O Veleiro de Cristal

O Veleiro de Cristal José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O Veleiro de Cristal

1 | 2 | 3 | 4

Kamii_Berthier 12/01/2024

Eduardo é uma criança enfrentando muitas dificuldades ao viver com algumas deficiências que o impedem de ter o pleno controle de suas pernas, assim como um problema no coração que faz necessário uma operação.
Edu além de lidar com sua saúde tão frágil, precisa vivenciar isso em uma situação de abandono parental, sendo amparado somente por sua tia Anna.
O enredo traz a perspectiva do garoto ao viajar para uma casa de praia para descansar e se preparar para a cirurgia, com a visão jovem o mundo dos sonhos assume a dura realidade e as dificuldades passam a ser compartilhadas com novos amigos: o Gakusha (nomeado por Edu como Gabriel) que é um tigre chinês ornamental; a Dona Maria Jurandir que é uma coruja empalhada; e o sapo Bolitrô que é descrito como um cavalheiro.
Apesar da natureza sensível e terna de sua escrita, o autor reproduz no texto ideias e terminologias capacitistas naturais da época, mas reconhecidamente incorretas hoje.
José Mauro de Vasconcelos em mais uma estória emocionante traz agora a reflexão das limitações do corpo quando comparadas com nossa própria mente e alma, isso sem nunca reduzir a dureza da vida, mas sempre atribuindo a ela um carinho sem igual.

Daphine 18/10/2023

...
I'm on my way
I still remember these old country lanes
When we did not know the answers
And I miss the way you make me

Duda gilmore 11/08/2023

?Conversas,simples conversas?
Eu li este livro por causa do colégio. Mas ele é incrível. Ótimo para aquelas pessoas que procuram um livro curto,nacional e fácil de se ler. Porém digo uma coisa e um livro extremamente triste,se você é sensível como eu não recomendo ler a não ser que vc queira ficar vermelha de tanto chorar kkk

ashvb 26/02/2023

??
Não ironicamente caiu uma lágrima lendo as páginas finais e sem contar que é um livro e tanto, recomendo muito!!!!!!!
livro curtinho mas que traz uma experiência muito boa.

Mah 𧿠02/11/2022

Foi leitura obrigatória da escola, mas penso que se não fosse obrigatório ler ele, eu teria me interessado mais em ler.

Me falaram que era triste, mas eu não achei ?

Ju 10/07/2022

"o veleiro de cristal, e o veleiro de estrelas"
Esse livro acabou comigo de tantas formas diferentes, chorei demais e estou pensando muito nele até agora.

Apesar da escrita difícil do autor, é um livro muito lúdico e se você prestar um pouco de atenção da para entender facilmente.

Estes livro fala sobre a vida, sobre como é bom viver e como é importante aproveitar o que nos é dado e sem reclamar pois já temos muito em nossa vida.

Karoline67 28/06/2022

De chorar!
Mais uma vez José Mauro de Vasconcellos me fazendo chorar horrores. Que história linda, triste e emocionante. Mas principalmente mágica. Vale a pena demais conhecer!

fyveer 10/04/2022

Esse livro é muito bonito, poderia reler várias vezes e nunca me cansaria da história. Achei interessante a forma que o autor deu uma implementada com o realismo mágico para corresponder o momento de solidão do garoto. Essa é a magia da literatura infantil.

Gabi 19/03/2022

Um pequeno grande coração
O Veleiro de Cristal conta a História de Edu!
Um menino quieto e que não quer incomodar, mesmo estando sofrendo, aprendeu a ser assim logo bem pequeno, 6 anos, por se sempre tratado com indiferença pela sua família e sendo escondido das visitas, só por ser diferente.
Edu, você não é um monstro e nem um monstrinho, os verdadeiros monstros são os que te cercam!
Obrigada tia Anna, tigre Gabriel, Jacurutu, como a coruja gosta de ser chamada, e sapo Bolitrô, por fazerem o menino Eduardo feliz!
É um livro muito emocionante e me lembrou um pouco o pequeno príncipe pela imaginação e tristeza.

Grucci 16/02/2022

Livrinho gostoso de ler
A história é simples, mas bem poética.
Parece aqueles filmes da Disney que o início da história te faz pensar que é só mais um produto infantil, mas o final te deixa pensativo por horas.

Marquim 19/06/2021

O veleiro de cristal
Gostei da leitura do livro, pois ela é muito fluida.
Agora, falo uma coisa: que vida sofrida a do Eduardo! Coitado!
É um livro emocionante de se ler. As fantasias que ele apresenta nos remetem à época mesmo de criança, às mais fantásticas imaginações. E não somente a esses aspectos, mas também a momentos que nos fizeram sofrer, o que, no caso do Edu, é de arrebentar o coração.
Avaliei o livro como bom por ter achado que sua conclusão foi bastante abrupta. Penso que o autor poderia ter explorado um pouco mais outros aspectos da história em si.

eyokaren 16/10/2020

Meu avô que me deu
Tenho esse livreto que guardo até hoje, é uma história muito linda e tem um valor sentimental pra mim...presente do meu avô. Super recomendo José Mauro de Vasconcelos escreve livros lindos!

1 | 2 | 3 | 4