz uma narrativa crítica e reflexiva sobre diversos assuntos que permeiam a manutenção da sociedade e suas mazelas. Neste romance não existem personagens totalmente bons ou maus, mas sim, seres humanos comuns, com suas qualidades e defeitos, causando no leitor sentimentos paradoxais a todo momento durante a leitura.

Iasmim.Almeida 23/01/2021

Anna Kariênina: um romance da vida real.
Não se deve tomar Anna Kariênina como uma obra de arte; deve-se tomá-lo como um fragmento de vida."

Janet Malcolm

Anna Kariênina é uma obra memorável! Transcende o tempo e o espaço e retrata toda e qualquer sociedade ao redor do mundo, assim como espelha o comportamento humano, enquanto indivíduo em todas as suas nuances e esferas.
Tolstói constrói uma obra singular e descreve profundamente as relações humanas, ora com sensibilidade, ora com desespero. Anna Kariênina trata de temas sensíveis e complexos. É uma obra que explora as relações e o comportamento humano até o ápice, seja da felicidade ou do infortúnio. Na medida em que os seus personagens nos são apresentados, mais fundo imergimos no universo Tolstóiriano. Seus personagens são igualmente sensíveis e profundos, seus dilemas, crises, escolhas, medos e sofrimentos são tão intensos e "reais" que eles saltam das linhas e encontram seus reflexos em qualquer ser humano na face da terra, seja pelas semelhança ou pelas discrepâncias em seu comportamento. Anna Kariênina é uma obra completa. Contempla todas as dimensões e contradições da vida humana, seja em aspectos mais amplos como: sociais, culturais, morais, ou em suas nuances mais intrínsecas; as estruturas psicológicas e psicanalíticas, afetivas, dogmas religiosos e classe social.

Recomendo muitíssimo!