O Conto da Aia

O Conto da Aia Margaret Atwood

Resenhas - A história da aia

jiangslore 25/04/2024

[5/5]
Quando mais experiência de leitura adquiro, mais percebo que o que mais valorizo em um livro é a forma que ele é pensado e executado. Não tem nada como observar uma obra literária e perceber que há intenção em todas as escolhas do autor e que, além disso, todas essas intenções foram cuidadosamente executadas - e foi exatamente essa sensação que tive ao ler "O Conto da Aia". Tudo nessa obra é tão intrincadamente elaborado que fica até difícil separar cada um dos aspectos principais do livro e apontar o que gostei neles (porque, sinceramente, não teve nada que não gostei, apesar de eu reconhecer que a obra possui aspectos relevantes que não vão agradar todos os leitores - até porque isso é impossível).

Mas, em primeiro lugar, acredito que o que torna "O Conto da Aia" um livro tão especial é a sua temática; porque é ela que permeia todas as outras escolhas feitas pela autora nos outros aspectos - principalmente construção de mundo, enredo e personagens. Acredito que, em razão de diversos eventos históricos relevantes, é relativamente comum que as pessoas se perguntem como indivíduos "normais" podem aceitar ideologias extremistas ou que submetam outros grupos de pessoas a opressões extremas. Mas não é tão comum assim refletir sobre por que as pessoas que são parte dos grupos oprimidos "aceitam" essas situações - e essa diferença é compreensível. A própria estrutura da opressão dificulta que o oprimido seja colocado no centro da narrativa (e nem mesmo essa nuance escapa da construção de "O Conto da Aia").

A construção de mundo é, em qualquer distopia, um elemento fundamental. E, em "O Conto da Aia", ela é simplesmente fantástica. Na obra, é possível encontrar diversas estruturas e especulações relacionadas ao gênero e à política que foram executadas com maestria e nuance impressionantes. Até mesmo o que é ignorado ou pouco mencionado pela protagonista mostra-se interessante, porque dá para perceber que essa ausência não decorre da inexistência, mas sim das limitações inerentes ao ponto de vista escolhido para contar a história.

O enredo, por outro lado, é um ponto que penso que pode desagradar alguns leitores. Acredito que distopias mais tradicionais possuem, via de regra, uma tendência a focar mais na construção de mundo do que em elaborar enredos com muita ação - e "O Conto da Aia" não é uma exceção a essa regra. Particularmente, adoro livros considerados "lentos" e que sejam bastante detalhados, então adorei essa escolha. Acredito que ela é coerente com tudo que é feito no livro e com as mensagens que ele busca passar, além de ter sido muito bem executada: o desenvolvimento do enredo, principalmente em suas partes menos agradáveis, possui uma relação íntima com o desenvolvimento da protagonista. E, por fim, embora a conclusão do enredo possa não ser catártica e "satisfatória" no sentido emocional do termo, ela é todas essas coisas no sentido de sua coerência.

Ainda com relação ao enredo, as notas históricas acrescentam ainda mais camadas às temáticas do livro - embora essas camadas não pareçam nada otimistas. A vida de uma pessoa, quando vira história, está sujeita a novas perspectivas e especulações que nem sempre colocam uma visão positiva - mas penso que, considerando o contexto das aias, é uma visão realista.

Os personagens de "O Conto da Aia" também são muito interessantes. Muitos deles têm a finalidade de mostrar as diferentes posições que as pessoas passaram a ocupar em Gilead, e isso é feito com uma maestria incrível - as pessoas não são colocadas em posições estanques de "heróis" e "vilões", apesar de ser evidente quem tem mais a ganhar e quem tem mais a perder na estrutura estabelecida naquela sociedade. Na minha opinião, esse é o melhor modo de encarar a questão; porque usar posições maniqueístas prejudica demais a forma de observar situações reais (nas quais ninguém precisa ser um vilão caricato para oprimir outras pessoas).

A personagem principal, por sua vez, é extremamente interessante por ser uma pessoa absolutamente normal. O desejo simples (e não muito heroico) dela pela sobrevivência é algo que coloca ainda mais realismo na história. Muitas pessoas gostam de pensar que teriam a coragem de enfrentar um sistema como o de Gilead, mas a verdade é que a maioria de nós não faria isso; e é por isso (entre várias outras coisas) que esses sistemas funcionam. Apesar disso, há vários aspectos na narrativa e no desenvolvimento da personagem que mostram que as escolhas dela não são levianas, mesmo quando não são boas; o que coloca a discussão muito além do julgamento que pode ser feito sobre ela.

Além de ser um livro cuidadoso e incrivelmente elaborado - e, provavelmente, por ter essas características - "O Conto da Aia" é incrivelmente realista. Só uma observação muito astuta da realidade seria capaz de criar uma obra assim. Por isso, o livro virou um dos meus favoritos e recomendo muito a leitura.

Caroline.Brunoni 25/04/2024

Leitura necessária
Que livro!!! Essa distopia suscita tantas reflexões acerca de revoluções que, nós mulheres, ignoramos, delegamos ou simplesmente abraçamos, mas estas últimas, não são nossas.
Um livro, sem dúvidas, para refletir acerca da nossa inércia, muitas vezes, e o que dela pode resultar...
Só digo uma última coisa: LEIAM!

yasmimdeluca 24/04/2024

Visceral
Uma história terrível e magnífica, pronta pra acabar com qualquer esperança de que um dia a mulher será vista como ser humano pelos homens. Escancara muito bem a realidade da materialidade sexual, joga na nossa cara como podemos ser vistas facilmente apenas como incubadoras, dá a sensação que aquela distopia está a um fio de cabelo de ser tornar realidade.

camilla220 24/04/2024

Bom mas não é pra mim
Foi um livro que eu fui com poucas expectativas por não saber da história ( e nem vi a série) e percebi que esse livro não fui pra mim.
achei interessante o universo, como funciona,os personagens e fiquei perplexa como muitas vezes eu vi um pouco da nossa realidade nesse livro mas não foi uma história que me conquistou (e nem a escrita)
porém estou animada para ver a série e vê se é melhor,pior ou a mesma coisa que o livro.

Clara3361 23/04/2024

Distopia bem feita
Eu adorei a leitura, por mais que o assunto do livro seja um pouco pesado, o livro é muito bom.
É uma distopia muito bem escrita que pontua muito bem como é viver em uma ditadura.

Ju Reis 23/04/2024

June
O livro é uma obra prima da literatura, faz você se questionar o tempo inteiro, principalmente se você é mulher você ficar com incômodo mesmo quando acaba o livro. É uma história onde não tem como não se colocar no papel de June, passar por todo o sofrimento que ela passa juntamente e ficar se questionando se isso pode acontecer na vida real? minha opinião: SIM, tudo o que acontece nesse livro pode vir a acontecer na vida real, e tudo o que nos enquanto pessoas sensatas e com bagagem intelectual precisamos fazer é combater, precisamos ser fortes e nunca deixa que isso venha pra o mundo real.

Carla.Loyana 22/04/2024

Uau
Trata-se de um romance distópico passado nos Estados Unidos num contexto bastante catastrófico: um grupo de fundamentalistas religiosos consegue derrubar o governo e assume o poder fundando a República de Gilead.

Lais666 21/04/2024

Aterrador e viciante
Mano, que tristeza, que dor.
A série de tv é muito mais otimista. Todo capítulo tem uma pedrada, um impacto.
É completamente assustador, um tipo bem diferente medo, de suspense.
Todas as referencias bíblicas, a forma como o golpe foi executado, a posições de hierarquia, a sujeira por baixo dos panos.
Cara, que livro.
O desespero, a falta de fé. A desconfiança o medo de tudo e todos.
O final deixa uma angústia na boca.
Leiam

"Meu Deus. Que estás no Reino dos Céus, que é interior.
Gostaria que me dissesses Teu Nome, quero dizer o nome verdadeiro. Mas Tu servirá como qualquer outro.
Gostaria de saber o que Tu estiveste fazendo. Mas seja lá o que for, ajuda-me a suportá-lo, por favor. Embora talvez não seja Tua obra; não creio nem por um instante que o que está acontecendo lá fora no mundo seja o que queiras.
Tenho pão suficiente de cada dia, então não perderei tempo com isso. Não é o problema principal. O problema é engoli-lo sem sufocar com ele."

Ligiamx 21/04/2024

- Que isto seja um lembrete para nós! - Sim!
O conto da aia, distopia baseada em fatos reais, ou seja, um passo de virar realidade (Deus que me livre).
Uma pesquisa mais aprofundada sobre a criação da obra e descobrimos que Margaret Atwood criou esse mundo Gilead, baseado nos acontecimentos da revolução iraniana de 1979 que mudou de forma drástica a vida no Irã, que antes considerado relativamente um estado muçulmano moderno passou a ser um estado teocrático cheio de fundamentalismo religioso, oprimindo todos os cidadãos, sobretudo as mulheres. (Deus, continue me livrando disso). Sobre o assunto, recomendo inclusive um vídeo no YouTube do canal #lerantesdemorrer da Isabella Lubrano, o conto da aia de Margaret Atwood, vídeo #167.
O livro conto da aia precisa ser lido por todos. Basta o sistema político e econômico mudar que todos os direitos e liberdades passam a ser questionados e ameaçados, nenhum direito nosso é garantido, e nem importa se vivemos em uma democracia no Brasil. Nossa realidade também pode mudar da noite pro dia.
E pra quem acha que sistemas ditadores só oprimem mulheres, minorias e pessoas pobres, se engana, pois todos são oprimidos por um sistema fundamentalista religioso, o muro de gilead (por enquanto ficcional) não deixa mentir, qualquer um que se opõe, que se rebela, vai parar lá. O muro de gilead está lá a céu aberto para lembrar eles disso. E nós que lemos também. Esse livro é pra refletir.

*tem uma continuação do livro: os testamentos, de 2019.
maltchik/ 22/04/2024minha estante
A continuação tb é muito boa

Ligiamx 22/04/2024minha estante
Eu vou ler, com certeza ??

CapivaraDoce 19/04/2024

Livro muito bom. A história é intrigante e a escrita é muito boa, bem fluída. O livro traz reflexões interessantes e nos faz pensar bastante durante a leitura.

coney alice 19/04/2024

Bom mas decepcionante
Acredito que o tempo que levei pra finalizar esse livro é bem autoexplicativo sobre o que achei dele. Talvez eu tenha errado em assistir a série primeiro para depois lê-lo. A historia em si me interessou, e achei muito boa, o problema foi que a personagem principal Offred é tão irritante e indecisa que quase me fez odiar o livro num todo. Estou fazendo a resenha de um livro mas acreditem ou não, a série do mesmo é muito mais instigante e coerente. Mesmo assim o livro é uma boa obra, apenas me decepcionei.

isabellant_ 18/04/2024

Doloroso
Eu avaliei dessa forma não pela história, mas sim pela experiência da leitura. No começo, achei um pouco arrastado, tem muitos flashback's e não sei, achei um pouco entediante. Agora, em relação a história achei muito profunda e necessária, mostrar que essa distópia de uma sociedade teísta autoritária, pode estar mais próximo do que imaginamos. É um livro pra por a mão na consciência, e entender que em muitos lugares, coisas tão absurdas como essas podem estar acontecendo, agora e se quer nos damos conta.

Uma leitura necessária.

Milenna.Pessoa 17/04/2024

Essa distopia e muito boa e assustadora, me faz pensar na possibilidade de q isso pode acontecer real. Ela retrata como o mundo seria se as pessoas seguissem somente o que convém aos poderosos, a diminuição da vida da mulher nesse livro é assustadora. Achei o final horrível, inclusive reclamei bastante, até descobri q tinha uma continuação.

maria 17/04/2024

?Evito olhar para baixo, para meu corpo, não tanto porque seja vergonhoso ou impudico, mas porque não quero vê-lo. Não quero olhar para alguma coisa que me determine tão completamente.?