Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...

Resenhas - Úrsula

Rafael.Merrighi 15/05/2024

É maravilhoso
Sou ZERO o público alvo de um livro de romance mas esse fluiu demais. A história é super simples e interessante, mas tem cada plot twist que a leitura vira uma loucura (de uma maneira excelente). Adorei a narrativa e os capítulos não tão massivos, fora que a importância história dessa obra elevou demais minha experiência. Só leiam.

camibono 13/05/2024

URSOLA????
Tive que ler por ser um livro indicado pela UPE, foi o primeiro livro da corrente romantica que li e me surpreendi porque gostei muito(geralmente nao gosto de clássicoskkkk). Ele apresenta diversas críticas ao sistema escravocata da época, e apesar de ter sido escrito em 1859 a linguagem não é tão difícil assim. Ele tem cada reviravolta que você fica PASSADO, achei bem bacana ?

Jamily 12/05/2024

Comecei a ler por causa do vestibular, mas me apaixonei pela história mesmo sendo uma linguagem absoleta, é impressionante a visão de mundo que essa autora tem

Gaby 12/05/2024

"O amor perdera-o."
Achei uma leitura muito interessante, mas não uma leitura que flui com facilidade, muito possivelmente pela distância temporal a qual foi escrita. A história é interessante, os plots por mais que esperados são escritos de forma interessante. Eu tinha uma grande curiosidade sobre esse livro, queria muito ler uma obra da Maria Firmina dos Reis, num geral, gostei.

Alrosa 10/05/2024

Tem talento? Pois, Maria Firmino dos Reis tem e muito!
Que obra sensacional, adorei a forma que os problemas dos brancos chega a ser risório comparado aos pobres escravos, mas que infelizmente nesse tempo história, desempenha um papel crucial na vida desses sequestrados de África.
Toda a escrita exuberante e pontual no Romantismo me fisgaram fácil.
Obra-prima!

Heloisa 09/05/2024

Amor lindo e trágico
Histórias repletas de amor, ciúme, pureza e malícia.
Um fim trágico mas que reflete bem o fazer e das formas do ser humano interagir com seus semelhantes.
Ao fim me fez sentir triste pelos personagens. Mas a riqueza da poética, comparações, metáforas e analogias são belíssimas. Vale muito a leitura.

Pedro Angeli 05/05/2024

Úrsulando
Não sou muito fã de leitura abolicionista, não gosto da temática. Me foi prometido que esse livro seria um exemplar especial desse tópico, entretanto, resumir Úrsula a um simples romance abolicionista seria uma tolice.
Esse livro retrata muito bem o sentimento humano e a diferença entre paixão e amor.
Gosto da esperança de arrependimento até mesmo em face de um ser desprezível, achei especial também a retratação da situação do escravo, revela que eles não são mecanismos para uma história ir adiante, são personagens, todos tiveram suas lutas e sentimentos, são humanos.
Maria Firmina tem um dom destacável quando se trata de descrições, poucos são os autores que são capazes de trazer um mundo tão belo aos olhos e mentes dos leitores, me remete ao lendário Tolkien.
Nota do pedrao
História bonita e mt triste/10

Gabriel1994 04/05/2024

Uma boa introdução à literatura
O ponto forte são as pequenas camadas dadas aos escravos, visto que nessa época, eram descritos como irracionais que apenas obedecem.
Por outro lado, faltam camadas aos protagonistas e antagonista. Tudo acontece de forma corrida, me soou como um bando de emocionados, que não pensam nas consequências.
O único que me agradou foi o Túlio, que por ser coadjuvante, não precisava de muitas camadas, mas por explorarem seu passado e sentimentos, acaba se destacando do resto; afinal é o único que foi totalmente desenvolvido.
Romance básico, não chega a ser clichê, mas carece de enredo. Recomendável para quem está querendo criar hábito de ler, por ser leve, simples e direto.

Cara de castanha 03/05/2024

O livro faz parte da minha meta de 30 livros antes dos 30 anos, foi o primeiro, escolhi por ser emblemático o primeiro livro escrito por uma mulher negra e MARANHENSE como eu ksks.

O livro é bom a escrita é padrão do século XlX com muitos floreios e poéticos, mas eu esperava que a questão da escravidão, do negro na sociedade fosse o protagonismo, mas é apenas um pano de fundo pra um romance muito açúcar branco, ao meu vê os personagens negros são meros acessórios pra o casal principal, enfim esperava uma coisa mais revolucionária, o que pra época foi e tem seu valor.
Também pode ser que não tenha me agradado tanto por gosto pessoal, mas valeu a leitura.

Paula1882 03/05/2024

Faz tempo que queria ler esse livro por ser o primeiro livro publicado de autoria feminina e ser ainda de uma mulher negra em um período que escravidão ainda não tinha sido abolida no Brasil.

O enredo principal, que é das personagens brancas, é chato em algumas partes. Mas as partes em que as personagens negras falam sobre o sofrimento da escravidão e principalmente a parte em que Suzana fala sobre sua vida na África antes de ser sequestrada compensam. Inclusive é bem interessante como a personagem chama os brancos de bárbaros em uma época que bárbaro era o adjetivo dado aos não brancos.

Matheus Luckas 01/05/2024

Uma obra fundamental para o Brasil
Não esperava que fosse ficar tão impactado com a leitura como fiquei. Enquanto amante da literatura clássica e do romantismo, estava tranquilo e tudo ia bem até que a autora chega com pontos de vistas, diálogos e construções complexas que balançaram minhas estruturas por completo. Seja pela beleza da escrita, seja pelo suspense da obra, seja pelo caráter abolicionista e revolucionário, esse livro me marcou profundamente e acredito que deveria ser uma leitura fundamental em todas as escolas. Maria Firmina dos Reis vive!

Bea. S 01/05/2024

Prometeu nada e entregou tudo
Não tenho muito o que falar, exceto que eu gostei dms do livro.
Amo os livros do romantismo, gosto de absolutamente tudinho sobre eles.
Apesar de ser um dos clássicos, a escrita é super fácil de entender e a história é muito boa.
Até fiquei chocada com o final, mas parando para pensar foi um final clássico dos livros do romantismo KKKKKKKKKKKKKK

Gostei do livro desde a primeira página, e eu realmente n estava dando nada para ele, e simplesmente amei.

"Sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados, que aconselham, que discutem e que corrigem, com uma instrução misérrima, apenas conhecendo a língua de seus pais, e pouco lida, o seu cabedal intelectual é quase nulo.
Então por que o publicas? perguntará o leitor.
Como uma tentativa, e mais ainda, por este amor materno, que não tem limites, que tudo desculpa ? os defeitos, os achaques, as deformidades do filho ? e gosta de enfeitá-lo e aparecer com ele em toda a parte, mostrá-lo a todos os conhecidos e vê-lo mimado e acariciado."

cecis 16/04/2024

Meio chato, mas acho que é ranço por ter sido a professora que me mandou ler, acho que se eu tivesse lido sem obrigação eu teria gostado mais. a leitura é muito facil de entender, não é desconexo, mas tem algumas coisas confusas no inicio do livro como a origem de alguns personagens, mas durante a leitura dele voce acaba descobrindo melhor tudo sobre o universo.

Izabella.BaldoAno 08/04/2024

Essa é a terceira vez que leio Úrsula, agora através do clube de leitura @autorasdobrasil.

no ano passado, quando fiz minha primeira releitura, escrevi uma resenha dizendo que, diferente do primeiro contato, eu tinha amado muito o livro. refleti, inclusive, sobre como minhas bagagens de leitura e de vida influenciam na recepção dos livros que leio em determinados momentos. nesta terceira leitura, acrescento que, mesmo achando que já tinha muita intimidade com o livro, tive uma experiência mais uma vez completamente diferente.

acho que essa é a magia de fazer leituras em espaços compartilhados com outras pessoas, poder pensar sobre os livros coletivamente, discutir, perceber que cada pessoa é tocada por um ponto diferente, fazer desses diferentes olhares também lugar de partilha.

o livro nos apresenta, a princípio, a história de amor entre os protagonistas, cheia dos impedimentos comuns a uma narrativa ultrarromântica. em torno desse romance se revelam questões familiares extremamente complexas e também outras questões sociais, tendo destaque entre elas a discussão sobre escravidão e liberdade do povo negro, à época ainda escravizado.

chamam a atenção os personagens Túlio e Suzana: ambos escravizados pela família da protagonista, são deles as reflexões mais profundas que aparecem nessa história. Suzana segue sendo minha personagem favorita e, nesta nova leitura, pensei muito sobre tudo que ela representa: suas falas em torno da liberdade, a própria vulnerabilidade da sua condição, os papéis e símbolos que ela assume ao longo da história.

eu achei que Úrsula não seguiria sendo um favorito justamente pela escrita ultrarromântica, mas, depois de conversar sobre o livro com outras pessoas, vi que ele tinha tanto pra ressoar em mim e me ensinar que mais que um favorito do ano, acredito que tenha se tornado um livro pra lembrar pra vida.

"sei que pouco vale este romance, porque escrito por uma mulher, e mulher brasileira, de educação acanhada e sem o trato e a conversação dos homens ilustrados (...). quando menos, sirva (...) de incentivo para outras".