Frankenstein e outras histórias de horror

Frankenstein e outras histórias de horror Junji Ito

Resenhas - Frankenstein

Gu Vaz 05/06/2022

A primeira metade é melhor
Adorei as histórias, a princípio sem conexões, de Oshikiri. O bizarro se mistura ao mistério, que vai fazendo mais sentido conforme progride. A casa é a personagem principal, o lugar onde tudo converge, que guarda segredos inimagináveis.
A segunda metade já não achei tão interessante, visto que é basicamente a mesma história de Frankenstein, mas sem o desenvolvimento da obsessão e repugnância que Mary Shelley traz no livro. Há algumas mudanças interessantes, mas tendo lido o livro há pouco tempo, acabei não achando a adaptação do mangá tão marcante.

Larissa Tabosa 28/07/2022

São histórias de terrror bizarras demais! Muito divertidas! A melhor, com certeza, é a do Frankenstein. Maravilhosa!
Leandrinho.Ribeiro 28/07/2022minha estante
Sou mt fã do Junji Ito. Pretendo ter tudo que lançar dele por aki!

Larissa Tabosa 28/07/2022minha estante
Eu não conhecia. Mas depois desse, quero ler mais. Adorei!

Leandrinho.Ribeiro 28/07/2022minha estante
Tenho Gyo e Usumaki importados, Tomie e Frankstein da Pipoca e Nanquim!

Yeda 05/07/2022

Li dia 30 e esqueci de postar. A história ?mais sem graça? foi a versão de Frankenstein; eu entendi as adaptações feitas para se adequarem ao estilo dele, mas a trama ficou perdida e bagunçada. A primeira parte, com os contos do Oshikiri foram realmente boas(gostei especialmente de ?O Invasor?) e eu adorei a história que ele dedicou para a falecida cachorrinha dele.

Diego Rodrigues 25/02/2022

"Consegui desvendar o segredo da vida! Ó Deus... esta noite eu me equiparei a você!"
Nascido em 1963, na província de Gifu, no Japão, Junji Ito está para o mangá assim como Stephen King está para a literatura, ou seja, é um mestre do gênero de terror contemporâneo. Inspirada em autores como Kazuo Umezu e Shinichi Koga, e com toques lovecraftianos, sua obra tem como marca registrada o tratamento do bizarro e a obsessão de personagens mentalmente perturbados. Sua arte é mundialmente conhecida por incomodar e chocar seus leitores. "Tomie", sua primeira obra, começou a ser publicada em 1987. Depois, vieram "Uzumaki", "Gyo", "Remina" e muitas outras bizarrices que desgraçaram a cabeça dos fãs ao redor do globo e que hoje já podem ser consideradas verdadeiros clássicos do horror. Em 2019, Junji Ito foi agraciado com o Prêmio Eisner por sua adaptação da obra máxima de Mary Shelley.

Publicado pela primeira vez em 1818, "Frankenstein" é, além de clássico absoluto do terror e da literatura gótica, um dos precursores da ficção científica. A obra, que narra a nefasta saga de Victor Frankenstein, um jovem estudante que, levado por sua ambição, resolve brincar de Deus e concede o dom da vida a uma criatura composta de restos mortais, transcendeu o campo da literatura e passou a integrar parte da cultura pop, ganhando adaptações para o cinema, a música e o teatro. Claro que os mangás não ficaram de fora dessa e, entre os anos 1994 e 1998, coube a Junji Ito a difícil tarefa de adaptá-la. Seu trabalho foi tão bem executado e aclamado pela crítica que, ao ser publicado nos EUA, acabou lhe rendendo o cobiçado prêmio máximo dos quadrinhos.

O que sempre me chamou a atenção no romance de Shelley, e que faz dele um dos meus favoritos, são as várias camadas que a obra possui. Terror, scifi, elementos góticos e filosofia, sendo esse último o tema que mais me atrai em "Frankenstein". A questão do livre-arbítrio e da criatura versus criador me impactou bastante quando abri o livro pela primeira vez, esperando encontrar ali apenas mais uma história de terror. E, lendo o mangá, fui mais uma vez surpreendido! Pelo fato do autor ser um dos mestres do horror, esperava que, em benefício deste, a parte mais filosófica da obra fosse ficar em segundo plano, mas isso não acontece. Claro que o autor deu toda uma ênfase às passagens mais grotescas, dotando-as com seu característico e assombroso traço, mas todas as camadas da obra original estão presentes aqui, sem perda! Junji Ito conseguiu trazer para a nona arte um dos romances mais complexos e profundos da literatura mundial, sem abrir mão de nenhum de seus elementos. Não por acaso seu mangá é considerado por muitos um dos melhores trabalhos de adaptação já feitos. Eisner mais do que merecido, não é mesmo?

Está tudo aqui: a tensão que cresce página a página conforme a ambição de Victor toma ares de loucura, os questionamentos que a criatura levanta em torno de sua existência e, claro, o choque nas cenas de horror. Junji Ito não alivia nem um pouco e, abrindo sua caixa de ferramentas, pesa a mão nas cenas de violação de túmulos, destrinchamento de cadáveres e aparições da medonha criatura. O grotesco e a repugnância tomam conta das páginas (não recomendado para os mais sensíveis!). Para aqueles que, assim como eu, apreciam a obra frankenstaniana, o mangá é um prato cheio e segue à risca os desdobramentos do romance, com exceção das últimas páginas. Sim, Junji Ito deixa sua assinatura e reserva uma surpresa até mesmo para aqueles que já leram a obra de Shelley.

A primorosa edição do Pipoca & Nanquim, que conta com papel de alta gramatura, sobrecapa e marcador de páginas e acabamento que favorece o manuseio, segue o padrão da edição japonesa, ou seja, traz ainda uma série de contos de Toru Oshikiri, um adolescente sempre envolvido em estranhos acontecimentos e situações bizarras. São seis contos interligados que exploram temas como loucura, universos alternativos, paredes que devoram pessoas e coisas do tipo. Destaque para "Amizade por Correspondência", aquele terror clássico que deixa a gente com a dúvida: o que aconteceu aqui obra da loucura ou do sobrenatural? Fechando o volume, temos ainda quatro minicontos (acho que posso chamá-los assim) que destoam completamente do restante da obra. Mas não se apegue tanto a isso, só "Frankenstein" já vale a aquisição. E a editora já confirmou: vem mais Junji Ito por ai!

site: https://discolivro.blogspot.com/

Pequod.3 20/01/2023

Primeira vez que leio um trabalho de junji ito e deve admitir que, de fato ele é tudo isso que falam, sua adaptação de frankestein talvez seja a melhor de todas, entendendo a história de uma maneira impressionante, não consigo descrever o quão impactante é.
Além disso, as suas outras histórias que estão presentes nest edição também são maravilhosas e não apenas me também entretido como também serviram para me chamar atenção para outras obras do autor, simplesmente perturbador e inventivo.

Lary 09/01/2022

Frankenstein (adaptado) e outros contos..
Nesse mangá temos a história adaptada de Frankenstein e outros contos de horror de autoria do Junji Ito. Comecei lendo os contos para depois da minha leitura do Frankenstein original eu pudesse ler essa adaptação. É com grande assombro que digo o quanto eu fiquei cismada com essas histórias, não te deixa com medo mas faz você ficar apreensiva entre outros sentimentos. Focando mais na história principal ele consegue cortar as partes irrelevantes da história original e colocar de uma maneira, as vezes, diferente os acontecimentos. Mas no final ele muda um ponto decisivo o que deixa a história mais instigante.

Clari.Monise 19/10/2022

Ito sendo ito
Bizarro até o último fio de cabelo, é disso que estamos falando sobre esse cara. E eu adoro isso!! Os contos são bem interessantes e conforme vai passando eles meio que acabem se mesclando e isso foi bem legal. Sobre o conto Frankenstein achei bem fiel até certa parte mais pro final quem tem uma mudança que até me deu uma esperança de final feliz mas não rolou, uma pena. Isso não quer dizer que foi ruim, senti isso no romance original tbm kkkkk
Queria um desfecho feliz pro monstro. Agora o último conto me deixou tristinha ?

Elvis 28/03/2022

Obra prima
Como assim consideram Uzumaki sua obra prima? Essa é sua obra prima.

Simplesmente não há um defeito nesta obra de arte, inclusive é uma boa pedida pra quem não quer ler a obra original do Frankstein, já que é muito fiel na maior parte do tempo.

Tá virando um dos meus mangaká's favoritos da vida.

Icarolino 16/01/2022

O melhor manga de Junji Ito que li até agr, a história do Frankenstein que ele adaptou é ótima, super divertida, a melhor do manga, mas os outros contos como por exemplo os do Oshikiri tbm são ótimos, e o manga encerra com uma pequena homenagem bem legal, enfim, recomendo dms adorei essa leitura.

Mari Pereira 31/07/2022

Uma ode ao bizarro!
Tenho uma relação um pouco instável com Junji Ito. Adorei alguns mangás, detestei outros (inclusive alguns considerados grandes clássicos).
Felizmente Frankenstein foi um ótimo reencontro com Ito! Os contos são excelentes! Muito muito bizarros! E amo a maneira brusca como eles terminam, assim, sem dar muita explicação. Eu também entendo assim, o bizarro não precisa ser explicado.
A adaptação da história de Frankenstein também é maravilhosa, muito bem feita e muito fiel à história original.
E no fim, os dois contos sobre a cachorrinha bon-bon foram de explodir o coração de fofura!
Adorei a experiência com esse mangá e certamente recomendo muito!

Isabelle.Cagega 25/04/2022

INCRÍVEL
Esse livro não me deixou dormir enquanto eu não terminasse ele, o autor trabalhou de forma incrível o terror gótico em sua obra, se passou um tempo já que eu li e eu não esqueço a sensação de ler ele pela primeira vez

arkeyii 28/08/2022

ganhou meu coração
Sério que coisa perfeita, é minha primeira leitura do Junji Ito e só me fez querer ler mais. São vários contos com um pouco de multiverso, alguns medonhos e outros emocionantes, principalmente a história do Frankestein.

Luiz 01/10/2022

Junji Ito conseguiu colocar a sua essência aterrorizante nesse clássico da literatura com maestria, cada conto dele é um prato cheio para os apaixonados por terror.

Totti 21/10/2022

Junji Ito é fera d+
Descobri as obras do Junji Ito esse ano através da editora pipoca e nanquim e fico feliz por ter me deparado com esse magnífico autor e mangaká. Pois suas obras são sensíveis e ao mesmo tempo fora da realidade, seus contos são muito imersíveis e os personagens bastante empáticos ao leitor.

Desse modo, fica até repetitivo o tanto de elogio que faço a cada obra que me deleito do autor. No caso de Frankenstein não fica fora das estórias mais bem contadas dele, por um acaso não foi uma das minhas favoritas, contudo entregou bastante de tudo que é estabelecido nas obras do Junji Ito, bastante gore, horror, sustos é um enredo impactante.

Por fim, indico a obra pra quem deseja conhecer o autor, é uma maneira de começar já com um conto mais longo.