Em busca de sentido Viktor Frankl

Resenhas - Em Busca de Sentido

Juan.Abreu 17/01/2021

Logoterapia
Uma leitura muito gostosa, um livro de leitura leve e muito conteúdo. Primeiro o livro traz as experiências do autor no campo de concentração. Depois o livro passa a tratar da psicologia em si.

Na primeira parte, onde o autor fala de suas experiências nos campos de concentração nazistas, vemos muitas histórias comoventes e inspiradoras. Mesmo nesta parte há um enfoque na Logoterapia.

Na segunda parte do livro o autor tratou claramente sobre a Legoterapia e explanou o que é como funciona, etc.

O livro vale muito a pena, um livro gostoso e que te faz abrir os olhos para coisas pequenas. Identifiquei-me muito com diversas partes do livro.

Flaví 05/12/2021

Inspirador
- [ ] ?Aquele que tem um PORQUÊ para viver, pode suportar quase qualquer COMO?.
Friedrich Nietzsche
Através da sua história e da sua criação da Logoterapia, nos leva a achar o nosso propósito.

Cleuzita 31/10/2020

Livro cheio de sensibilidade e informações.
"Quem tem por que viver pode suportar qualquer como."
Nietzsche
Victor Frank, médico criador da escola de psicanálise logoterapia, narra sua experiência em cinco campos de concentração durante a segunda guerra mundial. No terço final do livro ele discorre teoricamente sobre sua teoria, exemplificando aspectos dos seus estudos comprovados na prática psicanalítica. É com certeza um livro que faz a diferença, trazendo conceitos, relatos e técnicas sobre como encontrar sentido para a própria vida.

MauricioTiso 23/03/2020

Uma luz no fim do túnel
Viktor Frankl faz o jornada do herói descrita por Joseph Campbell: Ele atravessa o inferno, fraqueja, sofre, se transforma e retorna com a sua joia, a qual divide com o mundo na forma do conhecimento transmitido através dessa obra-prima.

Nela, o autor retrata os caminhos que seu conhecimento cruzou para forma a necessidade de se ter um sentido que justifique a vida, pois o sofrimento é inerente à ela, quer seja o maior estado de degradação humana que foi o campo de concentração, quer seja as consequências da superproteção e da ausência pela qual parte da geração formada e a que está em formação passou e passa.

Ele detalha também sua linha de pensamento em psicologia que é a Logoterapia, em dois textos complementares que se encontram nessa edição da Editora Vozes e Sinodal.

De um texto leve e fluido (Mesmo dentro de um fato tão pesado), repleto de reflexões profundas e de muito aprendizado. Li essa obra em meio ao início do pico da epidemia do COVID-19 e confesso que a percepção fixa muito mais aguçada nestes momentos de incerteza e insegurança.

Uma excelente leitura à todos!!
Thaisliz 23/03/2020minha estante
Esse livro é maravilhoso!

Andressa 11/08/2023

?Desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.?

Em busca de sentido é a trajetória de um homem em um campo de concentração e o que ele observou de mais humano, visceral e inexplicável nas pessoas.
Hoje, a logoterapia não é considerada uma prática científica na área da psicologia, mas é uma excelente leitura para desenvolvimento de repertório.
AndrAa58 28/08/2023minha estante
Quais são as práticas científicas na área da psicologia? Gestalt, comportamental, mais alguma? Gosto do tema, mas não tenho formação em psicologia....

Andressa 10/09/2023minha estante
Olá! A psicologia baseada em evidências engloba algumas abordagens, que são as terapias cognitivo comportamentais (TCC, ABA, DBT, ACT?). De cabeça são essas que lembro ? Gestalt e psicanálise, por exemplo, não são consideradas científicas.

Michelle.Leonhardt 03/05/2020

Interessante, porém vago...
Este livro é bastante interessante em conteúdo pois apresenta os conceitos de logoterapia e, para isso, utiliza a vivencia em um campo de concentração para embasar, ilustrar e justificar alguns conceitos.

Todavia, achei a teria um tanto questionável comparando com outras leituras que já fiz sobre psicoterapia e desenvolvimento pessoal. Claro, nesse livro estamos conhecendo a logoterapia "en passant" e não de forma profunda. Mesmo assim, a forma como é mostrada não é aplicável e me frustrou. (Temos que buscar um sentido, ok, mas como?).

Tanto os exemplos do campo como os dos casos brevemente discutidos são superficiais e descritos de forma muito fria, de forma que entender as nuances e o alcance da logoterapia é difícil.

Enfim... a logoterapia pode ser interessante mas mesmo para um livro de ponto de partida achei que pode desestimular a curiosidade mais do que estimular. Em busca de um sentido não fornece caminhos ao leitor, apenas insiste na importância do sentido para uma vida plena.

Larissa 14/05/2020

Maravilhoso
Livro surpreendente!
O autor narra sua passagem pelos campos de concentração. Através da sua experiência ele criou a logoterapia.
É um livro que dá aquele chacoalhão que às vezes a gente precisa.
Vale muito a pena a leitura.
almeidalewis 14/05/2020minha estante
O que te marcou mais até agora? E como chegou até esse livro ( emprestado? Recomendado? Como foi?)

Larissa 18/05/2020minha estante
Eu gostei das explicações psicológicas que dá relacionadas ao comportamento dos prisioneiros dos campos. Como o psicológico influenciou muito entre morrer e sobreviver. Achei muito interessante. Principalmente face ao nosso atual momento.
Cheguei a esse livro por indicação de alguém de algum programa de rádio (não me recordo o programa, nem a pessoa que indicou). Como eu estava lendo vários livros relacionados a 2.a GM e campos de concentração, fiquei interessada e comprei. Valeu muito a pena.

almeidalewis 19/05/2020minha estante
Obg pelo feedback Larissa, faz tempo q eu li esse livro não tenho muito registro mental dele ( sei q foi bom) porém o momento q estamos vivendo é um convite para reler

Eichelberg 02/11/2022

Em busca de sentido
Uma leitura que mexe profundamente, com passagens angustiantes e tristes, mas com ensinamentos grandiosos.

"Como é possível dizer sim à vida apesar de tudo isso?" [...] pode a vida conservar seu sentido potencial apesar dos seus aspectos trágicos? No final das contas, "dizer sim à vida apesar de tudo", [...] pressupõe que a vida, potencialmente, tem um sentido em quaisquer circunstâncias, mesmo nas mais miseráveis. E isso, por sua vez, pressupõe a capacidade humana de transformar criativamente os aspectos negativos da vida em algo positivo ou construtivo. Em outras palavras, o que importa é tirar o melhor de cada situação dada.

Porque o mundo está numa situação ruim. Porém, tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que puder.

Gilberto Alves 05/06/2020

Não é um livro apenas sobre o holocausto
Li por indicação, não tinha muita ideia do que encontraria, dessa forma, tive uma grata surpresa.
O livro não trata-se apenas das barbáries ocorridas nos campos de concentração, e sim de uma análise mais psicológica do ser humano perante tal cenário.
O conteúdo do livro é dividido em basicamente duas partes: na primeira, traz vários relatos da vida do autor nos campos de concentração e suas análises perante tais ocorridos. É muito interessante como ele aborda.
A segunda parte, trata-se mais de um livro quase teórico por assim dizer, pois aborda a logo terapia, que é uma técnica desenvolvida por ele ao longo da vida.
Apesar de não ser meu gosto principal, posso dizer que gostei muito do livro.

Camila1586 19/08/2021

Comovente
?? Este é um livro que merece um lugar de destaque na sua estante.

Em busca de sentido, foi publicado em 1984.

O autor é Viktor E. Frankl, que foi professor, neuropsiquiatra e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia mais conhecida como logoterapia.

Viktor passou por três abomináveis anos nos campos de concentração nazistas, durante a 2°guerra mundial e o livro não só relata a maneira que o autor conseguiu passar por todo esse sofrimento, como nos ensina que nosso espírito pode se elevar acima das piores circunstâncias.

É um livro sobre propósito e principalmente sobre como encontrar propósito na dor, o autor não relativiza o sofrimento, e sim mostra que mesmo quando tiraram-lhe tudo, não conseguiram tirar aquilo que ele chama de: Última liberdade humana - a escolha da atitude pessoal frente a um conjunto de circunstâncias ? para decidir seu próprio caminho.

O livro está dividido em três tópicos: No início o autor conta como foi entrar em um campo de concentração, o primeiro contato: O choque, os horrores que viveu e no que se apegou para conseguir suportar todo o horror, a opressão e a dor de viver nesses campos.

O segundo tópico aborda sobre a logoterapia, onde analisa alguns casos que ele presenciou nos campos de concentração e ao longo de sua vida.

O terceiro tópico apresenta ?A tese do otimismo trágico?, em que Frankl fala que um indivíduo, mesmo nas piores situações, no maior dos sofrimentos, a partir de uma decisão interior, pode escolher a vida e não desistir.

?Não estamos acostumados a perguntar pelo sentido da vida, mas experimentamos uma inquietude quando nós mesmos nos indagamos sobre isso. Em última análise, viver não significa outra coisa além do que arcar com a responsabilidade de responder adequadamente às perguntas da vida, pela realização das tarefas colocadas a cada indivíduo e pelo cumprimento da exigência que o momento nos impõe.?

"Não importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim o que a vida espera de nós.

? É um livro comovente, necessário, profundo e repleto de ensinamentos e reflexões. Vale a pena cada página.

Eduarda 29/06/2020

Muito Bom, Para Refletir!!!
Que livro, uma história real de um homem que sobreviveu por anos em campos de concentração e ainda conseguiu com essa experiência escrever esse livro e ser um dos fundadores da Logoterapia.
Incrível o que esse livro é capaz de ensinar. Me mostrou como apesar de todas as circunstâncias, temos liberdade, capacidade de escolhas, e que o ser humano tem um grande poder de adaptar e superar as mais diversas situações ou mudar a si mesmo.

"Quando não podemos mais mudar uma situação.Somos desafiados a mudar a nós mesmo."

"Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: A última das liberdades humanas - escolher a própria atitude em qualquer circunstância,escolher o próprio caminho."

Esse livro ensina muita coisa, vale muito a leitura!!!
Manuella_3 29/06/2020minha estante
Tô com ele aqui, Eduarda, mas não sei se é o momento de ler as passagens mais dolorosas.

Eduarda 29/06/2020minha estante
Verdade ele tem passagens bem tristes, que mostram o quanto os campos de concentração eram lugares horríveis, mas sabe o autor sempre da uma explicação baseada na logoterapia, que trás muita reflexão, e mostra como a a nossa liberdade de escolha nos ajuda nas mais difíceis situações, vale mesmo fazer a leitura.

Manuella_3 29/06/2020minha estante
Sim, essa parte é o meu interesse. Obrigada, querida

Eduarda 30/06/2020minha estante
???De nada

Sancha 29/12/2020

Campos de Concentração e a Logoterapia
Basicamente apesar de todo o sofrimento a única coisa que resta é a liberdade interna de decidir sobre situações que são humanamente dentro do contexto dos Campos de Concentração seriam impossíveis, o desnudar externo e o desnudar interno como se manter vivo diante do sofrimento e ainda tentar agarrar-se a qualquer razão para permanecer vivo. O livro Em busca de um sentido sinaliza a logoterapia como um tratamento onde situações reais de experiências traumáticas em questionamentos proporcionam um olhar, um perceber e um sentir diferente sobre o problema como um forma de autoconhecimento por meio do sofrimento. Se elevar e compreender a dor.

Theyzy 10/04/2021

Em busca de sentido
Ter a percepção dos fatos pelo ponto de vista do personagem como pessoa e como profissional mostra comportamentos e avaliações diferentes para as mesmas situações.

Rafael.Rovath 22/03/2023

Esperava mais...
Confesso que esperava mais deste livro, dada sua grande popularidade e pelo fato do autor ser o fundador da Logoterapia (conhecida como terceira escola vienense de psicoterapia).

Não há dúvidas de que Viktor Frankl é uma referência em sua área, e que afetou milhares de vidas positivamente. Mas especificamente sobre o livro, achei bastante repetitivo e raso na maior parte do tempo. Imaginava algo mais denso e impactante.

Claro que há passagens que nos fazem refletir, e compartilho duas delas aqui com vocês:

"Existiam prisioneiros que viviam anos a fio em campos de concentração e eram transferidos de um para outro, passando às vezes por dezenas deles. Dentre eles, em geral, somente conseguiam manter-se com vida aqueles que não tinham escrúpulos nessa luta pela preservação da vida e que não hesitavam em usar métodos violentos ou mesmo roubar dos inimigos. Todos nós que escapamos com vida por milhares e milhares de felizes coincidências ou milagres divinos - seja lá como quisermos chamá-los - sabemos e podemos dizer, sem hesitação, que os melhores não voltaram."

"A maioria dos prisioneiros se preocupava com a questão: "será? que vamos sobreviver ao campo de concentração? Pois caso contrário todo esse sofrimento não tem sentido". Em contraste, a pergunta que me afligia era outra: "Será? que tem sentido todo esse sofrimento, essa morte ao nosso redor? Pois caso contrário, afinal de contas, não faz sentido sobreviver ao campo de concentração." Uma vida cujo sentido depende exclusivamente de se escapar com ela ou não e, portanto, das boas graças de semelhante acaso ? uma vida dessas nem valeria a pena ser vivida."

DEA 19/11/2022

O autor do livro, Viktor E. Frankl, é o pai da logoterapia, foi professor da Universidade de Viena, Áustria, de Naimlogia e Psiquiatria e, ao mesmo tempo, da Universidade Internacional de San Diego, Califórnia, EUA, de Logoterapia, além de outras coisas.
Frankl esteve em quatro campos de concentração e perdeu a maior parte da sua família, e através da sua experiência pessoal ele nos faz questionar como conseguiu encarar a vida como algo que valia a pena preservar naquelas situações e como podemos aplicar isso nas nossas vidas?
Na primeira parte do livro ele relata sua experiência trazendo à tona como a busca de um sentido o ajudou a sobreviver e como foi desenvolvendo a logoterapia.
Logos (palavra grega) que significa sentido.
"Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como." - Nietzsche.

O livro traz muitas reflexões e aborda o conceito da logoterapia, principalmente a partir da segunda parte do livro. Destaco alguns pontos que achei interessante:

"O amor próprio quando ancorado em áreas mais profundas, espirituais, não pode ser abalado pela situação do campo de concentração."
"Às vezes justamente uma situação exterior extremamente difícil que dá à pessoa a oportunidade de crescer interiormente para além de si mesma."
"O sofrimento deixa de ser sofrimento no instante em que encontra um sentido, como o sentido de um sacrifício."
"Se a pessoa não puder mudar a situação que causa o seu sofrimento, pode escolher a sua atitude."
"Sempre cada um dos instantes de que a vida é feita está morrendo, e aquele instante nunca mais volta."

Portanto, devemos aproveitar ao máximo cada instante, encontrarmos nosso sentido da vida e fazemos o melhor que pudermos!

"Quando o mundo estiver unido em busca do conhecimento, e não mais lutando por dinheiro e poder, então nossa sociedade poderá enfim evoluir a um novo nível."

Fiquei interessada em me aprofundar mais sobre logoterapia! ?