O Veleiro de Cristal José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O Veleiro de Cristal

1 | 2 | 3 | 4

Letícia Ferri 12/04/2012

O Veleiro de Cristal - Clichê ou Reflexão? Eis a Questão!
Bem, vamos lá!
O Veleiro de Cristal, sem dúvida alguma, é um dos melhores livros que já li.
Uma obra fascinante, repleta de reflexões, aprendizagens, consciência moral...
A história do deficiente menino Eduardo, de 13 anos de idade, sem dúvida, nos comove, com sua triste lição de vida. Rejeitado por sua família, zombado por seus irmãos, renegado exacerbadamente por seus próprios pais, doloroso, não?
Seu único recanto é o cômodo e, também, generoso colo da calorosa Titia Anna que, com sua pura alma, conforta o pobre Eduardo das frias injustiças enfrentadas em sua pouca idade.
Vejamos, Eduardo, também possuía bons momentos, principalmente, ao lado dos novos amigos, estes, conquistados na inesquecível e "espiritual" viagem com o "Veleiro de cristal"; Dona Maria Jurandir, Gabriel (Gakusha) e, Bolitrô; sem dúvida, momentos que nem a Morte consegue apagar, por mais insistente que venha que por ser...

É de fato um tema muito recorrente em dias atuais, tanto que, muitas vezes, oferece a opinião de clichê, ou seja, foram muitas obras textuais, que possuem tal tema, na atualidade, não é mesmo.
Mas mesmo assim! Vale à pena lê-lo, pois, asseguro-lhes, é uma história que nos faz introduzir "a mão" no interior de nossa consciência e pensar: "Eu sou feliz, mas nunca o observei" ou ainda, "Reclamo de minha aparência, mas sabem-se quantos indivíduos distintos e, também, constituintes de nossa sociedade, não a possuem de maneira menos privilegiada?”.

Ao ler o livro, me emocionei muito, e não nego, a considerei, pois uma excelente obra!
Me ensinou o quão tola a espécie Humana é e, como somos tão ingenuamente esdrúxulos em nossa mais íntima estância!

Não tenho uma visão tão nostálgica do mundo, mas creio que se tratarmos com mais displicência àqueles que nele vivem, este poderia se tornar melhor, mesmo que, 75% da população mundial não o acredite na mais pura realidade.

Mas nem tão incrível é a obra. O autor possui certos momentos de epifania e, introduzir, sem quaisquer apresentação e/ou citação, novos e polêmicos personagens.

Mas enfim, recomendo-lhes a leitura de tal obra! Embarque neste nostálgico "Veleiro" na companhia de maravilhosas lições de Vida, ao lado de Eduardo e seus mágicos amigos!!!

Martha 06/04/2012

Especial
Li este livro muito pequena, e me marcou profundamente. um livro emocionante, triste com uma mensagem singular.

Bruno Takamoto 29/09/2011

O Veleiro de Cristal - Maçante!
Respeito quem gostou, mas como a este espaço cabe a minha opinião, eu digo, maçante.

Criança com deficiência física, marginal à sociedade, abandonada pela família, é acolhida pela sua amada tia. Utilizando a imaginação, esta criança passa a viver incríveis aventuras.

Desculpem-me o parágrafo acima, mas tinha de entrar no clima do livro para sua resenha, uma vez que sua trama mais me parece um clássico sessão da tarde, com clichês altamente explorados.

Os personagens são verdadeiros esteriótipos e, tão mal detalhados que, lendo o livro ou não, você já os conhece, exatamente, suas personalidades são criadas com um único propósito. Caber na equação abaixo:

Criança com deficiência + exclusão social + abando familiar + personagem santa = superação + imaginação

De dois um, ou você se desidrata de tanto chorar, ou...

A quem considerou a resenha muito sarcástica, eu juro, tentei aliviá-la. Minha indagação não é por pouco, este livro fez-me duvidar das qualidades literárias do autor e, assim sendo, não o recomendo, mas o contrário, pois a leitura deste pode causar o que comigo causou, a decepção.

Divino 31/05/2011

É um livro extremamente emocionante. Ao contrário de muitos livros "conto de fadas", que sempre terminam com seus personagens "felizes para sempre", é um livro com um final diferente. Triste dependendo do ponto de vista das pessoas, mas libertador para o de outras.

Conta a história de Eduardo, um menino com deficiência física e com uma deformação na cabeça. Ele é rejeitado por sua família, mas ao mesmo tempo, acolhido por sua tia carinhosa e amorosa. Na história, ele embarca em uma emocionante viagem para uma casa de praia, na qual ele a chama de "veleiro de cristal". Apesar de ter passado por muitas dificuldades desde que nasceu, nessa mesma viagem, ele descobre três criaturas mágicas, que se tornam grandes companhias para ele. Ele também percebe que mesmo tendo passado por várias coisas ruins, sua vida ainda poderia lhe trazer bons frutos.

Indico esse livro para quem gosta de se emocionar. Em sua mensagem, entendi que devemos lutar para superar nossas dificuldades e que mesmo com todos nossos defeitos, é possível que uma pessoa nos ame do jeito que nós somos, com todos eles mesmo. Também devemos encarar a morte com certa naturalidade, mesmo parecendo a coisa mais difícil a se fazer, pois esta não mostra o fim de algo, mas sim uma passagem para algo melhor.

Tainara Alvarez 30/04/2011

Resenha - O veleiro de Cristal
Edu era um garoto de treze anos e ele sofre uma delicada cirurgia, o menino tinha uma cabeça grande,e era alejado e esquecido pelos seus familiares,ele luta para superar as dificuldades, velejando nos mares da fantasia junto com seus amigos o tigre;A coruja;E o sapo.
Um livro emocionante,triste e ao mesmo tempo maravilhoso.

Antes de ler esse livro,eu sofri um acidente e pensei que,oque tinha acontecido comigo era pior do que qualquer coisa.E depois que eu li ele eu percebi que estava enganada porque tem coisas na vida que acontecem sem agente querer.Mas mesmo assim agente tem que seguir em frente e de cabeça erguida.

Tainara A. Alvarez 9 Ano - tarde

Alinson 24/04/2011minha estante
parabéns pela sua resenha tainara mt marcante
gostei mt do seu desfecho quando fala sobre acontecimentos seus e do livro\ parabéns \

Tainara Alvarez 25/04/2011minha estante
obrigada Alinson pelo seu comentário.

Letícia Ferri 17/04/2011

O Veleiro de Cristal - Clichê ou Reflexão? Eis a Questão!
Bem, vamos lá!
O Veleiro de Cristal, sem dúvida alguma, é um dos melhores livros que já li.
Uma obra fascinante, repleta de reflexões, aprendizagens, consciência moral...

Alinson 18/04/2011minha estante
arrazou leticia

Letícia Ferri 18/04/2011minha estante
Obrigada!!!!
Eu lhes agradeço demasiadamente por vossa tamanha Gentileza!!

Desativado 16/04/2011

As Crônicas do "Mais do Mesmo" - O Tigre, a Altruísta e o Casarão
Well, como começar essa resenha? É de uma dificuldade razoável, afinal, são tantas as coisas que penso ter a comentar que é capaz que nem todas sejam verdadeiramente abrangidas por aqui. E, me embriagando com uma boa dose do novo álbum dos sempre sensacionais rapazes do Foo Fighters, Wasting Light, inicio a escrita desta crítica.

Começando com a pergunta: Quantas histórias sobre deficientes, físicos ou mentais, você já lera ou assistira? Muito bem, responda mentalmente, nada de conversar com o computador. Agora, novamente, uma segunda questão: Quantas delas foram realmente convincentes? Caso seja você uma pessoa muito emotiva, não chegue a dar uma resposta.
Essa pequena introdução serve apenas como uma base para o que vem a seguir, então, atenção; falsos moralistas e espalhadores da paz parem de ler aqui.

Em minha singela opinião, uma obra, seja textual, cênica ou musical, deve, ao máximo que conseguir, ter traços inovadores e surpreendentes, do modo que extraia de seu público as reações de empolgação e a súbita vontade de presenciar o enredo todo novamente. É a magia do novo; o novo, em si, assim como mudanças, atraem a curiosidade humana - essa nossa raça adora isso, ora. Um livro de fantasia, em particular, deve estabelecer uma relação íntima e quase subjetiva com seus leitores, desde que não caia na mesmice. O pecado literário que acontecera nessas bandas imaginárias.

O Veleiro de Cristal não é nada mais do que um abusivo do clichê e das trivialidades do tema que aborda; e sem conseguir, ainda, uma narração, como já dita, ao menos convincente, para amenizar a dor que sentimos. Dor, que digo, não emotiva, devido ao grande caso de drama forçado que temos aqui - mas sim a dor de decepção, nos vendo, mais uma vez, em um fundo poço, banhado em lugar-comum.
Em que se desenvolve a narrativa? Um pobre jovenzinho com deficiência física, fora excluído do meio - não só da sociedade externa, mas até mesmo de sua própria família -, sendo apenas amparado por sua tia, a santa que o dá forças; e, por algum motivo, leva-o até uma luxuosa mansão ao litoral, que chega a ser irritante de tantas belezas descritas. Vocês podem descobrir o que vem depois - chororôs, aventuras mágicas e imaginativas do protagonista, "reviravoltas" extremamente previsíveis, personagens jogadas ao vento - espalhadas num plano de fundo, com aparições confusas e rápidas, em um desenvolvimento ridículo - e, claro, o desfecho típico de dramalhões como este; não contarei o final - seria, além de Spoiler, um comportamento típico de estraga prazeres, mas vocês podem adivinhar, e mantenho a certeza de que acertarão em cheio.

Sei que a intenção é das melhores; incentivar as pessoas a serem altruístas e garantir a felicidade das demais pessoas. Mas os tempos são outros; se nem quando o livro fora escrito as pessoas se importavam de verdade, agora, então, elas não conseguem nem disfarçar tão bem. Porque, veja bem; boa parte das pessoas que se propõem a ajudar, não o fazem pensando no bem que, por ventura, estariam ocasionando para os auxiliados. Mas sim, ah sim, no que o resto da sociedade comentará sobre esse "nobre gesto de compaixão". Além de que, agora, temos mais pessoas que já compreendem esse pseudo-humanitarismo, e obras que abrangem tal, sem nenhuma pitada de inovação ou criatividade, acabando caindo em desgosto e, posteriormente, em esquecimento.

O drama seco e largado, por si só, não ganha méritos.
Prof. Angélica Zanin 17/04/2011minha estante
Sabido! Respeito muito a opinião de vcs!

Alinson 18/04/2011minha estante
ótima resenha

Bruno Takamoto 29/09/2011minha estante
Concordo. A trama mais parece um clássico sessão da tarde.

yaya 14/04/2011

O Veleiro de Cristal
O livro conta a história muito bonita de superação de um garoto chamado Eduardo que com deficiência e rejeitado pelos pai, tenta vencer os problemas da vida junto com sua tia.Passando por problemas de saúde o menino é submetido a uma cirurgia,sua tia resolve o fazer uma surpresa levando o a uma viagem mágica e cheia de surpresas.

Este livro me ensinou que mesmo que você tenha um problema o mais grave que ele possa ser, é possível vencê-lo todos os dias e ainda ser feliz.Adorei

Yasmin Peres Cunha 9ano
Alinson 14/04/2011minha estante
parabéns gostei muito da sua resenha

Linda!

IsabelaCas 13/04/2011

IsabelaCas 13/04/2011minha estante
Esqueci de por meu nome... Isabela S. Casquer - 9° ano vermelho.

Alinson 14/04/2011minha estante
nossa isa demais/vc arrazou/ está perfeita sua obra gostei muito da parte em que diz respeito à morte algo super interessante. /parabéns/

IsabelaCas 15/04/2011minha estante
obg =)

Letícia Ferri 15/04/2011minha estante
Adorei, Isa!!!!
Interessantemente, você prostrou, um ponto-chave: "A Morte"!
Gostei muito de seu ponto de vista, deixando explícito o fato de que concordo, com ele!

Rafaberge 12/04/2011

O Veleiro de Cristal
O livro conta a história de um garoto deficiente que encontra muitas dificuldades de interação com as pessoas, pois o preconceito é muito grande, porém é nós braços da sua amada tia Anna que ele encontra a felicidade e mesmo sendo renegado pela maioria das pessoas,incluindo seus proprios pais, ele consegue superar suas dificuldades lutando para dar menos trabalho possível para as pessoas ao seu redor.
Edu, mesmo tendo diversos problemas e sendo tão desprezado por quase todos não deixa de sonhar e seguir em frente.
A história é muito triste e em diversos momentos da leitura, meus olhos ficaram cheios d'água só de pensar como pode existir tanto preconceito e discriminação deste modo no mundo, e pior, pensar que eu já posso ter cometido esse erro:pensar que porque a pessoa é diferente fisicamente, ela não é igual a todos, pensar que os sentimentos dela são diferentes, esse livro mostra a outra face da moeda, mostra como é dificil sofrer com a opnião das pessoas que te julgam por você ter nascido diferente, ou ter tido um contratempo na vida. Bem, eu gostei do livro, e realmente o recomendo para as pessoas que querem saber como é ter dificuldades na vida e mesmo assim nunca deixam de ter esperanças e sonhar, acho que essa é realmente uma lição de vida para todos!Vale a pena embarcar neste Veleiro...Boa Leitura!!
Alinson 12/04/2011minha estante
rafa vc está de parabéns/ ótima resenha/

Letícia Ferri 14/04/2011minha estante
Muito bom. Gostei em demasia!!
Parabéns!

Linda!

Alinson 11/04/2011

Resenha ao livro "O Veleiro de Cristal"
É um livro triste onde retrata de forma sonhadora, emocionante e atraente a trama de uma pessoa deficiente que é a personagem Edu.
Edu é um garoto deficiente como já disse antes, é muito apegado à sua família mesmo sendo rejeitado pela mesma, principalmente pela sua mãe que se sente envergonhada pela "criatura" que tem dentro de casa, mas Edu encontra amor e força de vontade nos braços de sua tia Anna uma mulher carinhosa e muito amorosa para com o mesmo sem olhar para suas deficiências.
Anna o leva para uma incrível viagem a bordo do Veleiro de Cristal, uma casa beira-mar e que segundo Edu parece um grande veleiro onde tudo não se passa de um mero sonho do mesmo onde conhece vários animais como o tigre Guakusha (Gabriel), o sapo Bolitrô e a coruja Mintaka e que passam horas batendo papo.
O livro nos mostra que nem sempre um final feliz é o melhor, que no caso de Edu o libertação de um corpo deficiente seria o melhor para se acontecer libertando - se de dores corporais e pisicológicas. (Trecho baseado em palavras da professora Angélica Zanin).
O livro me mostrou que simplismente pelo fato de termos pessoas que amamos e nos amam mutuamente ao nosso lado e termos um corpo perfeito e etc já somos inteiramente privilegiados.
Mas acima de tudo que o corpo físico não é o que manda e sim a mente da pessoa essa sim é a "chefe". De que adianta se ter um corpo perfeito, bonito, etc se a pessoa não é capaz de amar, perdoar, compreender, SONHAR?
Na história quem é mais perfeito a MÃE ou EDU?
Mesmo parecendo um livro infanto-juvenil recomendo a todos, até aos adultos que em meio ao seu cotidiano as vezes acabam esquecendo as suas grandes virtudes sendo algumas delas o PERDÃO e a COMPREENÇÃO para com os seus semelhantes.
Brukshilds 12/04/2011minha estante
Muito linda essa resenha,tô morrendo de vontade de ler o livro!!!!!!

valeww
podem ler q vão gostar mas é meio triste

Ferfananda 13/04/2011minha estante
Parabéns, otima resenha
Só de ler da vontade de ler o livro de novo =)

Rafaberge 13/04/2011minha estante
adoreei!! ^^

Lindo, te amooooooooooooooo!

Ana Flávia 26/04/2011minha estante
Letícia Ferri 14/04/2011minha estante
Gostei. Foi-se muito bem escrita. Você está se aprimorando cada vez mais! Isto é sinônimo da convivência!!!(Risos) convivencia..... (risos)

Pedro 08/04/2011

O Veleiro de Cristal
Achei muito triste o livro, não gostei dessa historia pois fala de uma criança abandonada por seus pais e amigos mas é acolhida após muito sofrimento por sua tia, que o leva para muitas "aventuras" em um veleiro de cristal que na verdade era a casa de sua tia, lá ele conhece muitas pessoas e animais(achei muito dificíl entender o final da historia, ficou confuso demais).
Alinson 12/04/2011minha estante
gostei mt da sua resenha

Sabidão!

Ferfananda 08/04/2011

Esse livro é muito emocionante e ensina varias coisas sobre a vida.
É a historia de um menino que sofria muito pelo seu problema nas pernas e era rejeitado pela família, mas sua tia Anna o acolheu, então ele passou por um aventura muito emocionante onde ele fez amigos e descobriu o "mundo", mas descobriu que tudo era um sonho e morreu.
Adorei um ótimo livro!
super legal sua resenha
parabéns

Mari 29/07/2015minha estante
Vc contou o final da história!! hehehe

Larii Zago 08/04/2011

Uma historia muito comovente de um menino que tinha problema nas pernas e se sentia completamente excluído de sua familia exceto pela sua tia Ana que o ajudou a superar inúmeras barreiras.
uma lição de vida que aprendemos a da valor ao que temos!
Alinson 12/04/2011minha estante
ostei mt da sua resenha larii

Valeu!

1 | 2 | 3 | 4