O Hóspede de Drácula

O Hóspede de Drácula Bram Stoker

Resenhas - O Hóspede de Drácula

Adiel Barbosa 08/08/2020

Incrível!
Contos são histórias curtas, mas que podem marcar e serem lembrados por toda vida. A coletânea reúne três contos breves, com narrativas por demais envolventes, escritas de uma maneira que lembra as histórias de Egar Allan Poe. O primeiro tem os mesmos ares de Drácula, uma vez que até este está no conto. O segundo - o melhor - tem o seu clímax de forma excruciante. O terceiro é aquele velho "tudo que vai, volta", mas tem um final previsível.

Brnoliver 21/06/2020

Bram Stoker é demais
Faz um tempo que tenho esse e-book e estranhei ao ler o conto do Hóspede do Drácula no livro da Darkside e parecer menor do que indicava o e-book, depois descobri que isso ocorre porque se trata não de um, mas de três contos do Stoker nesse livro.

O primeiro é o Hospede do Drácula, um conto que não se sabe ao certo se seria uma "introdução" a história do Drácula que foi abandonada posteriormente ou se um capítulo de um romance não terminado, talvez nunca saibamos a resposta, já que foi um achado da esposa do autor e não se sabe muito sobre o escrito, além do próprio texto, mas mata um sede da escrito do Stoker e do romance do Drácula.

O segundo conto é A casa do Juíz, que eu particularmente gostei mais do que dos outros, o livro traz ares de mistério e terror, talvez um pouco do clichê de filmes de terror, mas é uma comparação desmedida, já que é um livra clássico que pode ter inaugurado alguns destes que hoje são clichês, embora não sejam tantos, o final é ótimo e um tanto surpreendente. Por ser curto e terror, me lembrou um pouco do Poe.

O último, não mais impressionante, mas não menos interessante é A pele vermelha. É um pouco previsível, mas é um conto rápido e não menos arrepiante por isso.

Não acho justo comparar esse livro com o Drácula, seria como desmerecer Sonhos de uma noite de verão por causa de Hamlet, ou O Alienista por causa de Dom Casmurro, ou os vários contos do Poe em prol dos romances. São contos ótimos, mostram a genialidade da escrita de de Bram Stoker que nos transportam para o local e nos faz ter arrepios junto com as personagens. Principalmente no caso do Hospede do Drácula, que talvez seja uma obra não terminada e que só por este trecho não perde em nada por qualquer trecho do Romance?

Citação: "Os mortos deslocam-se depressa"

Bolinho 24/05/2020

Três contos distintos arrepio igual
São uma coletânea de 3 histórias diferentes que exprimi a forma fúnebre de Bram Stoker escrever cada detalhe. A primeira corresponde um pouco como spin-off de Drácula (ou da primeira parte da obra), a segunda tem aspecto mais fantasmagórico sendo as reviravoltas seu clímax, e a terceira é o exemplo de karma, onde é previsível e tranquilizante até trazer a tona a ansiedade e agonia e por fim o choque, como efeito torradeira (você sabe que vai acontecer, porém se assusta quando acontece).

Fernando 07/05/2020

Longe de ser uma história tão boa quanto Drácula, mas um bom passatempo.

MarcosQz 02/04/2020

3 contos
O livro na verdade possui três contos de horror, confesso que não são tão bons, esperava mais. O primeiro é realmente sobre um hóspede de Drácula, os outros não possuem ligação com o mesmo.
O último conto foi o mais interessante na verdade.

Pepê 23/02/2020

Sinistro
Apesar de curto, a climatização do livro te transpõe para o local, você se imagina naquela situação, chega a ser um pouco angustiante.

Ditchum 05/04/2018

Interessante
Três contos de Stoker, dos quais gostei mais do segundo: "A Casa do Juiz". Vale a leitura a título de curiosidade.

Edson Camara 31/12/2016

Para quem nunca leu Drácula, este conto não influi em nada na história maior, para quem já leu, e até difícil inseri-lo no contexto. O hóspede de Drácula é uma espécie de trailer preparando o espírito do leitor para o mundo do terror. Boa leitura.

I Love It Group 29/02/2016

Resenha de Gregory Cordas
Uma história prévia ao conto do famoso Conde Drácula - que foi inspirado na figura real do Rei Vlad, o Empalador - "O Hóspede do Drácula" é uma literatura pequena, com 36 páginas que englobam Prefácio, a história d' "O Hóspede do Drácula" em si e outros contos bizarros, e que foi republicada pela Editora Darkside - que a disponibiliza por completo, numa edição gratuita em seu site oficial.

Este conto, ecrito por Bram Stoker, conta a história de um britânico cético, que, apesar de conhecer as histórias de "Santa Valburga" sobre critaturas mortas que andam na noite da Santa, e de coisas sobrenaturais que acontecem em sua cidade, não acredita nas histórias e se aventura numa jornada sozinha a um local amaldiçoado.

"Ele fez o sinal da cruz, enquanto respondia laconicamente: 'Walpurgisnacht'."

A escrita de Bram Stoker traz um vocabulário muito rebuscado para o nosso tempo, mas a fluidez de sua história é tão boa que esse vocabulário se perde na nossa vontade de ler. Vale muito a pena ler. Confiram AQUI todo o livro publicado pela Editora Darkside.

site: https://www.iloveitgroup.com/resenhas/o-hospede-do-dracula-bram-stoker

Uiara 25/08/2015

Sombrio
O livro traz três contos de Stoker: O Hóspede de Drácula, A Casa do Juiz e Pele Vermelha. O primeiro achei muito curto e não me entusiasmou, o segundo achei uma trama cheia de terror e suspense, e a última me deixou indignada, com o americano idiota que mata o gatinho indefeso "sem querer". Recomendado!

SakuraUchiha 03/04/2015

Curto, mas é Stoker!
Diferente de Drácula, achei suas outras histórias difíceis de ler e entender claramente. Eu observo que os autores da época de Bram Stoker, usam um monte de palavreado e descreve tudo nos mínimos detalhes. Mas não deixa de ser uma boa leitura.
Este volume é uma ótima maneira de conhecer seus outros escritos. Stoker era um homem de muitos talentos.

Júliah 19/01/2011

olha.. A casa so juiz é aterrorizante!!!! Se vc ler sozinho, num quarto escuro só com uma lampadazinha... acho que não consegue chegar até o fim!!! O hospede do drácula é meio misterioso demais, e a pele vermelha eu ja conhecia, mas nem por isso deixei de reler, muito bom tb...