O Veleiro de Cristal

Resenhas - O Veleiro de Cristal

1 | 2 | 3 | 4

Martha 06/04/2012

Especial
Li este livro muito pequena, e me marcou profundamente. um livro emocionante, triste com uma mensagem singular.

Letícia Ferri 12/04/2012

O Veleiro de Cristal - Clichê ou Reflexão? Eis a Questão!
Bem, vamos lá!
O Veleiro de Cristal, sem dúvida alguma, é um dos melhores livros que já li.
Uma obra fascinante, repleta de reflexões, aprendizagens, consciência moral...
A história do deficiente menino Eduardo, de 13 anos de idade, sem dúvida, nos comove, com sua triste lição de vida. Rejeitado por sua família, zombado por seus irmãos, renegado exacerbadamente por seus próprios pais, doloroso, não?
Seu único recanto é o cômodo e, também, generoso colo da calorosa Titia Anna que, com sua pura alma, conforta o pobre Eduardo das frias injustiças enfrentadas em sua pouca idade.
Vejamos, Eduardo, também possuía bons momentos, principalmente, ao lado dos novos amigos, estes, conquistados na inesquecível e "espiritual" viagem com o "Veleiro de cristal"; Dona Maria Jurandir, Gabriel (Gakusha) e, Bolitrô; sem dúvida, momentos que nem a Morte consegue apagar, por mais insistente que venha que por ser...

É de fato um tema muito recorrente em dias atuais, tanto que, muitas vezes, oferece a opinião de clichê, ou seja, foram muitas obras textuais, que possuem tal tema, na atualidade, não é mesmo.
Mas mesmo assim! Vale à pena lê-lo, pois, asseguro-lhes, é uma história que nos faz introduzir "a mão" no interior de nossa consciência e pensar: "Eu sou feliz, mas nunca o observei" ou ainda, "Reclamo de minha aparência, mas sabem-se quantos indivíduos distintos e, também, constituintes de nossa sociedade, não a possuem de maneira menos privilegiada?”.

Ao ler o livro, me emocionei muito, e não nego, a considerei, pois uma excelente obra!
Me ensinou o quão tola a espécie Humana é e, como somos tão ingenuamente esdrúxulos em nossa mais íntima estância!

Não tenho uma visão tão nostálgica do mundo, mas creio que se tratarmos com mais displicência àqueles que nele vivem, este poderia se tornar melhor, mesmo que, 75% da população mundial não o acredite na mais pura realidade.

Mas nem tão incrível é a obra. O autor possui certos momentos de epifania e, introduzir, sem quaisquer apresentação e/ou citação, novos e polêmicos personagens.

Mas enfim, recomendo-lhes a leitura de tal obra! Embarque neste nostálgico "Veleiro" na companhia de maravilhosas lições de Vida, ao lado de Eduardo e seus mágicos amigos!!!

Isabella Martin 17/07/2012

Lindo!
Li "O veleiro de cristal" para a escola, e é um livro que trata de coisas especiais, diferentes, um menino especial, que a partir da casa dele vive em um mundo a parte contruído com a sua imaginação.

Kah Koli 02/11/2013

emocionante
um livro incrivel,que emociona que chega deprimir um pouco,porem nos ensina a valorizar cada dia nosso de vida....
eu recomendo que leiam esse livro,que conta a historia de um garoto que nao pode andar,porem que tem uma imaginação incrivel!!

ashvb 26/02/2023

??
Não ironicamente caiu uma lágrima lendo as páginas finais e sem contar que é um livro e tanto, recomendo muito!!!!!!!
livro curtinho mas que traz uma experiência muito boa.

Raquel Lima 08/11/2012

Bobo.
Sou fã do autor por livros que tem na simplicidade sua marca e enredo: "Rosinha, minha canoa" e " Meu pé de laranja lima". Mas depois de ler outros livros seus, percebi que a formula foi esgotada nestes dois, seus livros são sem enredo, fracos, fraquissimos, este é chato demais.Uma criança doente com paralisia, problema cardiaco e uma encefália, é desprezado pela família, tem uma tia que o adota e o leva para uma casa na praia para passar um tempo, antes da cirurgia, está casa para ele é o Veleiro de Cristal...Contando assim, tem mais conteúdo que o livro.Não consegui ver nenhuma mensagem.Acho que mesmo em 72/73, quando foi escrito, as crianças achariam a fantasia do menino Edu chata.Tristeza por tristeza e mais nada.Mais uma vez, fiquei decepcionada com o autor e vou parar por aqui meu conhecimento de sua obra.

Mah 𧿠02/11/2022

Foi leitura obrigatória da escola, mas penso que se não fosse obrigatório ler ele, eu teria me interessado mais em ler.

Me falaram que era triste, mas eu não achei ?

Ju 10/07/2022

"o veleiro de cristal, e o veleiro de estrelas"
Esse livro acabou comigo de tantas formas diferentes, chorei demais e estou pensando muito nele até agora.

Apesar da escrita difícil do autor, é um livro muito lúdico e se você prestar um pouco de atenção da para entender facilmente.

Estes livro fala sobre a vida, sobre como é bom viver e como é importante aproveitar o que nos é dado e sem reclamar pois já temos muito em nossa vida.

Fabio Vergara 12/01/2018

Dica de leitura: O Veleiro de Cristal (Brasil. 1972)
Sinopse: Para enfrentar delicada cirurgia na espinha dorsal, Eduardo é levado pela tia para uma temporada no litoral.

Nota (0-10): 5.

Que mania maldita essa de Vasconcelos fazer seus leitores se sentirem péssimos! OVdC é o tipo de leitura que faz você perder toda a fé na humanidade. As deformidades de Eduardo acarretam em humilhações e, consequentemente, um sentimento profundo de abandono. A reviravolta do final estava meio que anunciada pela forma como Vasconcelos denomina o tomo: “Primeira e última parte: Monólogo da Solidão”. É nas figuras dos animais antropomórficos que Eduardo externa sua personalidade: Mintaka é sua vida soturna; Bolitrô, sua inteligência; mas é Gakusha o ideal, imponente, cheio de poderes. A trama, porém, e sensacionalista demais, tentando sensibilizar o leitor de qualquer maneira, com uma urgência que cansa. Não há uma “moral da história”, nem exatamente uma denúncia genuína, nem tampouco faz você refletir. É como se a história de Eduardo estivesse lá apenas pra fazer você se sentir horrível. Não que OVdC seja ruim. Mas parece uma chance perdida para debates sobre temas de relevância social.

Bruno Takamoto 29/09/2011

O Veleiro de Cristal - Maçante!
Respeito quem gostou, mas como a este espaço cabe a minha opinião, eu digo, maçante.

Criança com deficiência física, marginal à sociedade, abandonada pela família, é acolhida pela sua amada tia. Utilizando a imaginação, esta criança passa a viver incríveis aventuras.

Desculpem-me o parágrafo acima, mas tinha de entrar no clima do livro para sua resenha, uma vez que sua trama mais me parece um clássico sessão da tarde, com clichês altamente explorados.

Os personagens são verdadeiros esteriótipos e, tão mal detalhados que, lendo o livro ou não, você já os conhece, exatamente, suas personalidades são criadas com um único propósito. Caber na equação abaixo:

Criança com deficiência + exclusão social + abando familiar + personagem santa = superação + imaginação

De dois um, ou você se desidrata de tanto chorar, ou...

A quem considerou a resenha muito sarcástica, eu juro, tentei aliviá-la. Minha indagação não é por pouco, este livro fez-me duvidar das qualidades literárias do autor e, assim sendo, não o recomendo, mas o contrário, pois a leitura deste pode causar o que comigo causou, a decepção.

Tainara Alvarez 30/04/2011

Resenha - O veleiro de Cristal
Edu era um garoto de treze anos e ele sofre uma delicada cirurgia, o menino tinha uma cabeça grande,e era alejado e esquecido pelos seus familiares,ele luta para superar as dificuldades, velejando nos mares da fantasia junto com seus amigos o tigre;A coruja;E o sapo.
Um livro emocionante,triste e ao mesmo tempo maravilhoso.

Antes de ler esse livro,eu sofri um acidente e pensei que,oque tinha acontecido comigo era pior do que qualquer coisa.E depois que eu li ele eu percebi que estava enganada porque tem coisas na vida que acontecem sem agente querer.Mas mesmo assim agente tem que seguir em frente e de cabeça erguida.

Tainara A. Alvarez 9 Ano - tarde

Alinson 24/04/2011minha estante
parabéns pela sua resenha tainara mt marcante
gostei mt do seu desfecho quando fala sobre acontecimentos seus e do livro\ parabéns \

Tainara Alvarez 25/04/2011minha estante
obrigada Alinson pelo seu comentário.

1 | 2 | 3 | 4