O Veleiro de Cristal José Mauro de Vasconcelos

Resenhas - O Veleiro de Cristal

1 | 2 | 3 | 4

Grucci 16/02/2022

Livrinho gostoso de ler
A história é simples, mas bem poética.
Parece aqueles filmes da Disney que o início da história te faz pensar que é só mais um produto infantil, mas o final te deixa pensativo por horas.

Ferfananda 08/04/2011

Esse livro é muito emocionante e ensina varias coisas sobre a vida.
É a historia de um menino que sofria muito pelo seu problema nas pernas e era rejeitado pela família, mas sua tia Anna o acolheu, então ele passou por um aventura muito emocionante onde ele fez amigos e descobriu o "mundo", mas descobriu que tudo era um sonho e morreu.
Adorei um ótimo livro!
super legal sua resenha
parabéns

Legal!

Mari 29/07/2015minha estante
Vc contou o final da história!! hehehe

Lynchthedreamer 11/03/2020

Foi uma leitura obrigatória da escola, porém, confesso ter gostado da história e o final dela me surpreendeu

Rosy 09/01/2019

Choro só de lembrar

Amanda - @entrelinhas.literario 06/04/2018

"- Bonito mesmo você vai ver quando eu o levar para passear. Quando a lua estiver enorme e a noite dormir o seu sonho de mansidão.
- E quando vai ser, Gabriel?
- Logo que você fique mais forte. Sua viagem assim terá um aspecto que você nunca poderia imaginar." ⠀

O Veleiro de Cristal é um livro bem curtinho, que conta da breve estadia de Anna e Edu em uma casa à beira do mar que mais parecia um veleiro para o menino.

À bordo do Veleiro somos apresentados a alguns personagens muito especiais: Gakusha, o tigre chinês de bronze que fica próximo à piscina; Dona Maria Jurandir, uma coruja que não gosta muito que enfatizem o fato dela ter sido empalhada, mas aprecia histórias tristes; e o sapo Bolitrô, que sabiamente escolheu esse nome por soar muito melhor para um sapo.
O livro nos coloca sob o olhar de Edu, e com ele vivenciamos as dificuldades de uma criança especial, com deficiência motora e com consciência de que não é querido pelos pais ou irmãos. Quando até mesmo o próprio Eduardo já havia desistido de si, encontra forças em tia Anna, que prova ao menino que ele é sim capaz de ser amado.
É uma história de imaginação e superação; uma luta contínua de uma criança para se encaixar na própria existência, ainda que para isso tenha que viver no mundo dos sonhos.

site: https://www.instagram.com/entrelinhas.literario/

Gabi 19/03/2022

Um pequeno grande coração
O Veleiro de Cristal conta a História de Edu!
Um menino quieto e que não quer incomodar, mesmo estando sofrendo, aprendeu a ser assim logo bem pequeno, 6 anos, por se sempre tratado com indiferença pela sua família e sendo escondido das visitas, só por ser diferente.
Edu, você não é um monstro e nem um monstrinho, os verdadeiros monstros são os que te cercam!
Obrigada tia Anna, tigre Gabriel, Jacurutu, como a coruja gosta de ser chamada, e sapo Bolitrô, por fazerem o menino Eduardo feliz!
É um livro muito emocionante e me lembrou um pouco o pequeno príncipe pela imaginação e tristeza.

Wagner 16/09/2017

OUVIDO E CORAÇÃO

(...) Toda vez que você encostar seu ouvido no meu coração eu falarei (...)

Isabella Martin 17/07/2012

Lindo!
Li "O veleiro de cristal" para a escola, e é um livro que trata de coisas especiais, diferentes, um menino especial, que a partir da casa dele vive em um mundo a parte contruído com a sua imaginação.

Letícia Ferri 12/04/2012

O Veleiro de Cristal - Clichê ou Reflexão? Eis a Questão!
Bem, vamos lá!
O Veleiro de Cristal, sem dúvida alguma, é um dos melhores livros que já li.
Uma obra fascinante, repleta de reflexões, aprendizagens, consciência moral...
A história do deficiente menino Eduardo, de 13 anos de idade, sem dúvida, nos comove, com sua triste lição de vida. Rejeitado por sua família, zombado por seus irmãos, renegado exacerbadamente por seus próprios pais, doloroso, não?
Seu único recanto é o cômodo e, também, generoso colo da calorosa Titia Anna que, com sua pura alma, conforta o pobre Eduardo das frias injustiças enfrentadas em sua pouca idade.
Vejamos, Eduardo, também possuía bons momentos, principalmente, ao lado dos novos amigos, estes, conquistados na inesquecível e "espiritual" viagem com o "Veleiro de cristal"; Dona Maria Jurandir, Gabriel (Gakusha) e, Bolitrô; sem dúvida, momentos que nem a Morte consegue apagar, por mais insistente que venha que por ser...

É de fato um tema muito recorrente em dias atuais, tanto que, muitas vezes, oferece a opinião de clichê, ou seja, foram muitas obras textuais, que possuem tal tema, na atualidade, não é mesmo.
Mas mesmo assim! Vale à pena lê-lo, pois, asseguro-lhes, é uma história que nos faz introduzir "a mão" no interior de nossa consciência e pensar: "Eu sou feliz, mas nunca o observei" ou ainda, "Reclamo de minha aparência, mas sabem-se quantos indivíduos distintos e, também, constituintes de nossa sociedade, não a possuem de maneira menos privilegiada?”.

Ao ler o livro, me emocionei muito, e não nego, a considerei, pois uma excelente obra!
Me ensinou o quão tola a espécie Humana é e, como somos tão ingenuamente esdrúxulos em nossa mais íntima estância!

Não tenho uma visão tão nostálgica do mundo, mas creio que se tratarmos com mais displicência àqueles que nele vivem, este poderia se tornar melhor, mesmo que, 75% da população mundial não o acredite na mais pura realidade.

Mas nem tão incrível é a obra. O autor possui certos momentos de epifania e, introduzir, sem quaisquer apresentação e/ou citação, novos e polêmicos personagens.

Mas enfim, recomendo-lhes a leitura de tal obra! Embarque neste nostálgico "Veleiro" na companhia de maravilhosas lições de Vida, ao lado de Eduardo e seus mágicos amigos!!!

Martha 06/04/2012

Especial
Li este livro muito pequena, e me marcou profundamente. um livro emocionante, triste com uma mensagem singular.

Larii Zago 08/04/2011

Uma historia muito comovente de um menino que tinha problema nas pernas e se sentia completamente excluído de sua familia exceto pela sua tia Ana que o ajudou a superar inúmeras barreiras.
uma lição de vida que aprendemos a da valor ao que temos!
Alinson 12/04/2011minha estante
ostei mt da sua resenha larii

Valeu!

fyveer 10/04/2022

Esse livro é muito bonito, poderia reler várias vezes e nunca me cansaria da história. Achei interessante a forma que o autor deu uma implementada com o realismo mágico para corresponder o momento de solidão do garoto. Essa é a magia da literatura infantil.

Divino 31/05/2011

É um livro extremamente emocionante. Ao contrário de muitos livros "conto de fadas", que sempre terminam com seus personagens "felizes para sempre", é um livro com um final diferente. Triste dependendo do ponto de vista das pessoas, mas libertador para o de outras.

Conta a história de Eduardo, um menino com deficiência física e com uma deformação na cabeça. Ele é rejeitado por sua família, mas ao mesmo tempo, acolhido por sua tia carinhosa e amorosa. Na história, ele embarca em uma emocionante viagem para uma casa de praia, na qual ele a chama de "veleiro de cristal". Apesar de ter passado por muitas dificuldades desde que nasceu, nessa mesma viagem, ele descobre três criaturas mágicas, que se tornam grandes companhias para ele. Ele também percebe que mesmo tendo passado por várias coisas ruins, sua vida ainda poderia lhe trazer bons frutos.

Indico esse livro para quem gosta de se emocionar. Em sua mensagem, entendi que devemos lutar para superar nossas dificuldades e que mesmo com todos nossos defeitos, é possível que uma pessoa nos ame do jeito que nós somos, com todos eles mesmo. Também devemos encarar a morte com certa naturalidade, mesmo parecendo a coisa mais difícil a se fazer, pois esta não mostra o fim de algo, mas sim uma passagem para algo melhor.

yaya 14/04/2011

O Veleiro de Cristal
O livro conta a história muito bonita de superação de um garoto chamado Eduardo que com deficiência e rejeitado pelos pai, tenta vencer os problemas da vida junto com sua tia.Passando por problemas de saúde o menino é submetido a uma cirurgia,sua tia resolve o fazer uma surpresa levando o a uma viagem mágica e cheia de surpresas.

Este livro me ensinou que mesmo que você tenha um problema o mais grave que ele possa ser, é possível vencê-lo todos os dias e ainda ser feliz.Adorei

Yasmin Peres Cunha 9ano
Alinson 14/04/2011minha estante
parabéns gostei muito da sua resenha

Linda!

Pedro 08/04/2011

O Veleiro de Cristal
Achei muito triste o livro, não gostei dessa historia pois fala de uma criança abandonada por seus pais e amigos mas é acolhida após muito sofrimento por sua tia, que o leva para muitas "aventuras" em um veleiro de cristal que na verdade era a casa de sua tia, lá ele conhece muitas pessoas e animais(achei muito dificíl entender o final da historia, ficou confuso demais).
Alinson 12/04/2011minha estante
gostei mt da sua resenha

Sabidão!

1 | 2 | 3 | 4